Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 30 de outubro de 2012

    As questões espirituais estão para muito além do alcance da ciência




    As questões espirituais estão para muito além do alcance da ciência


    Publicado por Jorge Ferraz (admin) em 29/10/2012. 4 comments.


    Eu sempre fiquei impressionado com a capacidade que os cientistas alegam possuir de fazer inferências comportamentais complexas a partir de vestígios arqueológicos ínfimos. Já comentei aqui outro dia sobre o gay pré-histórico, mas este é apenas o exemplo mais extremado. Coisas mais simples, como a habilidade de construir ferramentas ou a prática de um "estilo de vida parcialmente arbóreo" dos nossos antepassados são divulgadas quase todos os dias por nossos meios de comunicação. Não raro, eles pensam fazer com isto um importante trabalho de "desmistificação" da realidade, às vezes com ataques mais ou menos velados aos que insistem em se afirmar religiosos a despeito de todo este avanço científico acumulado pela humanidade.

    Naturalmente, eu não tenho muita coisa contra estes exercícios adivinhatórios que, vá lá, na maior parte dos casos são bem razoáveis mesmo e se apresentam à razão humana quase que como uma decorrência necessária do que se tem diante dos olhos, sem a necessidade de nenhum Sherlock Holmes para fazer a dedução oculta e dizer "elementar". Por exemplo, digamos, encontrar uma tigela muito antiga com vestígios de comida do lado de dentro e de carvão do lado de fora nos autoriza, sim, a deduzir com bastante segurança que estamos diante de uma panela rudimentar e que, se alguém um dia a utilizou, certamente foi para algum exercício primitivo da milenar arte da culinária. É igualmente aceitável dizer que isto revela uma certa sensibilidade gastronômica dos homens primitivos, uma vez que eles provavelmente faziam um cozido para tornar a carne da caça mais saborosa, e não por razões de ordem profilática então pouco ou nada conhecidas. O que extrapolaria os limites arqueológicos seria, por exemplo, encontrar uma tigela dessas que fosse muito grande e, com base nisso, passar a fazer ilações sobre a gula pré-histórica, demonstrando por a + b que os homens da tribo tal não tinham questões morais sobre a necessária temperança à mesa – supondo que mesas houvesse à época.

    A rigor, nem mesmo a existência de indícios fortes sobre a disseminação de uma certa prática num determinado povo (indícios, aliás, cuja existência é inversamente proporcional à distância temporal que nos separa de tal povo, por conta do decurso dos séculos que costuma ser bem eficiente em produzir escassez de vestígios) nos autoriza a fazer qualquer afirmação sobre o juízo moral que este povo fazia de tal prática. Por exemplo, algum arqueólogo que, estudando os hábitos dos judeus da época do Reino de Israel com base em vestígios não-escritos, chegasse à conclusão (correta) que a idolatria era comum àquele povo, enganar-se-ia redondamente se extrapolasse a sua "descoberta" para sentenciar que os filhos de Abraão não tinham nenhum interdito moral ao politeísmo. Um hábito é somente um hábito, e a sua classificação como virtuoso ou vicioso para quem o pratica não se pode depreender da mera constatação de que ele se realiza. Isto é bastante óbvio, mas por alguma estranha razão as coisas óbvias às vezes fogem à percepção de quem se deslumbra com a idéia de ser um Dr. Holmes a desvendar os mistérios de civilizações perdidas no tempo – cujos membros não estão mais aqui para se defender das barbaridades que falam sobre eles. Em uma palavra: as questões morais – que perfazem a fronteira mais indevidamente atravessada pelos fanáticos irreligiosos que se dizem cientistas – estão, tanto por princípio quanto por limitação de método, para muito além do alcance da ciência. Como é possível que haja verdadeira oposição entre ela e a Fé?

    Eu pensava sobre isto ao ler Chesterton que, genial como sempre, criticava em um artigo a idéia de que descobertas científicas pudessem abalar as crenças de alguém. Ora, as ciências físicas e as realidades espirituais pertencem a ordens distintas de conhecimentos. Do mesmo modo que é absurdo defender, p.ex., que a Lei da Gravitação Universal possa ser modificada à força de novas investigações teológicas sobre as relações entre a Graça e o Livre-Arbítrio, é igualmente nonsense pretender que a soteriologia católica tenha se tornado menos verdadeira depois que Einstein propôs a Teoria da Relatividade Especial. O avanço científico não restringe os horizontes da Fé, e isto independe completamente de quaisquer limitações contingentes do acúmulo do conhecimento humano em um determinado momento histórico. Nas eloqüentes palavras do polemista inglês:

    Um homem pode ser um cristão até o fim do mundo, pelo mesmo motivo de que um homem poderia ter sido um ateu desde o começo do mundo. O materialismo das coisas está na cara das coisas; não requer nenhuma ciência para encontrar. Um homem que viveu e amou cai morto e as minhocas o comem. Isso é Materialismo, se você preferir. Isso é Ateísmo, se você preferir. Se a humanidade apesar disso tem crido, ela pode crer apesar de todas as coisas. Mas por que nossa sina humana se torna mais desesperada porque nós sabemos os nomes de todas as minhocas que comem ele, ou o nome de todas as partes dele que são comidas, é para uma mente pensativa algo difícil de descobrir.

    Esta é a resposta definitiva aos que vaticinam o fim iminente da Religião sob o império da Ciência, estas são as noções que precisam ficar bem claras para quem se propõe a fazer filosofia natural ou teologia. O resto são falácias grosseiras de pseudo-cientistas ou histerias descabidas de falsos crentes.

    * * *


    http://www.deuslovult.org/2012/10/29/as-questoes-espirituais-estao-para-muito-alem-do-alcance-da-ciencia/



    Leia também:

    "A saúde vai muito além de um simples bem estar corporal" – Bento XVI
    A Jerusalém Celeste para além do Vale de Lágrimas
    A Igreja, a ciência e o direito – resposta ao ateísmo fundamentalista
    "Forças conservadoras estão ganhando trela" – faça a sua parte para que elas ganhem ainda mais!
    Galileo, Fé e Ciência
    O Deus lo Vult! está concorrendo ao prêmio Topblog 2012 na categoria "Religião / Pessoal". No ano passado este blog ganhou o primeiro lugar no júri acadêmico e o segundo no popular; este ano estamos novamente no páreo e precisamos da sua ajuda. Se você gosta deste espaço virtual e acha que ele merece ser mais conhecido e divulgado, reserve dois minutos do seu tempo para clicar no selo ao lado e votar no blog - mas faça-o agora, porque o período de votação da primeira fase é só até o próximo dia 30 de setembro. Este blogueiro agradece.

    Arquivado em: Filosofia & Teologia, Muralhas Doutrinárias
    Tags: arqueologia, ateísmo, chesterton, fé x ciência, materialismo
    <<< Artigo Anterior: São Paulo: mais uma derrota ridícula de José Serra
    Antes de comentar, por favor leia a política de comentários do Deus lo Vult!.

    Comentários
    Gustavo Bione
    29/10/2012 at 22:44
    "É como quando alguém resolve questionar a fé alheia levantando a hipótese da existência de vida inteligente fora da terra. A vida, seja ela qual for, ainda teria que ter um início. Por isso, uma coisa não derruba a outra. Como a ciência de hoje ainda não tem condições de explicar o inicio da vida. O que ela pode e vem fazendo é observar o que a vida vem fazendo. Tenta encontrar o mínimo denominador comum da existência enquanto se pergunta o que a vida tem feito. E, seria bastante razoável dizer que o que a vida tem feito é sobreviver e se adaptar no intuito de continuar sobrevivendo. É como se alguém lá atrás tivesse gritado: 'vai e sobrevive'. Não gritou o porquê nem até quando, apenas, sobrevive. Na busca pela sobrevivência a vida assume varias formas até chegar à forma humana, quando finalmente o criador resolve descer e dá uma luzinha a sua criatura. "Dá o exemplo não é apenas a melhor forma de educar os seus filhos, é a única". Por isso, foi que o pai de tudo desceu em forma de homem e ensinou aos homens como cultivar o espírito santo: O caminho direto de volta ao pai". PAULO ALBERTO TEXEIRA.

    Lampedusa
    30/10/2012 at 07:28
    Chesterton genial, as usual!!!

    Gustavo
    30/10/2012 at 10:45
    O que têm de surreal a constatação de ossos de um homem enterrado como se fosse uma mulher? Uma das hipóteses é que ele se comportava como uma mulher ou então que os homem primitivos eram incapazes de diferenciar o sexo feminino do masculino. Qual parece ser o mais racional?

    Dinho
    30/10/2012 at 12:28
    "A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega"




    Prêmio TOP BLOG 2012


    O Deus lo Vult! está concorrendo novamente. Clique no selo abaixo para votar. Obrigado!


    Encontre o que deseja:

    Siga-nos!
     Novos Posts

     Comentários

    Digite abaixo o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Deus lo Vult!:




    Deus lo Vult! no Facebook

    Páginas
    Aux Armes!
    Ecumenismo (Sandro Pontes)
    Liberdade Religiosa (Sandro Pontes)
    São Pedro, Primeiro Papa (Álvaro Fernandes)
    Netiqueta – Política de Comentários
    Sobre Mim
    JANUA COELI


    Recordare, Virgo mater, in conspectu Dei, ut loquaris pro nobis bona, et ut avertat indignationem suam a nobis.

    * * *

    MEMORARE, O piissima Virgo Maria, non esse auditum a saeculo, quemquam ad tua currentem praesidia, tua implorantem auxilia, tua petentem suffragia, esse derelictum. Ego tali animatus confidentia, ad te, Virgo Virginum, Mater, curro, ad te venio, coram te gemens peccator assisto. Noli, Mater Verbi, verba mea despicere; sed audi propitia et exaudi. Amen.
    Quem sou eu?
    Jorge Ferraz - Recife/PE
    - jorgeferraz@deuslovult.org

    Pecador,
    indigno filho das lágrimas da Virgem Imaculada, do Sangue de Cristo vertido por mim na Cruz do Calvário, e da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, em cuja defesa quero viver e morrer.

    * * *

    non nobis Domine non nobis sed nomini tuo da gloriam (Psalmi 113,9)

    nisi Dominus ædificaverit domum in vanum laboraverunt qui ædificant eam nisi Dominus custodierit civitatem frustra vigilavit qui custodit (Psalmi 126,1)
    DEUS LO VULT!

    O preceito da hora presente não é lamento, mas ação (...). Pertence aos membros melhores e mais escolhidos da cristandade, penetrados por um entusiasmo de cruzados, reunirem-se em espírito de verdade, de justiça e de amor, ao grito de "Deus o quer", prontos a servir, a sacrificar-se, como os antigos cruzados.

    - Sua Santidade Pio XII, Radiomensagem de Natal de 1942.

    * * *

    Ut Ecclesiam tuam sanctam regere et conservare digneris,
    R. Te rogamus, audi nos!

    Ut inimicos sanctae Ecclesiae humiliare digneris,
    R. Te rogamus, audi nos!

    Ut omnes errantes ad unitatem Ecclesiae revocare, et infideles universos ad Evangelii lumen perducere digneris,
    R. Te rogamus, audi nos!

    - Litaniae Sanctorum
    PUBLICIDADE


    Últimos comentários
    Ygor on Os frutos podres da pedagogia de Paulo Freire
    Dinho on As questões espirituais estão para muito além do alcance da ciência
    Gustavo on As questões espirituais estão para muito além do alcance da ciência
    Wilson Junior on Meditando o Mistério da Eucaristia: contra os maus filósofos e falsos doutores
    Lampedusa on As questões espirituais estão para muito além do alcance da ciência
    Ygor on Os frutos podres da pedagogia de Paulo Freire
    Gustavo Bione on As questões espirituais estão para muito além do alcance da ciência
    Lucas on "A eugenia avança" – Editorial pró-vida da Gazeta do Povo
    Paulo Silva on Os frutos podres da pedagogia de Paulo Freire
    Eduardo Araújo on Os frutos podres da pedagogia de Paulo Freire
    Leia também sobre os seguintes assuntos:
    aborto anencefalia arquidiocese de olinda e recife ateísmo barack obama bento xvi brasil canção nova carlos ramalhete cnbb controle de natalidade conversão células-tronco dilma rousseff direito dom josé cardoso sobrinho eleições 2010 escândalo espanha estado laico estados unidos estupro evento excomunhão família fsspx fé gayzismo igreja católica música pecado pedofilia pndh-3 polêmica protestantismo pt recife reinaldo azevedo rio de janeiro santo do dia stf são paulo vaticano ii virgem maria vídeo
    Prêmios e reconhecimentos


    N. S. Aparecida, salvai o Brasil!
    Nossa Senhora Aparecida,
    livrai o Brasil do flagelo do comunismo!
    (Cliquem na imagem para saber mais)


    © 2012 Deus lo Vult! ∼ Dignare me laudare Te, Virgo Sacrata – da mihi virtutem contra hostes tuos!. Built on WordPress & the Scherzo theme by Leon Paternoster, with some customizations by Deus lo Vult!. Background based on deviantART.








































    1.    Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus
    discípulos aproximaram-se dele.  
    2.    Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:  
    3.    Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino
    dos céus!  
    4.    Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!  
    5.    Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!  
    6.    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão
    saciados!  
    7.    Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!  
    8.    Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!  
    9.    Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!  
    10.    Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque
    deles é o Reino dos céus!  
    11.    Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem
    e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.  
    12.    Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos
    céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.













    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo