Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 21 de março de 2013

    Morre um dos ícones da erudição, da verdadeira educação e da liberdade econômica



    Augusto d… · Correspondências · Enviar ·




    Augusto de Piabetá: 

    Morre um dos ícones da erudição, da verdadeira educação e da liberdade econômica



    Alta qualidade · Modem

    Vistos:
    7


    21/03/2013 18:33:34: José Monir Nasser: O Trivium (Miriam Joseph)

    http://www.averdadesufocada.com/index.php/component/content/article/40-webmaster/8286-morre-um-dos-icones-da-erudicao-da-verdadeira-educacao-e-da-liberdade-economica
    Palavras-chave:josé, monir, nasser, o, trivium, miriam,joseph)
    Categoria:News
    Autorização: Todos os direitos reservados

    ‹Embed› Share Save
    1 avaliação(ões)




    Augusto de Piabetá — 21/03/2013 21:19:27:

    Sobre o livro
    Início
    Sinopse
    Indice Onomástico 1ª ed.
    Onde comprar
    Opinião de quem leu
    Citações na imprensa
    Noticias
    Editoria do site
    FARC
    MST
    Política interna
    Política externa
    Eleições
    Corrupção
    Forças armadas
    Contra revolução de 1964
    Diversos
    Especial
    Memórias reveladas
    Projeto ORVIL
    Vale a pena ler de novo
    Você sabia?
    Indenizações
    Revanchismo
    Comissão da Verdade
    Luta armada
    Anistia
    FORO DE SÃO PAULO
    Doutrinação
    Dentro do contexto
    Textos do autor
    Textos de terceiros
    Resultado das enquetes
    Links
    Busca no site
    Vitimas do Terrorismo
    Janeiros
    Fevereiros
    Marços
    Abris
    Maios
    Junhos
    Julhos
    Agostos
    Setembros
    Outubros
    Novembros
    Dezembros
    Contato
    Fale conosco
    Download
    Rompendo o Silêncio
    Vídeos

    Hoje
    20038

    Ontem
    18265

    Semana
    51540

    Semana passada
    125944

    Mês
    197725

    Mês passado
    0

    Tudo
    10449641
    We have: 139 guests online
    Seu IP: 187.14.115.254
    Chrome 25.0.1364.172, Windows
    Today: Mar 21, 2013
    Visitors Counter
    Twitter - A Verdade Sufocada

    averdadesufocada
    verdadesufocada

    verdadesufocada21/03/13 - Carta à Sra Dra Rosa Maria Cardoso da Cunha - CNV: Tendo tomado conhecimento, em 5 Mar 13, da paut...bit.ly/ZBPZrR3 hours ago · reply · retweet ·favorite

    verdadesufocada21/03/13 - Tarde de protesto: Recebido por e-mail Leio no noticiário de hoje que, no próximo domingo, um grupo... bit.ly/Yd73I6about 1 hour ago · reply ·retweet · favorite
    Join the conversation
    By: ST Sales Jobs
    Twitter - Webmaster

    Xupacabra
    xupacabra

    xupacabraDEFESA@NET AAAe - Reunião de Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaéreabit.ly/10oaVE15 hours ago ·reply · retweet ·favorite

    xupacabraMidiaSemMascara.orgQue Marco Feliciano não renunciebit.ly/15xet6r2 hours ago · reply ·retweet ·favorite
    Join the conversation
    By: ST Sales Jobs

    Morre um dos ícones da erudição, da verdadeira educação e da liberdade econômica

    O homem erudito se vai. Muitos canalhas e professores desonestos, mentirosos ficam. Resta-nos levar o legado de um dos grandes mestres que este país teve. Resta-nos levar a propagar seus pensamentos, erudição, e destreza para o que fazia, tomando-os como exemplo.
    Descanse em paz, caro José Monir Nasser!
    Neste vídeo, um grande exemplo do educador e profundo conhecedor da educação que era:

    PROFESSOR MONIR
    Por Silvio Grimaldo
    A palavra educar deriva do latim ex ducare, literalmente, conduzir para fora....

    Originalmente, significa retirar o sujeito de dentro da jaula do ego e apresentar-lhe o vasto mundo das possibilidades humanas, que se abre para além do seu umbigo. A imagem do verdadeiro educador está simbolizada de maneira definitiva em Virgílio, o poeta que na Divina Comédia retira Dante de dentro de sua floresta escura e o guia até as portas do Paraíso. E não me ocorre imagem melhor para descrever a vocação e o trabalho do economista e escritor José Monir Nasser.

    O professor Monir, como seus alunos costumam chamá-lo, é um homem de muitos interesses, como aqueles antigos e quase extintos humanistas, que se dedicavam a diversos campos do saber e do fazer humanos. Os assuntos que ele discute vão do agronegócio à metafísica, do desenvolvimento econômico ao esoterismo islâmico, de pintores curitibanos aos filósofos gregos, da situação política brasileira à literatura ocidental. Como os antigos, que dominavam as artes liberais da palavra e do número, o professor Monir se formou em Letras e Economia, duas áreas aparentemente divorciadas entre si, mas que encontraram uma síntese perfeita na sua carreira como economista, consultor, palestrante, escritor, editor, pintor, crítico literário, pesquisador de religiões comparadas, entre outras coisas. A vocação pedagógica, porém, sempre foi denominador comum de todas as suas atividades.

    A vida de José Monir Nasser pode ser dividida em três fases: a do economista; a do consultor; e a atual, a do “homem dedicado às coisas da cultura”. Em quatro, talvez, se contarmos a etapa da sua formação intelectual, na qual fora levado ao Paraíso da alta cultura por outro Virgílio, seu mestre, o irmão marista Virgílio Balestro. Essas três fases, de uma forma ou de outra, carregam a marca do guia de homens, do educador nato.

    Na primeira fase, o economista se dedicava a ensinar pequenos empreendedores a arte quase esotérica da abertura de capital de empresa, a entrada no mercado de capitais. Na segunda, o consultor econômico, que não é outra coisa senão um professor de empresários e administradores públicos, mostrava o caminho correto do desenvolvimento para firmas e comunidades. Nessa época, seus trabalhos de consultoria de empresas e desenvolvimento econômico, somados aos seus estudos de história, literatura, filosofia e religião comparada, resultaram numa originalíssima teoria do empreendedorismo cívico e do desenvolvimento regional, que mais tarde seria apresentada em vários cursos e conferências, recolhidos depois no livro A Economia do Mais. É a sua teoria, ou melhor, a sua intuição sobre os fundamentos do desenvolvimento regional que determina todo seu trabalho posterior, a terceira fase, a do homem dedicado às coisas da alta cultura e à formação de uma elite capaz de sair da selva escura para contemplar as realizações e aspirações mais elevadas do espírito humano.

    Segundo o professor Monir, os fatores mais importantes para o sucesso de uma economia, isto é, a criação de riqueza, não são de ordem econômica, e sim aqueles que ocupam na estrutura da realidade um lugar superior aos bens materiais. O bem mais importante para desenvolvimento econômico de uma comunidade é a inteligência humana. A inteligência, porém, não deve ser entendida como mera capacidade lógico-dedutiva, nem como esperteza pragmática, mas em seu sentido aristotélico e escolástico, ou seja, a união indivisa entre intelecto especulativo e intelecto prático, a unidade entre razão e moral. Por isso, uma sociedade não pode ser rica antes de ser inteligente. Não pode existir uma economia realmente sólida e desenvolvida sem que haja uma elite cultural voltada para os bens espirituais, capaz de guiar, julgar e interpretar os esforços da comunidade.

    Para Monir, os brasileiros ainda não perceberam a relação de subordinação entre alta cultura e economia, entre o espírito e a matéria, como ele bem observou:“o Brasil chamava-se Ilha de Vera Cruz, depois virou Terra de Santa Cruz, que eram menções religiosas, ou seja, o país estava sendo fundado como derivação de algo que o transcendia, mas no último momento virou Brasil, que é uma commodity. E o Brasil, se tem algum sucesso econômico no momento, é devido à exportação de commodities. Isso, de certa forma, mostra que continuamos no mundo das coisas, que não conseguimos ir nem para o mundo das ideias, nem das emoções, nem para nada. O Brasil é uma sociedade sensorial e essa é sua desgraça, pois não vamos construir uma civilização com base nos cinco sentidos”.

    Nos últimos anos, nosso querido professor Monir tem se empenhado em reverter essa situação. O programa Expedições pelo Mundo da Cultura, que consiste em ler com seus alunos, ao longo de cinco anos, os cem livros mais importantes da cultura ocidental, assim como todos seus cursos, conferências, grupos de estudo e leitura, não têm outro objetivo senão indicar aos indivíduos de boa vontade o caminho para fora da escura selva brasileira, em que nos perdemos no meio do caminho da nossa vida.

    (Publicado no Jornal da ACIL, março de 2012)
    Posted Yesterday by Conservadorismo Brasil

    inShare
    Compartilhe

    Comments

    0#1 Azambuja 2013-03-20 08:48
    Tive o prazer de conhecer e assistir a uma aula magnífica do professor MMonir.
    Que descanse em paz.
    Quote

    Refresh comments list
    RSS feed for comments to this post
    Add comment

    Name (required)
    E-mail (required, but will not display)
    Website

    1000 symbols left

    Notify me of follow-up comments

    Refresh

    Send

    JComments

    Design by i-cons.ch / namibia-forum.ch« Detalhes
    Editar comentário »
    Contacte quem enviou »


    2·3Mais de Augusto de Piabetá: ›

    AIDS: Para promover a devassidão é …Comentários: 3


    Sudão E Sudão Do Sul: A Perseguição …Comentários: 1


    Assunto: Alerta do Google - Perseguição Religiosa

    Catholic Apologetics · News · Pope/Vatican · Interviews · Homilies ·Reportage · Talks · Catechesis · Mission · Pilgrimage · Liturgy ·Prayer · Vocations · Testimony · Pro Life · Mary · Saints · Family ·Youth · Kids · Music · Fun

    RSS Feed · Atom Feed · Contato · Publicidade · Expediente ·Termos e Condições

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo