Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 10 de novembro de 2014

    Padre Alberto Gambarini



    Padre Alberto Gambarini



    Festa da dedicação da BASÍLICA DO LATRÃO


    Posted: 08 Nov 2014 11:28 AM PST






    Neste final de semana celebramos a dedicação da Basílica de Latrão, Basílica de Cristo Salvador. Ela é a igreja mãe de todas as igrejas do mundo, a catedral do bispo de Roma.

    Esta festa é a ocasião oportuna para meditar sobre o significado da igreja, lugar onde nos reunimos para celebrar a fé. Primeiro somos chamados a entender que o edifício igreja é chamado a ser, no meio dos outros edifícios um lugar para levar os homens a reconhecerem a presença de Deus, que nos deseja unidos a Ele. Portanto, a igreja edifício é o solo sagrado, onde de um modo pessoal e comunitário, encontramos Deus. E para nós católicos, a igreja é o lugar privilegiado onde ressoa a Palavra de Cristo e se celebra a Eucaristia. Neste sentido, tornam-se reais as palavras da profecia de Ez 47,1: "Conduziu-me então à entrada do templo. Eis que águas jorravam de sob o limiar do edifício" Estas águas apontam em duas direções: primeiro para Jesus e depois para nós. Jesus é a fonte das águas vivas, e na cruz jorrou, do Seu lado aberto: "sangue e água." O altar de nossas igrejas, porque neles se renova o sacrifício da cruz, se torna a continuação deste jorrar da água viva dada a todos que buscam Jesus. E não se trata de algo qualquer porque quem recebe desta água, tem uma promessa, conforme Ez 47,9b: "Tudo o que essa água atingir se tornará são e saudável e em toda parte aonde chegar a torrente haverá vida."



    Por isso, também é importante não perder de vista que não basta um belo templo material, mas é necessário mais. Para os primeiros cristãos a Igreja é, antes de tudo, um templo espiritual: Cristo é a pedra angular, Pedro é a rocha, os doze apóstolos são as colunas e cada cristão uma pedra viva, para que todos unidos formem um único Templo do Espírito Santo. É o que ouvimos em 1 Cor 3,16: "Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" Santo Agostinho nos ajuda a entender o significado profundo desta dimensão espiritual ao dizer: "Mediante a fé os homens se tornam o material disponível para a construção. Mediante o batismo e a pregação moldados pela graça de Deus; mas somente quando estão unidos pela caridade se tornam de verdade casa de Deus."

    O mundo deve admirar não somente a beleza exterior de nossos templos, mas ver Deus em nossas palavras e atitudes. De que vale sermos zelosos em nossas orações, se não as vivemos? Jesus ao expulsar os vendilhões do templo revela que não basta a presença na igreja, mas é necessária a atitude interior de alguém que realmente busca a Deus. "Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa me consome."(Jo 2,17)











    You are subscribed to email updates from Padre Alberto Gambarini

    To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.

    Email delivery powered by Google


    Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo