Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 8 de março de 2012

    Os talibans de gravata - Presidente da OAB-RJ quer retirar crucifixo do STF, depredando duas obras de arte; artistas assinam vários trabalhos em Brasília: são tombados e patrimônio cultural da humanidade

    Blogs e Colunistas

    08/03/2012

    às 6:57

    Os talibans de gravata - Presidente da OAB-RJ quer retirar crucifixo do STF, depredando duas obras de arte; artistas assinam vários trabalhos em Brasília: são tombados e patrimônio cultural da humanidade

    O presidente da OAB do Rio, Wadih Damous, por alguma razão, achou que tinha de se posicionar sobre a decisão do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que cassou os crucifixos. Ele deu seu integral apoio e aproveitou para defender a retirada daquele que há no Supremo Tribunal Federal. Abaixo, vocês verão, afirmarei que perseguir crucifixos é uma proposta covarde. Corajoso mesmo seria pregar o fim do feriado no Natal — afinal, não podemos ofender as pessoas das demais religiões, certo? E há coisas que requerem ainda mais ousadia. Eu conto com Damous.

    Não vejo o doutor  em posição tão delicada desde que atestou, numa nota, que os boxeadores cubanos tinham sido tratados no Brasil segundo os critérios os mais civilizados. Ele acompanhara parte da operação. Horas depois, os coitados seriam devolvidos a Cuba num avião usado pelo governo da… Venezuela!!! Adiante. Comparei ontem aqui a retirada dos crucifixos aos atos do Taliban, que destruiu, em 2001, os Budas de Bamiyan, que datavam, no mínimo, do século 7. Achavam que as estátuas ofendiam a fé islâmica. Doutor Damous acha que o crucifixo ofende o laicismo. E tem muita gente, inclusive leitores deste blog, que concorda com ele — creio que só no caso do crucifixo, não dos boxeadores…

    Exagerei ao evocar o Talibã? Acho que não. Nem no mérito nem no fato. O crucifixo a que o presidente da OAB do Rio se refere é este. Volto em seguida.

    crucifixo-stf

    Voltei
    Pois é… O crucifixo integra uma das obras de arte de Brasília, o Painel de Mármore, de Athos Bulcão (1918-2008), um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros. Brasília é patrimônio cultural da humanidade. É uma obra tombada. Vejam o painel.

    stf-painel-athos-bulcao

    O crucifixo, em si, é outra obra assinada, de Alfredo Ceschiatti (1918-1989), responsável por outro trabalho de muita visibilidade na Esplanada. Vejam.

    stf-estatua-da-justica

    É a estátua que simboliza a Justiça. Ora vejam… A "Iustitia" (na mitologia romana) ou "Têmis" (na grega), talvez o doutor Wadih não saiba, não deixa de ofender o laicismo do Estado — segundo seus critérios, não os meus. O paganismo, doutor, também era uma religião. Não, senhores talibãs de terno e senhoras talibãs lésbicas! Uma das graças da civilização e da cultura está justamente na convivência de todas essas heranças. Em qualquer país do mundo, doutores das leis se mobilizariam para preservar obras de arte tombadas, patrimônio cultural da humanidade. No Brasil, alguns deles querem destruí-las.

    Sempre resta ao doutor, claro!, afirmar que ele é contra um crucifixo de madeira qualquer, mas favorável a uma obra de arte — hipótese, então, em que os valores fundadores da civilização brasileira teriam, para ele, menos importância do que… escultura.

    Propostas covardes e propostas ousadas
    Eu, sinceramente, acho uma covardia retirar os crucifixos dos tribunais em nome da sociedade laica, como quer doutor Damous. Corajoso como é, ele deveria iniciar um movimento para mudar o preâmbulo da Constituição — afinal, o homem é da OAB. Está lá:
    "Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL."

    "Sob a proteção de Deus uma ova! Esta república é leiga!", há de dizer este laicista. Os ateus nervosos que vieram bater nestas paragens se obrigam a fazer o mesmo! Mas não só. Conto com o presidente da OAB para extinguir todos os feriados religiosos cristãos, a começar do Natal. Ou, como querem alguns (respondo à falsa questão num outro post), que haja feriado nacional para o budismo, o islamismo, o candomblé etc.

    Não descarto que muitos recuem ao menos no caso do STF: "Pô! A gente é contra mexer numa obra de arte! Nosso objetivo era apenas atacar o cristianismo".

    Ah, bom..

    Por Reinaldo Azevedo
    Share

    Deixe o seu comentário

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    » Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    248 Comentários

    1. Barbara

      -

      08/03/2012 às 17:52

      Wadih Damous, este é o fulano que ajudou na patacada do caso dos boxeadores cubanos ??? Que vergonha.

    2. Thiago - RJ

      -

      08/03/2012 às 17:35

      _Caro Reinaldo,

      _Começo com uma digressão: não sei se é possível fazer uma busca on-line, e eu, infelizmente, não tenho as versões mais as versões impressas. O jornal institucional "Tribuna do Advogado", da seccional fluminense da OAB, se transformou em mais uma corneta do esquerdismo à Gramsci a partir da gestão de Damous à frente da OAB. Às vezes mais velada, exigindo que se tenha "olhos de ver". Às vezes mais escancarada, como no casos Battisti e dos boxeadores cubanos. Quando não se faz uma defesa das prerrogativas legais dos advogados – uma luta meritória, já que somos diuturnamente desrespeitados no nosso cotidiano de trabalho por magistrados e serventuários – há, invariavelmente, um discurso com forte ranço neomarxista ou marxista mesmo, sem maiores disfarces. A última página do periódico, uma seção de entrevista, sempre traz um intelectual orgânico. Sempre. Não há exceções.

      _Mas não era sobre o nobre colega que eu queria falar, até porque acho que o que vai acima já foi dito aqui antes, em outro post. A esta altura, você já está careca de saber que é o típico esquerdista brasileiro: "progressista" e "humanista secular".

      _Mudar o Preâmbulo da Constituição não dá, né? Apesar de haver um certo dissenso doutrinário, considera-se que o Preâmbulo integra formal e materialmente a Constituição. Como é norma constitucional originária, está infenso ao controle de constitucionalidade, o que é largamente sedimentado na doutrina brasileira e na jurisprudência – histórica, inclusive – do STF. Então, não há outra maneira: a Constituição de 1988 foi promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte "sob a proteção de Deus". Para dispensar Seus préstimos, só fazendo outra. Mas acho que aí já seria ir um "tantão" além das próprias sandálias. As sandálias de Wadih, ao menos; Lula, que tem pés bem maiores, testou a ideia da "miniconstituinte" (o que quer seja isso), e foi mal sucedido. Mas foi só um tantinho além de seus calçados…

      _Contudo, se o Preâmbulo é caso perdido, que tal tentar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o art. 2º da Lei nº 9.093/1995(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9093.htm)? Ele define que "são feriados religiosos os dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a Sexta-Feira da Paixão". Meio confessional isso aí, né não! Laicidade já! Se o Estado é laico, como pode ele reconhecer por lei que há feriados religiosos? Esse dispositivo tem que ser expurgado do ordenamento jurírico.

      _É o caso, igualmente, de propor Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) em face da Lei nº 662/1949, que define os feriados nacionais (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L0662.htm). Segundo seu art. 1º, "são feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro". Opa, quebra da laicidade detectada! 25 de dezembro é uma data comemorativa cristã, não pode ser feriado. Se as pessoas querem trocar presentes, ver a família e comer peru, bacalhau e tender, que o façam depois do horário de trabalho! Em relação ao 2 de Novembro, é mais difícil, não há exatamente uma identidade religiosa; mas vamos combinar que esse negócio de chorar os mortos e orar por eles é para esses iludidos que creem em algo além da matéria… Não cabe ao Estado decretar feriado para que se possa acender vela para matéria em decomposição!

      _Outra lei que merece ADPF é… o Código Penal! Sim, ele mesmo. Veja bem: apesar do disposto no art. 287, propaganda e incentivo ao plantio e consumo de maconha, em praça pública, não é mais apologia a fato criminoso. Então, pregação anti-religiosa, ateísmo militante, Maomé de sunga e Nossa Senhora de fio dental, ambos no alto do trio elétrico, nada disso pode ser enquadrado no art. 208. Afinal, o Estado é laico e a expressão, livre! Temos mais é que abolir a repressão penal a que escarnece e humilha religiosos e seus símbolos, seus cultos, seus credos.

      _Mas eu entendo a dificuldade do nobre colega. Ele é Presidente de uma Seccional e a competência para intentar ADI e ADPF é do Conselho Federal da OAB. Ainda assim, suas mãos não estão atadas: a Constituição Estadual do Estado do Rio de Janeiro prevê a Representação de Inconstitucionalidade (RI), ação de controle concentrado por meio da qual se pode impugnar leis estaduais e municipais tendo como paradigma a Constituição fluminense.

      _A OAB/RJ, portanto, pode, por exemplo, sustentar no Tribunal de Justiça fluminense a inconstitucionalidade da Lei estadual nº 5.645/2010, que consolida todos os feriados estaduais. (http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/CONTLEI.NSF/b24a2da5a077847c032564f4005d4bf2/53ff854eddeb3f4883257686005f4d70). Pode também mover RI contra todas as Leis Orgânicas municipais que porventura prevejam feriados religiosos, nos termos do art. 2º da Lei nº 9.93/1995 (que, por sinal, se declarado inconstitucional, acarreta na inconstitucionalidade por arrastamento de todas as leis municipais que instituam feriados religiosos).

      _É preciso coragem. Tirar um crucifixo de uma sala de julgamento, via processo administrativo com trâmite num órgão de cúpula de um tribunal estadual, é fácil; difícil é conseguir que a corte de maior visibilidade nacional, em decisão que ganharia visibilidade também internacional, de fato expurgasse do direito a influência mais visível da formação religiosa da sociedade: seus feriados cristãos. Apear o crucifixo da parede, além de mais fácil, já garante a vitória política necessária para o avanço da "causa", que não é, nem de longe, a garantia da laicidade estatal.

      _O objetivo é outro: a corrosão dos valores tradicionais da sociedade, cujos valores religiosos são rotulados, pejorativamente, como "conservadores", "reacionários", "carolas", "quadrados", "limitados". O avanço de um ateísmo militante fundando em Sam Harris, Richard Dawkings e Christopher Hitchens, se insere nesse quadro geral, traçado há tanto tempo pelos teóricos da Escola de Frankfurt, que tem em Jurgen Häbermas seu integrante mais bem sucedido na seara jurídica. Para conseguir tal feito, não é preciso dar combate, a fundo, "até o fim", a todas as influências da "lei divina" na "lei secular", até porque esse combate, num país ocidental (filosofia grega, direito romano, valores e costumes judaico-cristãos), é impossível. Basta que se formate a "metafísica influente" e se defina uma doxa, de alto apelo simbólico e grande eficiência política.

      _Não sei se Wadih Damous já leu Lukacs, Gramsci, Marcuse, Adorno. Não sei se tem consciência de seu papel no "movimento". Mas é inegável que o cumpre com denodo.

      _Abraços!

    3. PARTIDO - PÊQUEPÊ

      -

      08/03/2012 às 17:29

      .
      CARISSIMO REINALDO,
      .
      QUERO VER SE ELE É MACHO MAN MESMO !!
      .
      POR QUE NAO RETIRAR O CRISTO REDENTOR TAMBEM, NAO É MESMO?
      .
      TALVEZ CONFECCIONAR UMA CAMISETA GIGANTE COM SIMBOLOS DE TODAS AS OUTRAS RELIGIOES E DE QUEBRA UM CANTINHO COM AQUELA FOTO DO che DE boininha rsrs E VESTIR O CRISTO REDENTOR COM ELA …
      .
      "AQUILO" É UMA AFRONTA AO ESTADO LAICO. E AA CACHORRA LAICA TAMBEM ! "AQUILO" É VISTO NA CIDADE DO RIO TODINHA,TODO ILUMINADO AA NOITE… ASSIM NAO DA !
      .
      E AI DOTÔ … VAI MANDAR TIRAR ? VAI ENCARAR ESSA ?
      ??

    4. Paulão

      -

      08/03/2012 às 17:27

      Reinaldo,
      Me rendi aos argumentos das lésbicas conterrâneas (PQasP!) e do taliban de gravata carioca.
      Acabei de retirar da minha mesa e da tela de fundo do meu desktop um símbolo que, até ontem à tarde, eu considerava o máximo!
      Era o distintivo do Sport Club Internacional, ex-orgulho do Brasil, que entrou em campo, contra o Santos do Neymar, na condição de timinho amador de subúrbio, com dez defensores e um centroavante perdido no ataque e levou um "chocolate".
      Pelo menos aqui em casa, esse símbolo ultrapassado e libidinoso (três letras se enroscando desavergonhadamente) não será mais exibido. Botei as bandeiras, as camisetas e o calção vermelhos no baú de tralhas.
      Acabou, Inter!

    5. Jorge Conrado Conforte

      -

      08/03/2012 às 17:20

      Que sejam mantidos os crucifixos e proibido os tratamentos, meritíssimo, doutor e o uso daquelas capas pretas que mais parecem o Zorro. Que parecem coisas do século XIX.

    6. Luiz

      -

      08/03/2012 às 17:10

      Reinaldo,me lembrei recentemente que este tal Wadih Damous foi candidato aqui no Rio de Janeiro na última eleição para Dep.estadual pelo PC do B. Só por pertencer a esse partido já se percebe que a coisa não cheira nada bem.

    7. -

      08/03/2012 às 17:10

      Rei,
      Essa polêmica toda é só desviar a atenção desse monte de incompetência, falcatrua e mentira…
      Será que eles não tem mais o que fazer não?
      Uma outra coisa Rei..hj em dia tá na moda ser ateu, total flex, ecochato, defensor de movimentos sociais…essa molecada já deu no saco!

    8. fernando

      -

      08/03/2012 às 17:10

      Dificil entender a razão da retirada de crucifixos! Será que chegam a ofender? O crucifixo, também para os láicos inteligentes, é um simbolo, o exemplo e a lembrança de quem até morreu para os seus ideais humanitários. Não creio mesmo que possa ofender algúem - mesmo se ateo.

    9. Frassineth Gomes

      -

      08/03/2012 às 17:04

      Onde está a CNBB que ainda não se pronunciou?? Será que até ela calou-se diante do pEtISMO? não sou católica, não uso crucifixo, mas sou contra essa pouca vergonha desses pEtIStAS. Sempre digo estamos no 3º. mandadato de quem está "VENEZUELANDO" o Brasil.

    10. mbetti

      -

      08/03/2012 às 17:00

      Com tantas coisas gravíssimas acontecendo, deveria haver uma prioridade na concentração de esforços para garantir "o que é justo". E não ficar se preocupando com crucifixos. Vejo com muita preocupação o futuro. Não um futuro distante, utópico, mas o que está batendo às nossas portas.

    11. karin

      -

      08/03/2012 às 16:56

      geeeente!!! comparar atradição histórica do crucifixo nas repartiç?es publicas brasileiras com a tradiçao de escravisar negros e de proibir mulheres de votar é uma argumentação pra lá de JEG

    12. Raissa Pedra

      -

      08/03/2012 às 16:55

      Reinaldo,boa tarde.
      Se este texto não contivesse a firmesa das palvras que foram usadas,você teria deixado de ser o Reinaldo Azevedo
      e o sei Blog nossa trincheira.
      Tinhamos esquecido que o Dr.Damous é o mesmo do atestado
      dado quando da deportação dos Cubanos.Esta explicado sua adesão à atitude dos Desenbargadores do RS.O problema não é o cruxifício em si,mas o objetivo que querem alcançar que vai muito além de um símbolo,é a mudança da forma de regime,para oficializarem o comunismo que aos poucos estão entroduzindo na prática.Só não vê quem não quer.
      Impressionante é que a CNBB adota a política do avestruz quando surge situações como a que se apresenta.
      Admiro você pela coragem de defender o que acredita.

    13. Ateu

      -

      08/03/2012 às 16:55

      Sou ateu e NÃO CONSIGO ENTENDER QUAL É O PROBLEMA COM O CRUCIFIXO NA PAREDE. ELE NÃO ME INCOMODA E PODE FICAR LÁ. O problema aqui não é de quem não tem religião x quem têm. Ou de uma religião e seus símbolos contra a outra. O problema é a montanha de grupos militantes, cada um com sua causa, cada um se achando no direito de mudar o mundo segundo suas visões minoritárias. Onde trabalho tem uma imagem de Virgem Maria e ISSO NÃO ME INCOMODA NADA, a despeito de eu ser ateu. Já se eu fosse um esquerdopata, ah, aí eu ia ajudar a um grupo de dez ou onze militantes de qualquer causa (das lésbicas, dos mancos, dos imberbes, etc…) a destruir a civilização como a conhecemos, com seus símbolos. E o direito está cheio de esquerdopatas. Coisa que esquerdopata adora é destruir o mundo como o conhecemos, as tradições, etc… o que eles vão colocar no lugar, eles não sabem ainda. Mas a parte de destruir, isso eles sabem fazer.

    14. José Antônio

      -

      08/03/2012 às 16:46

      Acho que virou um Brasil laicocô.Isso sim!

    15. EUKO

      -

      08/03/2012 às 16:41

      Reinaldo, será que lula também achava que aquela parede da sua sala que tinha um enorme crucifixo, não deveria tê-lo e deu sumiço nele?
      Um abraço

    16. O Vidente da Caatinga

      -

      08/03/2012 às 16:37

      Reinaldo, lá nas minhas terras existe um crucifixo: Poderosíssimo! Que veio do: México! Só eu: Sei! Onde ele: Está! E, acabei de ler na: Internet! No: Site! Do: Jornal da Serra Geral! Uma: Carta Ética! Muito: Interessante! Com o título: Reforma Agrária na Mata Atlântica, Banditismo Institucionalizado, Bezerros da Fazenda Boi Bonito III, Antena Claro, Sítio Lagoa dos Patos, Globalização, Paranormalidade & Liberdade de Expressão: Digerindo a raiva!

    17. -

      08/03/2012 às 16:30

      O problema é que estamos vivendo, com o governo do PT e do politicamente correto, a ditadura de todos grupelhos militantes. Cada um deles se acha no direito de proibir Monteiro Lobato ou outro autor, probibir este ou aquele quadro humorístico, banir um determinado anúncio da televisão, etc… o PT caminha junto com um amontoado de vários fascismos. Cada grupelho de militantes das causas A, B, C, D… até Z, queremo impor suas opiniões à maioria. Eu sou ateu mas não sou militante. Então, uma cruz em repartição rigorosamente em nada me incomoda. Qual o problema?

    18. José Antônio

      -

      08/03/2012 às 16:23

      Crucifixo não pode, mas árvore de Natal com presentes pode?

    19. Tito

      -

      08/03/2012 às 16:21

      Será que o Sr Damous trabalha no dia de São Sebastião? E no dia de São Jorge?
      São feriados do Rio de Janeiro, sendo que o segundo foi criado há pouco tempo.
      Ele já entrou com ação para acabar com esses feriados?
      Esse senhor nunca perde uma oportunidade de ficar calado.

    20. Wagner Tronolone

      -

      08/03/2012 às 16:19

      Reinaldo, a retirada de crucifixos não desrespeita os cristãos, apenas respeita os milhões de brasileiros que têm outra religião ou são ateus, e a Constituição (que deveria ser o único "livro sagrado" nas nossas cortes e Casas de Lei). Dizer que isso é "tradição" é um argumento um tanto complicado, pois um dia escravizar negros foi tradição, impedir mulheres de votar também, entre tantas "tradições" que ao longo do tempo se provam apenas equívocos temporais. O Estado Laico respeita a todos, inclusive aos cristãos. Deveríamos todos lutar por um!

    21. José Antônio

      -

      08/03/2012 às 16:18

      Crucifixo não pode, mas vender sentença pode?

    22. Alberto

      -

      08/03/2012 às 16:17

      AS DECISÕES DO ATUAL SUPREMO AGRIDEM A IMAGEM DE CRISTO.Foi este STF que aprovou o assassinato de embriões e revogou a presunção de inocência tão cara ao DEUS DO PERDÃO.

    23. Anônimo

      -

      08/03/2012 às 16:11

      Noto que, pela segunda vez, Reinaldo Azevedo responde diretamente a um comentário indecente do leitor Silva - 08/03/2012 às 14:30. O rapaz deve estar nas nuvens. Vai acabar viciado em Reinaldox.

    24. Claudio

      -

      08/03/2012 às 16:10

      Retirem primeiro todos os ladrões e corruptos de Brasília. Depois conversamos sobre os Crucifixos.
      Vão catar coquinhos seus advogados de m…

    25. Alex Mamed

      -

      08/03/2012 às 15:58

      O que me envergonha e me deixa indignado com a postura desse cidadão é ele se utilizar da representatividade da instituição, como se falasse por toda a classe. Isso enxovalha a profissão e avilta a advocacia, pois passa a impressão de que todos pensam como ele.
      .
      Sr. Damous, exijo que assuma que tal postura é sua, particular e pessoal, visão de vida. Não lhe demos procuração ou poderes para se imiscuir em tais temas. Cuide da vida mundana e das prerrogativas do advogado, que estão seno cassadas, uma a uma, neste Estado de Esquerda.

    26. EINSTEIN

      -

      08/03/2012 às 15:57

      FINALIZANDO A QUESTAO: SE MALAFAIA ENCONTRAR EDIR SAI TIRO,SE EDIR ENCONTRAR VALDEMIRO SAI TIRO,SE VALDEMIRO ENCONTRAR RR SAI TIRO,SE RR ENCONTRAR GAROTINHO SAI TIRO,SE GAROTINHO ENCONTRAR CRIVELLA SAI TIRO,SE TODOS ENCONTRAREM O PAPA,BUDA,GANDI,MAOMÉ NEM PRECISO DIZER.RESPOSTA: "EVANGÉLICOS" ONDE? REALMENTE O IRÃ É AQUI!

    27. ricardo

      -

      08/03/2012 às 15:47

      duvido que os ateus, tao donos de si, não rezem para tudo quanto eh santo quando veem a morte na frente dos cornos…principalmente se o avião em que estão balança…aprendem rapidinho a pedir para o "papai do céu" poupar suas vidas…

    28. Hélio Silvestri

      -

      08/03/2012 às 15:42

      Já pensou ter que mudar o nome dos estados, municípios e nome de ruas de todo o país, por ter o nome de santos ou santas? Quanta burocracia e dinheiro público gasto por causa desses idiotas. Quantos processos estão aguardando julgamento , prescrevendo e eles ficam se apegando a assuntos que não lhes pertence, ou que não são de sua competência. Mas para chamar a atenção tudo vale para essa gente.

    29. To Fora

      -

      08/03/2012 às 15:38

      Sobre o comentário do Guilherme Fiúza, mais abaixo, há mais de 70.000 estupradores(reconhecidos) soltos no Brasil, graças 'a turma dos "direitos dos manos". Um juíz quando soltasse um marginal desses, deveria ser respnsável pelos atos do mesmo fora da cadeia. Isto resolveria o problema.
      Por que é que pai é responsável pelas besteiras que o filho faz, no mínimo paga a conta do advogado e juíz não é?

    30. Arthur

      -

      08/03/2012 às 15:33

      Reinaldo,
      Sou ateu, nem por isso acho certo que se retirem os crucifixos dos tribunais. Sei que boa parte de nossa cultura e nossos valores são heranças do cristianismo. Fui criado em ambiente católico e inclusive fiz 1a comunhão. Depois de algum tempo deixei de acreditar em Deus mas nem por isso deixo de respeitar as pessoas com fé como minha esposa, que ensina nosso filho os valores cristãos e católicos. Não vejo mal nenhum que assim seja a educação dele, pois apesar de não acreditar em Deus, também tenho os mesmos valores. Religião na idade adulta é uma escolha individual. Fico bastante irritado quando sugerem que quem não acredita em Deus não tem uma vida digna e ética, afinal de contas, quem só é bom esperando uma recompensa por isso não é bom de verdade, seja ele ateu ou religioso. Conheço muitos ateus que como eu, não dão a mínima para esse tipo de guerra contra símbolos religiosos, a fé ou a falta dela é apenas parte da pluralidade que existe e sempre existirá, seria bom se ambos os lados se respeitassem mais.

    31. Maria

      -

      08/03/2012 às 15:32

      Reinaldo, off topic

      Gostaria que você comentasse o assunto.
      **********************************************************
      Desabafo de um colega que mora na Argentina:
      Gostaria de usar o blog para divulgar um acontecimento de hoje de manhã aqui onde trabalho.

      Hoje pela manhã, fomos surpreendidos com uma manifestação de forma hostil e criminosa em frente ao edifício que trabalho em Neuquén, capital da província de Neuquén, Argentina. Um grupo liderado (segundo informações coletadas) pelo sindicato UOCRA, manifestaram solicitando a contratação de 80% da mão de obra que será utilizada na construção de uma ferrovia que totaliza 360 km, a qual teve o projeto elaborado nos últimos 2 anos na cidade. O protesto iniciou-se com batuques, queima de pneus fechando ruas no entorno, em seguida partindo para agressões verbais (ouvia-se gritos "Morte aos brasileiros"), lançamento de ovos e pedras no edifício, e por fim pichações na fachada do edifício. O que me chamou a atenção foi o fato da policia local assistir tudo, sem nada poder (ou querer) fazer para que não chegasse a atitudes tão extremas ou pudesse prejudicar a integridade física de alguém. Absolutamente essa é a maneira mais irracional de reivindicar ou solicitar algo. As frases pinchadas demonstram com clareza o sentimento de xenofobia e o tipo de mentalidade de quem estava realizando o protesto.

      Por fim, brasileiros, valorizem nosso país, nossa nação, nossa bandeira.

      Abraço a todos!

      https://picasaweb.google.com/116519157962875855204/ProstestoNeuquen?authkey=Gv1sRgCLmer4Suoo7mZw

    32. Renan Sobroza Maciel

      -

      08/03/2012 às 15:30

      Não vou me estender, eis o que vejo de maneira direta a ponto de ser funcional: É um caso complicado, pois defender obras de arte é uma coisa mas o estado não possui religião, isso é muito claro pra qualquer um, não sei por que este alarde de aparência tão cristã ortodoxa, aparência essa que se repete na parte "talibans lésbicas", não creio que eu deva explanar sobre o quanto isso soa preconceituoso.

    33. Ricardo D

      -

      08/03/2012 às 15:24

      Felizmente, ao menos por enquanto, a perseguição aos cristãos no Brasil ainda não significa matar essas pessoas. Mas na África, na Ásia principalmente, os cristãos são mortos aos montes.
      Mas o Brasil pode chegar lá. Existe muita gente que aplaudiria Hitler e Stalin se morasse lá, naquela época.

    34. errata pensante

      -

      08/03/2012 às 15:19

      Sugiro que mandem 'apagar' do firmamento (céu) a constelação do Cruzeiro do Sul , e passem a declarar que 'já que o céu é laico, não se justifica um conjunto de estrelas formando uma cruz,e ainda por cima com esse nome (cruzeiro )'.Sugiro,também que proibam a letra da música que diz assim :" Eu já encontrei um dia alguém/que me perguntou assim iá iá/E o seu Brasil o que é que tem/E o seu Brasil onde é que está?/ - Onde o céu azul é mais azul/ E uma cruz de estrelas mostra o sul ? É lá que está o meu Brasil…/" E que tal mudar-também- a história do Brasil,que estudamos ,em crianças,e segundo a qual deu-se à terra recém-descoberta primeiramente o nome de Ilha de Vera Cruz (pensaram tratar-se de uma ilha) e depois Terra de Santa Cruz ?? Olha,falando sério, a cruz, assim como vários símbolos cristãos e -principalmente católicos- são tão antigos,muito mais antigos até do que o próprio catolicismo,pois remontam até ao neolítico. Fazem parte da alma do homem ocidental e são uma das condições de sua saúde anímica e psicológica.Os dogmas da Igreja Católica (Santíssima Trindade em Um , o Parto Virgem , o duplo nascimento, a ressurreição e etc, são os chamados paradoxos que só o ato de fé sustenta, não a razão. São 'as muralhas' que sustentam a Igreja Católica e a nós todos, católicos, dentro dela.As neuroses ,como fenômenos sociais, se formam e a presença dos arquétipos é reativada quando os dogmas são abandonados.A pessoa,sob o domínio de um arquétipo ,pode ser acometida de qualquer mal.Jung afirma que o homem do passado está vivo dentro de nós de um modo que antes da guerra (2º guerra mundial) nem poderíamos imaginar. E Jung questiona :" Se trinta anos atrás alguém tivesse ousado predizer que o desenvolvimento psicoloógico tendia para uma nova perseguição dos judeus como na Idade Média ,que a Europa estremeceria de novo diante do 'fascio' romano e do avanço das legiões, que o povo conheceria de novo a saudação romana como há dois mil anos atrás,e que, no lugar da cruz cristã,uma (cruz) suástica arcaica atrairia milhões de guerreiros prontos para morrer-tal pessoa seria acusada de ser um místico louco. E hoje? Por mais consternador que possa parecer,todo esse absurdo é uma realidade terrível.A vida privada, motivos e causas particulares e neuroses particulares quase se tornaram uma ficção no mundo hodierno.(…)" É muito perigoso tudo isto que estamos assistindo.

    35. Darazoom

      -

      08/03/2012 às 15:14

      Diz a lenda que num dos inúmeros caminhões que em fins de 2010 levaram a mudança do apedeuta desde o Planalto até a região do ABC paulista, havia um crucifixo "distraidamente anexado" às tralhas do tal (muitas delas também "anexadas distraidamente"). Em sendo verdade, imagino que este crucifixo hoje esteja adornando um dos cômodos da residência do apedeuta.
      Ora, considerando-se que o mesmo (o apedeuta) recusa-se a desencarnar (deixar a presidência), haja vista que volta e meia a boneca de ventríloquo lá vai consultá-lo, podemos considerar que seus (dele) aposentos são parte do "Estado". Sendo o Estado laico, e dada a fúria com que os talibãs se lançam contra símbolos religiosos (especificamente cristãos), buscando até de forma intempestiva extirpá-los de dependências do Estado, pergunto: não seria o caso de alguém ir lá confiscar tal crucifixo? Ou: quem ousará colocar o guiso no gato?

    36. capitão

      -

      08/03/2012 às 15:09

      OFF-TOPIC, MAS NEM TANTO

      Esta está no site Mídia Sem Máscara, sobre como a BBC lida com Cristo e Maomé:

      "O chefe da BBC, Mark Thompson, admitiu que a rede de televisão britânica nunca zombaria de Maomé como zomba de Jesus. Ele justificou a chocante confissão de preconceito religioso ao sugerir que zombar de Maomé poderia ter a "força emocional" de "pornografia infantil grotesca" (atraindo muita revolta e fúria do público).

      O diretor geral da BBC disse que a rede jamais zombaria de Maomé como zomba de Jesus. Mas Jesus é alvo fácil de zombarias, sem maiores consequências, porque, ele disse, o cristianismo tolera tudo e tem poucos laços com etnia.

      Preconceito
      O sr. Thompson diz que a BBC nunca teria transmitido Jerry Springer The Opera — um polêmico musical que zombou de Jesus — se seu alvo tivesse sido Maomé. Ele fez as declarações numa entrevista para um projeto de pesquisa na Universidade de Oxford.

      O sr. Thompson disse: "A questão é que para um muçulmano, uma representação teatral, particularmente uma representação cômica ou humilhante, do profeta Maomé pode ter a força emocional de uma peça de pornografia infantil grotesca".

    37. Walfredo Rodriguez Neto

      -

      08/03/2012 às 15:08

      Se entendi bem a ação foi promovida por uma Liga de Lésbicas no Rio Grande do Sul contra a permanência de crucifixo em instituições públicas… Seria isso mesmo?
      Bem, sendo isso, procuro a LEGITIMIDADE AD CAUSAE da Liga para propor a ação com o referido fim. Inexiste pertinência temática, ou seja, não tem adequação o pedido com a finalidade da Liga.
      Assim, ainda que por uma análise não muito aprofundada, smj, não vimos como a Corte de Justiça conheceu da ação. Mas, isso é questão para os advogados das partes interessadas.
      Meus comentários é uma tentativa de esclarecer aos que não militam na área jurídica uma visão do Direito sobre a questão.

    38. Tarso

      -

      08/03/2012 às 14:55

      O Brasil é efetivamente um estado laico. Existe liberdade de culto, não existe obrigatoriedade para qualquer conduta de cunho religioso,não há qualquer impedimento de ordem religiosa para qualquer atividade ou comportamento (pelo menos na história moderna do país), a religião não determina qualquer preceito ao funcionamento do Estado.
      A briga pela retirada de símbolos religiosos, portanto, não se insere na "demanda por um estado laico", e sim na militância por conquista de espaço, de demonstração de força e poder, além de carregar um componente forte de ressentimento e revanchismo.
      Embora laico, o Brasil é um país culturalmente cristão e os símbolos religiosos aludem a tal identidade.
      Muito mais do que símbolos religiosos, são símbolos culturais, que dizem respeito à origem e à história do país.
      Sugiro um plebiscito sobre a retirada ou permanência dos símbolos nas repartições.
      A população deveria ser chamada a decidir sobre a forma e a conveniência de representar seus símbolos culturais. Fora isso, é apenas truculência, autoritarismo, apologia da ignorância e descaso com a tradição.

    39. ALBERICO

      -

      08/03/2012 às 14:55

      ——————–RESPEITEM DEUS!
      TODOS podem pedir a proteção DIVINA.Ninguém pode alegar que a tem como fizeram os CONSTITUINTES.

    40. Jorge Conrado Conforte

      -

      08/03/2012 às 14:53

      Este doutorzinho devia se preocupar mais com isto:

      Coluna Guilherme Fiúza,

      Linha 162 para o inferno - Guilherme Fiúza
      > O Globo 03/03/2012
      Bem que avisaram que o mundo ia acabar em 2012. Acabou mesmo. Só não dava para imaginar que seria logo em fevereiro. Uma menina de 12 anos foi estuprada dentro de um ônibus no Jardim Botânico. A cidade até notou, mas seguiu em frente. Era carnaval. O crime saiu na urina dos foliões bêbados. A curra da colegial ao meio-dia não bombou no Twitter, não mobilizou os defensores da cidadania, não rendeu passeata, nem mesmo protesto cenográfico na Praia de Copacabana para sair no jornal. Não gerou gritos de indignação das autoridades (sinceros ou não), não deflagrou nenhum debate público relevante sobre segurança, ou sobre civilização, ou sobre barbárie. No noticiário morno, nenhum sinal de sociedade ultrajada. Não restam dúvidas: o mundo acabou. E a culpa é dessa menina descuidada, que fica dando sopa por aí. Onde já se viu uma pré-adolescente sair da escola e embarcar num ônibus da linha 162, Glória-Leblon, cruzando a Zona Sul do Rio de Janeiro na hora do almoço de uma quarta-feira, como se isso fosse a coisa mais normal do mundo? O que mais poderia o destino reservar a uma estudante uniformizada que se desloca pela Rua Jardim Botânico, ao meio-dia, com a sórdida fantasia de chegar impunemente em casa? O que ela não contava era com a lucidez do estuprador. Esse, sim, sabe por onde anda. Em perfeita sintonia com o seu tempo, o facínora intuiu que não seria ousado demais obrigar uma menina a tirar a roupa dentro de um ônibus, à luz do dia, numa das áreas mais nobres da cidade, e abusar dela ali mesmo. Algo lhe dizia que o terreno era seguro. O crime foi consumado sem atrapalhar o tráfego. Diante da notícia, a opinião pública deu uma olhadinha pela janela e acelerou em frente. A cidade não parou - nem para olhar, nem para pensar. Sociologicamente, o bandido sabia onde estava pisando. E a vida teria que parar diante dessa atrocidade? As vozes progressistas e igualitárias já explicaram que não: "Isso acontece toda hora na periferia, só que a gente não fica sabendo." Assunto encerrado. Enquanto a vida for aviltada na periferia, a Zona Sul que não venha com reclamação elitista. Se o estupro é inevitável, só haverá justiça social quando ele estiver democratizado. (O caso do ônibus 162 ainda há de virar filme, com a humanização do estuprador). Capital ecológica em 2012, tema de filme em Hollywood, palco central da Copa em 2014 e cidade olímpica em 2016, o Rio de Janeiro está uma graça com essa aura futurista e corpinho de Idade Média. Os festejos, especialidade da casa, têm produzido sucessos bestiais. O carnaval que atropelou o ônibus 162 mostrou que a alegria carioca não está de brincadeira. Em conluio com as autoridades, centenas de blocos sequestram a cidade por uns 15 dias (4 dias dizia a sua avó), numa espécie de AI-5 momesco. A suspensão do direito de ir e vir, ponto central desse regime de exceção, não prevê habeas corpus para grávidas, cardíacos e emergências em geral. É um exército com mais de 5 milhões de membros estrategicamente distribuídos no tempo e no espaço, marchando em variados horários e direções, aniquilando a ideia subversiva de vida normal. Além da arma biológica esguichada sobre canteiros e calçadas, o odor é reforçado por despejos orgânicos e inorgânicos, poderosa arma química que potencializa a tortura do bombardeio sonoro. O exército da alegria eventualmente depreda e saqueia o que vê pela frente, ações também amparadas pelo Ato Institucional do Carnaval. A ofensiva em 2012 superou em todos os indicadores a de 2011, e as projeções indicam que em 2013 será ainda mais legal (ou letal). Ninguém segura esta cidade. Não se sabe onde vai parar essa escalada de paz e irreverência até 2016, com todos os megaeventos e seus sucessos bestiais na agenda. O que se sabe é que o orgulho carioca virou uma questão aritmética. O ufanismo emana da aglomeração. A apoteose pacifista é um evento onde dois milhões de pessoas se espremem na Praia de Copacabana, grande parte delas passando horas prisioneiras de alguns centímetros quadrados - com um cotovelo alheio enterrado em cada costela e o suor a todos irmanando. Assim como a asfixia do Ano Novo, já se tornou tradicional o engarrafamento do Natal. A aglomeração de fraternidade em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas para ver uma árvore piscando dá um nó na Zona Sul, e enche o carioca de orgulho. Um gaiato que falou na internet sobre esse "espírito farofeiro" só faltou ser acusado de nazista pelos defensores da cidadania e dos direitos humanos. O humanismo dos cariocas e dos brasileiros está fortemente presente em qualquer oba-oba de verão. Mas não anda de ônibus 162. Vem aí a Comissão da Verdade para exumar os crimes da ditadura. A família da menina de 12 anos barbarizada ao sol da democracia não tem por que acreditar nisso. Para ela, o mundo dos direitos humanos acabou no mês passado. Para a menina barbarizada, o mundo dos direitos humanos acabou em fevereiro Bem que avisaram que o mundo ia acabar em 2012. Acabou mesmo. Só não dava para imaginar que seria logo em fevereiro. Uma menina de 12 anos foi estuprada dentro de um ônibus no Jardim Botânico. A cidade até notou, mas seguiu em frente. Era carnaval. O crime saiu na urina dos foliões bêbados. A curra da colegial ao meio-dia não bombou no Twitter, não mobilizou os defensores da cidadania, não rendeu passeata, nem mesmo protesto cenográfico na Praia de Copacabana para sair no jornal. Não gerou gritos de indignação das autoridades (sinceros ou não), não deflagrou nenhum debate público relevante sobre segurança, ou sobre civilização, ou sobre barbárie. No noticiário morno, nenhum sinal de sociedade ultrajada. Não restam dúvidas: o mundo acabou. E a culpa é dessa menina descuidada, que fica dando sopa por aí. Onde já se viu uma pré-adolescente sair da escola e embarcar num ônibus da linha 162, Glória-Leblon, cruzando a Zona Sul do Rio de Janeiro na hora do almoço de uma quarta-feira, como se isso fosse a coisa mais normal do mundo? O que mais poderia o destino reservar a uma estudante uniformizada que se desloca pela Rua Jardim Botânico, ao meio-dia, com a sórdida fantasia de chegar impunemente em casa? O que ela não contava era com a lucidez do estuprador. Esse, sim, sabe por onde anda. Em perfeita sintonia com o seu tempo, o facínora intuiu que não seria ousado demais obrigar uma menina a tirar a roupa dentro de um ônibus, à luz do dia, numa das áreas mais nobres da cidade, e abusar dela ali mesmo. Algo lhe dizia que o terreno era seguro. O crime foi consumado sem atrapalhar o tráfego. Diante da notícia, a opinião pública deu uma olhadinha pela janela e acelerou em frente. A cidade não parou - nem para olhar, nem para pensar. Sociologicamente, o bandido sabia onde estava pisando. E a vida teria que parar diante dessa atrocidade? As vozes progressistas e igualitárias já explicaram que não: "Isso acontece toda hora na periferia, só que a gente não fica sabendo." Assunto encerrado. Enquanto a vida for aviltada na periferia, a Zona Sul que não venha com reclamação elitista. Se o estupro é inevitável, só haverá justiça social quando ele estiver democratizado. (O caso do ônibus 162 ainda há de virar filme, com a humanização do estuprador). Capital ecológica em 2012, tema de filme em Hollywood, palco central da Copa em 2014 e cidade olímpica em 2016, o Rio de Janeiro está uma graça com essa aura futurista e corpinho de Idade Média. Os festejos, especialidade da casa, têm produzido sucessos bestiais. O carnaval que atropelou o ônibus 162 mostrou que a alegria carioca não está de brincadeira. Em conluio com as autoridades, centenas de blocos sequestram a cidade por uns 15 dias (4 dias dizia a sua avó), numa espécie de AI-5 momesco. A suspensão do direito de ir e vir, ponto central desse regime de exceção, não prevê habeas corpus para grávidas, cardíacos e emergências em geral. É um exército com mais de 5 milhões de membros estrategicamente distribuídos no tempo e no espaço, marchando em variados horários e direções, aniquilando a ideia subversiva de vida normal. Além da arma biológica esguichada sobre canteiros e calçadas, o odor é reforçado por despejos orgânicos e inorgânicos, poderosa arma química que potencializa a tortura do bombardeio sonoro. O exército da alegria eventualmente depreda e saqueia o que vê pela frente, ações também amparadas pelo Ato Institucional do Carnaval. A ofensiva em 2012 superou em todos os indicadores a de 2011, e as projeções indicam que em 2013 será ainda mais legal (ou letal). Ninguém segura esta cidade. Não se sabe onde vai parar essa escalada de paz e irreverência até 2016, com todos os megaeventos e seus sucessos bestiais na agenda. O que se sabe é que o orgulho carioca virou uma questão aritmética. O ufanismo emana da aglomeração. A apoteose pacifista é um evento onde dois milhões de pessoas se espremem na Praia de Copacabana, grande parte delas passando horas prisioneiras de alguns centímetros quadrados - com um cotovelo alheio enterrado em cada costela e o suor a todos irmanando. Assim como a asfixia do Ano Novo, já se tornou tradicional o engarrafamento do Natal. A aglomeração de fraternidade em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas para ver uma árvore piscando dá um nó na Zona Sul, e enche o carioca de orgulho. Um gaiato que falou na internet sobre esse "espírito farofeiro" só faltou ser acusado de nazista pelos defensores da cidadania e dos direitos humanos. O humanismo dos cariocas e dos brasileiros está fortemente presente em qualquer oba-oba de verão. Mas não anda de ônibus 162. Vem aí a Comissão da Verdade para exumar os crimes da ditadura. A família da menina de 12 anos barbarizada ao sol da democracia não tem por que acreditar nisso. Para ela, o mundo dos direitos humanos acabou no mês passado. Para a menina barbarizada, o mundo dos direitos humanos acabou em fevereiro.

      Acho que este doutorzinho esta querendo se promover.

    41. -

      08/03/2012 às 14:52

      Será que eles vão propor colocar uma foice e martelo no lugar da cruz? Será que eles reclamam, quando vão para Cuba passear ou babar o ovo de ditadores, dos símbolos comunas?

      obs: todo esquerdopata vai passear em Cuba, embora não morem lá de jeito nenhum: quando foram exilados foram pra Paris e Roma.

    42. Fernando V

      -

      08/03/2012 às 14:52

      Se forem extingir os feriados religiosos, não esquecer de ncluir o carnaval que é festa pagã e por tal, é religiosa.
      E mudando de alhos mas ainda dentro de tema mal-cheiroso, pergunto: Quando será que essa turma de estupradores da história vai sugerir a troca do cruzeiro do sul por uma estrela bem grande em fundo vermelho sangue lá na bandeira nacional do Brasil?
      Façam seus prognósticos:
      Qual ou quais serão as entidades que darão o ínicio a cassação do nosso Cruzeiro do Sul? Quando bater a saudade não estaremos proibidos de olhar o céu estrelado sob pena de morte sumaria?
      Oh, Deus meu, com que cara de peroba essa turma reclama de intolerância!

    43. Miguel Angel Vila

      -

      08/03/2012 às 14:49

      O "devogado" Wadih Damous deve estar sonhando com uma estrela vermelha no lugar do crucifixo. Mas olhe, doutor, tenha calma porque no STF logo isso vai acontecer.

    44. To Fora

      -

      08/03/2012 às 14:47

      Onde escrevi mesmo, leia-se menos.

    45. Pedro

      -

      08/03/2012 às 14:45

      Jesus sofreu a mais dura repressão do Estado Romano. Jesus foi torturado. Jesus foi executado. Causa espanto que a OAB (logo a OAB!)queira esconder em escuros porões o símbolo maior dessa tortura e assassinato. A sede da OAB no Rio de Janeiro ostenta gigantesco painel com os dizeres: "Será que essa tortura não vai acabar?". Talvez seria o caso de retirá-la também, para serem coerentes.

    46. To Fora

      -

      08/03/2012 às 14:45

      Estamos para nos tornar um estado em que matar passarinho dá cadeia e feto(logo, recém-nascido, em seguida velhos, doentes, mulheres de TPM e etcs)não dará cadeia, qual o espanto com o crucifixo?
      Além do mais, a retirada do mesmo, significará mesmo culpa. Resumindo, roubo mas não tenho culpa nenhuma. Não preciso mais sentir, nem olhar para JC. É a lógica desse povo.

    47. Chiquita Bacana - A Traça

      -

      08/03/2012 às 14:44

      Para Raquel, das 12:01
      Perfeito.

    48. -

      08/03/2012 às 14:43

      Veja como são as coisas: O CARA ASTESTOU QUE OS PUGILISTAS CUBANOS FORAM TRATADOS COM CIVILIDADE? Aquilo, pra mim, foi a versão esquerdopata da operação Condor. Só que a operação Condor visava enfrentar terroristas e a operação Carcará, da esquerda, serviu para impedir inocentes de fugirem da ilha prisão. Eles depois conseguiram fugir, diga-se. Por trás de tudo que é contra religião, tradição ou família, há sempre um esquerdopata.

    49. Chiquita Bacana - A Traça

      -

      08/03/2012 às 14:34

      Elles alegam que o preâmbulo da Costituição não tem força de lei "italicosa" e vão estendendo seus tetáculos, sem a menor cerimônia.
      A enquete do Conversas Cruzadas de ontem, TVCOM, resultou em 76% de telespectadores contrários a esta, ressalve-se, medida administrativa. Mesmo assim, a "ilumiada" representante da associação requerente não se conteve e soltou um pitaco deselegante e fora de hora: "Estou feliz. no programa anterior os cotrários correspondiam a 82%."
      Depois, os itolerantes somos nós…

    50. Silva

      -

      08/03/2012 às 14:30

      Sr.Rafael Marangoni, o senhor poderia me dizer se a deusa Themis, como o senhor afirmou em 13:28h (…)

      REINALDO RESPONDE
      Eu cortei o comentário em questão. E farei um post para explicar por que não vou publicar comentários que pretenden destruir o patrimônio cultural brasieiro sob o pretexto de defender o laicismo.

    51. Garganta

      -

      08/03/2012 às 14:28

      "Luís Felipe de Oliveira Neto
      - 08/03/2012 às 13:14″

      Bem se vê que o senhor não é advogado nem conhecedor profundo das leis.

      Garganta.

    52. Donata

      -

      08/03/2012 às 14:27

      Estão todos eles tão empenhados em retirar os crucifixos, pq nossa Justiça anda tão injusta e tão desacreditada, que a figura do Cristo humilde, humano e divino ao mesmo tempo, só os lembra do quanto são pequenos, medíocres e injustos.
      Ao menos sentem desconforto, já que duvido que seja vergonha!

    53. Luz no Fim

      -

      08/03/2012 às 14:19

      o último estágio desta sequência é colocar a estrela do PT nas repartições públicas. pelo andar da carruagem, este dia chegará, mais cedo ou mais tarde.

    54. Anônimo

      -

      08/03/2012 às 14:18

      E quanto aos topônimos? Sob Haddad, São Paulo se tornaria Lulagrado ou Lulalândia? Sinceramente, se alguém realmente se sentisse ofendido ou menos representado ao se deparar com um crucifixo na parede de uma repartição pública, estaria com sérios problemas mentais. Isso é militância da grossa! Gostaria de ver as lésbicas se indignando com a violência nacional, o número de mortos é digno de guerra civil, ou com os casos impunes de alta corrupção, nunca se desviou tanto dinheiro público, apenas duas das mazelas nacionais. Diante disso implicar com crucifixo é a maior baba!

    55. Gandalf

      -

      08/03/2012 às 14:18

      Off topic:

      Reinaldo, descobri uma"versão sua " nos EUA : o colunista James Taranto, do Wall Street Journal - http://online.wsj.com/search/aggregate.html?article-doc-type=%7BBest+of+the+Web+Today%7D&collections=wsjie/archive

      O estilo dele é menos vitriólico que o seu, mas a forma como ele demole a atuação dos petistas de lá (os democratas) lembra muito o seu jeito! :-)

      A coluna dele é um excelente lugar para se acompanhar as discussões que estão ocorrendo por ocasião da campanha presidencial.

    56. APOCALIPSE

      -

      08/03/2012 às 14:17

      Ora quem induziu a primeira rebelião,foi satanáz,ele era opositor e caluniador;hoje é o comunismo disfarsado. em sua setença prncipal o fragante revelado a respeito da crucificação que fizeram com jesus; isso é fato!algum ingenuo podera argumentar que ,´ as provas até hoje encontradas são minimas e poucas para prova,mais Deus disse que quando chegar o grande Dia A mulher instigara a violência^ e só deixara descendente para machucar calcanhares. trata-se a esta altura do que acontece hoje, está ficando dificil saber quem é homem ou mulher,seguem seu propios padrões as que tem moral mostram respeito pela coisas de Deus e as quew não tem soltam-se não demostrando necessário acreditar em divindade nenhuma,nem espiritismo e nem cristianismo nem nada.o que então faz os homens obviamente já mordidos gritam NEYMAR,NEYMAR afrouxando o butia.não querem juizes que venham a dar apoio A Não retirada dos crucifixos das intituições publicas,porque para eles Jesus em estas intituiçoes em forma de crucifixo,vigia; E A eles não interresa esta tempera de justiça,e o dominío que servem é dos pagões.

    57. eduardo

      -

      08/03/2012 às 14:16

      Ok Presidente da OAB. O PRÓXIMO PASSO SERÁ DEMOLIR O CRISTO RENDENTOR???? RIDICULO! É A HISTORIA DO BRASIL!!! VAMOS RESPEITAR. E SR VAI TRABALHAR QUE É A MELHOR COISA QUE O SR FAZ!!! LIBERDADE RELIGIOSA, DIREITO DA NAÇÃO BRASILEIRA!!!

    58. Vânia Gaudêncio

      -

      08/03/2012 às 14:16

      Querido Reinaldo: Cheguei à conclusão que afundamos de vez. Não aquento mais tanta boçalidade.Vou liderar um movimento para a retirada da estátua da Iemanjá ,aqui na Pampulha, em B. H.Aposto que esse doutorzinho é petista. Não vai dar outra…Abraços consternados
      Vânia Gaudêncio

    59. Gabriel

      -

      08/03/2012 às 14:15

      O Taliban "depois de implementar um rigoroso regime islâmico … procederam a destruição dos Budas de Bamiyan … foram destruídos com dinamite e disparos de tanques. Em março de 2001, os dois maiores Budas foram demolidos em alguns meses de bombardeio pesado".
      A Liga ("da justiça") deveria começar a pensar em destruir o Cristo Redentor do RJ com balas de canhão, afinal retirar um crucifixo de uma parede qualquer criança é capaz, o mesmo pode-se dizer de apagar textos de uma Carta Maior.
      Fico pensando como será no caso dos ovos de páscoa, presentes de Natal…

    60. Leonardo

      -

      08/03/2012 às 14:15

      As lésbicas tem o mesmo direito de tirar os crucifixos de todos os lugares assim como os vampiros também tem, ora aliás é prejudicial a sobrevivência deles esses objetos. Também submetam a luz do sol, também pode matá-los. Estes grupos tem tudo para reinvidicar, o problema é levá-los a sério. SÉRIO!!1

    61. conserrvador

      -

      08/03/2012 às 14:10

      Reinaldo, veja essa notícia, um chefe da BBC diz que a BBC zomba de jesus, mas não vai zombar de maomé.

      "BBC: "zombaremos de Jesus, mas nunca de Maomé"

      http://www.midiasemmascara.org/mediawatch/outros/12874-bbc-qzombaremos-de-jesus-mas-nunca-de-maomeq.html

      .

    62. Direitista

      -

      08/03/2012 às 14:09

      Reinaldo,

      Há um padre, chamado Paulo Ricardo, que tem denunciado a revolução gramsciana np Brasil fora e dentro da ICAR com a "teologia da libertação". Padres marxistas da Usininos fizeram uma carta aos seus superiores dizendo horrores do padre Ricardo, e pedem sua interdição acusando-o inclusive de loucura. É o mais novo escândalo na igreja.

      Informe-se a respeito.

    63. Gandalf

      -

      08/03/2012 às 14:08

      Reinaldo, talvez fosse bom referenciar o caso idêntico julgado pela Corte Européia de Direitos Humanos, um bastião do secularismo que, mesmo assim, não pode evitar dar à Itália o direito de ostentar crucifixos em escolas públicas.

      http://www.c-fam.org/fridayfax/volume-14/european-court-affirms-crucifixes-may-be-displayed-in-public-schools.html

      O pitoresco do caso foi que o advogado contratado pela Itália e o Vaticano é um judeu ortodoxo que defendeu a causa no tribunal de kippah na cabeça e tudo! Ele, um importantíssimo professor americano, e que atuou "pro bono" (de graça), ainda fez piada : "se eu recebesse algo por essa causa, diriam 'esse judeu é capaz até de defender o crucifixo por dinheiro! '"

      A propósito, a argumentação dele foi na mesma linha que a sua.

    64. vagner

      -

      08/03/2012 às 14:07

      Ele foi encantado pela filosofia nova era: "eu sou (deus)??!!" - Derepente nesta ilusão pode até topar o desafio. Mas, estes um dia passam e somente Deus permanece!

    65. Jorge Conrado Conforte

      -

      08/03/2012 às 14:07

      Gostaria de propor para esta pessoa, que mudasse o símbolo da justiça. Que colocasse uma senhora idosa, lembrando a lerdeza da justiça. Que um olho ficasse sem a venda e outro com um tapa olho, para simbolizar que a justiça não vê as pessoas como iguais. Que também a balança inclinasse para um dos lados, representado que nem todas as pessoas tem o mesmo peso para a justiça.

    66. CONSELHO FEDEREAL DE PSICOLOGIA ATACA DICIONÁRIO AURÉLIO NO "DIA DA MULHER"...

      -

      08/03/2012 às 14:06

      Tá na hora de trazer à luz e cobrar ao Ministério Público sobre a atuação REAL desta autarquia, uma verdadeira "agência soviética" espalhada por diversos movimentos e entidades ligadas ao PT… Só você tem capacidade para isso, Tio Rei. Abs.
      Abaixo cópia do manifesto do dia de hoje!

      " Significados de Mulher

      Dicionário Aurélio, consulta online em 08/03/2012: s.f. Ser humano do sexo feminino. / Aquela que atingiu a puberdade. / Esposa. / Amásia, concubina. // Mulher à-toa, mulher da vida, mulher pública, meretriz.

      O dia Internacional da Mulher tem sido historicamente um dia de luta pelos direitos das mulheres e pela construção de um mundo mais igualitário na afirmação do respeito as diferenças.
      Nossa batalha pelo fim da violência contra a mulher, pelo direito à saúde de qualidade e pela valorização do trabalho feminino com igualdade de oportunidades, ainda tem um longo percurso para ser conquistado e precisa de muito debate e convencimento da sociedade brasileira.
      A mídia, como um espaço de amplo debate público sobre nosso lugar no processo de desenvolvimento brasileiro, hoje reproduz de forma intensa a imagem mercantilizada da mulher e de padrões comportamentais que muito pouco tem a ver com o tipo de vida de mulheres brasileiras que somos.
      Democratizar a mídia é dar oportunidade de expressão aos milhões de mulheres que constroem esse país com garra e coragem no dia-a-dia. A militância das mulheres e suas praticas emancipatórias propõem políticas publicas que garantam a igualdade de direitos entre mulheres, homens e um futuro diferente para nossas crianças.

      Não haverá fortalecimento da democracia sem regulação dos meios de comunicação (www.comunicacaodemocratica.org.br).

      Próxima plenária da FALE RIO: Segunda-feira, 02/04, no Sindicato dos Jornalistas do Rio, R, Evaristo da Veiga, n. 16, 17o andar, Centro, às 19h "

    67. Nausícaa

      -

      08/03/2012 às 14:05

      Ah! Outro ataque à nação brasileira, vê-se no editorial no Jornal da Band sobre o novo código florestal

      http://www.band.com.br/jornaldaband/videos.asp?v=2c9f94b535e48d5e0135ea89b7260961&autoStart=false

    68. Torcedor

      -

      08/03/2012 às 14:04

      O presidente da OAB-RJ quer se projetar sempre que possível. Parece ter aspirações politicas. Vai acabar se autodetonando.

    69. Nausícaa

      -

      08/03/2012 às 13:59

      Esses atos devem refrescar nossa memória escolar sobre o atentado de "meia dúzia" de republicanos contra a monarquia brasileira expressa na nossa bandeira - maçônica! O que explicaria esse vampirismo sem-fim como causa da anemia brasileira, eterno país subdesenvolvido; apesar de logo,logo tornar-se quinta potência mundial. Que ilusão!

    70. CONSELHO FEDEREAL DE PCICOLOGIA ATACA DICIONÁRIO AURÉLIO NO "DIA DA MULHER"...

      -

      08/03/2012 às 13:58

      Reinaldo, tá na hora de revelar a verdade para a sociedade e cobrar ao Ministério Público qual é a atuação de fato deste "conselho" de classe! Veja só o que o CFP está militando hoje:

      " Significados de Mulher

      Dicionário Aurélio, consulta online em 08/03/2012: s.f. Ser humano do sexo feminino. / Aquela que atingiu a puberdade. / Esposa. / Amásia, concubina. // Mulher à-toa, mulher da vida, mulher pública, meretriz.

      O dia Internacional da Mulher tem sido historicamente um dia de luta pelos direitos das mulheres e pela construção de um mundo mais igualitário na afirmação do respeito as diferenças.
      Nossa batalha pelo fim da violência contra a mulher, pelo direito à saúde de qualidade e pela valorização do trabalho feminino com igualdade de oportunidades, ainda tem um longo percurso para ser conquistado e precisa de muito debate e convencimento da sociedade brasileira.
      A mídia, como um espaço de amplo debate público sobre nosso lugar no processo de desenvolvimento brasileiro, hoje reproduz de forma intensa a imagem mercantilizada da mulher e de padrões comportamentais que muito pouco tem a ver com o tipo de vida de mulheres brasileiras que somos.
      Democratizar a mídia é dar oportunidade de expressão aos milhões de mulheres que constroem esse país com garra e coragem no dia-a-dia. A militância das mulheres e suas praticas emancipatórias propõem políticas publicas que garantam a igualdade de direitos entre mulheres, homens e um futuro diferente para nossas crianças.

      Não haverá fortalecimento da democracia sem regulação dos meios de comunicação (www.comunicacaodemocratica.org.br).

      Próxima plenária da FALE RIO: Segunda-feira, 02/04, no Sindicato dos Jornalistas do Rio, R, Evaristo da Veiga, n. 16, 17o andar, Centro, às 19h "

    71. Maurício

      -

      08/03/2012 às 13:40

      Prezado Tio Rei

      Estão confundindo estado laico com estado laicista. Laicidade é um princípio no qual o estado não tem uma religião oficial mas reconhece os valores religiosos de sua população como um dado cultural a ser preservado. Este país praticamente nasceu com uma Missa, tem estados e municípios com nomes católicos, cerca de 90 por cento de sua população se declara cristã.

      Isso que estão fazendo com os crucifixos não é característica de estado laico, nem da laicidade. É laicismo, perseguição pura e simples de uma minoria com acesso ao poder contra a maioria da população.

      Duvido que os mentores e autores de tais iniciativas aceitassem fazer um plebiscito sobre o assunto. Afinal o povo não importa, só serve para trabalhar e pagar os salários daqueles que perseguem seus valores mais caros.

    72. Leonardo

      -

      08/03/2012 às 13:40

      Como se a retirada dos crucifixos fosse melhorar o julgamento das cabeças coroadas dos ministros.. tenham paciência

    73. GamoR1

      -

      08/03/2012 às 13:34

      Quando a primitiva Igreja Apostólica se desviou do "Caminho", adotando praticas estranhas ao verdadeiro Cristianismo entre elas: o culto à imagens; a prática mercenária pelo vil metal (onde tudo é trocado por dinheiro). O apóstolo Paulo já previa isso em sua última viagem missionária. Atos, 20 vr.29 _"Porque eu sei isto, que depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão ao rebanho."
      A conclusão é que nem todo Evangélico é adepto da Cruz enquanto simbolo de adoração.

    74. roberto stone

      -

      08/03/2012 às 13:22

      Pelo que se conhece de nossas cortes, casas parlamentares e repartições é acertada a retirada dos crucifixos, pois trata-se de um ícone sagrado e não fica bem mantê-lo em tais estabelecimentos.

    75. Anônimo

      -

      08/03/2012 às 13:00

      Essa briga é mundial. Sugiro a leitura do verbete da wikipedia sobre o caso Latsi vs Italia: http://en.wikipedia.org/wiki/Lautsi_v._Italy

    76. Elah

      -

      08/03/2012 às 12:59

      emmanuel - 08/03/2012 às 11:25
      Quanta baboseira, hein, meu filho?

      Ah! Emmanuel, "Deus conosco"…

    77. Carlos Emiliano

      -

      08/03/2012 às 12:55

      Creio que não estão atacando o cristianismo, mas procurando ofender, de forma gratuita, o catolicismo. Acho que um juiz, de acordo com suas convicções, poderia fazer retirar de seu tribunal um símbolo religioso. No caso em tela o que se apresenta é somente uma tentativa de chamar a atenção sobre uma associação que, de outra forma, ninguém prestaria atenção. Parece que não conseguem perceber que a laicidade do estado não prescindo de certos valores e, queiramos ou não, gostemos ou não, são representados pelo Crucificado. Por que não investem assim contra as aulas de religião que o estado paga a incompetentes, quase todos os que conheço, para fazer proselitismo? Por que não investem contra a sexta-feira santa, o natal e todo o resto? Como se diz: aí é muita areia pro caminhãozinho deles. Tolos enfatuados que não têm noção de a quem se estão aliando neste caso, ou, pior, têm, e o fazem mesmo assim. Não sou religioso, acho que o estado deve ser laico, mas faria rezar uma missa por esse povo se eles tivessem coragem de ser anticlericais numa teocracia islâmica.

    78. judeu

      -

      08/03/2012 às 12:54

      Verdadeiramente estamos aos poucos sendo dominados pelo anticristo. è o principio do fim. Somente a terra para nos protegermos. Minha pobre Israel cercada por inimigos de todos lados vão querer destrui-la. Que venha logo o planeta chupão no dizer de chico xavier.

    79. ALBERICO

      -

      08/03/2012 às 12:53

      PORQUE TEM QUE SE TIRAR O NOME DE DEUS DA CONSTITUIÇÃO
      Uma Constituição que já foi emendada dezenas de vezes,por conter artigos anacrônicos,equivocados ou simplesmente confusos,não pode ter sido promulgada sob a proteção do DIVINO MESTRE,que tudo sabe e tudo ve

    80. Paulo Ribeiro

      -

      08/03/2012 às 12:53

      Caro Reinaldo,
      Sou leitor assíduo do seu blog e dos seuss sempre sensatos e lúcidos pontos de vista. Todavia, nesse caso sou obrigado a discordar de vc e concordar com o STF, pois entendo que nosso Estado deve ser laico, não discriminando as demais crenças diferentes do cristianismo ou mesmo os ateus.

      Abraço

    81. Maria do Rosário

      -

      08/03/2012 às 12:50

      Queria dizer que sou lésbica, mas de modo algum endosso esse grupo que pediu a retirada dos crucifixos. Ser lésbica é questão que só diz respeito a mim, não é uma militância.
      Acho um despropósito proibir signos de religião em órgãos públicos. Retirados os crucifixos e agora! Se uma funcionaria do judiciário aparecer pra trabalhar de véu muçulmano, uma exigência da religião dela, eu, como cristã, ganho o direito de suspeitar de sua isenção?

    82. irazinha

      -

      08/03/2012 às 12:49

      Reinaldo, o que a OAB, deveria fazer era extinguir o Exame da OAB, para os formandos em Direito. Nenhum outro curso exige que se faça uma prova, para exercer o curso para o qual ser formou. Quem vai analisar se o advogado é bom ou ruim é o mercado de trabalho. A OAB cabe o papel de verificar se o advogado está cumprindo as leis estabelecidas para advogar.
      Este exame, com provas dificílimas, virou um comércio, é só para beneficiar os cursinhos, etc, etc……

    83. Marcelo - Vítima da Bancoop

      -

      08/03/2012 às 12:49

      Ou "damous" um jeito nesses senhores talibãs de terno e senhoras talibãs lésbicas ou a ditadura das minorias se tornará nossa "democracia".
      A "darmos um jeito" eu me refiro a combatê-los com o intelecto, como é feito aqui. Não podemos nos acovardar e nem devemos parar por um segundo que seja. Tio Rei, excelente trabalho. Observação: não tenho religião, mas esta nação foi construída sob os preceitos do catolicismo. Não se pode simplesmente esquecer desse legado.

    84. CALIGULA

      -

      08/03/2012 às 12:46

      MUITO OPORTUNO SUA MATERIA. ACREDITO SINCERAMENTE QUE EM UM FUTURO BEM PROXIMO, MAS PROXIMO MESMO, DA FORMA COMO ANDAS AS COISAS POR AQUI, FILHO MATANDO PAI, PAI MATANDO FILHO, LADROES DE COLARINHO BRANCO ROUBANDO MERENDA DAS CRIANÇAS, DINHEIRO DE BONÉ DE CEGO, DEVERÃO SUBSTITUIR O CRUCIFIXO POR ALGO QUE TEM UM PAR DE CHIFRES E UMA CAPA VERMELHA, ESSE VERMELHO COMBINANDO COM ALGO QUE ESTA SOLTO POR AQUI. MAS MESTRE REINALDO, ESSA MATERIA VEM NO MOMENTO EXATO ONDE ALGO DE MUITO RUIM, MUITO MAL, ALGO QUE E MUITO PIOR DO QUE ESSE DEBATE IDIOTA SOBRE AREAS DE DESMATAMENTO, SE FICA DEZ METROS PRA CA OU PRA LA, ALGO BEM PIOR DO QUE A GRIPE ASIATICA, PESTE SUINA OU A ROUBALHEIRA PROGRAMADA DA MALDITA COPA QUE VAI DEIXAR O PAIS ARROMBADO , UMA HERANÇA MALDITA PARA AS GERAÇÕES FUTURAS, POR CONTA DO ROMBO QUE SERA LEGADO AOS CONTRIBUITES, BURROS DE CARGA DESTE PAIS. MAS O QUE EU QUERO É FAZER UMA GRAVISSIMA DENUNCIA DO QUE ESTÃO PLANEJANDO FAZER COM BRASILIA, A CAPITAL DA REPUBLICA, A TERRA DE JUSCELINO, COVIL DO ARRUDA E AGNELO. COMO E DO CONHECIMENTO DE TODOS, BRASILIA E UMA CIDADE TOMBADA MUNDIALMENTE, ISSO QUER DIZER, PATRIMONIO DA HUMANIDADE, NINGUEM PODE ALTERAR, DEMOLIR, INVADIR O PROJETO DE JK, NIEMEYER, LUCIO COSTA. ACONTECE QUE, APOS O DESGOVERNO DO JOAQUIM RORIZ 'O GRILEIRO', A CIDADE FOI INVADIDA POR PESSOAS INESCRUPULOSAS, SEM PROJETOS DE VIDA, QUE VIERAM PARA CA ATRAS DOS 'BENDITOS' LOTES QUE ERAM DADOS POR RORIZ E SUA CURRIOLA COM A FINALIDADE DE FIDELIZAR VOTOS, POUCO SE LIXANDO SE FUTURAMENTE VIRARIA FAVELA, BORDEL OU SEJA LA O QUE FOSSE POIS, A CAMARA LEGISLATIVA, VERDADEIRA ESCOLA DE CORRUPÇÃO REGULARIZARIA A PATIFARIA, CRIANDO VERDADEIRAS ANOMALIAS, DESFIGURANDO O PROJETO INICIAL DA CIDADE POR NÃO TEREM NEHUM COMPROMISSO COM AS GERAÇÕES FUTURAS. E AGORA, ESTÃO FALANDO EM RETIRAR DE BRASILIA O TITULO DE PATRIMONIO DA HUMANIDADE. ORA MESTRE, E O QUE OS GRILEIROS QUEREM, TRABALHAM E TORCEM PARA QUE ISSO ACONTEÇA POIS ASSIM SO DEUS SABE ONDE A FORTUNA DESSES PATIFES IRA , O AVANÇO SOBRE AS AREAS VERDES SERA OFICIALIZADO PELA FAMOSA 'CAMARA LEGISLATIVA', ONDE PAULO OTAVIO, LUIZ ESTEVAM, TARTUCE, SERGIO NAIA E OUTROS AGUARDAM QUE ISSO ACONTEÇA PARA TOMAR CONTA DO BUTIM CHAMADO ESPAÇOS VERDES DE BRASILIA PARA SUAS CONSTRUÇÕES E DESRESPEITO A UM PATRIMONIO QUE NÃO E DE BRASILIENSES MAS SIM DO POVO BRASILEIRO E DA HUMANIDADE. AI EU PERGUNTO CADE A MARINA SILVA, CADE O ZEQUINHA SARNEY, CADE OS ECOLOGISTAS, CADE OS VERDES, CADE OS DEFENSORES DA NATUREZA, CADE OS DEFENSORES DO BIOMA CERRADO, CADE OS DEFENSORES DA ETICA. SERA QUE VÃO DEIXAR ESSA 'DESGRAÇA' ACONTECER ????? E EM BRASILIA COM UM GOVERNADOR COM A CABEÇA A PREMIO, NADA FAZ, NADA VE, NADA FALA, EXISTE UM SECRETARIO QUE DEFENDE A INVASÃO DO PARQUE NACIONAL DE BRASILIA ONDE TEM INTERESSES PESSOAIS, MAIS UMA GRILAGEM OFICIAL. ENFIM UMA CIDADE PRESTES A SER DESTRUIDA, UM BELISSIMO PROJETO COMPLETAMENTE DESFIGURADO, A DESTRUIÇÃO DE UM PATRIMONIO MUNDIAL, TUDO ISSO PELA GANANCIA DESENFREADA DE UM PEQUENO GRUPO DE MAFIOSOS QUE SO VISAM ENCHER CADA VEZ MAIS OS BOLSOS , EM NADA SE PREOCUPANDO COM A TRAGEDIA QUE VIRA ATRAS DISSO POIS AGUA VAI FALTAR, O CERRADO VAI ACABAR, BRASILIA VAI VIRAR UM DESERTO E O PIOR O SONHO DE DOM BOSCO VAI VIRAR UM IMENSO PESADELO QUE AS FUTURAS GERAÇÕES IRÃO AMALDIÇOAR ESSES QUE HOJE AQUI ESTAO SEM NEHUM COMPROMISSO COM MEIO AMBIENTE, ECOLOGIA, BEM ESTAR DA SOCIEDADE, ENFIM, QUE O POVO BRASILEIRO SE MOBILIZE E EVITE QUE ISSO ACONTEÇA NO CORAÇÃO 'INFARTADO' DO PAIS.

    85. Marco Antonio (Curitiba - PR)

      -

      08/03/2012 às 12:45

      Por falar em talibans, Reinaldo (e aproveitando o ensejo):

      8 de março é Dia da Mulher. Como será que o cartunista Laerte vai comemorar a efeméride?

      Hoje ele deve ter saído da cama cantarolando a música do Noel Rosa: "com que roupa / com que roupa / eu vou / pro samba que você me convidou?"

    86. Jorge Assumpção

      -

      08/03/2012 às 12:41

      O Reinaldo é f…..! Mata a cobra e mostra o pau. De uma inteligência tal que constrange até doutos de nossas instituições que falam ou fazem besteiras a torto e a direito por pura ignorância. Obrigado por nunca fugir da discussão de temas por mais que sejam polêmicos.

    87. neoliberal otimista

      -

      08/03/2012 às 12:38

      Reinaldo, exigir de uma mente limitada como Wadih Damous conhecimentos de artes plásticas, patrimônio histórico, artístico e cultural do Brasil e da Humanidade, aí já é demais, né ? A cavalgadura carioca mal sabe a diferença entre ESTADO e NAÇÃO ! Nunca estudou Teoria Geral do Estado na vida ! Damous é daqueles decorebas de códigos penais e civis, desprovido de formação doutrinária e filosófica ! Quando Wadih Damous abre a boca pra falar, é melhor a gente tsempre tampar as narinas !!!

    88. Sérgio

      -

      08/03/2012 às 12:35

      Rachel (12:01) foi precisa.

    89. milton

      -

      08/03/2012 às 12:32

      Toda a arte deve ser louvada como tal e preservada e divulgada para que as nossas futuras gerações, depois de devidamente incluídas as presentes, tenham a capacidade de cultivá-las para o próprio crescimento da sensibilidade humana.Mas se a arte é menor e discutível, talvez possa vir a ser colocada em seu devido lugar…(???)

    90. solange

      -

      08/03/2012 às 12:31

      É por estas e outras que o mundo está do jeito que está. As pessoas perderam o que antigamente era a coisa mais importante: RESPEITO. Se hoje não respeitam a nossa fé, o que esperar do AMANHÃ. Nossos jovens hoje, a cada dia que passa perdem tudo o que antes a gente trazia de digno. Estes senhores, esquecem que o que manda é a maioria e portanto sugiro que se faça um plebiscito, a fim de saber se podem ou não tirar algo que pertence a todos, ou eles acham que tudo que está nos órgãos públicos pertencem a eles. Nós somos os donos.Somos nós que pagamos seus salários, portanto, espero que antes que se façam alguma coisa, primeiro pergunte se queremos que se faça.

    91. Fábio

      -

      08/03/2012 às 12:30

      Junto com os feriados católicos, o próximo caminho seria retirar o Cristo Redentor, a estátua do Padre Cícero, mudar o nome da cidade de Aparecida, São Luís, Santo André….
      Cabecinha recheada de titica de alguns caras do OAB e TJ's (imagino que não são todos).

    92. Anonimo

      -

      08/03/2012 às 12:26

      Perseguição religiosa é um fato deplorável a mais produzido pela canalha no governo.

    93. Ricardo G

      -

      08/03/2012 às 12:23

      ————-ABUSOS COM O NOME DE DEUS
      Quando foi eleito Sérgio Cabral disse:"Quero agradecer…em primeiro lugar a Deus"Fiquei indignado.Quer dizer que sua eleição era um desejo de DEUS?
      Também me irritam jogadores de futebol que atribuem a um desejo divino os gols que marcam.Como se Deus tivesse algo contra seus adversários…
      Da mesma forma considero que foi um abuso dos CONSTITUINTES dizer que uma Constituição cheia de bobagens e contradições foi promulgada sob "a proteção de Deus".Foi ÊLE que disse que os estava protegendo?
      Quanto a Cabral é de se lembrar que DEUS não se mete no processo eleitoral.Se se metesse Hitler e Collor não teriam sido eleitos…

    94. capitão

      -

      08/03/2012 às 12:22

      Vamos demolir todo o patrimônio histórico e cultural tombado, especialmente as igrejas?

    95. capitão

      -

      08/03/2012 às 12:20

      Vamos rever o feriado de 12 de outubro, o Dia da Padroeira Nacional?

    96. capitão

      -

      08/03/2012 às 12:18

      LÉSBICAS E O CRUCIFIXO

      Rei, algumas leitoras do seu blog perguntam qual o motivo de lésbicas implicarem com o crucifixo.
      Sei que você tem tratado bastante de tais assuntos, mas talvez fosse conveniente lembrar a elas que a briga é contra o cristianismo, especialmente os Dez Mandamentos.
      Se me permite sugerir uma leitura a elas, recomendaria que lessem alguma coisa da obra do antropólogo René Girard, que mostra que o Cristianismo, a religião protetora das vítimas (de onde emanam os modernos direitos humanos universais), é um avanço sobre os credos de origem pagânica ou mitológica que nunca impuseram restrições a coisas como o aborto ou a absoluta liberdade sexual.

    97. zeliamonte@gmail.com

      -

      08/03/2012 às 12:14

      Reinaldo, boa comparação das botinas gaúchas e o dotô carioca com os talibãs. Você e muitos dos comentaristas devem ter ainda em mente as imagens das estátuas de Buda esculpidas no granito no interior do Afeganistão que foram dinamitadas por eles. Estaríamos nos aproximando disso nesta terra tisnada pelo petismo? Não podemos permitir tamanho retrocesso cultural e histórico. CRUZ credo! Neles.

    98. fontana

      -

      08/03/2012 às 12:12

      Existem Leis Brasileiras que OBRIGAM repartições publicas, municipais, estaduais e federal, fazer uso de símbolos religiosos em seus prédios, local de trabalho? Então, por que estão criando Leis para proibir? Proibir o que não é proibido? Isto é LAICISMO? ISTO É AUTORITARISMO, PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA.Só…Nada mais…PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA!

    99. Luiz Gonzaga

      -

      08/03/2012 às 12:10

      Senhor presidente da OAB do Rio, Wadih Damous,

      Senhores Desembargadores:
      Marcelo Bandeira Pereira - Presidente
      Guinther Spode - 1º Vice-Presidente
      Cláudio Baldino Maciel - 2º Vice-Presidente - RELATOR
      André Luiz Planella Villarinho - 3º Vice-Presidente
      Liselena Schifino Robles Ribeiro - Corregedora-Geral em exercício

      Essa postura dos senhores não é somente ridícula, ela agride a lógica e o bom senso (mãe e pai da jurisprudência). Pensemos com lucidez: a destrutividade que mata pessoas é ação de pessoas ou de instituições?
      Todos os países ou instituições no decurso da história mataram alguém? Ou foram as pessoas que os dirigiam que, utilizando-se do poder autoritário, o fizeram? Baseados em que crenças, ideologias ou interesses o fizeram? São as pessoas ou as instituições que erram? Pessoas matam e erram; instituições e símbolos são criações humanas, destituídas de comportamentos e ideologias.
      Pierre Clastres, etnólogo francês, criticava a Antropologia Marxista que criticava o estruturalismo de Claude Lévi-Strauss e outros estudiosos sem, no entanto, apresentar qualquer conteúdo científico sério.
      Agora queremos impor o Direito Marxista? O da "voz rouca das ruas", das "minorias oprimidas", "dos negros", "das lésbicas"?
      Os sofismas e os "truque de interpretação" atualmente já não funcionam como antigamente.
      Paciência doutores, estamos no século XXI!

    100. Fernando L

      -

      08/03/2012 às 12:06

      Certamente digno de elogio a decisão do TJ/RS. Todos esperamos que o Brasil atinja um dia o nível civilizatório alcançado pelos EUA e pelos países europeus desenvolvidos. Basta olhar as fotos do interior da Supreme Court e do Bundesverfassungsgericht na Alemanha: os simbolos religiosos dão lugar aos símbolos nacionais.

    101. capitão

      -

      08/03/2012 às 12:04

      CATOLICISMO, DEUS E O CRUCIFIXO.

      Nunca acreditei muito nos números que indicam que o Brasil é o maior país católico do mundo (talvez em tamanho…). Para mim, que na década de 50 ia às missas, em latim, e ouvia coros com canto gregoriano, a igreja era um lugar de mistério e não de pregação política. Milhões de pessoas também deixaram de frequentar a Igreja pelas mesmas razões.
      Então, uma coisa é a declaração de que alguém é católico, outra coisa é a vivência católica integral, e não apenas a declaração nominal. Somos um país nominalmente católico.
      Creio ser isso provado quando, num país católico, então dito o maior do mundo, se revela tanto desprezo pela Cruz, por Cristo, por Deus e pela Igreja.
      De país católico temos muito pouco. Por tal motivo aceitamos tantas ofensas aos fundamentos cristãos da nossa sociedade.
      Por outro lado, essa gente que se pensa esclarecida, moderna, avançada, não tem a menor idéia do quanto o espírito cristão, o de defesa da vítima (isso só existe no Cristianismo) foi importante na constituição das sociedades de origem civilizacional judáico-cristã, ocidental.
      Crucifixos não significam propaganda desta ou daquela igreja, mas a presença do espírito do perdão, da defesa da vítima, do obstáculo a que criemos bodes expiatórios.
      A idéia de que seria necessário, então, colocar a marca do islamismo ou de outra religião, nos locais públicos, para uma equivalência, é absurdamente sem sentido.
      Num país cristão, isto seria possível, embora desnecessário, devido à tolerância cristã.
      Imaginem a cruz nos tribunais islâmicos!
      Absolutamente impossível, dada a intolerância a aceitar, como nos países cristãos ocidentais, a integralidade do corpo do outro.
      O representante da OAB do RJ parece haver esquecido, ou nunca haver aprendido, sobre os Direitos Universais do Homem. Ele pretenderá eliminá-losi, também, junto com os crucifixos?
      Os Direitos Universais do Homem são de origem integralmente cristã, baseados na idéia de que o corpo do outro é inviolável, de que a pessoa é um ser integral e deve ser respeitado integralmente; daí a defesa da vida do feto.
      Quem combate a cruz, em nome de uma laicidade obscura também combate, sem o saber, os Direitos Universais do Homem que foram, sem dúvida, um avanço civilizacional.
      Mais que um símbolo de uma religião, a cruz representa a própria Justiça, em defesa da vítima perseguida.

    102. Rachel

      -

      08/03/2012 às 12:01

      Acredito ser difícil conviver com um CRUCIFIXO quando a justiça, a decência , a solidariedade a honradez são características em falta nestes senhores que acobertam a corrupção, que tira dos brasileiros direitos fundamentais como atendimento à saúde, educação, moradia , lazer .
      Que pregam o aborto, como se não houvesse informação e meios contaceptivos, capazes de impedir a gravidez indesejada , bancados com os duros impostos pagos pelos brasileiros que labutam.
      Só falta chegar o dia em que teremos que esconder a nossa crença.
      É a piração total e a falta do que fazer…

    103. DEMOCRATA

      -

      08/03/2012 às 12:01

      Bom dia a todos

      Caipirão, estou contigo e não arredo pé uai!. Bando de desocupados. Não é por menos que o trem da justiça não anda nesta terra de meu Deus sô.

    104. Ronaldo

      -

      08/03/2012 às 11:59

      Eles podem começar com a Semana Santa, que está logo ali… Ah! O Carnaval, quero ver esse valente carioca eliminar essa festividade de origem religiosa! Cada um mais desocupado que outro… Como disse o tal Ministro, eles perderam a vergonha.

    105. Doutor Silvana

      -

      08/03/2012 às 11:52

      Reinaldo,
      "Doutor" é título acadêmico, não pronome de tratamento.

      Sendo assim, ninguém deve ser tratado por Doutor. Nem mesmo aqueles que possuem tal título devido ao fato de terem defendido teste de doutorado (D.Sc., Dr-Ing ou Ph.D. tanto faz).

    106. Flavia

      -

      08/03/2012 às 11:52

      Tio,

      POr que não colocar também repartições´públicas uma fotografia gigante do Edir Macedo?

    107. adilsonrio

      -

      08/03/2012 às 11:43

      Reinaldo, quero ver o advogado Damous rasgar as suas cédulas de Real e Dólar posto que, em ambas, há referência a DEUS. CRISTO já foi negado e até traído em sua majestosa trajetória na terra, mais um a lhe negar, além de ser um despercebido na multidão, como é o caso do sr. Damous, não irá abalar a fé que nos une a Jesus. Damos (sem trocadilho) a este senhor o benefício da dúvida. Nos momentos dos risos, Ateu; nas suas horas de aflição e desespero, valei-me Senhor Jesus Cristo. Para muitos a crença depende do momento vivido, quando tudo dá errado correm para os braços do Salvador.

    108. Elah

      -

      08/03/2012 às 11:43

      O dia 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, não ofende as lésbicas? E o Dr. Wadih Damous, não se sente ofendido com esse feriado?

      Acho que deveria ser feriado somente para os cristãos, e um dia de trabalho comum aos do TJ-RS, às lésbicas da Liga e ao Dr. Damous! Não é?

    109. Silva

      -

      08/03/2012 às 11:33

      É a história do cristianismo. Quanto mais matavam e matam mas ele se agiganta. Quanto maior o ultraje e a humilhação mais força para lutar e maior o seu crescimento no mundo todo.Ser cristão é carregar uma cruz, isso é bíblico. Católicos, evangélicos e ortodoxos todos carregam a cruz, pois o Cristo, está na Bíblia de todos, disse-nos: "Pegue a sua cruz e siga-me". Só temos que agradecer a perseguição pois ela nos ajuda a carregar a cruz, a nos unirmos em Cristo Jesus.

    110. luc

      -

      08/03/2012 às 11:31

      Saindo do assunto: está no site do Estadão. A tal ministra disse que a sociedade não está preparada para discutir aborto.

    111. junes marta paris

      -

      08/03/2012 às 11:31

      Cabe aos chefes religiosos dizer o que é pecado e ao legislador, o que é errado. Aos magistrados, resta aplicar as punições.. O que será que os crucifixos fizeram de errado, aonde foi que pecaram? E o que a OAB tem a ver com os crucifixos, com as Bíblias colocadas nos ambientes públicos… Eu não entendo essa gente!

    112. JULIANO

      -

      08/03/2012 às 11:30

      Uma sugestão vamos tirar o CRISTO redentor la no rio e colocar o busto do LULA uma enrolado numa bandeira vermelha

    113. Barba

      -

      08/03/2012 às 11:30

      Pai, dái-me quinze minutos de fama! Alguém precisa lembrar ao dotô Damous que empregue toda essa energia em coisas mais importantes para o Rio de Janeiro. Problemas não faltam…!?!?

    114. Juliano

      -

      08/03/2012 às 11:25

      Complementando o último comentário, para que não paire dúvidas. A tua análise crítica defendendo uma posição é plenamente justificável e louvável. O azar é nosso, os ateus com um mínimo de senso crítico! Eu sou ateu, mas vejo como estúpido e intolerante a conduta de boa parte dos ateus que querem impor a sua forma de ver o mundo! Achando que tudo que envolve religião deve ser banido! No fundo isto é um evidente rescaldo dessa porcaria chamada materialismo sócio-histórico, que no Brasil é muito presente no nosso meio acadêmico e talvez por isso tenhamos pouquíssima pesquisa de qualidade.

    115. emmanuel

      -

      08/03/2012 às 11:25

      Santa Inquisição Reinaldo. Ou seria a Contra Reforma?
      Só agora o Brasil vai vivenciar algo que ocorreu em alguns países da Europa a centenas de anos.
      Se essa atitude fosse tomada na época da escolha do modelo Laico, e não meio Laico ou mais ou menos Laico como o de hoje, não haveria essa politização da discussão.
      A religião foi, é, e será usada muitas vezes como forma de controle de massas através do terror, ou quem é que não tem medo dos dogmas: deus vai te castigar, ou seus pecados serão julgados no dia do juízo final, ou seu destino é escolha divina.
      A opção da criação do Brasil como um Estado Laico foi uma forma de romper os laços financeiros do Governo (Dom Pedro, se não me engano) com a Igreja.
      No entanto, a manutenção dos crucifixos sempre serviu para manter o controle social com uso de táticas terroristas que a igreja ou qualquer outro governante populista sempre adotaram. (Igreja católica durante mil anos ou o apedeuta, bêbado, corruPTo & mentiroso durante seu reinado no Brasil)
      É mais fácil transferir as responsabilidades de decisões num ser divino, criado pelo homem, para não ter que explicar sua ignorância a tomar uma decisão através da análise dos fatos como o colunista sempre o fez, e o fará.
      Jovem colunista, admiro "meio que" integralmente suas análises e opiniões, e discordo "meio que" totalmente da sua abordagem religiosa e da "meio que" omissão aos assuntos relacionados ao desvio de dinheiro público para beneficiar os bandidos do futebol.
      No mais, eu me inspiro nos seus textos e na sua forma de escrever. Pena que eu não tenha 1/1000 de sua capacidade. Continue com o bom trabalho de sempre.

    116. Deodato A Cavalcante

      -

      08/03/2012 às 11:24

      Nessa questão eu discordo de você Reinaldo, pois na minha opinião o estado representa a todos, e nao é correta essa exibição de símbolos religiosos, seja de que religião for, pois ao mostrar esses símbolos estão desconsiderando que uma boa parte da população pode ser de outra religião, Ou nem ter nenhuma, como era o caso do falecido Christopher Huntinckson.

    117. Dalton C. Rocha

      -

      08/03/2012 às 11:21

      A OAB não passa de uma filial da CUT. A OAB quer separação do estado da religião? Então por que esta filial da CUT não diz isto aos aiatolás do Irã?

    118. Perola

      -

      08/03/2012 às 11:21

      Caro Reinaldo,não deveria haver nenhuma menção a Deus no preâmbulo da Constituição Brasileira,que é um documento legal laico,assim como não há razão para crucifixos ou outros símbolos religiosos nas repartições públicas,locais que nenhuma ligação tem com qualquer religião.Quanto a capelas em hospitais,também não vejo razão para que sejam mantidas,pois quem tem fé pode rezar e se comunicar com seu Deus em qualquer lugar.Artistas que se inspiram em motivos religiosos devem ter seus trabalhos respeitados,pois são sua criação.Mas caberia ao próprio artista não oferece-los para locais não religiosos,pois a impressão é - desculpe-me - de propaganda.Não sou contra símbolos religiosos,mas espero encontrá-los nos lugares apropriados tais como templos,igrejas,etc.,se os vejo em repartições públicas,eles me parecem deslocados.Nada contra eles,desde que nos lugares em que me parecem certo estarem.Como exemplo oposto,de local religioso com símbolo legal,lembro da bandeira brasileira no altar de uma igreja baiana.Para mim ,algo sem sentido.

    119. Fabio

      -

      08/03/2012 às 11:20

      Tio Rei, toda sua argumentação elaborada me convenceu apenas de que nossa ordem institucional não é laica. Como também sou defensor do estado de direito, deixem os crucifixos e qualquer outro símbolo religioso, é totalmente coerente com o que está posto no momento. A contradição é a CF afirmar que o estado é laico, e não a proteção de Deus, porque essa vem primeiro no texto!

    120. Francisco

      -

      08/03/2012 às 11:18

      Outro desafio à OAB: Retirar de locais públicos estátuas de Iemanjá. Aqui em Teresina tem, acredito que haja em várias cidades. Ou seria reacionário este ato?
      Quanto a levar peças para um museu, só se este for particular, pois no caso seriam proibidas em local público. Lembrando também que, dizem, quem primeiro retirou crucifixo de local público, levando-o para um local particular, foi um certo ex-presidente… Assim, é bom ficar de olho para onde irão levar as peças retiradas.

    121. BETHS

      -

      08/03/2012 às 11:16

      Comentário corrigido:
      Reinaldo, uma dúvida me perturba desde que tomei conhecimento deste absurdo: que diabos têm as lésbicas gaúchas contra os crucifixos…aliás, o que elas têm com o assunto? O que ganham com isso?
      Leio, inclusive, que "em maio de 2010, entidades como o Grupo Matizes, Católicas pelo Direito de Decidir e Liga Brasileira de Lésbicas protocolaram representação junto ao Ministério Público Estadual, solicitando providências quanto à presença de símbolos religiosos nas repartições públicas do estado"(180 Graus). Como assim as CATÓLICAS pelo Direito de Escolher, não só aceitam, como SOLICITAM que se retire o símbolo maior de sua alegada religião?! Provam o que eu já sabia, essas abortistas não são cristãs p… nenhuma!
      Citando Shakespeare: "O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém."

    122. marcusvmp

      -

      08/03/2012 às 11:16

      Reinaldo, apesar de ser ateu convicto, admiro e respeito muito a crença e fé de todos. Até por que sou filho de uma fervorosa católica que só consegue encarar as dores da vida com sua fé, e isso para mim tem valor inestimável. Nenhuma manifestação religiosa me agride, pelo contrário, acho bonitas e emocionantes diversas liturgias de diversas religiões, desde cerimônias católicas (como o casamento, por exemplo), até toques em terreiros de umbanda, passando pelos cânticos dos protestantes e pelas tradições judaicas. Nada me ofende nem abala meu ceticismo. Para mim todas as religiões são criações do próprio homem - um fenômeno puramente antropológico -, com a finalidade de lhes confortar, e isso, repito, tem valor inestimável para a humanidade e para o humanismo. Concordo com vc que é uma tremenda besteira essas ações contra os símbolos católicos, afinal, somos um país majoritariamente feito por…católicos e nossa base ética e moral é toda cristã, queiramos ou não.

    123. Direitista

      -

      08/03/2012 às 11:15

      O uso de crucifixo em gabinetes e salas de órgãos públicos não é obrigatório. Qualquer autoridade pode substituí-lo por outros símbolos religiosos ou simplesmente retirá-lo, se não o quiser no ambiente. Intolerância é impor a sua retirada.

      Lembro-me de que, quando morei em Salvador, houve um movimento evangélico para forçar a retirada de estátuas de orixás do candomblé postas no Dique do Tororó (um dos pontos turísticos daquela cidade). Houve resistência em favor da preservação da obra e, felizmente, as estátuas ainda estão lá decorando a paisagem.

      Ou seja, nenhuma religião ou seita pode impedir que se coloque símbolo religioso no espaço público por razões culturais reconhecidas pelo poder público, seja de que religião for. E com maior razão se o símbolo for de uma religião da maioria.

      Esses que lutam contra a presença dos crucifixos estão, sim, querendo reescrever a história desta apagando a influência do cristianismo e particularmente, do catolicismo.

    124. Marcelo Costa

      -

      08/03/2012 às 11:13

      Estes petralhas palhaços e covardes estão é com remorsos pelas mentiras e falcatruas cometidas. Tem receio de encarar o lado religioso da maioria da população. Eles sabem que estão sendo observados pelas forças que dizem não acreditar.
      Isto ainda não acabou.

    125. Rodolfo

      -

      08/03/2012 às 11:08

      Reinaldo,
      Eu tenho certeza que esse Wadih quer fazer "graça" para a Dilma em troca de alguma coisa!
      Essa história de crucifixo começou em 2011 quando a Dilma assumiu a Presidência, mandou retirar todos os símbolos religiosos …!
      http://www1.folha.uol.com.br/poder/856996-biblia-e-crucifixo-sao-retirados-do-gabinete-de-dilma-no-planalto.shtml
      É KIT-GAY, é guerra de raças, é guerra de sexos, é guerra de gêneros, é comissão da mentira, é destruição de valores morais e fé cristã, é destruição da família….
      O PT ainda destrói o Brasil mais rapidamente do que a gente imagina!

    126. eduardo

      -

      08/03/2012 às 11:06

      Como sou banido dos comentários da GROBO, só tenho esse espaço para expor minha raiva pelos atos dos incomPTntes (pelo menos por enquanto … dizem que peso muito na mão):

      Esses factoides se destinam a fazer os abestalhados esquecerem das ações dos corruPuTos que assolam e infestam nosso estado.

      Ontem na receita, ao inves de atendimento havia uma placa : estamos em reunião e não haverá atendimento. Ao indagar a um funcionário como teria que fazer para ser atendido (já que o não comparecimento na data agendada só permite novo agendamento 30 dias depois) o func. com o crachá com escudinho nacional e cheio de marra respondeu :
      Volte amanhã.
      Retruquei : mas amanhã então vcs atenderão aos agendados de hoje e os de amanhã ?
      Elle respondeu :
      Volte amanhã !!!

      é isso … um bando de vagabundos PrePoTntes tomaram o estado de assalto, literalmente !
      .

    127. Míriam Martinho

      -

      08/03/2012 às 11:06

      Quanto Carnaval (olhe que o carnaval é pagão, hem?)por causa da decisão da retirada dos crucifixos da Justiça gaúcha. Trata-se obviamente de uma vitória simbólica, mas - quem sabe - não um estopim para uma discussão sobre o Estado Laico no Brasil, que de fato nunca existiu. Um debate onde se possa, por exemplo, acabar com a isenção fiscal de que gozam instituições religiosas que enriquecem às custas da exploração do povo.
      Essa história de dizer que o Estado não é ateu é apenas um recurso de retórica para dizer que ele tem que ser teísta. Mas o Estado não pode ser ateu nem teísta, não pode nem negar nem afirmar a existência de Deus porque não é de sua alçada ficar discutindo questões religiosas nem pautar sua conduta a partir de princípios cristãos ou de qualquer outra religião. O Estado é um ente neutro e impessoal que representa a totalidade do povo brasileiro e não apenas os cristãos. Esta mais do que na hora de se iniciar a separação religião-estado no Brasil que, realmente, nunca ocorreu. Basta ver que botaram Deus até na constituição.
      O Brasil mudou, tornou-se mais heterogêneo também em termos de crenças e não-crenças, e esta decisão dos juízes gaúchos reflete isso. Liberdade religiosa é liberdade de culto, de poder professar sua fé sem ser perseguido. Ficar grudado no Estado para usufruir de benesses e obrigar a população a viver sob o tacão de seus dogmas outra coisa. Outra coisa nada bonita.

    128. Anonimo

      -

      08/03/2012 às 11:06

      Ouvi certa vez de um morador de cuba, que por lá existe uma certo monumento em local dos mais importantes, onde pode-se ver uma escultura alusiva ao adversário de Jesus, com arco e flecha apontado ameaçadoramente para os céus. Há ainda a inscrição " ao maior rebelde de todos os tempos". Certamente que por lá isso é chamado de…"cultura". Deve ser por isso que o país é tão "avançado". Uma nação que abandona a Deus, também poderá ser abandonada por Ele. Escrituras Sagradas, I Samuel 2:30b - Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.

    129. Claudio

      -

      08/03/2012 às 11:04

      Façamos o seguinte:
      Quando não houver mais nenhum político ladrão em Brasíla, voltaremos a discutir esse assunto do crucifixo.

    130. Drakko

      -

      08/03/2012 às 11:04

      Eu não tô acreditando no que tá acontecendo! O que isso?! Não é possível que esse paspalho esteja com essa babaquice toda com crucifixos defendendo alguma coisa além de seus quinze minutos fama. A exposição pública de uma escrotidão igual a essa é coisa de imbecil desmiolado, não de um presidente de OAB.
      Deixe de ser obscurantista, rapaz! Procure ajuda médica, faça uma viagem à Europa, corra, malhe, ande de bicicleta… ocupe seu tempo ocioso (ao que parece todo ele) com alguma coisa sadia, ao menos para sua saúde!
      Deus me perdoe, esses caras não tem senso nenhum de ridículo ???
      Misericórdia…

    131. Robes Mendes

      -

      08/03/2012 às 11:00

      Por viver do passado, o progressista de hoje foge do presente para projetar o passado no futuro. By passando (by passing) o presente, o progressista suprime a realidade para tornar possível ressuscitar o passado e, assim, projetá-lo num futuro idealizado.
      A cruel ironia disso é que o "progressista" mira no passado, no ontem, no retrocesso. Em resumo, o "progressista" anda de ré, vendo o passado à sua frente e o futuro pelo retrovisor.

    132. Alexandre Gonçalves

      -

      08/03/2012 às 11:00

      Se o problema do Brasil fossem os crucifixos, eu daria graças a Deus.
      É isso!

    133. Ali

      -

      08/03/2012 às 10:57

      Ora ,ora, o "homi" tem história: deportou os 2 cubanos que queriam fugir da ilha prisão, agora quer tirar o crucifixo e ainda é "turco"?? Seria iraniano? Pelos atos pode se candidatar a OAI (ordem dos advogados do Irã). Francamente, moço, não te pago pra deportar pessoas em busca de liberdade…! Toma vergonha!

    134. Igor Ramos

      -

      08/03/2012 às 10:53

      Marlon (Marlon - 08/03/2012 às 9:29),

      Se perguntasse aos Gregos, na Grécia Antiga, eles diriam o mesmo que você disse sobre o Cristianismo e qual foi mesmo o resultado?

      Veja, caso não tenha lido/entendido, não disse que o Cristianismo terá o mesmo fim que o Paganismo Grego, apesar de acreditar nisso (opinião pessoal: ON), correto? Não sou dono da História e ninguém o é.

      Outra coisa, ezequiel - 08/03/2012 às 9:27, se for criticar, ao menos diga o motivo, ok? Se não respondo o seguinte:"é cada uma que agente le …." :D

    135. Igor

      -

      08/03/2012 às 10:53

      Caro Reinaldo,
      concordo com o Estado laico, PORÉM, isso que está sendo feito é radicalismo SIM. Querem acabar com os crucifixos? Pois vamos COMEÇAR tirando o retrato da Dilmentira das paredes, pois essa adoração beira um culto digno de ditaduras prévias.

    136. Alexandre Gonçalves

      -

      08/03/2012 às 10:51

      Exato, querido Tio Rei. Ontem mesmo mandei esse preambulo no meu blog. Terão de fazer uma Constituinte para "expulsar" Deus da Constitução Federal. Mas concordo que crucifixos são um mal maior, veja você:
      - foi com dois crucifixos gigantes que os irmãos Cravinhos espcancaram o casal Richthofen até a morte;
      - foi um crucifixo gigante que cortou a ponta da asa de avião da Gol, nao um Legacy;
      - Lindemberg assassinou Eloá com um crucifixo de fogo;
      - era o Jesus de um crucifixo que levava malas dinheiro para pagar o mensalão, dinheiro de Sto. André etc;
      - claro que crucifixos estão estampados em quase todas as páginas no Manual do Guerrilheiro Urbano;
      - são crucifixos que matam 50 mil por ano no país;
      - crucifixos traficam drogas, seqüestram e cometem atos terroristas, nao as FARC, que já está mais do que infiltrada no país, até com cargo no governo PT
      -etc.

      Enfim, caro Tio Rei, crucifixos são malditos.

    137. ESTADO DE DIREITO, JÁ!

      -

      08/03/2012 às 10:51

      ELES DEVERIAM CUNOPRI A LEI 5.700/71, se quer sabem posicioanr a Banderia Nacional em relaçao à sua mesa…..
      -
      " Art 19 A Bandeira Nacional, em todas as apresentações no território nacional, ocupa lugar de honra, compreendendo como uma posição:
      -
      I - Central ou a mais próxima do centro e a direita deste, quando com outras bandeiras, pavi-lhões ou estandartes, em linha de mastros, panóplias, escudos ou peças semelhantes;
      -
      II - Destacada à frente de outras bandeiras, quando conduzida em formatura ou desfile;
      -
      III - À direita de tribunais, púlpitos, mesas de reuniões ou de trabalho.
      -
      Parágrafo único. Considera-se direita de um dispositivo de bandeiras, à direita de uma pessoa colocada junto a ele e voltada para a rua, para a platéia ou, de modo geral, para o público que observa o dispositivo."

      -
      "CUMPRIR A LEI É FZER COM QUE OS DEMAIS A RESPEITE."

      -

      =
      DEPOIS QUREM RESPEITO….. se não bastasse a imoralidade que ela promovem neste país, em revistas, TV, internt, ainda entraram nos protestos…. NÃO SOU MACHISTA, NEM MORALISTA, MAS TUDO TEM LIMITES…. ELAS ESTAOS ENDO USADAS, E MUITAS GSOTAM DISSO, DÁ STATUS, FAMA, GRANA, agora, nos protestos, só borrachada e processo… juízo, mulherada. SOU PELA IGFUALDADE, E ISSO PASSA POR TODOS SEREM IGUAIS, mas em nome da proteção da mulher, como em outros casos, A DISCRIMINAÇÃO VEM, A CADA DIA, SE ESPALHANDO , AUMENTANDO…. não se pode falar um pouquinho alto, ou não, ou criticar uma mulher, MESMO QUE ESTEJA ERRADA OU TÉ COMENTENDO UM CRIME, uma injustiça, ou coisa assim, que é discriminação, machismo…. VEJA O CASO DA MARIA DOS TROMENTOS E DA ELE ONORA……
      -
      NO CASO DA IONVASÃO, vá a PM cumprir ordem despejo Pará ver a reação da Ele Onora, da Maria e ET,etc…..
      -A APALHAÇADA TOMOU CONTA DESTE PAÍS, a partir do governo do FGC… tanto ele como o Lula, seu discípulo imitador, copiou até essa porcaria… querendo destaque internacional, visando cargos no exterior, ambos deram início e prosseguimento a vergonhosa etapa de revanchismo contra os militares (pensões, indenizações vergonhosas, cumichão da verdade) , os MODISMO: racismo, gysismo, mulher, índio, etc, etc….
      -
      "250 mulheres ocupam prédio no Centro de SP
      Grupo protesta pela falta de políticas sociais em habitação e educação.
      Movimento pretende reunir mil mulheres e realizar 'panelaço' em SP.
      Do G1, em São Paulo
      Cerca de 250 mulheres ocupam desde o início da madrugada desta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, um prédio na Rua Quintino Bocaiúva, no Centro de São Paulo.
      Segundo a assessoria da União Movimento de Moradia do Estado de São Paulo (UMM-SP), União Nacional por Moradia Popular (UNMP), Rede Mulher Habitat e Central de Movimentos Populares (CMP), a ação pretende protestar pela falta de políticas sociais nas áreas de habitação, educação infantil, reforma urbana e contra a truculência de policiais em recentes desocupações no estado.
      O grupo, de acordo com a assessoria, promete reunir mil mulheres até às 14h para fazer um "panelaço" em caminhadas até os prédios do Tribunal de Justiça, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Prefeitura e Praça da República.
      A Polícia Militar acompanha o protesto. Não há registro de tumultos na região.

    138. Heloah

      -

      08/03/2012 às 10:49

      Àquele que se sente agredido com a presença do crucifixo, observe que a cruz tem a forma de uma espada com a lâmina voltada para baixo.
      Aceita o "convite". Embainha tua espada!

    139. Juliano

      -

      08/03/2012 às 10:45

      Sou ateu, mas concordo com as tuas colocações Reinaldo. Apenas uma ressalva. Não vejo pertinente a crítica ao TJ do RS. É estúpida sim, e a ação promovida por esta Associação de Lésbicas. Por quê? Ora, o Poder Judiciário atua quando provocado. Juridicamente falando, é plenamente defensável a hipótese de manutenção dos cruxifixos nas repartições públicas, bem como a retirada dos mesmos. Aí a coisa vai na linha de pensamento e atuação de cada um dos magistrados. Agora, como disse num outro comentário, para os ateus com um pouco de inteligência, a atitude desta Associação é a de quem dá um tiro de 12 num passarinho, simplesmente estúpida; porém, vejo que o mais deletério é que aos ateus, já naturalmente mal vistos por boa parte dos cristãos, atitudes como a dessa associação só ratificam tais posturas.

    140. Vivas

      -

      08/03/2012 às 10:43

      Cuidado!!

      Certamente a maioria dos laicistas e dos ateus NÃO CONCORDA esse tipo de patuscada.
      Pessoas com o minimo de inteligência e respeito pela CIVILIZAÇÃO tem a obrigação moral de respeito e preservação da cultura dos povos observando que muitos simbolos religiosos são parte intrinseca da história humana.

    141. Marcelo

      -

      08/03/2012 às 10:40

      Os crimes praticados pelo cristianismo foram realizados por seres humanos que contrariavam todos os ensinamentos que pregavam aos domingos. A base do cristianismo é o amor ao próximo, e esses líderes eclesiásticos se imaginaram detentores do poder supremo; seres corrompidos até a medula mas que não causa surpresa pois o cristianismo anuncia que o homem é um "ser caído" e não vive no mundo de ilusão de que há seres iluminados ou grupos iluminados que trarão a redenção – Ó proletariado salvai-nos.
      A Igreja é constituída por seres humanos, alguns deles tão depravados quanto um marxista qualquer. Algumas destas lideranças tão sanguinárias quanto toda liderança marxista.
      Stalin, Pol Pot, Mao, Fidel etc simplesmente executaram o cerne do pensamento de Marx. A ideologia de Marx é construída sobre apelos à vingança, o conflito entre as classes e não fala nada sobre o amor. Numa das cartas mais antigas de sua esposa, Jenny Von Wesrphalen, ela o aconselha: "Por favor, não escreva com tanto rancor e irritação".
      Karl Marx chamava os russos de "lixo étnico", celebrava como preço do socialismo a destruição de uns "povos inferiores" e usava expressões como "negro pernóstico". Karl Marx sempre disse que a revolução somente se faria por meio da violência: "para implantar o socialismo no mundo nós temos de destruir no caminho uns quantos povos inferiores".
      Veja a ética de Sartre:
      -Abater um europeu é matar 2 coelhos numa cajadada, eliminar ao mesmo tempo o opressor e o oprimido; ficam um homem morto e um homem livre.
      -O comunismo tem de ser julgado pelas suas intenções, não pelas suas acções.
      Todo o anticomunista é um cão.
      Para replicar Camus, Sartre escreveu: "Nós podemos ficar indignados ou horrorizados diante da existência desses campos (de concentração soviéticos); nós podemos até ficar obcecados por eles, mas por que eles deveriam nos constranger?"
      Depois disse, Sartre foi mais além: "Um regime revolucionário deve descartar um certo número de indivíduos que o ameaçam, e não vejo outro meio para isso, a não ser a morte. Sair de uma prisão sempre é possível. Os revolucionários de 1793 provavelmente não mataram o suficiente".
      Olhe as vidas de Voltaire, Diderot, Rousseau, Sade, Marx, Brecht, Lênin, Stálin, Fidel Castro, Che Guevara, Mao Tsé, Bertrand Russel, Sartre, Horkheimer, Adorno, Lukács, Foucault, Marcuse, Nietzsche e compare com as de William Wilberforce, Martin Luther King, Pascal, Edmund Burke, Nicolas Berdiaev, Alexis de Tocqueville, Bonhoeffer, Madre Tereza, Desmond Tutu, Dr. Paul Brand, Laszlo Tokes, Vaclav Havel, Albert Schweitzer, Alexander Soljenitsin etc. - pessoas que também erraram, mas que jamais se orgulharam dos erros - e aí você vê, na prática, a frase de C. S. Lewis que notou que "Aqueles que acreditavam na eternidade, foram os que mais realizaram neste mundo".
      Afinal, as mais conceituadas instituições surgiram no segmento cristão: Exército da Salvação, Alcoólatras anônimos, Habitat para a Humanidade, Prison Fellowship, Sociedade de Prevenção da Crueldade dos Animais além dos primeiros hospitais, escolas públicas, etc. Isso sem contar que o fim da escravidão, a exploração infantil e outros direitos nasceram das lutas de vários cristãos ao redor do mundo – algumas vezes confrontando outros cristãos.
      Se somarmos as vítimas de todas as guerras (religiosas ou não) ainda não se alcançará o número de vítimas do comunismo (regime ateísta que perseguia a religião, com especial enfase ao cristianismo).
      Qual o legado do ateísmo? Qual o legado do cristianismo?

    142. Thiago Fiago (@Thiago_Fiago)

      -

      08/03/2012 às 10:40

      O trecho "sob a proteção de deus" no preâmbulo é, como já decidiu o STF, puramente subjetivo em relação aos constituintes e tampouco poderia ser declarado inconstitucional porque preâmbulo não é norma. O Natal já está laicizado há muito e, à exceção, dele seria ótimo que os outros feriados religiosos fossem extintos. É interessante observar as declarações do pe.
      César Leandro Padilha, da paróquia de POA, afirmou que "é um sinal de fé que representa todo um compromisso ético, por isso ele está em uma sala de aula, em um Tribunal" e que "uma pessoa cristã dentro de um Tribunal se sentiria amparada na fé vendo uma imagem." Sem falar na carga simbólica moralista em julgamentos no tribunal do júri e não só neles, a exemplo do julgamento da revogação da liminar permitindo aborto de anencéfalos, quando o min. Peluso usou de argumentos da moral cristã; como deixa transparecer Renato Nalini (na FSP de 29/09/2005): "O símbolo da cruz é advertência ao operador do direito -principalmente o juiz- de que fazer justiça é algo muito sério." - é algo sério não porque o crucifixo está ou não ali, mas porque a própria função o exige… Sobre o crucifixo no STF ser tombado, para mim deve lá ficar por conta disso, mas tal fato não elide a questão de que os demais devem ser retirados.

    143. Robes Mendes

      -

      08/03/2012 às 10:40

      Os "progressistas" ainda não superaram o trauma pelo fracasso de não terem conseguido nos submeter à ditadura comunista de seus sonhos.

      Vítimas de uma infância não resolvida, os progressistas vivem do- e no- passado. A chega à adolescência (a queda do Muro de Berlim) e à maioridade (o séc 21) ainda está muitos anos-luz distante.

    144. jotapê

      -

      08/03/2012 às 10:37

      Um dito popular sugere: "quer aparecer?,pendure uma melancia no pescoço". Claro que esses juizes e essa tal Liga das Lésbicas não precisariam, dado o incômoda da coisa, seguir literalmente o provérbio. Mas existem outras formas, digamos, menos consativas, que poderiam lhes assegurar os 15 minutos tão ridiculamente perseguidos.

    145. BETHS

      -

      08/03/2012 às 10:35

      Reinaldo,
      Ocorreu um erro ao digitar e enviar o meu comentário e ele saiu todo estranho. Não sei se a culpa foi minha, do meu PC ou… sei lá do quê?! Por favor, delete tudo e enviarei novamente corrigido. Obrigada.

    146. Marcello Castellani

      -

      08/03/2012 às 10:35

      Curiosos estes tempos em que vivemos. Realmente o ser humano "se acha". Os brasileiros, nestes novos tempos, então, nem se fala. Não sou católico, mas vejo que existe uma agressão aos que professam esta fé. Com esta visão distorcida de nossas "autoridades" a convivência pacífica entre os desiguais, os diferentes, os de outras religiões, credos e pensamentos, fica cada vez mais difícil. Será que este povo não enxerga isso? As lésbicas e gays, a pretexto de combater o preconceito, acirra ainda mais os ânimos. Acabam atraindo mais olhares enviesados contra si próprios. Da mesma forma, a atuação destes procuradores, advogados, políticos, etc, que se consideram os sábios, os melhores, os inteligentes, nos mostram sem qualquer sombra de dúvida, o quanto são atrasados, preconceituosos, mentalmente atrapalhados. Do jeito que anda, o país realmente não tem como dar certo.

    147. anônimo

      -

      08/03/2012 às 10:34

      Vamos nos tornar alvo de piada no resto do planeta.

    148. João Silva

      -

      08/03/2012 às 10:33

      Reinaldo, ninguém quer destruir crucifixo nenhum, só retirá-los de um lugar inadequado. Muitos museus os aceitarão, a própria Igreja pode ter interesse. Mas, não, um prédio da Justiça não é seu lugar. Não em uma nação laica. (Há crucifixos não só no STF, mas em todos os prédios do Judiciário que conheço) Segundo, o preâmbulo da CF, já disse, não tem nenhum valor jurídico.

    149. Vinicius Correchel

      -

      08/03/2012 às 10:32

      Reinaldo, sou ateu…"graças a Deus"…mas acho o fim da picada perder tempo em algo tão estúpido….esse seres superiores da justiça estão até o pescoço com denúncias de corrupção, desvios de dinheiro público, reclamam do excesso de processos, reclamam da falta de profissionais nessa área e, pasmem, perde tempo com isso.

      Um ateu de verdade ou qualquer pessoa de bom senso, de qualquer religião, não fica ofendido toda vez que encontra um símbolo de outra religião que não a sua.
      Isso deve ser somente uma forma de desviar a atenção das pessoas sobre a incompetência da estrutura judiciária brasileira que esta falida como justiça.

    150. BETHS

      -

      08/03/2012 às 10:32

      Reinaldo, uma dúvida me perturba desde que tomei conhecimento deste absurdo: que diabos têm as lésbicas gaúchas contra os crucifixos…aliás, o que elas têm com o assunto? O que ganham com isso?
      Leio, inclusive, que "em maio de 2010, entidades como o Grupo Matizes, Católicas pelo Direito de Decidir e Liga Brasileira de Lésbicas protocolaram representação junto ao Ministério Público Estadual, solicitando providências quanto à presença de símbolos religiosos nas repartições públicas do estado"(180 Graus). Como assim, as CATÓLICAS (abortistas, diga-se) pelo Direito de Decidir querem retirar o símbolo de sua alegada religião?! Para mim provam o que eu já sabia, não são cristãs P…nenhuma.
      Citando Shakespeare:Em maio de 2010, entidades como o Grupo Matizes, Católicas pelo Direito de Decidir e Liga Brasileira de Lésbicas protocolaram representação junto ao Ministério Público Estadual, solicitando providências quanto à presença de símbolos religiosos nas repartições públicas do estado.Em maio de 2010, entidades como o Grupo Matizes, Católicas pelo Direito de Decidir e Liga Brasileira de Lésbicas protocolaram representação junto ao Ministério Público Estadual, solicitando providências quanto à presença de símbolos religiosos nas repartições públicas do estado.
      Como assim as CATÓLICAS pelo Direito de Escolher, não só aceitam, como SOLICITAM que se retire o símbolo maior de sua alegada religião?! Provam o que eu já sabia, essas abortistas não são cristãs p… nenhuma!
      Citando Shakespeare: "O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém."

    151. Paulão

      -

      08/03/2012 às 10:30

      Bom dia Reinaldo,
      Tenho analisado e sopesado posicionamentos tais como o do islamita wadih, de alguns procuradores federais e de alguns promotores, que ficam catando mesquinharias extra-judiciais para divulgá-las espertamente na imprensa, com a finalidade explícita de causar polêmicas e , evidentemente, para que tais "autoridades" tenham seus minutos ou dias de discutível fama.
      Do alto das minhas muitas décadas de vida, vividas em diversos meios culturais e geográficos, com muitas leituras informativas variadas, com muitos milhares de relacionamentos de amizade e profissionais minuciosamente observados e analisados, cheguei a uma brilhante conclusão, que, espero, ainda vou colocar no papel e defender uma tese de doutorado ou mestrado.
      É a seguinte: esse desejo incontido de aparecer, essa obsessão por causar polêmica, essa mania de questionar o inquestionável, tudo isso, são meras exteriorizações de distúrbios psíquicos profundos de natureza sexual. Tais manifestações, portanto, decorrem da insegurança sobre a própria sexualidade do indivíduo (sou hetero ou sou homo?), ou de disfunções da libido (frigidez, impotência, etc).
      Não deveriam ser assunto discutido na imprensa ou em blogs, mas, sim, em consultórios de especialistas do corpo e/ou da psique.
      Só me resta concluir, sugerindo que o tal doutor advogado procure um médico andrologista ou um pasicanalista para resolver seus problemas pessoais internos. Opcionalmente, um confessionário.
      Taí! Falei!

    152. PV

      -

      08/03/2012 às 10:26

      Paganismo não "era uma religião", mas ainda é. E é um grupo que só aumenta..
      E sinceramente? Acho que a própria Têmis não ia gostar de ficar ali num lugar tão injusto..

    153. O PT contra Deus

      -

      08/03/2012 às 10:26

      Olá Reinaldo,
      Essa semana não começou boa entre nós, considerando que sou seu leitor há uns 6 anos. Primeiro quero deixar que sou católico e não ando de bicicleta!
      .
      Acho que você deu uma escorregada com esses dois assuntos: os talibikers e a cruzada anti-religiosa. É óbvio que você tem argumentos para isso, mas eu acho que isso não ajuda no objetivo maior para (acho que maioria) dos seus leitores que é a nossa cruzada: lutar contra os corruptos no poder.
      .
      Não gosto quando sinto que você escreve com "raiva". Parece que você perde um pouco o pensamento objetivo, racional. No texto contra os talibikers, você transpirou uma revolta que não combina com sua inteligência. Isso afasta as pessoas.
      .
      E no caso dos crucifixos, eu também acho absurdo. Mas Reinaldo, você precisa se colocar na posição de leitor, especialmente os esporádicos, que não conhecem a sua prosa. Seja mais claro, resumido, direto. Não esqueça de DEIXAR sempre claro seu respeito à outras religiões, não faça ironias nesses textos, tudo para não haver equívocos.
      .
      A maior parte das pessoas faz "leitura dinâmica", principalmente os leitores que chegam aqui por links. Já vem com a cabeça feita.
      .
      Tudo que eu quero é que você seja um grande formador de opinião, mas é preciso ser metódico para isso, não? Por favor, não caia nessa de criar inimizades com "grupos" sociais. Todos nós (você e nós leitores e cidadãos "conservadores") perderemos com isso.
      .
      Gostaria de ser mais claro, e me expressar melhor, mas isso demanda tempo e eu estou trabalhando. Um grande abraço e espero que você esteja e fique bem sempre!
      Não precisa publicar esse comentário.

    154. Mila Oliveira

      -

      08/03/2012 às 10:24

      Reinaldo e Dna. Reinalda, continuando nessa linha de raciocínio cultural e histórico, poderiam brindar seus leitores acrescentando novas análises com relação a República Francesa. Lá, ao mesmo tempo o Estado é laico e detentor da propriedade de todas as igrejas católicas, não há intolerância de nenhum Clube do Bolinha ou da Luluzinha exigindo um uso diverso para essas edificações religiosas.

    155. ridney

      -

      08/03/2012 às 10:23

      Veja o que encontrei Reinaldo:
      Ação do Ministério Público Federal que pede a retirada de símbolos religiosos nos locais públicos federais de São Paulo.
      Sobre a decisão de retirarem a Cruz dos lugares públicos.
      NOTA DEZ.Esse Frade falou em nome de todos os cristãos.
      Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas..
      Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião.
      A Cruz deve ser retirada!
      Nunca gostei de ver a Cruz em tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são vendidas e compradas.
      Não quero ver a Cruz nas Câmaras Legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte.
      Não quero ver a Cruz em delegacias, cadeias e quartéis, onde os pequenos são constrangidos e torturados.
      Não quero ver a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas (pobres) morrem sem atendimento.
      É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa da desgraça dos pequenos e pobres.

      Frade Demetrius dos Santos Silva - São Paulo/SP

    156. Robes Mendes

      -

      08/03/2012 às 10:18

      Que país é este? Que país é este que se ocupa do passado para fugir do presente? Que se só preocupa com crucifixos em paredes, comissões de verdade, e questíunculas dogmático-ideológicas ?

      Que país é este que:
      - é campeão da violência, da criminalidade e de mortes no trânsito;
      - tem sérios problemas sociais, de saúde pública e de educação, de infra-estrutura, de estradas e de previdência social;
      - tem um dos mais altos indicadores de corrupção,

      - está com urgentes pendências a resolver na área econômica e política?

    157. Marcos Araujo

      -

      08/03/2012 às 10:17

      O Diabo Foge da Cruz. Nada mais natural.

    158. cleusa

      -

      08/03/2012 às 10:16

      Penso que a tal cartilha do guerrilheiro urbano está em curso nestepaíz. Parece que certos "grupos fragmentados se movem e operam através do terriório nacional contagiosa e persistentemente" tal como recomenda a tal cartilha. O que querem essa gente?

    159. Epamimondas

      -

      08/03/2012 às 10:16

      Sou ateu. E não veria qualquer mal em acabar com os feriados religiosos. Não sou da turma dos gaiatos que fica contando os minutos entre carnaval e semana santa.

      Me sujeito a eles porque pessoas antes a mim, os definiram. Da mesma maneira que a visão dessas pessoas, convencidas da tese flácida que crença e moralidade são causa e consequência, arquitetaram deste a Constituição até o prédio do STF.

      Ademais, chamar de "taliban" quem está recorrendo aos meandros legais para preservar a laicicidade do estado, é no mínimo, exagero. Além de ignorância, já que talibans são definidos justamente por sua profunda crença.

      - Não se está pedindo para fechar templos;

      - Não se está pedindo para perseguir religiosos;

      - Não se está agindo fora do âmbito democrático;

    160. Rodrigo L.

      -

      08/03/2012 às 10:14

      Vamos logo explodir o Cristo Redentor! Na verdade, esses nazistas não suportam os valores que a Cruz representa. Por trás de todo perseguidor está escondida uma pessoa que, no fundo, queria que Deus não existisse, por razões pessoais. Mas Ele existe!

    161. j.rogério

      -

      08/03/2012 às 10:13

      Acho também, que está na hora de pedirmos ao lula que devolva o crucifixo que surrupiou do palácio do planalto.

    162. Anônimo

      -

      08/03/2012 às 10:12

      Alerta Reinaldo. O Ministro Gilson Dipp, que preside a "comissão de notáveis" que elabora anteprojeto de revisão do Código Penal, acaba de declarar em audiência pública no Senado Federal que a Comissão pretende "descriminalizar" as ações do MST.

    163. Mancio

      -

      08/03/2012 às 10:10

      Igor Ramos, profunda sua sabedoria.."Quando o Cristianismo obtiver o mesmo status da Mitologia Grega, daremos o mesmo tratamento aos crucifixos…" Quem e' que vai conferir tal status ao Cristianismo??? Os progressistas, claro, daqui uns 3 mil anos. Interessante o ser humano.

    164. j.rogério

      -

      08/03/2012 às 10:10

    165. Renato

      -

      08/03/2012 às 10:10

      Não vejo problema em fazer o Natal (ou as demais datas religiosas) deixar de ser feriado, assim como não vejo problema em retirar os crucifixos dos tribunais. Sou cristão, mas sei manter minha crença pessoal como o que ela é: uma escolha individual.

    166. Zezão

      -

      08/03/2012 às 10:10

      Além de abolir a presença do caduceu, da cornucópia e do bastão de Esculápio de todos os prédios públicos, proponho também que se retire, de todo hospital da rede pública, imagens do cálice de Higiéia, mais uma deusa pagã.
      E, afinal, quando é que o valente doutor Wadih Damous vai pedir para pôr abaixo aquela acintosa capela da Dilma lá no Palácio da Alvorada?

    167. Mestre

      -

      08/03/2012 às 10:07

      "Imagem" por "imagem", retirem a foto da presidente de repartiçoes públicas tambem! Afinal ela não representa o voto de 44% da população……

    168. Mestre

      -

      08/03/2012 às 10:06

      gem" por "imagem", retirem a foto da presidente de repartiçoes públicas tambem! Afinal ela não representa o voto de 44% da população……

    169. david muller

      -

      08/03/2012 às 10:00

      eles tem RAZÃO reinaldo como o governo das trevas comandado pelo nazi-petismo com suas propostas de infanticidio vão poder conviver ao lado de um CRUCIFIXO.
      FAZ TODO SENTIDO. ESSAS BESTAS HUMANAS TEM QUE TEMER O CRUCIFIXO.

    170. José Maria

      -

      08/03/2012 às 9:59

      Por que todo governo autoritário e não democrático mira todas as suas artilharias para a religião, proibindo-a ou controlando-a. Porque tentando acabar com a religião, fica mais fácil pro sistema dominar e impor sua ordem.

    171. Dodô

      -

      08/03/2012 às 9:58

      Reinaldo, se no resto do mundo a vida imita a arte, no Brasil ela imita a piada: o que os "laicistas" querem é tirar o sofá da sala.

    172. alberto autran

      -

      08/03/2012 às 9:56

      CARO REINALDO O QUE INCOMODA ESSA GENTE É QUE ELES NÃO PESQUISAM E NÃO SE INFORMAM ANTES DE FALAREM BESTEIRAS…SO DEPOIS DOS SEUS ARGUMENTOS COM FATOS E PROVAS É QUE TENTAM SE JUSTIFICAR…..AI DA VONTADE DE RIR..O EMENDO FICA PIOR QUE O SONETO…

    173. Brasileiro sofredor

      -

      08/03/2012 às 9:56

      É como disse Ives Gandra da Silva Martins: o que há no Ocidente é uma "cristofobia" (ver em http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2012/02/22/o-crescimento-da-cristofobia/). Essas pessoas e até mesmo a OAB não souberam ler a Constituição. Acham que laicismo é igual a ateísmo. "Cristofobia" e essas atitudes são feitas por pessoas covardes, empenhadas em perseguir cristãos. Podemos enxergar a imensa covardia de tais propostas "laicas" quando se voltam contra as tradições cristãs. Todavia, não são capazes de escrever uma única vírgula, não são capazes de dar um passo sequer contra as tradições muçulmanas. Esse é o "ateísmo" (ou "laicismo") Ocidental: são fortes e valorosos combatentes daquilo que chamam "fanatismo cristão religioso", mas tremem, com calafrios, sentem enorme pavor se suas atitudes puderem molestar sentimentos religiosos islâmicos.

    174. Ademir Mattos

      -

      08/03/2012 às 9:50

      Jesus Cristo veio ao Mundo para " semear " o Amor e a Justica mas, infelizmente a maioria dos seres humanos ainda näo entenderam.
      Muitos de nós já o " expulsamos " dos nossos lares agora querm expulsá-lo justamente onde se faz a JUSTICA.

      Só näo podemos esquecer de uma coisa.
      A " LEI " do retorno é implacável. Quem viver ,verá .

    175. Caipirão

      -

      08/03/2012 às 9:47

      Como tem gente sem serviço neste judiciário! Vão trabalhar vagabundos!

    176. mauro

      -

      08/03/2012 às 9:46

      Agora, por coerência, os eminentes desembargadores gaúchos devem também acabar com as capelas católicas em hospitais públicos já que ou todas ou nenhuma religião deve ser representada num nosocômio público. Devem ser retirados os nomes de santos das cidades gaúchas, abolidos os feriados, como o de nossa senhora dos navegantes (02/02) e assim por diante.

    177. Danilo

      -

      08/03/2012 às 9:46

      Reinaldo , estamos numa época muito complicada e cada vez mais somos obrigados à defender os valores da fé.
      Gostaria que você comentasse uma reportagem do " Financial Times " sobre as vergonhosas aposentadorias do setor público no Brasil e as consequencias para o desenvolvimento do nosso país.

    178. Nathaniel

      -

      08/03/2012 às 9:45

      Acabo de ler no blog do Lauro Jardim: "Empenhado em aprender como se coloca uma minhoca no anzol, Marcelo Crivella teve ontem uma conversa de duas horas com o ex-ministro da Pesca Altemir Gregolin, que comandou a pasta por cinco anos no governo Lula. Gregolin se ofereceu para dar uma espécie de consultoria para Crivella na elaboração de uma espécie de PAC da Pesca. Diz Gregolin:

      – A Dilma ainda não tem um plano de governo para a pesca. É isso que precisa ser montado."

      Percebam q o crivella não foi falar com nenhum dos dois últimos ministros da pesca, pois eram eminentemente cargos de lteamento para acomodar a tchurma, vejam q não existe nem mesmo um plano de governo pra isso, como ainda conseguem tentar justifcar que o ministério é para ajudar a pesca no brasil? Basta ver a queda na produção nacional desde a criação do ministério… O Crivella não entende nada disso , já disse isso diversas vezes e tudo bem… Daqui a pouco vai chamar alguém do famogeado mundo privado brasileiro, algum campeão nacional dos amigos do rei Dr Lulla milionário da silva, pra tocar o ministério.
      .
      Quem quer apostar que daqui a pouco as novelas da tv record do bispo macedo e do ministro crivella vão entrar na campanha pela prefeitura de são paulo ao mesmo tempo em que metem o pau na pm do governo de sao paulo?

    179. Carlos

      -

      08/03/2012 às 9:41

      Daqui uns dias vão querer tirar da constituição a frase que diz:

      … promulgamos, sob a PROTEÇÃO DE DEUS, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

      O que mais me preocupa é que esse tipo de decisão não agrega NADA na qualidade de vida dos brasileiros.

    180. Marcelo Meireles

      -

      08/03/2012 às 9:40

      Amigo, que se tirem os crucifixos, mas não por razões políticas.
      -
      Que se tirem os crucifixos por uma razão de fé !
      -
      A Cruz está vazia !!! Jesus ressucitou.
      -
      Que se tirem os crucifixos, e que se anuncie um Cristo VIVO !!!

    181. Gabriel Miranda

      -

      08/03/2012 às 9:40

      Quando uma questão religiosa bate de frente com alguma liberdade individual, é nosso dever, dos religiosos e não religiosos esclarecidos, intervir e se opor. Mas se opor à manifestação religiosa apenas porque ela existe não é apenas contraproducente: é burrice e jamais deveria ser prioridade.
      .
      Mesmo sendo ateu, ainda não entendi em que parte os crucifixos desrespeitam o direito dos não-cristãos. É correto protestar com relação à presença de símbolos religiosos em repartições públicas? Acho que não. O protesto, se bem sucedido, irá resolver algo que está no topo da lista de problemas que precisam de solução? Não. Meu questionamento não é se tal postura é constitucionalmente correta, mas se é inteligente. Quando esses grupos articulados tentam impor suas esquisitices no berro, além de exercitar a mesquinhez, só estão angariando a antipatia da maioria religiosa.
      .
      No dia em que for demonstrado que a religião é a causa dos problemas e desmandos do estado, eu posso começar a concordar que as manifestações religiosas devam ser inibidas. Como são, não foram e esperamos que não sejam, é uma perda de tempo praguejar contra crucifixos.

    182. Enézio E. de Almeida Filho

      -

      08/03/2012 às 9:40

      A sociedade brasileira é, na sua maioria, cristã. Creio que já chegou a hora de resistir o Estado Jacobino.

    183. Cagliostro

      -

      08/03/2012 às 9:38

      Desculpe-me, caro Reinaldo, mas a nossa justiça não tem combinado muito bem com crucifixos.

    184. Davi

      -

      08/03/2012 às 9:35

      Adorei os textos sobre inquisição. O senhor esta coberto de razão, a única religião que é atacada pelos "progressistas" é o catolicismo. Hoje esta na moda defender o muçulmano palestino e atacar o católico brasileiro.

    185. Rodesilud

      -

      08/03/2012 às 9:34

      Sempre acreditei que o crucifixo nos tribunais era uma forma de evocar a inspiração divina para a boa aplicação da justiça, coisa muito necessária hoje em dia, em tempos de vendas de sentenças.
      Jamais ouvi um único comentário criticando o crucifixo em tribunais por parte de pessoas não católicas, ou mesmo ateus convictos, mas não há dúvida que tais medidas ferem violentamente os sentimentos religiosos da grande maioria da população brasileira e isso não é inconstitucional, ou até crime?
      Tal implicância contra a cruz, sugere tratar-se de seguidores do homem que considerava a religião o ópio do povo, a qual seria a única droga que podemos usar livremente para amenizar nossas vidas, visto que todos os sistemas políticos em maior ou menor grau nos atormentam ao extremo e nos oferecem muito pouco de felicidade.

    186. ezequiel

      -

      08/03/2012 às 9:32

      bom, um povo sem historia é um povo sem identidade, se perdermos a esencia do que somos ou como foram formados nossos valores e cultura o que seremos ? ja nao cantamos o nosso hino, estamos perdendo os valores patrios e agora a nossa historia, nossa cultura e a nossa identidade por um ideologismo patetico e asno, misturando o estado laico com a nação brasileira. é um golpe mto baixo esse que esta sendo aplicado no nosso Brasil, lamento.

    187. Anônimo

      -

      08/03/2012 às 9:30

      UMA DÚVIDA…
      .
      ESSA ESTÁTUA GIGANTE QUE OS JUIZECOS GAÚCHOS RETIRARÃO DA SEDE DO STF, EM BRASÍLIA, EM NOME DO LAICISMO DO ESTADO…
      .
      É UM SÍMBOLO DE DIVINDADE PAGÃ ?
      OU
      É UM SÍMBOLO LESBO ?

    188. Marlon

      -

      08/03/2012 às 9:29

      Apenas um comentário ao Igor… não precisa publicar, claro. É que não dá pra me calar nesta hora.
      Até concordo com o primeiro parágrafo dele em que diz que "retirar" não quer dizer destruir. Ok.
      Mas, a mitologia pode ter ficado para trás, mas o paganismo É religião sim, até hoje (talvez mais hoje do que jamais tenha sido).
      E, em segundo lugar, sinto muito, mas o Cristianismo nunca "passará", como a Mitologia Grega ficou apenas na história.

    189. Mauro

      -

      08/03/2012 às 9:29

      Estado Laico x Cristianismo ou Minorias fanáticas x maioria acéfala, a desinformação decidirá,após estes eventos veremos a reação da maioria. Ninguém nos separará do amor de Cristo.

    190. ezequiel

      -

      08/03/2012 às 9:27

      o Igor Ramos (8:13) me faz rir com o comentario dele.

      é cada uma que agente le ….

    191. Tom

      -

      08/03/2012 às 9:27

      Por que não retiramos as deusas símbolo do CREA e da OAB em nome do laicismo? Por que a retirada de símbolos religiosos só vale para o cristianismo?

    192. Eduardo Fischer

      -

      08/03/2012 às 9:25

      Apesar de os cristãos comemorarem o Natal, não foi o cristianismo que inventou o Natal. Ele já existia séculos antes, assim como a troca de presentes nessa data.

    193. Artur

      -

      08/03/2012 às 9:23

      Sou evangélico , mas concordo plenamente com Reinaldo Azevedo, e digo mais, nesta linha de pensamento destes mentecaptos vão derrubar também a estatua do Cristo Redentor? OAB= Organização Altamente Banal.

    194. Marlon

      -

      08/03/2012 às 9:23

      ABSOLUTAMENTE PERFEITO!
      Já defendi exatamente esta tese (a dos feriados). O de Corpus Christi ofende (não sei o porquê) diretamente os protestantes. Simples: votem no Congresso o fim do feriado! Eu prestarei meu culto da mesma forma no mesmo dia que a Igreja me indicar…
      O seu último parágrafo foi simplesmente perfeito!
      Obrigado por manifestar uma opinião que é minha também!

    195. Anônimo

      -

      08/03/2012 às 9:23

      De acordo com Diógenes Laércio, a acusação apresentada contra Sócrates, em janeiro de 399 a.C., foi a que segue: "A seguinte acusação escreve e jura Meleto, filho de Meleto, do povoado de Piteo, contra Sócrates, filho de Sofronisco, do povoado de Alópece. Sócrates É CULPADO DE NÃO ACEITAR OS DEUSES QUE SÃO RECONHECIDOS PELO ESTADO, de introduzir novos cultos, e, também, é culpado de corromper a juventude. PENA: A MORTE"
      .
      UM(A) DO(A)S DEUSE(A)S DO ESTADO GREGO: TÊMIS
      (cuja estátua, gigantesca, encontra-se no edifício-sede do STF (ÓRGÃO DO ESTADO BRASILEIRO, LAICO), em Brasília
      .
      E AÍ, JUIZECOS GAÚCHOS…
      .
      E AGORA, JOSÉ?
      .
      BURROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS!

    196. Vicente Portella

      -

      08/03/2012 às 9:20

      Meu caro Reinaldo… Na condição de agnóstico, apesar de ter formação católica, creio que esta posição obtusa do presidente da OAB-RJ seja meramente estratégica. Uma cortina de fumaça usada pelo senhor Wadih Damous para esconder a mediocridade que se apossa da entidade presidida por ele. Como você sabe, o Rio de janeiro tem sido vítima de todos os absurdos possíveis do ponto de vista institucional. As ilegalidades do planeta fizeram suas malas e virem morar no Rio, apadrinhadas por Governador e Prefeito, com o total apoio do Sr. Wadih Damous. Para se ter uma ideia, o líder de uma greve de Bombeiros foi posto em presídio de segurança máxima, junto à traficantes, e a OAB-RJ, sócia do governo, não deu um pio.
      É preciso, portanto, que entendamos a situação. A OAB de hoje é apenas mais um aparelho de poder. Nenhuma relação guarda mais com aquela instituição de outrora, que pregava o respeito ao cidadão. Implicar com crucifixos, em afronta a tradição cultural e religiosa brasileira, é uma forma de desviar o foco das atenções. Enquanto a OAB se engalfinha com a tradição do cidadão comum, assegura o Direito de permanecer cega, surda e muda em relação as mazelas praticadas por seus companheiros de Governo. Na prática a OAB está gritando, à plenos pulmões: O governo pode saquear o Brasil à vontade, afinal, são amigos nossos que estão no comando e o cidadão não deve se meter nesta história.Vamos nos concentrar em atacar os valores pessoais dos cidadãos para minimizar a resistência. Pobre OAB… mais uma instituição aparelhada pela mediocridade.

    197. ioca100

      -

      08/03/2012 às 9:19

      Reinaldo, não discuto religião, mas que tal lutar para acabar com a morosidade da Justiça?

    198. LIMA

      -

      08/03/2012 às 9:18

      REINALDO.
      A OAB, INFELIZMENTE, NO BRASIL TODO, SE TRANSFORMOU NUM PALANQUE POLITICO, PARA QUE ALGUNS SE DESTAQUEM E FAÇAM SUAS PROPAGANDAS. OS PROGRESSITAS SÃO OS PRIMEIROS A BUSCAR OS CARGOS, PARA PODER USA-LOS EM PRÓL DELES MESMOS. A OAB, COMO A UNE, ESTA TOTALMENTE DOMINADA.

    199. Anônimo

      -

      08/03/2012 às 9:14

      Tio Rei, a condenação de Sócrates…
      .
      Ensina aos "doutores" gaúchos que esse Sócrates não é o jogador de futebol falecido, não!
      .
      SÓCRATES FOI CONDENADO (À MORTE) em 399 a.C, Janeiro, com 71 anos, por uma acusação de "impiedade": FOI ACUSADO DE ATEÍSMO e de corromper os jovens com a sua filosofia, mas na realidade, estas acusações encobriam ressentimentos profundos contra Sócrates por parte dos poderosos da época. O tribunal era constituído por 501 cidadãos. Entre as ACUSAÇÕES houve uma que se referia à introdução de novas entidades divinas NEGANDO OS DEUSES DA PÁTRIA. Os acusadores foram: Ânito, Meleto e Lícon."
      .
      LAISCISTAS GAÚCHOS, LAISCISTAS LÉSBICAS DO BRASIL VARONIL (E LÉSBICO):
      EM NOME DE SÓCRATES (NÃO O JOGADOR FALECIDO, COMPANHEIRO DO VLADIMIR NO CURÍNTIA)…REMOVAMOS A ESTÁTUA GIGANTE DA "DEUSA DA PÁTRIA GREGA", DA DEUSA PAGÃ T~EMIS, DA SEDE DO STF, EM BRASÍLIA…O ESTADO LAICO NÃO SUPORTE MAIS ESSA INTERFERÊNCIA RELIGIOSA
      .
      ps: removamos, também, quaisquer resquícios desse símbolo religioso de todos os documentos e prédios públicos do judiciário (estado) que, como nos ensinam as lésbicas e os "dotôres" gaúchos, é laico…

    200. nina@hotmailcom

      -

      08/03/2012 às 9:13

      O desafio ta lançado, se NÃO é perseguição religosa, ele q ACABE com o NATAL e os feriados cristão, aí sim acreditarei na OAB.

    201. Moacyr

      -

      08/03/2012 às 9:07

      Sou judeu e brasileiro. Nunca me incomodei com a presença de símbolos do cristianismo em quaisquer repartições públicas. Acho que estamos indo para um perigosíssimo período de trevas. Precisamos dar um basta.

    202. Silas

      -

      08/03/2012 às 9:06

      Muitos confundem laicismo com ateísmo. O Estado não possui religião oficial contudo isto não impede que o patrimônio cultural de um povo seja preservado. Percebe-se que há uma luta maldosa contra todo e qualquer tipo de valor religioso, principalmente se for católico. O intento de tais minorias ativistas não é promover nenhum tipo de benefício social real. As reais intenções possuem origem duvidosa e visam a desordem e a inversão de valores. Algo do tipo: quanto pior melhor.

    203. Carlos

      -

      08/03/2012 às 9:01

      Quem entra aqui para pregar a retirada de símbolos cristãos de repartições públicas não é ateu.

      Trata-se de "ateus-militantes", uma contradição em termos dado que o ateísmo é uma experiência pessoal e não congregacional.

      Exigir a retirada dos símbolos religiosos em nome do laicismo, ou de uma suposta "isonomia de crenças" (entre elas a crença de que não há um Deus) é uma bobagem que só faz sentido para essa classe insuportável que são os tais militantes.

      É só mais uma minoria organizada para afrontar uma maioria. Sinto-me muito bem sendo minoria nesse caso. Não tenho problema algum com símbolos religiosos onde quer que seja.

      Mas os militantes querem impor sua crença na inexistência divina sobre a crença da maioria.

    204. Fabricio

      -

      08/03/2012 às 9:01

      INCOERÊNCIA! Desperdício de recursos pessoais e financeiros em assuntos cuja prioridade é muito questionável. Temos assuntos extremamente graves corroendo a Nação e o povo. Educação e Saúde só para ficar nos mais aparentes e gritantes. Mas enfrentar essas guerras é muito difícil, temos que concordar. Mais fácil é atacar coisas inanimadas. Afinal os salários, os gabinetes refrigerados, carros oficiais, secretárias devem ser justificados mostrando "trabalho" para a população. É uma pena, para esses paladinos da laicismo, que tem muita gente que não engole incoerência e a falta de coragem para atacar PROBLEMAS ESTRUTURAIS DESTEPAIZ!!

    205. anônimo

      -

      08/03/2012 às 9:01

      E AS IGREJAS CATÓLICAS CONSTRUIDAS EM SALVADOR AO LONGO DOS 500 ANOS DESDE A ORIGEM DO BRASIL, NA BAHIA? EU ME ESQUECI, COMO ERAM OS NOMES DA NOVA TERRA DESCOBERTA? TERRA DE SANTA CRUZ? BEM EU TERIA QUE PESQUISAR. MAS SERIA HORA DE LER AQUELA CARTA ESCRITA SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL. O POVO BRASILEIRO TEM QUE SABER MAIS DA VERDADEIRA HISTÓRIA DO BRASIL. E O PAPEL DOS JESUÍTAS, DE ANCHIETA, ETC.. NA EDUCAÇÃO DO BRASIL?? SOU PROTESTANTE, PRESBITERIANA E SEMPRE RESPEITEI COM TEMOR A DEUS, OS SÍMBOLOS, SIGNOS CRISTÃOS NA IGREJA CATÓLICA. SEMPRE DERAM UM AR DA SERIEDADE DAS COISAS DE DEUS, DE RESPEITO, DE FÉ EM DEUS, EM JESUS.TAMBÉM ADMIRO E RESPEITO O SINAL DA CRUZ FEITO PELOS CATÓLICOS EM FRENTE DE CADA IGREJA CATÓLICA. DO TEMOR DE DEUS VÊM A SABEDORIA, O DISCERNIMENTO E O VERDADEIRO CONHECIMENTO. NÃO VEJO TV, MAS ONTÉM EU VI, DEPOIS DE MUITO TEMPO, A TV ABERTA. ACHEI LINDO, MARAVILHOSO, CANAIS DE PROGRAMAS EVANGÉLICOS E CANAIS DE PROGRAMAS CATÓLICOS E TODOS OS CRISTÃOS LOUVANDO A DEUS. QUANTO AOS CANAIS NÃO RELIGIOSOS, EU DESLIGUEI A TV, POIS TINHA CRIANÇAS NA SALA

    206. Silva

      -

      08/03/2012 às 9:00

      Essa fotografia da deusa da Justiça greco-romana é a que deverá ser cultuada agora por nós segundo os Talibãs de terno e as Talibãs lésbicas? Quer dizer que no dia de Natal, sexta-feira santa e 12 de outubro eu vou ter que trabalhar como os talibãs acima? Qual é o dia da deusa acima? Tomara que seja no verão porque irei à praia enquanto os talibãs de terno e as talibãs lésbicas irão ao templo da lutistia-têmpis, a deusa da Justiça. Ou não? Seremos obrigados por lei a cultuá-la também? Esclarece para nós Reinaldo.

    207. Sherlock

      -

      08/03/2012 às 9:00

      Rei,

      Lindo esse crucifixo do STF!!

    208. José Rollemberg

      -

      08/03/2012 às 9:00

      Prezado Reinaldo,

      O fato de o crucifixo estar posto na parede do Plenário do Supremo Tribunal Federal jamais impediu que teses da afeição do credo cristão, ou pelo menos das igrejas, fossem derrotadas naquele recinto. Os debates das questões sobre as células-tronco e das uniões homoafetivas são emblemáticos a esse respeito.
      A presença da cruz ali é um registro cultural, como você acentuou. Não é uma pauta para os debates.
      Um abraço,

      José Rollemberg

    209. Messias

      -

      08/03/2012 às 9:00

      Ninguém reclama também do dístico na nossa bandeira "ordem e progresso" que é o lema da Religião da Humanidade criada por Auguste Comte.

      E os feriado religiosos? Algum laicista vai reclamar? Sexta-Feira da Paixão, Corpus Christi, Natal, Nossa Senhora Aparecida, dia do evangélico (feriado no DF).
      Até o carnaval que é uma festa de origem pagã.

    210. ELOUQUISA

      -

      08/03/2012 às 8:57

      É assim que começa a perseguição religiosa!Primeiro com os símbolos,depois com as opiniões e mais tarde com os próprios cristãos.Isso é Brasil!Isso é pt!Acordem cristãos!Hoje mexem com um símbolo,e não fazemos nada,amanhã mexem com a Igreja,e continuamos a não fazer nada,logo depois nos levam e não há mais nada que se fazer!

    211. Newcomer

      -

      08/03/2012 às 8:56

      Não basta acabar com os crucifixos nas repartições públicas. Se querem mesmo o fim da "interferência da igreja católica" nos serviços do estado, além de pedir o fim do feriado de natal para os servidores públicos, devem pedir também o fim dos demais feriados de origem religiosa para os funcionários públicos, como o carnaval a Semana Santa e o dia de Corpus Christi. Como não terão coragem de pedir, fica demonstrado que a única motivação para solicitar a retirada dos crucifixos das repartições públicas em geral, e dos tribunais em particular, é o de aparecer na mídia como alguém que está fazendo algo pelas pessoas que representa.

    212. TONINHO MINEIRO

      -

      08/03/2012 às 8:53

      REINALDO,INICIALMENTE,MINHA SOLIDARIEDADE E UMA PERGUNTINHA PARA A SUMIDADE JURÍDICA:ONDE ELE PRETENDE COLOCAR TODOS ESTES CRUCIFIXOS???NÃO,NÃO! AÍ NÃO PODE! E A VAGABUNDAGEM CONTINUA…

    213. Alberto Amorim

      -

      08/03/2012 às 8:48

      CONTRA destruir obras de arte e símbolos nacionais como, por exemplo o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Gostaria que aqueles que preconizam o Estado laico tivessem a coragem de sugerir que feriados como Natal, Páscoa, Sexta Feira Santa, e o Dia da Padroeira do Brasil, se transformassem em ponto facultativo, mas, com o detalhe de que, se voce acatar o feriado, perde o direito eterno de chatear os outros com discussões sobre o tema, ok?

    214. Rafael

      -

      08/03/2012 às 8:47

      Reinaldo, este foi seu melhor texto em defesa dos crucifixos, os outros pareceram mais uma defesa religiosa do tema do que propriamente cultural.

      Os ateístas são muito radicais mesmo: a religião os ofende profundamente, principalmente a cristã que seria na sociedade ocidental a responsável por todos os males da ignorância (sério…).

      Eu, por outro lado, acho fascinante a influência dessas culturas e credos mesmo que os ache sem sentido do ponto de vista racional: na EESC-USP, nosso símbolo é Minerva, um tanto quanto pedante, mas ainda assim tem seu charme.

      Assim, a questão dos Crucifixos para os ateus é mais simbólica do que prática: significaria dizer que a razão venceu a fé, qualquer besteira irracional do tipo.

      E isso chega a ser engraçado, pois alguns ateus defendem sua crença na "não-fé" com a mesma irracionalidade de um religioso extremista.

    215. petralha honesto(igual cabeça de bacaha)

      -

      08/03/2012 às 8:47

      Olha aê , Reinaldo, o "suceso da politica de"segurança" do cabralznho, que manda e-mail pra bandidagem , avisando dia em que sua policia vai subir o morro pra que eles se mudem sem ser presos.

      NITEROI ESTÁ BOMBANDO !

      Waleska Borges

      Publicado:
      8/03/12 - 8h13
      Atualizado:
      8/03/12 - 8h32

      Envios por mail: 2 RIO - Policiais militares do 12º BPM (Niterói) fazem uma grande operação para reprimir o tráfico de drogas e outros crimes na região de Niterói, na manhã desta quinta-feira. Os policiais militares contam com o apoio de um helicóptero do Grupamento Aero-Marítimo. Os PMs entraram nas favelas Nova Brasília, no bairro Engenhoca, na Viradouro, em Santa Rosa e em Piratininga, na região oceânica. Além disso, há ação dos PMs nas comunidades Risca Faca, Ponte Quebrada e Mutirão, em Maricá. Ainda não há informações sobre prisões e nem apreensões.

      Reportagem do GLOBO desta quinta-feira mostrou que bandidos invadiram um banco na Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, um dos bairros mais nobres da cidade dividida agora por duas quadrilhas de traficantes que fugiram para morros do município, expulsos do Rio pela expansão das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

      Segundo policiais civis e militares de Niterói, traficantes do Morro da Mangueira tomaram a favela do Morro do Preventório, no bairro da Charitas, enquanto criminosos das favelas do complexo da Maré, expulsos pela chegada de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), e de Senador Camará, onde a Polícia Militar tem atuado constantemente, ocuparam o Morro do Cavalão, no Centro de Niterói. Pelo menos 30 bandidos já estariam agindo na cidade e seriam os responsáveis pela onda de violência. Assaltos com reféns, arrastão e roubos de veículos se tornaram normais nos últimos três meses em bairros como Icaraí, Ingá e São Francisco.

      O GLOBO procurou a assessoria do governador Sérgio Cabral e do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, para que falassem sobre o assunto, mas eles preferiram não comentar o caso. A Polícia Militar informou que o policiamento será reforçado com a chegada de novos policiais e recrutas. Desde o início da semana, o coronel Maurício Santos de Moraes, do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), vem tratando do assunto pessoalmente.

      Os reflexos da presença de bandidos do Rio em Niterói já começam a aparecer nas estatísticas de violência. Em Icaraí, por exemplo, em janeiro do ano passado nenhum assalto a residência havia sido registrado na 77 DP, responsável pelo policiamento do bairro. Este ano, também em janeiro, os registros pularam para seis casos, como revelam números divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), da Secretaria de Segurança. Também subiram em Icaraí os casos de assaltos no interior de ônibus em janeiro: de quatro, no ano passado, para nove este ano. As ações são sempre violentas, com o uso de armas de guerra, como fuzis e metralhadoras.

      No bairro do Ingá, a violência é percebida em qualquer esquina: restaurantes, bares e pedestres viraram alvos dos criminosos. Um estabelecimento frequentado por promotores, empresários, políticos e professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) já foi assaltado três vezes este ano. Na última, 60 clientes ficaram sob mira de quatro criminosos fortemente armados enquanto eram saqueados. O bairro fica na jurisdição da 76 DP (Centro). Pela estatística do ISP, subiram os registros na região de roubos e furto de veículos. Os casos de roubo a pedestres cresceram 45%, pulando de 64 registros em janeiro do ano passado para 93 este ano.

      Niterói tem cerca de 500 mil habitantes e lidera pesquisas de qualidade de vida: é a terceira cidade com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH) do país. Em dez anos, saltou da quinta para a primeira colocação no ranking das cidades que têm a maior renda média domiciliar per capita do país: R$ 2.031,18, segundo o Censo 2010. Apesar disso, o investimento em segurança parece diminuir ano a ano: o batalhão da Polícia Militar do município passou de cerca de 1.200 homens, na década de 80, para 700 atualmente.

    216. Peregrino

      -

      08/03/2012 às 8:44

      Argumentos irrefutáveis. Não sou católico e não sigo qualquer religião. Mas eu a maioria dos brasileiros crescemos em uma cultura cristã. Negar que símbolos cristãos façam parte do nosso dia a dia, seria negar nossa origem cultural. E esse é o ponto que você defende com brilhantismo. Parabéns!

    217. gilberto

      -

      08/03/2012 às 8:41

      Na sua lista não deixe de acrescentar as cédulas do Real, pois trazem a frase "Deus seja louvado". Talvez esse pessoal prefira usar moedas neste caso.

    218. gaga

      -

      08/03/2012 às 8:38

      Apesar das genitálias desnudas tão queridas de Joãozinho Trinta, o Carnaval também faz parte do calendário religioso. O Brasil vai ficar sem carnaval?

    219. G.VIEIRA

      -

      08/03/2012 às 8:35

      Primoroso, Reinaldo.

    220. Gil

      -

      08/03/2012 às 8:29

      Atenção dr. Ophyr Cavalcante: não está na hora de dar um chute no traseiro nesse presidente da OAB-RJ?

    221. Cristiano - INQUISIÇÃO JÁ!

      -

      08/03/2012 às 8:29

      E O PIOR QUE ATRÁS DISSO TEM UMA TURMINHA DE MANÍACAS-DO-PARQUE E DAS-CAMAS E DAS-BOITES-GAYS E DAS-MACONHAS QUE PEDIRAM ISSO… OLHA, 0,0001% DA POPULAÇÃO É MAIS IMPORTANTE DO QUE 99,9999%. EU FALO QUE ESSA GENTE TODA É SATANISTA.

    222. Gil

      -

      08/03/2012 às 8:26

      Fico imaginando uma ONG como essa do Rio Grande Sul pedindo à justiça, nos EUA, que mande o Tesouro de lá parar de imprimir a inscrição "In God We Trust" nas cédulas de dólar…
      E aberrações como essas podem vir a acontecer em breve aqui, como o desmanche do Cristo Redentor, no Rio, por exemplo. É só levarem a idéia a algum juiz (não precisa ser examente do Rio Grande do Sul…).
      O Brasil virou mesmo o país da mediocridade.

    223. Aparecida

      -

      08/03/2012 às 8:25

      Esses doutores devem ser descendentes de Judas!!!

    224. morg

      -

      08/03/2012 às 8:23

      Reinaldo, complementando meu comentário anterior.
      Aliás nas notas novas de 50 e de 100 Reais, essa frase já foi retirada.
      morg

    225. Uther Pendragon

      -

      08/03/2012 às 8:21

      REinaldo, nem li tudo, mas vou propor uma ação por preconcieto religioso contra esse sujeitinho que não respeita a religião dos outros. Pra constar sou agnóstico, não sou gosto de cristianismo, nem católico, nem protestante e muito menos neopentescostal (ainda não entendo que cristianismo é desses caras que vivem do velhor testamento, isto é, da bíbllia judaica, afinal é judeu ou cristão?). Enfim, processo nesse cara que não respeita a religião das pessoas.

    226. NAUSEADA

      -

      08/03/2012 às 8:18

      CONFORME LEMBREI AQUI NO MÊS PASSADO,QUEREM TAMBEM RETIRAR A FRASE "DEUS SEJA LOUVADO"DAS NOTAS DO REAL.
      E ESTE DEUS É BEM GENÉRICO.AS RELIGIÕES NÃO VÃO SE MANIFESTAR?
      http://www.santaritahoje.com.br/1/mp-quer-que-deus-seja-louvado-seja-retirado-das-notas/

    227. ESTADO DE DIREITO, JÁ!

      -

      08/03/2012 às 8:17

      OAB… sempre ela… sempre se aproveitando de situações…..ESE GENTE NÃO TONA VERGIONAH NAN CARA.. tantos asunto para ele se emterem e sempe vão onde n~çao há inter esse públcio, onde em nada muda apr ao POVO, povinho até que merece o governo que tem, a OAB que tem, a mídia qu tem, MAS……
      -
      -
      TANTA SACANAGEMn a área juridica e a OAB vai se emte com religião….. POR QUE ESSES ENHHOR Adevogado, SIM ADEVOGADO, não entra coma ção na Suprema Corte para que o LANDROVISKY comesse a trabalhar e resolva a pendenga do MENSSALÃO, que ele já disse deve ter seu crimes prescritos…..ELE TRABALHA , ou melhor, não trabalha, nesse sentido….
      -
      -

      POR QUE EL NÃO EXIGE DO CONGRESSO A MUDANÇA NA LEI DA COMISSÃO DA VERDADE UNILATERAL?????? será que ele acha que é constituicional, que é moral, que não é revanchismo?????????
      -
      -
      OR QUE EL NÃO SE POSICIONOU CONTRA A DILMA E O ANÃO DE JARDIM NO CASO DOS MILITARES IANTIVOS que tiveram seus Clubes, Entidades Privadas agredidas, hunilhaDAs PELA "DRUPA"… Será que se alguns "comandante" miltiar punir alguém ele entrará coma ção na justiça??? OLHA QUE ELE É DO RIO, ONDE A COISA ESTÁ PRETA……..
      -
      -
      POR ACASO ESSE SENHOR FEZ ALGUNMA COISA EM RELAÇÃO À ELEONORA, que declarou ter cometido dois crines em si emmsa, e outros que não se sdabe quantos……..ABORTO É CRIME, senhor presidentaa da OAB!!!!
      -
      -
      A MARIA DIZ QUE VAI DESRESPEITAR A LEI DA ANISTIA, A DECISÃO DO SUPREMO E SE CALA… nada d anormal partidno dessa gente…. tenho horror da OAB…..máfia.. que detem o controle da elgislação… NEM MÉDUICO QUE LIDA COMA VIDA HUMANA TEM DE FAZER PROVA PARA HABILITAR O DIPLOMA, por que advogado trem?????????? MÁFIA… li uma decvalração deadevogfado dizendo que ´pe a lei, é a lei, proque les assim o fizeram… NÃO HÁ RAZÃO LÓGiOCA, LOGO, QUE RETIREM DA LEI, DA CONSTITUIÇÃO, DO …. a OAB deverai exigir diploma de cruso ema lguam religoão, em MORAL, em Dginidade… como tema advogfado safado…..E SAFADOP TEM EM TODAS AS DIREÇÕES, PROFISSÕES, mams na deles, que eels consideram especial, tanto que tem de haver a prova,…. a coisa deverai ser difernete, MAS NÃO O É… 70 anos acumulados, cansei!!!!!!!!!

    228. Cris Azevedo

      -

      08/03/2012 às 8:14

      Ah, sim, Rei! Não espere NADA do presidente da OAB. Ele é um "pogressita", como sabemos. Aliás, não espere coisa nenhuma da OAB inteira.

    229. Igor Ramos

      -

      08/03/2012 às 8:13

      Retirar a "obra de arte" dali não quer dizer, necessariamente, que a mesma será destruída. Um museu poderia ser usado para guardar tal e não o Tribunal.

      Outra coisa, "O paganismo, doutor, também ERA uma religião". Por isso o "laicismo do Estado" não pode ser ofendido, pois não é mais uma religião, certo?.

      Quando o Cristianismo obtiver o mesmo status da Mitologia Grega, daremos o mesmo tratamento aos crucifixos…

    230. Cris Azevedo

      -

      08/03/2012 às 8:12

      Reinaldo

      Em nome do laicismo de estado, ficam proibidos nomes que fizerem referência a santos da igreja católica. O Congresso deverá ser convocado para mudar os nomes de TODAS as cidades e estados que porventura possuam nomes que ofendam outras religiões.

      Quanto aos feriados: considero absolutamente necessário que sejam abolidos os feriados comemorativos religiosos cristãos. Vc bem observou: o Natal deverá ser o primeiro deles. Mas, piores que o Natal, que ainda é comemorado em várias partes deste mundo pouco progressista - ainda - são os feriados como Dia de Nossa Senhora Aparecida, ou os dias dos padroeiros das cidades. Não mais existirão!

      Os Presidentes da República e outras autoridades ficam PROIBIDOS de posar com imagens de santos ao fundo das fotos. O Presidente, no caso, representa o país e seu caso é especialíssimo: sendo representante maior de todos os brasileiros e do estado laico, não deve impor, de forma subliminar, sua crença aos demais. Também, ele, governadores, prefeitos, vereadores, senadores, deputados, ficam proibidos de irem a cultos de qualquer tipo durante o seu mandato. Que seja tornado crime!

      Nenhuma autoridade brasileira deverá usar em público termos como "Graças a Deus", "se Deus quiser" ou congêneres; autoridades representantes da sociedade laica não devem discriminar outras religiões e, acima de tudo conspurcar o laicismo de Estado.

      Acho que assim fica de bom tamanho…. é.

    231. Jorge Conrado Conforte

      -

      08/03/2012 às 8:12

      Acho, que estamos vivendo uma nova "Idade das Trevas". Depois que os petralhas assumiram o poder estamos observando estes absurdos. Nunca na história deste país, tenho visto tanto absurdo.

    232. morg

      -

      08/03/2012 às 8:11

      Reinaldo, a Casa da Moeda vai ter muito trabalho para substituir todas as notas em circulação. Em todas as antigas consta: "Deus seja louvado"
      morg

    233. morg

      -

      08/03/2012 às 8:07

      Moderador,
      1 - na última linha do 3o. parágrafo: "…se refere é este."
      2 - no 2o. subtítulo: "Propostas covardes…"
      morg

    234. Eduardo Ribeiro

      -

      08/03/2012 às 7:57

      Imagina se daqui a 15 anos o Brasil for um país onde reina a intolerância religiosa com atentados a igrejas, mesquitas e sinagogas. Será que alguém lembraria onde tudo começou?

    235. Antonio Luciano

      -

      08/03/2012 às 7:57

      Caríssimo Sr. Azevedo,
      sua argumentação é tão brilhante e lógica que deixa o outro lado zonzo, talvez por isso as agressões desmedidas.
      Onde falta inteligência, inclusive e principalmente emocional, reina o primitivismo !!
      Muitas vezes tenho constrangimento alheio, por ver pessoas de bem serem assacadas por pensar diferente.
      Eles querem intimidar pela violência, perseguição e destruição mesmo física, de quem se opõe.
      Eles estimulam que algum "descerebrado" faça o que eles têm vontade de fazer….
      Eles roubaram nossa esperança de um País mais justo e agora querem roubar nosso direito de pensar diferente deles !!
      TRISTE, MUITO TRISTE TUDO ISSO !!

    236. Sandra

      -

      08/03/2012 às 7:50

      Vão arrancar da parede aquele crucifixo lindo…
      Parabéns senhoras da tal associação e mais juízes que não têm o que fazer.

    237. Mancio

      -

      08/03/2012 às 7:50

      Ola Reinaldo,

      Aqui no Reino Unido, uma das democracias mais liberais do mundo, o Bispo chefe da Igreja Anglicana e alguns Bispos mais experientes tem seus assentos na House of Lords, casa legislativa que tem funcao semelhante ao do Senado. Nao ha e nao houve ate o momento nenhuma campanha para retira-los de la. O que ha aqui e' respeito pela cultura deste pais. Ja pensou se houvesse uma monarquia nos moldes da Britanica ai no Brasil? Esses valentes deveriam visitar paises islamicos para saber diferenciar patrimonio historico de extremismo religioso. Ahh, os mulcumanos aqui no Reino Unido tem profundo respeito pela Rainha e a cultura local.

    238. Jorge Conrado Conforte

      -

      08/03/2012 às 7:49

      Por que não concentra seu esforço e gasta sua energia em melhorar a proteção da sociedade. Pois os bandidos de todos os níveis são protegidos pela justiça. Os bandidos de colarinho branco nunca são presos e os restantes não cumprem o total de sua condenação.

    239. Angela

      -

      08/03/2012 às 7:49

      E quem disse que esse Wadih Damous tem cultura, conhecimento ou informação que o credencie a conhecer ou reconhecer uma obra de arte???????

    240. Juliano Souza

      -

      08/03/2012 às 7:48

      Para que serva a OAB afinal? Por que pagar anuidade tão cara, se na prática o advogado não recebe nenhum benefício? Ou se fecha essa inutilidade ou se deixa de pagar a anuidade. Ela (a OAB) que sobreviva da sua ideologia.

    241. JOE BASH

      -

      08/03/2012 às 7:48

      Reinaldo,
      Definitivamente os tempos sao outros. O presidente da FIESP eh socialista (agora mudou para PMDB - onde se pode ser o que se quer ser) e o presidente da OAB esta menos preocupado com a defesa das leis e mais com a ^decoracao^ das instalacoes do STF e questionar simbolos catolicos…nao deveria estar mais preocupado com a morosidade da justica nos tribunais do Rio ou com a propria corrupcao no estado

    242. Claudio Machado

      -

      08/03/2012 às 7:47

      Cá entre nós, a nossa Justiça é uma porcaria.
      O mensalão eles não julgaram até hoje.
      Ficam se preocupando com crucifixos e estão assistindo impassíveis o Estado gastar horrores para fazer uma Copa, construindo estádios em Cuiabá e Natal, Estados que nem time de futebol tem, numa hora em que o mundo todo está apreensivo com uma crise financeira que pode estourar aqui também.
      Aí eles não fazem nada.
      Porque não impedem essas barbaridades contra o povo?
      Porque permitem que os impostos abusivos sejam gastos sem nenhum comedimento?
      Que Deus faça recair sobre todos eles a Justiça Divina, que é a maior e não falha. Em nome dos fracos e oprimidos.

    243. emeesse

      -

      08/03/2012 às 7:17

      O resumo dessa ópera é:
      1) aqueles que amam o Senhor Jesus e que são os eleitos de Deus
      2) aqueles que odeiam o Senhor Jesus, aqueles que tem vergonha DEle, e aqueles que O desprezam, esses todos são os que foram rejeitados por Deus, antes da criação do mundo.
      A parábola do trigo e do joio explica porque o joio se faz tão presente nos dias de hoje; eles cresceram bastante, juntamente com o trigo e a colheita está próxima.
      A conferir nas Sagradas Escrituras, carta do apostolo Paulo aos Romanos é um bom exemplo disso colocado acima.

    244. Velho Céptico

      -

      08/03/2012 às 7:15

      Sou ateu. Admiro a figura histórica de Cristo. Acho que os cristãos deveriam se unir (união difícil por causa de interesses conflitantes) para retirar símbolos de sua religião de qualquer relação com a justiça brasileira. Nossa justiça é execrável. Não será por causa de crucifixos que ela poderá se tornar mais respeitável. Pelo contrário, o símbolo religioso é usado para escamotear seus abusos e confundir os ingênuos.

    245. Antonio Augusto Carvalho

      -

      08/03/2012 às 7:13

      Vou adiante: será proibido vender presentes de Natal, mandar cartões de Natal, desejar Feliz Natal, pô! Tem coisa mais cristã? Afinal repete os Reis Magos.

    246. Leonardo Barbos Cabral

      -

      08/03/2012 às 7:13

      Reinaldo,

      Também são feriados religiosos o carnaval,a semana santa e diversos dias santos.

    247. Eudo

      -

      08/03/2012 às 7:07

      Nosso judiciário reforça cada vez mais a impressão de incompetência que está permeando todo o nosso país. Ao invés do mesmo se preocupar em rever (ou mesmo rasgar e reescrever) todo o código penal brasileiro no sentido de criarmos um novo sistema eficaz e efetivo, fica-se com este tipo de discussão ridícula a respeito dos crucifixos. É o final dos tempos….


    Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

    


    --
    1.Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
    2.Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
    3.Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
    4.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
    5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
    6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
    7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
    8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
    9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
    10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
    11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
    12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo