Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 21 de abril de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 21/4/2012 - Não tenham medo! Sou Eu!



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Data: 20 de abril de 2012 17:21:08 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 21/4/2012 - Não tenham medo! Sou Eu!
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



    VERDADE (VER)
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São João 6,16-21

    "
    De tardinha, os discípulos de Jesus desceram até o lago. Subiram num barco e começaram a atravessar o lago na direção da cidade de Cafarnaum. Quando já estava escuro, Jesus ainda não tinha vindo se encontrar com eles. De repente, um vento forte começou a soprar e a levantar as ondas. Os discípulos já tinham remado uns cinco ou seis quilômetros, quando viram Jesus andando em cima da água e chegando perto do barco. E ficaram com muito medo.
    Mas Jesus disse: - Não tenham medo, sou eu! Então eles o receberam com prazer no barco e logo chegaram ao lugar para onde estavam indo.
    "

    CAMINHO (JULGAR)
    (O que o texto diz para mim, hoje?)
     
    Meditação: 
     
    Quando o povo quer fazer de Jesus um rei, ele se retirou sozinho para um lugar alto. A montanha, na Bíblia, é o lugar da experiência de Deus.

    Por outro lado, os discípulos, decepcionados por Jesus não ter aceito a proposta de poder oferecida pelas pessoas (talvez instigadas pelos próprios discípulos), não sobem ao monte com Jesus, mas "descem ao lago e sobem em uma barca, indo para Cafarnaum".

    Não compreenderam o projeto de Jesus que propõe a igualdade como princípio de vida. Deixam a terra estrangeira onde estavam (6,1) e regressam ao país judaico.

    São nacionalistas ferrenhos e não aceitam esse reino que Jesus propõe: a acolhida de todos em igualdade com o povo eleito.

    Em plena travessia do lago anoitece e o mar, símbolo das forças do mal, embravece. Jesus não está ali e eles têm medo.

    O medo é o contrário à fé. Fora do projeto de Jesus entramos na escuridão e até a natureza se rebela contra a injustiça.

    Jesus lhes diz: SOU EU, correspondente ao EU SOU (Yaveh). Eles o aceitam. Querem que suba na barca, mas eles chegam em terra. Assim que perdemos o medo e aceitamos Jesus, nossa barca chega a seu porto.


    O texto que meditamos ontem faz parte da falsa compreensão que os discípulos tinham do poder de Jesus. Eles queriam torná-lo rei, pois viam nele um homem capaz de fazer a verdadeira justiça. Este propósito nacionalista era contrario à atitude de serviço que Jesus tinha assumido na multiplicação dos pães.

    Os discípulos se afastam da luz, embarcando sem Jesus e, sem ele, a barca-comunidade começa a ser atacada pelas ondas, pois perdeu seu horizonte, optando por permanecer na ideologia própria do sistema opressor, são partidários do poder e desejam que Jesus também seja; mas é impossível, pois o poder, qualquer que seja, submete a liberdade do ser humano e se faz inimigo do amor.

    Somente a presença de Jesus pode erradicar o medo dos discípulos; basta escutar sua palavra para que os aterrorizados discípulos o reconheçam e cheguem a terra firme.

    Em muitas ocasiões, como Igreja, optamos cegamente pelo poder e reconhecimento, afastando-nos do amor a Deus e aos irmãos, preferimos "vender" nossa liberdade ao sistema, por temor de ser julgados. É preciso vencer o medo, porque o medo é a ausência da liberdade e da fé no Senhor.


    Reflexão Apostólica

    Deus sempre nos antecede, também naquilo que pode nos assustar. Também no inusitado, inesperado. Assustamo-nos com tantas coisas. Também quando a natureza nos ameaça com sua força e desafia nossa capacidade de domínio e auto-controle. Foi assim neste fato do Evangelho.
     
    Jesus chega em nossa vida "andando sobre as águas", vencendo as nossas dificuldades empunhando na mão a vitória que conquistou para nós.

    Contudo, nós ainda não acreditamos na Sua intervenção e O confundimos com as pessoas comuns, por isso, temos medo quando Ele se aproxima.

    Meditando neste Evangelho nós percebemos alguns sinais que servem para a nossa reflexão: Anoitecia e os discípulos desceram ao mar, sozinhos; estava escuro e durante a travessia soprava um vento forte, por isso o mar estava agitado.

    Os discípulos já tinham remado bastante, mas não conseguiam chegar e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles, embora estivesse muito perto!

    A margem já estava bem próxima deles, no entanto, eles se angustiavam por causa do vento. Podemos fazer um paralelo com a nossa vida, quando também o mar está agitado porque as coisas e os acontecimentos estão fora dos padrões normais, e nos percebemos na escuridão sem enxergar uma saída para os nossos problemas.

    Já remamos muito, já tentamos tudo, no entanto, não sentimos paz e entramos em desespero. Se pararmos para pensar, na maioria das vezes que isto acontece nós também estamos indo para o "mar", isto é, assumindo compromissos, em hora imprópria, por nossa conta.

    Muitas vezes nós entramos na "barca", e enfrentamos os trabalhos e tomamos as decisões sem esperar por Jesus. Não estamos orando, não refletimos a Sua Palavra e queremos resolver tudo sozinhos (as)!

    Assim sendo, remamos por conta própria e a tempestade é conseqüência das nossas deliberações equivocadas e as coisas não dão certo porque estamos confiando em nós mesmos (as).

    Escolhemos estar sozinhos (as), talvez porque não nos importemos muito em saber a opinião de Deus, se é hora para ir ou para ficar.

    Na maioria das vezes nos antecipamos e traçamos os nossos planos, os nossos projetos sem esperar pelas sugestões do Espírito Santo que conhece melhor o caminho pelo qual vamos cruzar.

    Então o inesperado acontece: durante o percurso que escolhemos o mar encontra-se agitado e a tempestade nos surpreende. O vento nos tira do sério e nós ficamos aflitos (as) e angustiados (as).

    Não nos apercebemos, porém que Jesus está por perto e espera que olhemos para Ele, que confiemos na Sua autoridade sobre as tempestades da nossa vida.

    Mesmo que passemos por borrascas não precisamos mais nos angustiar, já estamos perto da praia, o pior vai passar e Jesus já vem ao nosso encontro, recebe a nossa barca e a coloca em lugar seguro.

    Deixemos Jesus entrar em nosso barco e, com certeza, Ele nos levará para mares calmos. Deixemos Jesus agir,entreguemos nossos problemas a Ele. Não confiemos nos homens, confiemos em Jesus pois Ele sempre estará conosco e nunca nos desamparará.

    Mesmo quando o mar da vida estiver agitado, aí,Jesus estará em nossa barca para nos conduzir. Por isso, amemos esse Deus, entregando-nos de corpo e alma. Fiquemos 24 horas ligados em Jesus.
     
    Alguma vez você já viveu essa situação? Você reconhece a voz de Jesus no meio do mundo? Você também tem enfrentado as dificuldades sozinho (a)? Você leva sempre Jesus na sua barca ou algumas vezes O tem esquecido na praia? Você confunde Jesus com as pessoas do mundo?
     
    VIDA (CELEBRAR)
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    Oração: Pai, em meio às tempestades, faze-me compreender que o Ressuscitado caminha comigo, incentivando-me a não temer e a permanecer firme no rumo traçado por Ele.
     
    VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
     
    Propósito: Oferecer a Jesus o senhorio sobre a minha vida e viver este dia,  na fé, como Seu discípulo e missionário. 
     

     
    Eu mesmo O verei

    E seremos nós, para sempre,
    como és Tu o que foste, em nossa terra,
    companheiro de todos os caminhos.

    Seremos o que somos, para sempre,
    porém gloriosamente restaurados,
    como são tuas essas cinco chagas,
    imprescritivelmente gloriosas.

    Como Tu és o que foste, humano, irmão,
    exatamente igual na tua morte,
    Jesus, o mesmo e totalmente outro,

    Assim seremos para sempre, exatos,
    o que fomos, somos e seremos,
    totalmente outros, porém, tão nós mesmos.

    Dom Pedro Casaldáliga



    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo