Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 15 de abril de 2012

    A urgência do fazer

    Blog Ecclesia

    • O jornalismo da Agência Ecclesia e dos Programas Ecclesia e 70x7 gera opiniões entre os profissionais que o realizam e os colaboradores em quem encontram contributos decisivos para a qualidade com que o querem desenvolver. São essas opiniões, esses olhares de um trabalho diário que se apresentam no BlogEcclesia.
    • 21/03/12
    • A urgência do fazer

    A burocracia e o excesso de deferência servem para muito pouco, senão mesmo para inibir a criatividade

    Num tempo em que a otimização dos recursos se exige, em que a emergência do fazer se impõe, o número de feriados e os dias de descanso, têm motivado a discussão sobre a produtividade das instituições.

    Mas produzir e ser fecundo passa também por ultrapassar fatores internos de contraprodutividade, como a burocracia e outros hábitos instalados, que pouco se têm debatido.

    Num contexto organizacional excessivamente submerso em pro formas e ofícios estéreis, a que o país não se pode dar ao luxo, a ausência do preceito fere ainda suscetibilidades demais. Creio ser necessário olhar para o tema de forma mais séria e consequente, como, aliás, o têm feito diversos outros países.

    O que pode parecer organizado, o mais adequado ou profissional, tantas vezes confundido com eficiência, asfixia a ação e a inovação produtiva. A burocracia e o excesso de deferência servem para muito pouco, senão mesmo para inibir a criatividade e a motivação de quem visiona e sabe concretizar. Mas que nem sempre pode, obstruído que fica numa espécie de brando compasso, na delonga dos procedimentos, na ausência de agilidade.

    Os novos meios de comunicação e as ferramentas digitais, quantas vezes subaproveitados, não resolvem tudo. Mas simplificar procedimentos, repensar circuitos decisórios, delegar competências em quem depende de si próprio para consumar as ações em muito beneficiaria este desígnio.

    Idealizar não chega, saber sem consequências também não. Agir e concretizar são palavras de ordem, mas há que incentivar o desfecho, canalizar energias, delegar competências, fomentar a inovação, promover estruturas flexíveis e, sobretudo, funcionais.

    Sandra Costa Saldanha

    publicada por BlogsEcclesia @ 12:46 0 Comentários
    0 Comentários:

    Enviar um comentário

    Subscrever Enviar comentários [Atom]

    << Página inicial
    Contribuidores

    Lígia Silveira
    Onac
    PCR
    BlogsEcclesia

    Mensagens anteriores

    Espaço para a autenticidade
    Homenagem a «um senhor»
    Homens do diálogo
    A Cadeira de São Pedro
    A Quaresma vem ao nosso encontro
    O Espírito e a geografia curial
    Luz no sofrimento
    Saberes e sabores
    Igrejas a saque: um flagelo que nos compete travar...
    De que falamos quando falamos de crise?

    Powered by Blogger

    Subscrever
    Mensagens [Atom]


    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo