Logística Ecommerce
Infográfico: Como os smartphones são utilizados.
Infográfico: Rakuten revela dados dos Dia dos Namorados.
Operação Logística do E-commerce. O que está fazendo certo ou errado
Infográfico: Como os smartphones são utilizados.
Posted: 05 Jun 2013 12:00 PM PDT
A Logistica E-commerce está preparada para fazer um raio-X da sua empresa e apresentar melhorias de forma clara e objetiva. Aqui, você saberá o que irá receber, quanto tempo andaremos junto no projeto, quanto tempo irá levar, qual objetivo que queremos buscar dentro das melhorias da sua loja virtual, tudo antes mesmo da consultoria começar. Faça uma consulta conosco, afinal o e-commerce é feito de detalhes.
Infográfico: Rakuten revela dados dos Dia dos Namorados.
Posted: 05 Jun 2013 07:25 AM PDT
De acordo com dados da Rakuten Linkshare, braço de marketing online da Rakuten, as vendas por e-commerce na Inglaterra e Estados Unidos continuam crescendo ano a ano no Dia dos Namorados, com pico de vendas na semana que antecede a data. A Rakuten Linkshare também revelou que no Reino Unido, a venda de joias tem seu pico no dia 8 de fevereiro; já nos Estados Unidos, parece que os namorados planejam as compras com antecedência, pois o segmento de joias atinge seu pico de vendas no dia 3 de fevereiro.
Para ilustrar isso, a Rakuten produziu um infográfico com informações sobre a data ao redor do mundo. Confira:
Fonte: Blog do E-commerce / Gustavo Santi
Operação Logística do E-commerce. O que está fazendo certo ou errado
Posted: 05 Jun 2013 05:30 AM PDT
O Ciclo da Operação logística são áreas responsáveis pela organização dos processos após o recebimento do pedido. Esse é o coração do seu e-commerce e ele não pode nem pensar em falhar.
Esse ciclo inicia desde o atendimento do cliente à logística reversa, veja abaixo;
• Atendimento ao cliente;
• Gerenciamento de Estoque e Gestão de Fornecedores;
• Transportadoras e Tabela de Fretes;
• Embalagem, Conferência dos pedidos e Expedição;
• Fluxo de Pedidos;
• Logística Reversa;
• Equipe (habilidades e competências - funções, atendimento, logística, tributos, etc...).
1. Atendimento ao Cliente
Considerado um importante fator de fidelização no e-commerce, o atendimento ao cliente merece atenção especial. Respostas rápidas garantem satisfação no atendimento. Há dois tipos de atendimento: pré-venda
e pós-venda. Uma boa loja virtual deve deixar todos os canais possíveis abertos para que o cliente interaja: telefone, email, tweeter, Instant Messengers,chats online e etc.
Custos de atendimento podem ser reduzidos se os visitantes encontrarem as informações com clareza no site. Dessa forma, a usabilidade do site é um fator importante. Além disso, a loja virtual deve criar um banco de conhecimento em sua página de perguntas mais frequentes (FAQ), para que seus consumidores tirem suas dúvidas sem precisar acionar o call center.
2. Gerenciamento do estoque e gestão de fornecedores.
Uma loja virtual pode vender produtos mesmo que não os tenha em estoque. Para isso é preciso ter bons fornecedores, com prazos de entrega curtos e sistemas integrados. Isso se chama cross docking, onde o pedido é feito na loja virtual e expedido direto pelo fornecedor. Código Descrição Peso. As lojas que trabalham com estoques devem conhecer muito bem sua curva A-B-C, onde “A” são produtos com maior saída e “C” os com menor.
Com essa informação, a loja pode administrar melhor seus pedidos com os fornecedores.
A conta básica que deve ser feita na administração dos estoques tem como variáveis a quantidade média de pedidos do produto por dia, o tempo de reposição do estoque por parte do fornecedor e o estoque mínimo, que garantirá que o produto nunca irá faltar na prateleira. Estoque = entrada - saída. Existem alguns cursos que podem auxiliar neste capítulo.
3. Transportadoras e Tabela de Fretes
A entrega dos produtos no e-commerce pode depender de canais de distribuição como o correio, ou o lojista pode optar por uma frota própria ou terceirizada. Já existem plataformas de entrega otimizada focadas em e-commerce, que fazem entregas tanto de bicicletas como de navio. Além dos Correios, a loja virtual deve analisar tabelas de preços de transportadoras privadas nas principais capitais e centros urbanos, onde muitas vezes, o custo de entrega será até mesmo menor que o dos Correios.
A tabela de frete deve ser solicitada à transportadora e importada na plataforma de e-commerce. As variáveis que implicam nos custos de frete são peso, região (CEP) e cubagem, que é o volume ocupado pelo produto embalado.
4. Embalagem, Conferência dos pedidos e Expedição
Cada produto tem uma embalagem própria, no entanto, é importante criar uma nova para sobrepor a atual, que seja mais resistente e inviolável. A embalagem deve preservar a integridade do produto. Para isso, pode
ser usado isopor ou sacos de plástico inflados. E, já que você vai criar uma nova embalagem, pode aproveitar para personalizar o material para divulgar sua marca.
Outra estratégia interessante neste ramo de embalagem é oferecer o pacote embrulhado para presente, uma vez que cerca de 20% dos pedidos feitos no e-commerce brasileiro são para presente. Também recomendamos evitar embalagens muito chamativas e fracas, que possam ser violadas com facilidade. Com isso, reduzirá prejuízos causados por furto.
5. Fluxo de Pedidos
Quem vende produtos precisa estar preparado para a chamada logística reversa, quando o produto é retornado por defeito ou insatisfação do cliente. As próprias transportadoras oferecem este serviço. O recebimento do produto deve ser feito com cuidado, para que o mesmo volte ao estoque e seja feito o cancelamento do documento fiscal emitido na venda.
Dentro de um e-commerce existe um fluxo de pedidos que segue as seguintes etapas:
a) Entrada do pedido - O pedido é recebido pelo gestor da loja virtual, seja através de um e-mail, de alerta no painel de controle da plataforma ou do ERP.
b) Análise Inicial que valida ou invalida o pedido - É a primeira análise do pedido para verificar se o mesmo é válido. Neste momento, os pedidos com quantidades discrepantes ou com dados cadastrais inválidos são invalidados.
c) Em casos de pedidos inválidos - a loja virtual deve cancelar ou entrar em contato com o comprador, para confirmar os dados.
d) Análise Financeira - Os pedidos válidos continuam o fluxograma e são enviados para análise financeira, que avalia risco de fraude de acordo com o meio de pagamento utilizado. No caso de boletos e ransferência bancária,
o pedido é aprovado assim que for confirmado o pagamento. No caso de cartão de crédito, o financeiro aprova ou não, de acordo com a pontuação do risco de fraude.
e) Pagamento Autorizado/Estoque - Quando o pedido é aprovado, é enviada uma ordem para coleta do produto no estoque.
f) Pagamento Não autorizado - Quando o pedido é reprovado a loja pode entrar em contato com o cliente para sugerir outra forma de pagamento ou confirmar os dados.
g) Picking - Após aprovado, é feito o picking, ou seja, retirada do pedido na prateleira do armazém. Caso o produto esteja indisponível, o cliente deverá ser comunicado se quer esperar a reposição ou se quer cancelar o pedido.
h) Packing/Impressão de Etiqueta + DANFE - Se o produto estiver disponível,é feita a embalagem (packing), a impressão de etiqueta com os dados do comprador e a impressão da DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) que seguirá junto com pedido.
i) Conferência - Antes de fechar a embalagem, é feita nova conferência dos dados do pedido com o que está dentro da caixa.
j) Retirada pela transportadora - Produto é retirado pela transportadora.
k) Pedido entregue - a loja virtual envia e-mail para consumidor avaliar sua experiência.
l) Destinatário desconhecido - a loja virtual entra em contato com cliente para conferir dados.
6. Logística Reversa
Quem vende produtos precisa estar preparado para a chamada logística reversa, quando o produto é retornado por defeito ou insatisfação do cliente. As próprias transportadoras oferecem este serviço. O recebimento do produto deve ser feito com cuidado, para que o mesmo volte ao estoque e seja feito o cancelamento do documento fiscal emitido na venda.
7. Equipe Logistica
• Logística e Estoques: cada pedido feito na loja virtual, depois de aprovado pelo financeiro, deve ser rapidamente despachado para não causar frustração no cliente. É nesse ponto que surge a importância
de se oferecer qualidade nos serviços prestados pela loja. Se for difícil se diferenciar nos preços, que a briga seja na operação. Lojas virtuais que oferecem uma experiência de compra diferenciada ganham mais
mercado a cada dia. O gerente de e-commerce tem que saber trabalhar bem seus estoques e a expedição de seus pedidos, incluindo a logística reversa, quando for necessária.
A Logistica E-commerce está preparada para fazer um raio-X da sua empresa e apresentar melhorias de forma clara e objetiva. Aqui, você saberá o quanto vai pagar, o que irá receber, quanto tempo andaremos junto no projeto, quanto tempo irá levar, qual objetivo que queremos buscar dentro das melhorias, tudo antes mesmo da consultoria começar. Faça uma consulta conosco
Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email comercial@logisticaecommerce.com.br ao seu catálogo de endereços.
Se não deseja mais receber esses informativos offjiofe por favor, use este endereço , e seu e-mail será prontamente removido de nosso banco de dados e bloqueado para cadastramento futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário