Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] EDUCAÇÃO CRISTÃ (11) DIREITO UNIVERSAL À EDUCAÇÃO Som !

     

     

    EDUCAÇÃO CRISTÃ

                  VATICANO II

            DECLARAÇÃO

     

            Vamos continuar a celebrar o Ano da Fé, com a apresentação da Declaração do Concílio Vaticano II Gravissimum Educations

                                             (11)-DIREITO UNIVERSAL À EDUCAÇÃO !

              (01)- Todos os homens, de qualquer estirpe, condição e idade, visto gozarem da dignidade de pessoa, têm direito inalienável a uma educação, correspondente ao próprio fim, acomodada à própria índole, sexo, cultura e tradições pátrias, e, ao mesmo tempo, aberta ao consórcio fraterno com os outros povos para favorecer a verdadeira unidade e paz na terra.

              A verdadeira educação, porém,  pretende a formação da pessoa humana em ordem ao seu fim último e, ao mesmo tempo, ao bem das sociedades de que o homem é membro e em cujas responsabilidades, uma vez adulto, tomará parte.

              Por isso, é necessário que, tendo em conta os progressos da psicologia, pedagogia e didáctica, as crianças e os adolescentes sejam ajudados em ordem ao desenvolvimento harmónico das qualidades físicas, morais e intelectuais, e à aquisição gradual dum sentido mais perfeito da responsabilidade na própria vida, rectamente cultivada com esforço continuo e levada por diante na verdadeira liberdade, vencendo os obstáculos com magnanimidade e constância.

              Sejam formados numa educação sexual positiva e prudente, à medida que vão crescendo.

              Além disso, de tal modo se preparem para tomar parte na vida social, que, devidamente munidos dos instrumentos necessários e oportunos, sejam capazes de inserir-se activamente nos vários agrupamentos da comunidade humana, se abram ao diálogo com os outros e se esforcem de boa vontade por cooperar no bem comum.

              De igual modo, o sagrado Concílio declara que as crianças e os adolescents têm direito de serem estimulados a estimar rectamente os valores morais e a abraçá-los pessoalmente, bem como a conhecer e a amar a Deus mais perfeitamente.

              Por isso, pede insistentemente a todos os que governam os povos ou orientam a educação, para que providenciem que a juventude nunca seja privada deste sagrado direito.

              Exorta, porém, os filhos da Igreja a que colaborem generosamente em todo o campo da educação, sobreutdo com a intenção de que se possam  estender o mais depressa possível a todos e em toda a parte os justos benefícios da educação e da instrução.

     

                          NATUREZA E FIM DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

              (02)- Todos os cristãos que, uma vez feitos nova criatura, mediante a regeneração pela água e pelo Espírito Santo, se chamam e são de facto filhos de Deus, têm direito à educação cristã.

                Esta procura dar não só a maturidade da pessoa humana acima descrita, mas tende principalmente a fazer com que os Baptizados, enquanto são introduzidos gradualmente no conhecimento do mistério da salvação, se tornem cada vez mais conscientes do dom da fé que receberam; aprendam principalmente na acção litúrgica, a adorar a Deus Pai em espírito e verdade, disponham-se a levar a própria vida segundo o homem novo em justiça e santidade; e assim se aproximem do homem perfeito, da idade plena de Cristo, e colaborem no aumento do Corpo Místico.

              -"A uns, Ele constituiu Apóstolos, a outros, Profetas, a outros Evangelistas, Pastores e Doutores, para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo; até que cheguemos todos à unidade da fé, e do conhecimento do filho de Deus ao estado do homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo".(Ef.4,11-13).

               Além disso conscientes da sua vocação habituem-se quer a testemunhar a esperança que neles existe, quer a ajudar a conformação cristã do mundo, mediante a qual os valores naturais assumidos na consideração integral do homem redimido por Cristo, cooperem no bem de toda a sociedade.

              -"Mas venerai Cristo Senhor  nos vossos corações e estai sempre prontos a responder, para vossa defesa, com doçura e respeito, a todo aquele que vos perguntar a razão da vossa esperança".(1 Ped.3,15).

               Por isso, este sagrado Concílio lembra aos pastores de almas o dever de dispor as coisas de maneira que todos os fiéis gozem desta educação cristã, sobretudo os jovens que são a esperança da Igreja.

                                                  ************        

              Devemos ser heróis para Deus.

              Se fortalecermos a nossa fé encontraremos uma nova forma de vida.

              O Espírito Santo convida-nos a entrarmos na Porta da Fé através de um estudo chamado "conteúdo" e através da nossa resposta à graça de Deus a que nós chamamos "acção".

              É este um novo caminho que nós procuramos tomar através do Ano da Fé, um tempo em que a nossa fé deve crescer e desenvolver-se mais profundamente para um novo relacionamento com Deus na nossa vida e que faz parte também do nosso cumprimento e da nossa prática da educação cristã.

              Mais do que uma lista do número de caminhos que devemos tomar para aprofundarmos a nossa fé ou partilharmos os conhecimentos que já possuimos, nós devemos procurar adquirir uma disposição que nos ajude a crescer na fé e a comunicá-la aos que nos rodeiam.

     

                                                                        John

                                                                          Nascimento                 

               

     

               

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Y!Encontros. O amor não cai do céu... Comece sua procura agora mesmo!

    Não passe mais um Dia dos Namorados sozinho(a). Conheça o Y! Encontros.
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo