FÉ SEM OBRAS
A EUCARISTIA E OS PECADOS VENIAIS. (27)
Os pecados veniais não nos tiram a graça e a amizade de Deus, mas podem levar-nos a cometer pecados graves, pelo que a Comunhão pode restaurar em nós a graça de Deus e fortificar a caridade.
EUCARISTIA – PECADOS VENIAIS
Um dos Frutos da Eucaristia é fortificar a caridade e apagar os pecados veniais, como nos diz o Catecismo da Igreja Católica :
1394. – Tal como o alimento corporal serve para restaurar as forças perdidas, assim também a Eucaristia fortifica a caridade que, na vida quotidiana, tende a enfraquecer; e esta caridade vivificada apaga os pecados veniais. Dando-Se a nós, Cristo reaviva o nosso amor e torna-nos capazes de quebrar as ligações desordenadas às criaturas e radicar-nos n'Ele.
E S. Fulgêncio de Ruspa faz o seguinte comentário :
- "Uma vez que Cristo morreu por nós por amor, quando nós fazemos memória da sua Morte no momento do sacrifício, pedimos que esse amor nos seja dado pela vinda do Espírito Santo; suplicamos humildemente que, em virtude desse amor, pelo qual Cristo quis morrer por nós, também nós, recebendo a graça do Espírito Santo, possamos considerar o mudo como crucificado para nós e sermos nós próprios crucificados para o mundo... Tendo recebido o dom do amor, morramos para o pecado e vivamos para Deus".(Fab.28,16,1-9).
Para avaliarmos os frutos da Eucaristia em relação aos pecado veniais, devemos ter uma noção clara do que são os pecados veniais, a respeito dos quais diz o Catecismo da Igreja Católica :
1863 . – O pecado venial enfraquece a caridade, traduz um afecto desordenado aos bens criados, impede o progresso da pessoa no exercício das virtudes e a prática do bem moral; e merece penas temporais. O pecado venial deliberado, e não seguido de arrependimento, dispõe, a pouco e pouco, para cometer o pecado mortal. No entanto, o pecado venial não nos torna contrários à vontade e à amizade divina. Não quebra a aliança com Deus e é humanamente reparável com a graça de Deus. «Não priva da graça santificante ou deificante da caridade, nem, por conseguinte, da bem-aventurança eterna»(RP 17).
Comete-se pecado venial quando, em matéria leve não se observa a medida prescrita pela lei moral, ou em matéria grave quando se desobedece à lei moral sem pleno conhecimento e sem total consentimento. (1862),
Por comparação, nós podemos assim dizer :
- Uma pessoa saudável pode comer sem restrições.
- Uma pessoa doente, pode comer mas com certas restrições.
- Uma pessoa morta já não pode comer.
É assim espiritualmente para a Comunhão :
Na graça de Deus a Comunhão é um enriquecimento.
Com pecados veniais, há que tomar precauções, pelo que a Comunhão é uma grande força para se não caminhar para pecados graves, é como fazer com obras o que nos recomenda a fé.
Com pecados mortais ou graves, absolutamente não se pode receber a Comunhão.
Assim, evitando os pecados veniais, alcançamos uma grande força que nos pode levar a evitar os pecados graves, com os quais perdemos a graça de Deus e nos tornamos indignos de receber a Sagrada Comunhão.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário