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    terça-feira, 26 de março de 2013

    Nossa Senhora de Medjugorje

    Nossa Senhora de Medjugorje


    "Basta a Paixão de Cristo..." (Vídeo)

    Posted: 26 Mar 2013 11:09 AM PDT


    Santo Tomas de Aquino dizia: "Basta a Paixão de Cristo para servir de guia e modelo para toda a nossa vida". Conta-se que visitando um dia São Boaventura, o 'Doutor Angélico' lhe perguntou de que livros tinha ele tirado a doutrina tão boa que expunha nas suas obras. São Boaventura mostrou-lhe um Crucifixo já enegrecido pelos muitos beijos que lhe tinha dado e disse-lhe: 'Este é o livro que me dita tudo o que escrevo; o pouco que sei, aprendi-o aqui'.
    No Crucifixo os santos aprenderam a sofrer e a amar de verdade, nele devemos nós também aprender. 
    Os padecimentos de Cristo anima-nos a fugir de tudo o que possa significar aburguesamento, apatia, preguiça. Avivam o nosso amor e afastam a tibieza. Tornam a nossa alma mortificada, ajudam-nos a guardar  melhor os sentidos.
    Se alguma vez o Senhor permite doenças, dores ou contradições especialmente intensas e graves, ser-nos-á de grande ajuda e alívio considerar as dores de Cristo na sua Paixão. Ele experimentou todos os sofrimentos físicos e morais, pois padeceu dos gentios e dos judeus, dos homens e das mulheres; padeceu dos príncipes, dos seus ministros e da plebe; padeceu também dos parentes e conhecidos, pois sofreu por causa de Judas, que o atraiçoou e de Pedro, que o negou. Padeceu dos amigos que o abandonaram; padeceu na fama, pelas blasfêmias que se proferiram contra Ele; padeceu na honra, pelas irrisões e zombarias que lhe infligiram; nos bens, pois foi despojado até as vestes; na alma, pela tristeza, pelo tédio e pelo temor; no corpo, pelas feridas e pelos açoites... padeceu tanto quanto o homem pode padecer.
    Façamos o propósito de estar mais perto da Virgem nestes dias que precedem a Paixão de seu Filho, e peçamos-lhe que nos ensine a contemplá-lo nesses momentos em que tanto sofreu por nós.

    Francisco na missa desta Terça-feira Santa: confiemos na doçura do perdão de Jesus

    Posted: 26 Mar 2013 08:32 AM PDT





    Cidade do Vaticano (RV) - Abrir o coração à doçura do perdão de Deus: foi o convite de Francisco na homilia da missa que o Pontífice presidiu na manhã desta terça-feira na "Casa Santa Marta", no Vaticano, com a participação dos hóspedes da "Domus". Todo homem vive a "noite do pecador", disse o Santo Padre, mas Jesus tem uma "carícia" para todos. Quando Judas sai do Cenáculo para concretizar a traição a Jesus, fora "é noite" - refere o evangelista João. Partiu dessa observação ambiental a breve reflexão do Papa Francisco, que depois buscou sondar profundamente a consciência humana. A noite que envolve Judas, observou, é também a noite em que tateia o seu coração. É a noite pior, afirmou, a "noite do corrupto", uma "noite definitiva, quando o coração se fecha" num modo "que não sabe, não quer sair" de si. Ao invés, prosseguiu, é diferente "a noite do pecador", uma noite "provisória" que, ressaltou Francisco, nós todos "conhecemos". Quantos dias tivemos desta noite, quantos "tempos quando a 'noite' chega e tudo é escuridão no coração...", insistiu. Em seguida, acrescentou, a esperança se dilata e nos impele a um novo encontro com Jesus. "Não temos medo" desta "noite do pecador", reiterou. "A coisa mais bonita é dizer o nome do pecado", confessando-o, e assim fazer a experiência de São Paulo que afirmava "que a sua glória era Cristo crucificado em seus pecados. Por qual motivo? Porque ele, em seus pecados, encontrou Cristo crucificado que o perdoava". A realidade do perdão – ou melhor, segundo a leitura do dia, "o saborear a doçura do perdão" – foi a segunda realidade sobre a qual o Papa Francisco desenvolveu a sua homilia. "Em meio à 'noite', às muitas 'noites', aos tantos pecados que nós cometemos, porque somos pecadores, há sempre – assegurou – aquela carícia do Senhor" que permite dizer: "esta é a minha glória. Sou um pobre pecador, mas Tu és o meu Salvador!" Recordando o olhar com o qual Jesus perdoou Pedro após este renegá-Lo, o Papa concluiu com um convite a se "abrir o coração e saborear a doçura do perdão": "Pensemos como é bonito ser santos, mas também como é bonito ser perdoados (...) Tenhamos confiança neste encontro com Jesus" e "na doçura de seu perdão". (RL)

    ESTAR EM HARMONIA, RECONCILIADO

    Posted: 26 Mar 2013 05:46 AM PDT




    ESTAR EM HARMONIA, RECONCILIADO


    Uma diferença de opiniões, ou causas das diversas questões da vida, de aparência ou de qualquer outra coisa, não deve ser motivo para não estarmos em acordo, em harmonia com qualquer pessoa. Na maioria dos casos a causa da discórdia está no coração do homem, na posição interior.
    Frei Marinko Sakota

    Na passagem de 25 de Maio, Nossa Senhora nos adverte que não estamos em acordo, que na nossa vida existe uma desarmonia, um desacordo:
    " Vocês estão batendo à porta do meu coração mas sem esperança e sem oração, no pecado e sem o Sacramento da Reconciliação com Deus". (  25/05/2011)
    Portanto nós batemos, pedimos qualquer coisa a Deus, à Nossa Senhora, desejamos que se realize alguns de nossos determinados desejos, mas em nós existe um desacordo, que impede que se realize a obra de Deus, que destrói tudo.
    Por exemplo: rezo a Deus para que me dê a paz. Peço a paz ao meu coração e na minha família, mas não estou disposto ao mesmo tempo, de perdoar alguém. Então em mim, há uma desarmonia. Qualquer coisa que em mim impede a obra de Deus. Deus me perdoa, mas eu não perdoo: não estou em sintonia com Ele. O mesmo acontece quando vou à Missa, escuto a Palavra de Jesus e O recebo na comunhão. Depois da Missa, saio da Igreja e encontro uma pessoa que me ofendeu ou uma pessoa que não gosto muito, que me é cansativa, que não suporto. Vejo-a e viro a cabeça. Não desejo vê-la, nem cumprimentá-la, nem falar com ela, imagina se vou perdoa-la!!! Na Missa recebi Jesus e sigo a mim mesmo. Claramente não me encontro em harmonia com Jesus. Não estou em acordo com os Seus ensinamentos, com o Seu modo de pensar. Escuto a Sua Palavra mas não a sigo. Digo:"Seja feita a Vossa vontade", mas faço somente a minha. Recebo Jesus somente externamente. Comporto-me como um fariseu no templo.


    Decidindo-me pela oração, decido-me pela santidade

    Nossa Senhora nos adverte que a causa da desunião é o pecado. Estou no pecado quando não desejo perdoar mas peço a Deus para dar-me a paz. O não perdoar é, portanto, um pecado, porque isto destrói, cria uma divisão com Deus, torna impossível o fluir do Seu amor e da paz em nosso coração. Por isto Nossa Senhora nos convida: "Deixem o pecado e decidam-se pelo caminho de santidade". Deixem, por esta razão, aquilo que causa em vós, a desunião, o pecado e decidam-se a estar em harmonia com Jesus e com o Seu modo de pensar ( santidade). Neste contexto são compreensíveis a as palavras de Padre Slavko: "nós não podemos de modo algum iniciar a Santa Miss se alguém da comunidade não está disposto a perdoar ou não está disposto a arrepender-se. Porque se nós não nos movermos em direção a isto, então vem posta em questão toda a Celebração".

    Refletindo desta maneira, se destrói o sentido da oração, da Santa Missa, da Adoração, do jejum e de outros atos cristãos. Quando me decido pela oração, pela Santa Missa, ou pela Adoração, decido-me pela santidade, ou seja, por estar em sintonia com Jesus. Olhando Jesus examino a mim mesmo, confronto-me com Ele, pergunto-me se existe um qualquer desacordo entre mim e Ele, entre o meu e o Seu modo de pensar. Depois de ter visto o pecado ( o desacordo), eu peço para remedia-lo.Estes momentos são semelhantes àquele momento no qual Pedro, depois de renegar a Jesus, encontrou-se com Jesus face a face. Então ele chorou amargamente porque viu que não estava em sintonia com Ele.


    O exemplo perfeito de estar em sintonia:Jesus

    Jesus mesmo é o exemplo de sintonia, de acordo. Ele estava em harmonia com o Pai("EU e o Pai somos uma só coisa") e com nós homens. Ele veio semelhante a nós em tudo, exceto no pecado. Era semelhante a nós em tudo, em tudo estava em harmonia conosco, exceto no pecado. Colocou-se entre nós para convidar-nos a ajudar-nos a iniciarmos, a harmonia, a reconciliação com Ele, e através Dele, com o Pai ("Sejam perfeitos como é perfeito o Meu Pai do Céu")

    A oração, a Santa Missa e Adoração, podem acontecer sem que em nós aconteça nada e nós permanecemos igual ao início. Uma coisa semelhante aconteceu aos discípulos de Jesus, que haviam passado três anos com Ele. Haviam deixado tudo para o seguir, viam-No e O escutavam, mas não estavam mudados totalmente, não estavam em harmonia com Ele. Assim Pedro responde a Jesus após o Seu anuncio de que deveria sofrer muito e depois morrer: "Deus te livre disto Senhor! Isto não te acontecerá jamais" Jesus voltou-se e disse a Pedro:"Longe de mim satanás! Isto para você é um escândalo porque não pensas segundo Deus, mas segundo os homens"(Mt 16,22-23). Pedro portanto não estava em sintonia com Jesus, com o Seu modo de pensar. O Pensamento de Pedro e o de Jesus não era uma só coisa. Jesus chamou Pedro de satanás porque naquele momento Pedro estava em sintonia com satanás que cria a desunião, o desacordo, desarmonia em nós e entre nós. Jesus aproveitou aquele episódio para esclarecer os seus discípulos, de como saber se estão em harmonia e sintonia com Ele: "Se alguém de vós vier até mim , quiser me seguir, renunciem a si mesmo, tomem a sua cruz e me sigam..."(Mt16,24).


    Maria conservava no seu coração as palavras de Jesus


    Nem Maria nem José, jamais cometeram o erro de estarem em desacordo com Deus e a Sua vontade. Assim, para Maria não estava claro em algumas situações a maneira de Deus agir,mas ainda que Ela não entendesse tudo, Ela estava sempre decidida a estar em harmonia e sintonia com Ele:" Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Sua palavra". No inicio, não compreendia também no templo:"Filho, porque fizestre isto? Teu pai e eu estávamos aflitos procurando-o...". Não compreendia mas sentia que desejava estar em sintonia com o pensamento de Jesus:"Sua Mãe guardava todas estas coisas no seu coração". Ela guardava as palavras de Jesus em Seu coração, entrava sempre mais profundamente no mistério das ações de Deus e procurava assim estar em sintonia com Jesus. Coisa semelhante aconteceu também a José.


    Respondemos aos convites de Nossa Senhora?



    A oração, a Santa Missa, a Adoração, o jejum e outros atos semelhantes, são um tempo para nos reconciliarmos com Jesus. Naturalmente isto é principalmente com o Sacramento da Reconciliação (da Confissão). Não é sem motivo que Nossa Senhora disse na Suas mensagens, que agora é uma ocasião particular para nos corrigirmos e sintonizar o nosso coração, os nossos pensamentos, os nossos olhares e as nossas posições com aquelas de Jesus.
    Para criar verdadeiramente uma sintonia e harmonia, devemos considerar a oração, a Missa, a Confissão, a Adoração e o jejum como uma escola. Este é o tempo de arrependimento da escola do Mestre que nos convida""Aprendam Comigo que sou manso e humilde de coração" e que na última Ceia disse" Vos dou o exemplo para que façam isto também vocês". Há trinta anos a Rainha da Paz nos convida a esta escola para nos ensinar, como  Mãe , como reconhecer e vencer a desarmonia (o pecado) e ficarmos em sintonia com Ela e com Seu Filho.
    Respondemos ao convite de Nossa Senhora? Se respondemos, os outros reconhecem o nosso sempre maior acordo, sintonia com Jesus? De que maneira eles reconhecem? Não seria pelo nosso relacionamento com os outros, entre os irmãos, em direção a Deus e Nossa Senhora?

    Fonte: "Glasnik Mira" julho de 2011 –Informações de Medjugorje.

    Confira as celebrações presididas pelo Papa Francisco na Semana Santa

    Posted: 26 Mar 2013 04:44 AM PDT




    O departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice divulgou nesta manhã o calendário das celebrações que serão presididas pelo papa Francisco na Semana Santa. Quinta-feira santa (28): na basílica vaticana às 9:30hs o Papa Francisco celebrará a missa do crisma; a missa da Ceia do Senhor será celebrada no Instituto Penal para Menores Casal del Marmo, em Roma, às 17:30hs. Sexta-feira santa (29): celebração da Paixão de Cristo às 17hs, na basílica vaticana; às 21:15hs será a Via Sacra no Coliseu. Sábado santo (30): celebração da Vigília Pascal às 20:30hs na basílica vaticana. Domingo de Páscoa (31): missa de Páscoa às 10:15hs, na praça de São Pedro; às 12hs do balcão da basílica vaticana a benção "Urbi et Orbi". Zenit

    Vídeo: Medjugorje durante a guerra em 1992

    Posted: 26 Mar 2013 03:44 AM PDT





    ESTE VÍDEO COM DURAÇÃO DE QUASE 30 MINUTOS FOI FEITO EM MEDJUGORJE NO ANO DE 1992 DURANTE A GUERRA.
    MESMO NÃO SE ENTENDENDO O CROATA, PODEMOS VER A SITUAÇÃO QUE ESTAVA, 
    SEM PEREGRINOS, QUASE ABANDONADA. 
    TODOS COM MEDO DA GUERRA MAS CONFIANDO NA GOSPA.

    

    SANTA MISSA : QUANDO COMEÇA E QUANDO TERMINA - LITURGIA DIÁRIA , 26 DE MARÇO DE 2013

    Posted: 25 Mar 2013 07:34 PM PDT

    SANTA MISSA : QUANDO COMEÇA E QUANDO TERMINA

    É NECESSÁRIO CRESCER NA CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO NA MISSA E DA RECEPÇÃO DA EUCARISTIA

    Primeiramente vamos puxar pela memória e relembrar o que a Igreja ensina sobre a participação dos fiéis na missa e a recepção da Eucaristia. Está lá no número 1.389 do Catecismo da Igreja Católica. A participação é obrigatória aos domingos e nos dias festivos. E a recepção da Eucaristia é obrigatória pelo menos uma vez ao ano, se possível no tempo pascal, devidamente preparada pelo sacramento da reconciliação

    A Igreja, determinando esta obrigatoriedade, quer, na verdade, salvar o mínimo de prática religiosa. Mas, convenhamos, é muito pouco, não é mesmo? Limitar-se ao que a Igreja exige é viver a fé de modo legalista, frio, sem aquele amor-resposta ao amor que Deus tem por nós e que tem sua expressão máxima no mistério da encarnação, paixão, morte e ressurreição de Jesus. Por isso, como mãe e mestra a Igreja vai mais longe. Ela recomenda vivamente aos fiéis "que recebam a santa Eucaristia nos domingos e dias festivos, ou ainda com maior freqüência, e até todos os dias"

    Muito se poderia escrever aqui sobre as condições para se receber a Eucaristia (estado de graça, jejum de uma hora antes de comungar, etc.) . Lembremos que a comunhão do Pão da Palavra prepara a comunhão do Pão Eucarístico e a celebração eucarística é um todo bem integrado, em que uma parte prepara a outra, com as devidas disposições interiores

    Procurar não chegar atrasado e nem em cima da hora. Eu preciso entender o que é realmente a Missa. Saber que é o encontro dos irmãos e irmãs de Batismo e Fé. A Comunidade Cristã está reunida para Celebrar juntos os Mistérios de Jesus Cristo. Na Missa eu me abasteço com a Palavra e a Eucaristia partilhadas

    Chegando calmo na igreja já é grande coisa. Depois eu não posso deixar de ir na Missa só porque chegou gente em casa, ou porque estou muito cansado e até porque não estou com vontade! Aí é injustiça, pois, será que Deus algum dia ficou cansado e sem vontade de ajudar a minha vida? Eu preciso ter consciência de como é importante para mim a Missa. Alguém dizia: Um Domingo sem Missa é uma Semana sem a Graça!

    É preciso também passar pelo Tabernáculo. Diante do Sacrário faço meu encontro com Deus e peço o Espírito Santo para aproveitar ao máximo daquele encontro celebrativo. Também entra a questão do lugar que ocupo na igreja

    Se faço opção de ficar em pé, encostado numa parede lateral, meio largado no fundo da Igreja, olhando mais para portas e janelas do que para o Altar como é que vou prender minha atenção, me envolver com o Rito e deixar uma Ação de Deus acontecer na minha vida? As pessoas que ocupam um lugar de atenção e se deixam envolver pelo clima e pelo espírito da Missa nunca observam nem o tempo passar, mas eu preciso querer e me ajudar. Os meus sentidos precisam estar ali naquela Casa de Deus e da Família Cristã!

    Não devo ficar preocupado se alguém está reparando em mim ou olhando para mim. Devo voltar minha atenção para o Altar e ouvir o Sacerdote presidente. Acreditando que as pessoas ali também querem sair diferentes e estão precisando de Deus assim como eu

    Dentro da Missa eu preciso participar. Uma palavra essencial. Muitas pessoas não pegam nem o folheto ou o livro de canto e algumas quando pegam não procuram cantar. Cantar é participar. Quem canta bem eleva o espírito até Deus e reza duas vezes

    O mesmo são as respostas da Missa. Eu preciso abrir a boca e responder em voz alta e em bom tom o Ritual da Missa. Estou rezando, e cada resposta tem um sentido muito profundo . Também as leituras, salmo e Evangelho não podem ser acompanhados e ouvidos de qualquer jeito. Tem pessoas que dentro da igreja perdem o olhar e se distraem por qualquer coisa. Um ventinho, uma criancinha, um folheto no chão já é motivo para se distrair e desprender a atenção. Nós precisamos ser mais compenetrados naquilo que estamos fazendo, principalmente dentro da igreja na hora da Missa

    Aqueles que podem fazer sua Comunhão Eucarística a façam com calma, com bom aproveitamento e bem mergulhados naquele momento. Aqueles que não podem façam Comunhão Espiritual, tendo esse contato íntimo com Jesus Cristo . Agora não é motivo nem aqui nem na China dizer que não vai a Missa porque não pode comungar, isso é um tanto ridículo, uma desculpa esfarrapada que não cola, uma "muleta" ultrapassada – é bom arranjar outra

    Também tem aqueles que nutrem complexos e saem aí por dizer: "A missa demora muito" – "Não tenho roupa" – "Trabalho muito" – "As crianças não param quietas" – "Não gosto do padre", etc e tantas outras que só Deus sabe! Nós precisamos criar juízo, buscar Deus enquanto é tempo e andar na verdade . Depois voltemos para a casa, pois, começa a nossa Missão. Aliás, a palavra Missa vem daí – Missa – Missão. Saibamos viver e saborear a Missa e participar quantas vezes eu puder

    A maioria das pessoas chega a Igreja para a missa, quase sempre na última hora ou em cima da hora ou faltando uns minutinhos ou passando uns minutinhos . Mas quantos chegam, pelo menos alguns minutos, antes de começar? A missa, na verdade, começa quando ainda em casa eu decido que vou para a Igreja e esta preparação continua quando chego 10 ou 15 minutos antes de começar para me colocar em estado de oração, fazer um exame de consciência, oferecer a missa, pedir ao Espírito Santo que me assista, pedir ao Anjo da Guarda que me acompanhe, invocar os anjos e santos, pedir a intercessão da Virgem Maria, pedir a libertação das almas do purgatório e tantas e tantas coisas que podemos pedir e agradecer e ainda, rezar pelos pecadores, pela Igreja, pelo Papa, pelos Bispos e pelos Sacerdotes e Seminaristas, além dos pedidos pela família e dos pedidos particulares, cujas graças vamos suplicar

    Depois de iniciada a missa é muito difícil e não há tempo para isso porque temos que participar e ficar atentos para que juntos com o sacerdote a nossa missa tenha uma maior eficácia, ou seja, para que mais e maiores graças alcancemos do Céu . É exatamente essa eficácia da missa que faz a diferença quando constatamos o quanto nós progredimos espiritualmente durante a nossa vida e a cada retrospectiva que fazemos ao final de cada ano quando temos que avaliar a nossa jornada neste mundo à luz da fé, do evangelho e das leis de Deus e da Igreja

    Nós não admitimos chegar atrasados ao cinema, a um show, a uma festa, a um jogo de futebol, mas constantemente nos atrasamos para a missa, sem nos darmos conta de que é DEUS que nos aguarda, é JESUS que nos está esperando, é o Céu que pede a nossa presença para louvar e adorar, suplicar e levar a nossa oferta, enfim é ali que vai se desenrolar o mais espetacular, o mais fantástico, o mais extraordinário e o maior milagre da face da terra, ou seja, ali vai acontecer a transubstanciação do pão e do vinho, no CORPO e no SANGUE de JESUS CRISTO

    Não se trata de simples representação como dizem os protestantes, mas se trata da PRESENÇA REAL DE JESUS NA EUCARISTIA. Por isso, conscientizados do verdadeiro valor da missa, passemos a atribuir-lhe o devido respeito e consideraçãoUm Padre de nossa Diocese, certo dia quando ainda abençoava os fiéis ao final da missa e vendo que muitos já tinham ido e outros saíam como que correndo da Igreja ainda quase gritando disse: "Que Deus vos abençoe e duvido que o Senhor vos alcance". Claro que isso foi como que uma brincadeira do Padre, mas ao mesmo tempo ele estava preocupado com essas pessoas que não recebem a bênção final da missa, que é muito importante e por isso deveria ser recebida de joelhos

    Essa pressa das pessoas denota uma certa impaciência com as coisas de Deus, porque normalmente são essas mesmas pessoas que sempre reclamam que a missa que leva uma hora é muito demorada, que o Padre fala demais, que a missa foi chata, mas que nunca reclamam de ficar horas vendo novelas, um filme ou um jogo de futebol, ou seja têm todo o tempo do mundo para as coisas fúteis e não tem uma horinha por semana para Deus.
    Por tudo isto vale a pena chegar pelo menos 5 ou 10 minutos antes de começar e também cuidar para não sair correndo ao final da missa, ou até mesmo antes da bênção final e sim permanecer pelo menos 15 minutos para a AÇÃO DE GRAÇAS e fazer um pouco de companhia a JESUS que ficará sozinho quando todos forem embora

    Aliás, a visita ao SACRÁRIO deveria ser um hábito nosso e fazê-lo regularmente, senão diariamente e assim escutar JESUS no silêncio

    JESUS tem muita coisa a nos dizer a nos inspirar. Temos que abrir a porta do nosso coração, temos que permitir que ELE possa adentrar e ali fazer morada. "Eis que estou a porta e bato", disse Jesus . Mas, se você não costuma ir à missa, você não deve estar entendendo nada e não sabe o que está perdendo, aliás um casal amigo, atualmente costuma não perder nem um dia a santa missa para recuperar as missas que deixaram de participar quando não entendiam o seu INFINITO VALOR

    Informe-se sobre a missa e como melhor participar e então obter as graças pedidas . Trata-se de maior ou menor sintonia com o Céu



    LITURGIA DO DIA 26 DE MARÇO DE 2013
    PRIMEIRA LEITURA: ISAÍAS 49, 1-6

    SEMANA SANTA , (ROXO, PREFÁCIO DA PAIXÃO II - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS1Ilhas, ouvi-me; povos de longe, prestai atenção! O Senhor chamou-me desde meu nascimento; ainda no seio de minha mãe, ele pronunciou meu nome. 2Tornou minha boca semelhante a uma espada afiada, cobriu-me com a sombra de sua mão. Fez de mim uma flecha penetrante, guardou-me na sua aljava. 3E disse-me: Tu és meu servo, (Israel), em quem me rejubilarei. 4E eu dizia a mim mesmo: Foi em vão que padeci, foi em vão que gastei minhas forças. Todavia, meu direito estava nas mãos do Senhor, e no meu Deus estava depositada a minha recompensa. 5E agora o Senhor fala, ele, que me formou desde meu nascimento para ser seu Servo, para trazer-lhe de volta Jacó e reunir-lhe Israel, (porque o Senhor fez-me esta honra, e meu Deus tornou-se minha força). 6Disse-me: Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo - Palavra do Senhor

    SALMO RESPONSORIAL (70)

    REFRÃO: MINHA BOCA ANUNCIARÁ VOSSA JUSTIÇA

    1.
    Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me! -R.

    2.
     Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Li­bertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio. -R.

    3. 
    Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse. Desde o seio maternal, o meu amparo. -R.

    4. 
    Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensi­nastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas. -R.

    EVANGELHO: JOÃO 13, 21-33.36-38

    PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO JOÃO - Naquele tempo, 21Dito isso, Jesus ficou perturbado em seu espírito e declarou abertamente: Em verdade, em verdade vos digo: um de vós me há de trair!... 22Os discípulos olhavam uns para os outros, sem saber de quem falava. 23Um dos discípulos, a quem Jesus amava, estava à mesa reclinado ao peito de Jesus. 24Simão Pedro acenou-lhe para dizer-lhe: Dize-nos, de quem é que ele fala. 25Reclinando-se este mesmo discípulo sobre o peito de Jesus, interrogou-o: Senhor, quem é? 26Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o pão embebido. Em seguida, molhou o pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27Logo que ele o engoliu, Satanás entrou nele. Jesus disse-lhe, então: O que queres fazer, faze-o depressa. 28Mas ninguém dos que estavam à mesa soube por que motivo lho dissera. 29Pois, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe falava: Compra aquilo de que temos necessidade para a festa. Ou: Dá alguma coisa aos pobres. 30Tendo Judas recebido o bocado de pão, apressou-se em sair. E era noite... 31Logo que Judas saiu, Jesus disse: Agora é glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará em breve. 33Filhinhos meus, por um pouco apenas ainda estou convosco. Vós me haveis de procurar, mas como disse aos judeus, também vos digo agora a vós: para onde eu vou, vós não podeis ir. 36Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus respondeu-lhe: Para onde vou, não podes seguir-me agora, mas seguir-me-ás mais tarde. 37Pedro tornou a perguntar: Senhor, por que te não posso seguir agora? Darei a minha vida por ti! 38Respondeu-lhe Jesus: Darás a tua vida por mim!... Em verdade, em verdade te digo: não cantará o galo até que me negues três vezes - Palavra da salvação




    MENSAGEM DE NOSSA SENHORA NO DIA 25 DE MARÇO DE 2013 À VIDENTE MARJIA PAVLOVIC - "Queridos filhos! Neste tempo de graça, EU os chamo a tomar a cruz do Meu Bem-amado FILHO JESUS em suas mãos e meditar a SUA PAIXÃO e Morte. Possa o seu sofrimento estar unido ao SEU Sofrimento e o amor vencerá, porque ELE, que é Amor, deu a SI MESMO por amor para salvar cada um de vocês. Rezem, rezem, rezem até que o amor e a paz comecem a reinar em seus corações. Obrigada por terem respondido ao MEU Chamado"-MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

    A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO BRÁULIO - O santo de hoje, foi bispo de 631 a 651.  Nasceu em uma família muito sensível à vontade do Senhor: uma irmã foi para a vida religiosa e tornou-se abadessa. Outro irmão foi para uma Abadia e outro, chegou a bispo . Depois de entrar para uma vida de oração e contemplação numa abadia, Bráulio conheceu em Sevilha Santo Isidoro, escritor e santo . Fecundo escritor e grande pastor, São Bráulio foi escolhido para bispo em Saragoça, participando ativamente em três Concílios de Toledo . São Bráulio, rogai por nós!

    13.ª ESTAÇÃO

    Posted: 25 Mar 2013 02:57 PM PDT





    Estamos já às portas da semana santa. Durante a quaresma, a Igreja, que é Mãe e Mestra, recomenda-nos o exercício espiritual da Via-Sacra. Na sua 13ª estação, meditamos na descida de Jesus da cruz e na entrega de seu santíssimo corpo a sua Mãe.

    A Virgem Maria, mesmo diante daquele terrível espetáculo da crucificação e morte do seu filho e Filho de Deus, talvez fosse a única pessoa que esperasse e confiasse na ressurreição do Senhor.
     
    A Igreja é o corpo místico de Cristo, do qual Ele é a cabeça. É possível que, com a grandiosa renúncia do Papa Bento XVI, alguém tenha se alarmado e pensado que a Igreja tivesse morrido. Talvez algum de nós tenha tido sensação igual à dos apóstolos, de fracasso, de derrota, de vazio. É provável que tenhamos sentido um gosto amargo na boca, como órfãos. Várias teorias catastróficas surgiram, inclusive a ressurreição da profecia de São Malaquias, que, como os mais entendidos têm explicado, nem é profecia, nem é de São Malaquias.
     
    Pode ser que no último dia 13 de março ainda muitos de nós nos encontrássemos contemplando a morte de Cristo e a sua descida da cruz. Maria, porém, estava ali, confiante na ressurreição, na restauração, no reerguimento da Igreja.
     
    Em outra 13ª estação, isto é, no século XIII, a Esposa de Cristo encontrava-se também em uma situação tenebrosa. A Igreja sofria com flagelos interiores e exteriores, como costuma acontecer aos homens. No seu interior, o relaxamento do clero, o excesso de riqueza, o apego ao poder temporal. Do lado externo, as heresias, notadamente a dos albigenses que açoitava a França.
     
    E que aconteceu? O Espírito Santo, senhor do tempo e da história, providencialmente, suscitou três grandes santos: São Domingos de Gusmão, Santo Tomás de Aquino e São Francisco de Assis. Com efeito, poucos séculos da história contaram com tantos santos e de tão grosso calibre.
     
    Na sua genial biografia de Santo Tomás, Chesterton diz: "O santo é um remédio por ser um antídoto. Na verdade, por esse motivo, o santo é muitas vezes mártir – ele é confundido com um veneno por ser um antídoto. Vamos vê-lo de modo geral devolvendo a sanidade ao mundo ao exagerar alguma coisa qualquer que o mundo desprezou, o que de modo algum é a mesma coisa em todas as épocas. Mas cada geração procura seu santo por instinto, e esse santo não é o que o povo quer, mas o que o povo precisa".
     
    Ora, o que Chesterton diz dos santos, nós podemos dizer dos papas. Mais ainda: podemos dizer dos papas santos.
     
    São Domingos de Gusmão, o apóstolo de Maria, o propagador do santo rosário, o pregador, dedicou-se a combater os hereges, os albigenses, fundando a Ordem dos Pregadores, os dominicanos, dentro da qual viria surgir Santo Tomás de Aquino, o doutor angélico. Enquanto a imagem do Papa João Paulo II pode ser venerada proximamente à basílica nova da Santíssima Trindade em Fátima, São Domingos de Gusmão encontra-se ao lado do altar-mor da basílica velha.
     
    Santo Tomás, que possuía também ascendência germânica e ingressara primeiramente no mosteiro beneditino de Monte Cassino, dedicou-se a fazer a síntese da fé católica e a conciliá-la com a razão. Foi ele o cume da Escolástica. Coube-lhe demonstrar que a razão não é uma inimiga; que fé e razão não se excluem, não se opõem, mas conciliam-se. A obra teológica e filosófica de Santo Tomás é perene. A Igreja sempre beberá nessa fonte.
     
    Notemos bem que Santo Tomás é filho de São Domingos. O primeiro é o maior intelectual da ordem dominicana. Curiosamente, faleceu ele a caminho do Concílio de Lyon, para o qual foi enviado pelo Papa. Fixemos também sua passagem por Monte Cassino.
     
    João Paulo II é, quem sabe, um São Domingos dessa 13ª estação que se repete. É ele o grande apóstolo de Maria dos últimos tempos. João Paulo II, sob a direção de Maria, enfrentou e derrotou a devastadora realidade externa do comunismo, em seu próprio país, a Polônia, e no mundo, unindo-se espiritualmente à paixão do Senhor naquele 13 de maio de 1981, em que a bala o atravessou.
     
    Mas, se São Domingos gerou espiritualmente Tomás, João Paulo II trouxe à luz Bento XVI, o "colaborador da verdade", o defensor da fé, o conciliador da fé e da razão. Se Tomás de Aquino foi, no dizer de Chesterton, o filho primogênito de Domingos, Joseph Ratzinger, o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, também o foi de João Paulo II. Joseph Ratzinger, o perito do Concílio Vaticano II, o teólogo célebre, o filósofo profundo e espiritual. O próprio João Paulo II teria afirmado que os grandes méritos da sua primorosa encíclica Fides et Ratio são devidos à decisiva contribuição do cardeal alemão.
     
    Dizem que Santo Tomás era tímido e calado. Chegaram a dar-lhe o apelido de "boi mudo", ao que Santo Alberto Magno, seu mestre, teria replicado: "Quando esse boi mugir, o mundo inteiro vai ouvir".
     
    Ora, o pensamento de Ratzinger influenciou, influencia e influenciará o mundo inteiro. Somente daqui a algum tempo seremos capazes de avaliar a importância da sua obra. Para mim não será surpresa se no futuro, como Santo Tomás, ele vier a ser proclamado doutor da Igreja. Muitos acreditam ter sido ele o Papa mais culto da história.
     
    Ocorre, porém, que a 13ª estação da nossa Via-Sacra não estaria completa se lhe faltasse Francisco. Aquele a quem o crucificado disse: "Francisco, vai e restaura a minha Igreja, que, como vê, está em ruínas". Enquanto São Domingos convertia os hereges, São Francisco convertia a Igreja, convidando-a a desposar a santa pobreza, a levar vida austera e a desprezar as honrarias do mundo. Francisco produziu uma revolução no interior da Igreja.
     
    Diz Chesterton: "A verdadeira diferença entre Francisco e Domingos, que não desmerece nenhum deles, foi que Domingos teve diante de si uma ampla campanha de conversão de hereges, ao passo que Francisco teve apenas de se encarregar da tarefa mais suave de converter seres humanos. Há uma velha história que explica que, embora se possa precisar de um Domingos para converter pagãos ao cristianismo, precisa-se ainda mais de alguém como Francisco para converter os cristãos ao cristianismo".
     
    Por outro lado, sobre Tomás e Francisco, complementa o autor inglês: "E a maneira mais curta de contar a outra história é dizer que, embora os dois homens tenham sido tão diferentes um do outro em quase todos os aspectos, eles na realidade fizeram a mesma coisa. Um deles fez isso no mundo da mente; o outro, no mundo do mundano".
     
    Somos felizardos, caro leitor. Se o século XIII conheceu Domingos, Tomás e Francisco, a nossa 13.ª estação ficará famosa por ter gerado João Paulo, Bento e Francisco, os seus três grandes antídotos.
     
    PAUL MEDEIROS KRAUSE é Procurador do Banco Central em Belo Horizonte.
    Belo Horizonte, 23 de março de 2013.
    Data do memorável encontro de Bento e de Francisco.

    A ARMADILHA DO FEMINISMO

    Posted: 25 Mar 2013 02:45 PM PDT

     
     
     
     
     
    Fustel de Coulanges ou Friedrich Engels? "A cidade antiga" ou "A origem da família, da propriedade privada e do Estado"? Sigmund Freud ou Edward Westermarck? Você pode escolher, caro leitor, o que lhe parecer mais convincente. Eu já escolhi.
     
    Cada dia que passa, estou mais convencido de que as ideologias têm prazo de validade. Não me assustam essas tendências do politicamente correto em matéria sexual ou quejandos, nem essa histeria na defesa do feminismo. Claro, elas, essas tendências, causam um estrago incomensurável na sociedade; o efeito é o de uma hecatombe, de uma bomba nuclear. Fica um gosto bem amargo na boca. Mas passa. Vai passar.
     
    Há alguns dias eu dizia que certas teses jurídicas têm o mesmo prazo de validade de um iogurte. O iogurte é conservado artificialmente. Em pouco tempo azeda. E, ainda assim, precisa ser conservado em um ambiente artificial para manter-se. É como o feminismo. Precisa do ambiente refrigerado e artificial da ideologia para manter-se. Precisa daquele quadradinho, daquele retângulo resfriado chamado cosmovisão, peculiar visão de mundo. A ideologia é do tamanho de uma geladeira.
     
    Não sei se todos sabem, mas o feminismo está diretamente ligado ao marxismo cultural, a uma espécie de interpretação da história segundo a qual o casamento – vejam lá o que diz Engels no seu "A origem da família" – teria sido uma invenção cruel dos machos para expropriar das mulheres a mais-valia, o fruto do seu trabalho. Nesse sentido, o feminismo seria o antídoto para essa situação perversa.
     
    O marxismo cultural não vê distinções reais entre os sexos. Por quê? Porque, como toda ideologia, é furado, é desmentido pela realidade. Para sobreviverem, as ideologias têm de ignorar a realidade. Têm de fingir que ela não existe. Têm de fugir do teste, do confronto com o mundo real. Para acreditar numa coisas dessas, o homem, o ser humano, tem de descrer de seus olhos e de seus ouvidos. Mas há quem o faça. Dostoiévski, no desconcertante "Memórias do subsolo", diz que o homem é de tal modo afeiçoado à dedução abstrata que chega a deturpar a verdade, a descrer de seus olhos e de seus ouvidos apenas para sustentar a sua lógica. Há pensadores que querem convencer que têm razão, mesmo quando estão errados.
     
    "A cidade antiga", de Fustel de Coulanges, serve como uma refutação cabal das teses marxistas. Coulanges demonstra como o casamento e a família antigos formaram-se ao redor da religião. E não se trata da religião cristã. Trata-se da religião antiga. A mulher da antiguidade, quando se casava, passava a cultuar o deus do marido. Mudava de religião. Isso nada tinha a ver com a expropriação do trabalho da mulher. O homem antigo não era um capitalista ateu ou agnóstico. Era essencialmente religioso.
     
    Desculpem-me o mau hábito. Gosto um pouco de expressões fortes. O mundo moderno está acostumado a cuspir no senso comum. Alguns inteligentinhos querem convencer-nos de um monte de ideias de plástico. Chesterton, ao falar de Nietzsche, no "Ortodoxia", diz que quem não amolece o coração acaba amolecendo o cérebro. Há um tipo de conhecimento, de dados, que nos são entregues de presente pela realidade. São dons gratuitos do mundo real. Não precisam ser explicados. Qualquer homem simples do campo, com a luz da sua razão natural, com o uso do senso comum, sabe que homem e mulher são diferentes. Não têm eles o mesmo vigor físico, não têm a mesma disposição psicológica, não têm a mesma configuração anatômica. Têm diferentes e complementares órgãos sexuais.
     
    Mas a ideologia politicamente correta, construída a partir de uma junção do marxismo com as teorias psicológicas de Freud, quer convencer-nos do contrário. Os papéis dos sexos não seriam naturais, mas socialmente construídos. Seriam moldados por uma estrutura opressora, de dominação, de poder. É o que diz Herbert Marcuse, autor da frase: "Faça amor, não faça guerra".
     
    Ora, a mulher não deve pretender ser um outro homem. Ela nunca o conseguirá. Nunca se realizará com isso. A plena realização e a felicidade só são alcançadas quando se busca e se vive a verdade sobre si mesmo. Isso passa pela correta compreensão da própria natureza, da própria sexualidade. Isso exige o uso da razão natural que eu gosto de chamar simplesmente de senso comum, algo que tem sido tão esvaziado, tão difamado e tão pouco compreendido.
     
    Caso o leitor deseje informar-se mais sobre esse assunto, remeto-o para o meu artigo: "A moral burguesa como fonte dos 'direitos sexuais' e do novo conceito de 'famílias'", publicado no site jurídico Migalhas: http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI168754,61044-A+moral+burguesa+como+fonte+dos+direitos+sexuais+e+do+novo+conceito .
     
    Texto de Paul Medeiros Krause, Procurador do Banco Central em Belo Horizonte.
     


    Mensagem dada pela Rainha da Paz em 25 de março de 2013, através da vidente Marija

    Posted: 25 Mar 2013 01:40 PM PDT

    "Queridos filhos! Neste tempo de graça Eu os convido a tomar em suas mãos a cruz do meu amado Filho Jesus e a meditar sobre a Sua paixão e morte. Que os sofrimentos de vocês estejam unidos ao Seu sofrimento, e o amor vencerá, porque Ele, que é Amor, deu-Se a Si mesmo por amor para salvar cada um de vocês. Rezem, rezem, rezem até que o amor e a paz comecem a reinar em seus corações. Obrigada por terem respondido ao meu chamado."

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    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




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    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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