Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 21 de maio de 2013

    ACI Digital: Vigília de Pentecostes: O Papa Francisco revelou como confirmou a sua vocação sacerdotal














    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com










    20 de maio de 2013






    Vigília de Pentecostes: O Papa Francisco revelou como confirmou a sua vocação sacerdotal

    VATICANO, 20 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Ao celebrar no sábado de noite a Vigília de Pentecostes na Praça de São Pedro ante mais de 200 mil peregrinos, o Papa Francisco respondeu algumas perguntas dos fiéis e relatou como encontrou a certeza de que Deus o chamava para a vida sacerdotal.

    NOTÍCIA COMPLETA


    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER
    https://twitter.com/acidigital

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE


    MANCHETES DO DIA











    VATICANO
    Vigília de Pentecostes: O Papa Francisco revelou como confirmou a sua vocação sacerdotal
    Terço em maio, Jornada Pró-vida e JMJ Rio na agenda do Papa até julho
    Sejam instrumentos da misericórdia e da ternura de Deus para todos, exortou o Papa
    A oração valente e humilde do coração consegue milagres, diz o Papa
    Francisco concluirá o mês de Maria com um Terço multitudinário em São Pedro
    Igreja reflete sobre como responder ao fenômeno dos movimentos religiosos
    O Papa: É a Igreja que me traz e me leva a Cristo, os caminhos paralelos são perigosos
    Francisco chama as autoridades a respeitar a liberdade religiosa em todo o mundo

    BRASIL
    Produtos oficiais da JMJ Rio2013 agora podem ser adquiridos em site internacional

    MUNDO
    Relações com a China afetam a causa de beatificação de Matteo Ricci
    Para chegar à fé se deve experimentar a oração, assegura Cardeal Rouco
    Seminaristas dos EUA ganharam a "Copa" de futebol no Vaticano
    A castidade é possível com a ajuda do Espírito Santo, afirma bispo espanhol

    VIDA E FAMÍLIA
    Células tronco embrionárias não dão resultado e matam seres humanos, assinala perita
    Clonagem humana não é progresso para humanidade, assinala Cardeal O´Malley





    Católico em Dia



    Evangelho:





    Santo ou Festa:
    São Bernardino de Sena



    Um pensamento:

    Basta amar ao Santo dos Santos (Jesus), para chegar a ser Santos.

    Santa Margarida Maria Alacoque













    VATICANO








    Vigília de Pentecostes: O Papa Francisco revelou como confirmou a sua vocação sacerdotal

    VATICANO, 20 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Ao celebrar no sábado de noite a Vigília de Pentecostes na Praça de São Pedro ante mais de 200 mil peregrinos, o Papa Francisco respondeu algumas perguntas dos fiéis e relatou como encontrou a certeza de que Deus o chamava para a vida sacerdotal.

    Na Vigília participaram representantes de diversos movimentos e associações eclesiais, que estabeleceram um diálogo direto com o Papa. Entre eles, uma jovem perguntou a Francisco "Como alcançou na sua vida a certeza da fé?".

    Francisco explicou que um dia "muito importante" em sua vida foi o dia 21 de setembro de 1953, era o dia do estudante na Argentina, que coincide com o dia da primavera, que se celebra com uma grande festa.

    "Antes de ir à festa passei em frente da paróquia que eu frequentava e encontrei um sacerdote que eu não conhecia e senti a necessidade de me confessar, e esta foi para mim uma experiência de encontro, encontrei alguém que me esperava".

    "Não sei o que aconteceu, não me lembro, não sei por que esse sacerdote estava ali ou porque senti esta necessidade de me confessar, mas a verdade é que alguém me esperava, estava me esperando desde muito tempo e depois da confissão senti que algo tinha mudado. Eu não era o mesmo, havia sentido uma voz, um chamado. Fiquei convencido de que tinha que ser sacerdote, e esta experiência na fé foi importante".

    "Nós dizemos que temos que buscar a Deus, ir a Ele para pedir perdão, mas quando vamos, Ele já nos espera, está aí antes", acrescentou.

    O Papa assinalou que o Senhor "é o primeiro, está te esperando e isto é uma graça grande, encontrar alguém que está esperando. Você vai, pecador, e Ele está te esperando para te perdoar".

    O Papa explicou que recebeu o primeiro anúncio de Deus dentro do seio da sua família, e assinalou que as mulheres, as mães e as avós, devem ser como instrumentos de Deus para transmitir a graça da fé.

    "Tive a graça de crescer em uma família em que a fé se vivia de uma maneira simples e concreta. Mas, sobretudo, foi a minha avó, a mãe do meu pai, que marcou meu caminho de fé. Uma mulher que nos explicava, nos falava de Jesus, nos ensinava o catecismo (...)".

    "Recebi o primeiro anúncio cristão desta mulher, da minha avó, isto é muito belo, o primeiro anúncio em casa, com a família né? E isto me faz pensar na missão de tantas mães, tantas avós da transmissão da fé. São elas as que transmitem".

    "São Paulo disse a Timóteo: 'Eu recordo a fé da sua mãe, a fé da sua avó'. Todas as mães que estão aqui, todas as avós, pensem nisto: Transmitir a fé. Porque Deus põe ao nosso lado pessoas que ajudam nosso caminho de fé".

    O Papa assinalou que "a fé não se encontra no abstrato. É sempre uma pessoa que prega, que nos diz quem é Jesus, que nos dá a fé, que nos dá o primeiro anúncio, e esta foi a minha primeira experiência de fé", concluiu Francisco.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Terço em maio, Jornada Pró-vida e JMJ Rio na agenda do Papa até julho

    VATICANO, 17 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje a agenda do Papa Francisco até o mês de julho. Entre os eventos mais destacados estão o Terço do dia 31 de maio ao concluir o mês de Maria, a Jornada pró-vida de junho e a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, que se celebrará do 23 ao 28 de julho.

    A seguir a agenda do Santo Padre:

    Maio:

    -Quinta-feira, 23 : Na Basílica Vaticana às 18h: Profissão de fé com os bispos da Conferência Episcopal Italiana.

    -Domingo, 26; Solenidade da Santíssima Trindade. Visita pastoral à paróquia romana dos santos "Santa Isabel e Zacarias". Santa Missa às 09h30min.

    -Quinta-feira, 30: Solenidade de Corpus Christi. Às 19h na Praça de São João de Latrão, Santa Missa, procissão até Santa Maria Maior e bênção eucarística.

    -Sexta-feira, 31: Na Praça de São Pedro, às 20h o Papa conclui o mês de maio, dedicado à Virgem Maria rezando o Terço com os fiéis.

    Junho

    -Domingo, 2: Na basílica de São Pedro, às 18,00. Adoração Eucarística em união com as dioceses de todo o mundo.

    -Domingo 16: Às 10h30min na Praça de São Pedro, Santa Missa pela Jornada "Evangelium Vitae".

    -Sábado, 29: Solenidade dos Santos apóstolos Pedro e Paulo. Na Basílica Vaticana, às 9h30min, Santa Missa e imposição do pálio aos novos arcebispos metropolitanos.

    Julho

    -Domingo, 7 de julho: Às 9h30min na Basílica Vaticana, Santa Missa com os seminaristas, noviços e noviças.

    -Segunda-feira, 22 -Segunda-feira 29: Viagem apostólica ao Brasil com motivo da XXVIII Jornada Mundial da Juventude.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Sejam instrumentos da misericórdia e da ternura de Deus para todos, exortou o Papa

    VATICANO, 17 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Francisco alentou os fiéis cristãos a serem instrumentos da misericórdia, ternura e amor que Deus tem por cada homem e mulher, para evangelizar o mundo que precisa encontrar-se com Cristo.

    Assim o indicou o Santo Padre em seu discurso nesta manhã aos diretores das Obras Missionárias Pontifícias e lhes disse que "isto é o que sempre deve nos alentar: saber que a força da evangelização provém de Deus, que pertence a Ele. Nós estamos chamados a abrir-nos cada vez mais à ação do Espírito Santo, a oferecer nossa completa disponibilidade para sermos instrumentos da misericórdia de Deus, da sua ternura, do seu amor por cada homem e cada mulher, sobretudo aos pobres, aos excluídos, aos afastados".

    "E esta para cada cristão e para toda a Igreja não é uma missão facultativa, mas essencial. Como dizia são Paulo ‘Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!’ A salvação de Deus é para todos!".

    O Santo Padre disse também que as Obras Missionárias Pontifícias são "plenamente atuais, mais ainda, necessárias porque há muitos povos que ainda não conheceram nem encontraram Cristo e urge encontrar novas formas e caminhos para que a graça de Deus toque o coração de cada homem e cada mulher e os leve a Ele".

    O Papa recordou que estas obras se chamam pontifícias porque "estão à disposição direta do Bispo de Roma com o objetivo específico de atuar para que se ofereça a todos o dom inapreciável do Evangelho".

    "Certamente a missão que nos espera é difícil, mas com a guia do Espírito Santo se transforma em uma missão entusiasta... E o que nos tem que dar sempre coragem é saber que a força da evangelização procede de Deus, pertence a Ele", prosseguiu.

    O Pontífice repetiu aos diretores gerais o convite que faz quase 50 anos lhes dirigiu Paulo VI: "Protejam com esforço a abertura universal" das Obras Missionárias Pontifícias, e exortou a que "seguindo o sulco de sua tradição secular continuem animando e formando as Igrejas, abrindo-as a uma dimensão ampla da missão evangelizadora".

    Embora estas Obras também estejam postas sob a solicitude dos bispos para que se radiquem na vida das Igrejas particulares, "devem converter-se realmente em uma ferramenta privilegiada para a educação no espírito missionário universal e na comunhão e colaboração cada vez mais intensa entre as Igrejas para o anúncio do Evangelho ao mundo".

    "Frente à tentação das comunidades de fechar-se em si mesmas, preocupadas com seus problemas -advertiu o Papa- sua tarefa é chamar à "missio ad gente", de testemunhar profeticamente que a vida das Igrejas é missão e é missão universal".

    Neste contexto, o Papa Francisco, chamou a dedicar "uma atenção especial às Igrejas jovens que, frequentemente, vivem em um clima de dificuldade, de discriminação e também de perseguição, para que sejam sustentadas e ajudadas na hora de testemunhar com a palavra e as obras o Evangelho".

    Para concluir exortou os diretores das Obras Missionárias Pontifícias a prosseguir seu trabalho "para que as Igrejas locais assumam cada vez com mais generosidade, sua parte de responsabilidade na missão universal da Igreja".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    A oração valente e humilde do coração consegue milagres, diz o Papa

    VATICANO, 20 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- A oração valente e humilde, feita com o coração entregue à fé em Deus, consegue milagres; disse o Papa Francisco na homilia da Missa que presidiu nesta manhã na Casa Santa Marta onde reside.

    O Santo Padre disse que os cristãos devem rezar entregues, confiando no Senhor e pedindo com valentia aquele favor que pedem: "uma oração valente, que luta para chegar àquele milagre; não aquelas orações de circunstâncias, ‘Ah, rezarei por ti’: rezo um Pai Nosso, uma Ave Maria e, depois me esqueço. Não: oração valente, como aquela de Abraão que lutava com o Senhor para salvar a cidade, como aquela de Moisés que tinha as mãos em alto e se cansava, rezando ao Senhor; como aquela de tantas pessoas, de tanta gente que tem fé e com a fé reza, reza".

    Francisco disse que "a oração faz milagres, mas temos que acreditar! Acho que podemos fazer uma bela oração… e dizer ao Senhor hoje, durante toda a jornada: ‘Eu tenho fé, Senhor, mas ajuda a minha falta de fé’... e quando nos pedem para rezar por tanta gente que sofre nas guerras, pelos refugiados, por todos os dramas da atualidade, reze ao Senhor, mas com o coração".

    Sobre a passagem do Evangelho de hoje, na que os discípulos não conseguem curar um menino e na que o mesmo Jesus teve que intervir lamentando a incredulidade dos presentes; o Papa recordou que o Senhor pede ajuda ao pai daquele menino, responde que "tudo é possível para o quem tem fé". O Pontífice observou que frequentemente também aqueles que amam a Jesus não arriscam muito na sua fé e não se confiam completamente a Ele:

    "Mas por que, esta incredulidade? Acho que é justamente o coração que não se abre, o coração fechado, o coração que quer ter tudo sob controle".

    É um coração que "não se abre" e não "deixa o controle das coisas a Jesus", explicou o Papa, e quando os discípulos lhe perguntam por que não puderam curar o jovem, o Senhor responde a eles que "essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração".

    "Todos nós levamos um pouco de incredulidade dentro". É necessária "uma oração forte, e esta oração humilde e forte faz com que Jesus possa obrar o milagre. A oração para pedir um milagre, para pedir uma ação extraordinária deve ser uma oração coral, que envolva a todos".

    O Santo Padre narrou logo uma situação que aconteceu na Argentina: uma menina de 7 anos ficou doente e os médicos lhe deram poucas horas de vida. O pai, um eletricista, "homem de fé", "ficou louco e naquela loucura" pegou um ônibus para ir ao Santuário Mariano de Luján, que fica a 70 quilômetros de Buenos Aires.

    O senhor "chegou aí depois das 9h da noite, quando já estava tudo fechado. E começou a rezar à Virgem, com as mãos agarradas à grade de ferro. E rezava, e rezava, e chorava, e rezava … e assim, permaneceu toda a noite. Mas este homem lutava: lutava com Deus, lutava junto a Deus pela cura da sua filha".

    "Logo, depois das 6h da manhã, foi ao terminal, pegou o ônibus e chegou ao hospital às 9h, mais ou menos. Encontrou a sua esposa chorando. imaginou o pior. ‘O que aconteceu? Não entendo, não entendo! O que aconteceu?’. ‘Vieram os doutores e me disseram que a febre passou, que respira bem, que não tem nada! A deixarão em repouso por mais dois dias, mas não entendem o que foi que aconteceu! Isto ainda acontece, né? Os milagres existem!".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Francisco concluirá o mês de Maria com um Terço multitudinário em São Pedro

    VATICANO, 17 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Francisco quer encerrar o mês que a Igreja Católica dedica à Virgem Maria, com uma multitudinária oração do Santo Terço com milhares de fiéis na Praça de São Pedro em Roma.

    A oração do Terço começará às 8 p.m. da sexta-feira 31 de maio e durante a oração, uma imagem da Virgem percorrerá em procissão o lugar para recolher simbolicamente as invocações dos fiéis.

    "Todos estão convidados a participar… Esperamos a todos na oração conclusiva do mês Mariano", animou o Vigário Geral da Diocese de Roma, Cardeal Angelo Comastri, através de um comunicado difundido pela Sala de Imprensa da Santa Sé em 13 de maio.

    Em seu convite o Cardeal Comastri também recorda algumas figuras importantes da Igreja, entre eles o Beato João Paulo II, quem assegurava que o Terço era sua oração "predileta e maravilhosa em sua simplicidade e em sua profundidade. Porque por trás das palavras ‘Ave Maria’ passam ante os olhos da alma os principais episódios da vida de Jesus Cristo".

    Além disso, recordou que a Beata Madre Teresa de Calcutá, também estava acostumada a levantar o Terço e repetir sempre "eu sou uma pobre mulher que reza. Rezando Deus põe em meu coração Seu amor, e eu vou e o doo a todos os pobres que encontro em meu caminho. Orem, e também obrará assim em vós".

    Espera-se uma grande participação, e será a segunda ocasião em que Francisco reza o Terço com os fiéis de Roma. O passado 4 de maio visitou a Basílica Santa Maria Maior, a primeira igreja dedicada à Virgem da história e presidiu pela primeira vez a oração do Terço com os fiéis.

    Neste encontro, Francisco animou a cultivar a confiança em Maria e explicou que "a Virgem nos educa à verdadeira liberdade, ajuda-nos a sair da adolescência do espírito para fazer-nos adultos na fé e capazes de fazer eleições grandes, valentes e definitivas".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Igreja reflete sobre como responder ao fenômeno dos movimentos religiosos

    VATICANO, 20 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Na quinta-feira 16 de maio aconteceu na Domus Santa Marta um encontro onde representantes de vários dicastérios vaticanos e da Igreja na Itália refletiram sobre as respostas pastorais para enfrentar o fenômeno das seitas e novos movimentos religiosos.

    "A reunião, em que aproximadamente quarenta participantes representaram a vários dicastérios vaticanos, às Universidades Pontifícias, à Conferência Episcopal Italiana e ao Vicariato de Roma, é mais um passo no caminho de reflexão, estudo e busca de respostas pastorais eficazes", informou a Santa Sé nesta quinta-feira.

    O evento foi inaugurado e encerrado pelo Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran. Entre os temas tratados estão os Novos Movimentos Religiosos e a Nova Evangelização; as Novas fronteiras do sagrado: Diálogo e Comparação entre fé e credulidade; Católicos e Pentecostais: identidade, relações e perspectivas; e a "New Age" sob uma análise de contexto cultural.

    Entre os relatores estiveram o Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella; o Professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, Michael Fuss; o chefe de Escritório no Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Dom Juan Usma Gómez; o responsável pelo Escritório para os Novos Cultos do Vicariato de Roma, Alessandro Olivieri Pannesi; e o Pe. Michael e o Pe. Gallagher S.J. da Pontifícia Universidade Gregoriana.

    O encontro foi organizado pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso que, junto com a Congregação para a Evangelização dos Povos e os Pontifícios Conselhos para a Promoção da Unidade dos Cristãos e da Cultura, que há muito tempo se dedica ao estudo desse fenômeno.

    Como se recorda, em 1986 se publicou pela primeira vez um breve relatório provisório, "O fenômeno das seitas e os novos movimentos religiosos de desafio pastoral", resultado de um questionário que se enviou dois anos antes às Conferências Episcopais, e depois disso, os dicastérios continuaram o trabalho de reflexão publicando uma antologia de textos da Igreja Católica sobre os Novos Movimentos Religiosos titulada "Seitas e novos movimentos religiosos: textos da Igreja Católica (1986-1994)".

    Posteriormente, em 2003 se publicou "Jesus Cristo portador de Água Viva. Uma reflexão cristã sobre a "New Age" editada pelos Pontifícios Conselhos da Cultura e para o Diálogo Inter-religioso a que seguiu uma Consulta Internacional sobre a Nova Era.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    O Papa: É a Igreja que me traz e me leva a Cristo, os caminhos paralelos são perigosos

    VATICANO, 20 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Ao celebrar na manhã de ontem a Missa na Solenidade de Pentecostes junto aos movimentos eclesiais dos cinco continentes na Praça de São Pedro, o Papa Francisco afirmou que "é a Igreja que me traz Cristo e me leva a Cristo; os caminhos paralelos são muito perigosos!".

    Ante os mais de 200 mil fiéis presentes, o Santo Padre advertiu que "quando alguém se aventura ultrapassando (proagon) a doutrina e a Comunidade eclesial, e deixa de permanecer nelas, não está unido ao Deus de Jesus Cristo. Por isso perguntemo-nos: Estou aberto à harmonia do Espírito Santo, superando todo o exclusivismo? Deixo-me guiar por Ele, vivendo na Igreja e com a Igreja?".

    O Papa indicou que "a novidade causa sempre um pouco de medo, porque nos sentimos mais seguros se temos tudo sob controle, se somos nós a construir, programar, projetar a nossa vida de acordo com os nossos esquemas, as nossas seguranças, os nossos gostos".

    Isto, advertiu Francisco, "verifica-se também quando se trata de Deus".

    "Muitas vezes seguimo-Lo e acolhemo-Lo, mas até um certo ponto; sentimos dificuldade em abandonar-nos a Ele com plena confiança, deixando que o Espírito Santo seja a alma, o guia da nossa vida, em todas as decisões; temos medo que Deus nos faça seguir novas estradas, faça sair do nosso horizonte frequentemente limitado, fechado, egoísta, para nos abrir aos seus horizontes".

    Quando Deus se revela, em toda a história da salvação, "aparece sua novidade, transforma e pede para confiar totalmente n’Ele: Noé construiu uma arca, no meio da zombaria dos demais, e salva-se; Abraão deixa a sua terra, tendo na mão apenas uma promessa; Moisés enfrenta o poder do Faraó e guia o povo para a liberdade; os Apóstolos, antes temerosos e trancados no Cenáculo, saem corajosamente para anunciar o Evangelho".

    Entretanto, o Santo Padre assinalou que "não se trata de seguir a novidade pela novidade, a busca de coisas novas para se vencer o tédio, como sucede muitas vezes no nosso tempo.?A novidade que Deus traz à nossa vida é verdadeiramente o que nos realiza, o que nos dá a verdadeira alegria, a verdadeira serenidade, porque Deus nos ama e quer apenas o nosso bem".

    "Perguntemo-nos hoje a nós mesmos: Permanecemos abertos às "surpresas de Deus"? Ou fechamo-nos, com medo, à novidade do Espírito Santo? Mostramo-nos corajosos para seguir as novas estradas que a novidade de Deus nos oferece, ou pomo-nos à defesa fechando-nos em estruturas caducas que perderam a capacidade de acolhimento?".

    O Papa também assinalou que "à primeira vista o Espírito Santo parece criar desordem na Igreja, porque traz a diversidade dos carismas, dos dons. Mas não; sob a sua ação, tudo isso é uma grande riqueza, porque o Espírito Santo é o Espírito de unidade,?que não significa uniformidade, mas a recondução do todo à harmonia".

    "Quem faz a harmonia na Igreja é o Espírito Santo", indicou o Santo Padre, pois "só Ele pode suscitar a diversidade, a pluralidade, a multiplicidade e, ao mesmo tempo, realizar a unidade".

    "Em troca, quando somos nós a querer fazer a diversidade fechando-nos nos nossos particularismos, nos nossos exclusivismos, trazemos a divisão; e quando somos nós a querer fazer a unidade segundo os nossos desígnios humanos, acabamos por trazer a uniformidade, a homogeneização".

    Se nos deixamos guiar pelo Espírito Santo, disse Francisco, "a riqueza, a variedade, a diversidade nunca dão origem ao conflito, porque Ele nos impele a viver a variedade na comunhão da Igreja".

    "O caminhar juntos na Igreja, guiados pelos Pastores – que para isso têm um carisma e ministério especial – é sinal da ação do Espírito Santo; uma característica fundamental para cada cristão, cada comunidade, cada movimento é a eclesialidade".

    O Santo Padre assinalou que "o Espírito Santo faz-nos entrar no mistério do Deus vivo e salva-nos do perigo de uma Igreja gnóstica e de uma Igreja narcisista, fechada no seu recinto; impele-nos a abrir as portas e sair para anunciar e testemunhar a vida boa do Evangelho, para comunicar a alegria da fé, do encontro com Cristo".

    "O Espírito Santo é a alma da missão.?O sucedido em Jerusalém, há quase dois mil anos, não é um fato distante de nós, mas um fato que nos alcança e se torna experiência viva em cada um de nós".

    Francisco indicou que "o Pentecostes do Cenáculo de Jerusalém é o início, um início que se prolonga.?O Espírito Santo é o dom por excelência de Cristo ressuscitado aos seus Apóstolos, mas Ele quer que chegue a todos".

    "Jesus, como escutamos no Evangelho, diz: ‘Eu apelarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito para que esteja sempre convosco’. É o Espírito Paráclito, o "Consolador", que dá a coragem de levar o Evangelho pelas estradas do mundo!".

    Francisco assegurou que "o Espírito Santo ergue o nosso olhar para o horizonte e impele-nos para as periferias da existência a fim de anunciar a vida de Jesus Cristo. Perguntemo-nos, se tendemos a fechar-nos em nós mesmos, no nosso grupo, ou se deixamos que o Espírito Santo nos abra à missão".

    "A?liturgia de hoje é uma grande súplica, que a Igreja com Jesus eleva ao Pai, para que renove a efusão do Espírito Santo. Cada um de nós, cada grupo, cada movimento, na harmonia da Igreja, se dirija ao Pai pedindo este dom".

    "Também hoje, como no dia do seu nascimento, a Igreja invoca juntamente com Maria: ‘Veni Sancte Spiritus… – Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor’! Amém.", concluiu.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Francisco chama as autoridades a respeitar a liberdade religiosa em todo o mundo

    VATICANO, 17 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Francisco fez um chamado às autoridades civis a respeitar a liberdade religiosa em todo o mundo e acolher sem preconceitos as contribuições do cristianismo, ao recordar os 1700 anos do Decreto de Milão que concedeu a liberdade de culto aos cristãos em todo o império romano e pôs fim às perseguições religiosas.

    O Santo Padre fez este chamado na mensagem que enviou ao Arcebispo de Milão, Cardeal Angelo Scola, para saudar o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I, que visita esta cidade italiana com motivo do aniversário deste documento assinado no ano 313 por Constatino e Licinio, imperadores Ocidente e Oriente.

    No texto, enviado através do Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, o Papa fez extensiva sua saudação a todos os que participam da comemoração desta histórica decisão que decretou "a liberdade religiosa para os cristãos, abriu novos caminhos ao Evangelho e contribuiu de forma decisiva ao nascimento da civilização europeia".

    Nesse sentido, expressou seu desejo de que "hoje como ontem o testemunho comum dos cristãos do Oriente e Ocidente, regida pelo espírito do Ressuscitado, contribua à difusão da mensagem de salvação na Europa e em todo o mundo e que, graças aos propósitos das autoridades civis se respeite em todos os lugares o direito à expressão pública da própria fé e se acolha sem preconceitos a contribuição que o cristianismo continua oferecendo à cultura e à sociedade de nosso tempo".

    No momento da promulgação do Decreto de Milão existiam no império romano 1500 sedes episcopais e entre cinco e sete milhões, dos 50 milhões de habitantes, eram cristãos.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    BRASIL








    Produtos oficiais da JMJ Rio2013 agora podem ser adquiridos em site internacional

    RIO DE JANEIRO, 20 Mai. 13 (ACI) .- Fiéis de todas as partes do mundo poderão agora receber em suas casas produtos oficiais da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 pelo site internacional de vendas recentemente inaugurado: http://www.shoprio2013.com. Roupas, acessórios, banners, packs e braceletes com frases em distintos idiomas, poderão ser adquiridos pela internet tal como já é possível na versão brasileira da loja online.

    O site está disponível em três idiomas: inglês, português e espanhol; e as compras podem ser feitas em dólar ou euro, ambas no cartão de crédito. O prazo de entrega varia entre 5 e 10 dias, dependendo do local.

    A intenção é que não só os brasileiros tenham acesso aos produtos licenciados, mas também pessoas de todos os continentes que queiram vir caracterizadas à JMJ. "Havia uma forte demanda de pedidos de produtos para lugares fora do país", afirma a encarregada de produtos da JMJ, Maristela Ciarrocchi.

    A facilidade de comprar por atacado e a venda para paróquias continua, como já ocorre na loja online brasileira (disponível no site oficial da Jornada: www.rio2013.com); mas existem outras opções de produtos e camisetas com estampas diferentes daquelas comercializadas no Brasil.

    Uma das novidades é o banner, que as paróquias e grupos de peregrinos podem usar para destacar o grupo, customizando com as frases e dizeres à sua preferência e que também irá acompanhado do logo da JMJ Rio 2013.
    Pensando na comodidade do internauta, um kit já montado, chamado "peregrino pack" disponível nas cores azul, verde ou rosa. O kit traz uma camiseta, boné, mochila, casaco impermeável, garrafa e bracelete, tudo o que o peregrino precisa para a Semana Missionária e a JMJ Rio 2013.

    Existem produtos para todos os gostos e de todos os preços: a camiseta custa 11,90 €, aproximadamente R$ 31,00; uma bolsa que diz "Quero ser mais santo" custa 7,90 €, em torno de R$ 20,00; enquanto um bracelete com os dizeres "I'm a believer" (Eu creio) custa 4,90 €, o que equivale a mais ou menos R$ 12,00.

    Parte do dinheiro das vendas no site internacional e o valor total das vendas no site brasileiro serão revertidos para o evento, afirma a Irmã Cátia Cappellari, Coordenadora de Produtos e Licenciamento da JMJ Rio 2013.


    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    MUNDO








    Relações com a China afetam a causa de beatificação de Matteo Ricci

    ROMA, 17 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O postulador geral da Companhia de Jesus para a causa dos Santos, Padre Anton Witwer, indicou que parte do processo de beatificação do missionário jesuíta natural da Itália, Matteo Ricci, "depende das relações políticas entre a China e o Vaticano" e que é possível esperar como "cinco anos para ver se a situação política mudou e se é mais favorável para a causa".

    O Padre Ricci falava com fluidez o chinês e abraçou a cultura do país e os costumes enquanto difundia o Evangelho no século 16. Era um perito em matemática, cosmologia e astronomia e foi o primeiro ocidental convidado à Cidade Proibida, o palácio imperial chinês onde vivia o imperador, além disso, fez o primeiro mapa da China, onde também apareceram a África, Europa e América.

    Em diálogo com o Grupo ACI em 15 de maio, o Padre Witwer disse que uma das considerações que poderia afetar o tempo de Beatificação do Padre Ricci é que se deve tomar em conta que a causa "tem que ajudar à igreja local (na China) para sustentar e fazer crescer a fé, e se há um impedimento político, às vezes é necessário escolher o momento justo".

    Inclusive mencionou que o Vaticano pediu que introduza também a causa do leigo colaborador do Padre Ricci, Xu Guanqi, porque "para a China, talvez seria melhor que um europeu e um chinês sejam beatificados mais ou menos juntos".

    "Isto seria melhor para a China porque é mais fácil que aceitem um Beato chinês e não só um trabalho missionário na China", adicionou o sacerdote indicando que o processo de beatificação de Xu Guanqi introduzido em Shanghai está em espera já que atualmente essa diocese se encontra sem Bispo.

    Disse também que o processo de beatificação do Padre Ricci iniciou em 1985 na cidade italiana da Macerata como "uma abertura histórica pelo que não era suficiente (...). portanto tivemos que fazer um novo processo" que iniciou em 24 de janeiro de 2010.

    Em 10 de maio deste ano a diocese italiana da Macerata terminou o estudo do caso do Padre Ricci, e passou o documento de 500 páginas à Congregação para as Causas dos Santos para ser analisado e poder decidir se conceder ou não o estado de virtude heroica ao missionário.

    "Ainda temos que esperar à beatificação, porque temos que esperar um milagre, que não temos ainda (...). Talvez em dois anos possamos terminar a Positio, então se necessitarão vários anos para estudá-lo, e logo serão necessários alguns anos mais antes de ser beatificado". concluiu o Padre Witwer.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Para chegar à fé se deve experimentar a oração, assegura Cardeal Rouco

    MADRI, 20 Mai. 13 (ACI/Europa Press) .- O Arcebispo de Madri e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio María Rouco Varela, defendeu que "não se pode chegar à fé se não se entrou na experiência da oração", durante uma exposição sobre a "Liturgia, fonte e espaço da Fé" dada na última sexta-feira durante o V Congresso Teológico que se celebra em Cáceres.

    Nesse contexto, explicou que o Concílio Vaticano II aprovou quatro grandes documentos, sobre a Igreja, a Sagrada Liturgia, a Igreja e o mundo de hoje e outro sobre a primeira Revelação. Para o Cardeal, "Não se pode chegar à fé se não se entrou na experiência da oração".

    Para o presidente da Conferência Episcopal Espanhola, a pessoa não se pertence a si mesma, mas Deus é dono do ser. Assim, o Cardeal Rouco Varela explicou que na história recente se excluiu à fé como forma de conhecimento profundo da verdade.

    Posteriormente, o cardeal destacou a importância de Cristo na Fé. "Para as pessoas de seu tempo, Jesus Cristo era um dos grandes profetas, mas Pedro lhe diz, 'você é o Cristo o Filho de Deus'. Foram escritas muitas biografias sobre Jesus de Nazaré e muitas tentativas de conhecê-lo prescindindo dessa irrupção do divino em sua vida".

    O Cardeal destacou também que "há mal no mundo e mal no coração, há um tentador que é mentiroso que quer nos levar pelo caminho da mentira negando a fé, como o super-homem do Nietzsche", informa em nota de imprensa o Bispado de Cória-Cáceres.

    O Cardeal Rouco Varela fez uma alusão ao experimento com as células mães, indicando que quando o homem se situa no centro de tudo e frente a Deus, considera-se "dono de sua própria existência". Entretanto destacou que o fim da saúde "não" é mal, mas o homem "vê-se ameaçado quando expõe certos posicionamentos à margem da ética". "Como se usam os conhecimentos aos que chegam pela experimentação para o bem do homem?", perguntou-se.

    Fé e razão

    Por outro lado, analisou o "problema" da fé e razão, e é que segundo o cardeal, "o problema está em que a teologia não é reconhecida como ciência em muitos lugares da Espanha".

    "Ciência agora é o resultado do uso metodológico da razão no conhecimento da natureza que avança e se corrige a si mesmo, na medicina não há resultados imutáveis, tudo depende do que se avance. Mas, quer conhecer o que há dentro do homem além da biologia? O psicólogo o conhece no mais profundo do seu ser? Conhece o que sente? O que ama?", indicou.

    Posteriormente, explicou como deve responder um crente ante o desafio da autossuficiência. "Do mesmo modo que com o modernismo, se o seu coração e sua alma não levam a conhecer a verdade profunda e funda definitiva da vida, você ficou pela metade do caminho. Se você se apoia na autonomia do homem que não considera que o bem é mais do que o êxito do trabalho científico, que não pode ser negado e que tem que ser respeitado, pois então verá que sua vida fracassa e o caminho da humanidade não irá bem. Cristo é o Salvador do homem, que nos permite ver a luz. Não se pode ter medo do diálogo com a razão, do diálogo com o mundo", afirmou.

    Em definitiva, para o Cardeal, há tanta necessidade de amor, que se tem que aprender a pedir Àquele que é o Amor por excelência e o Amor Encarnado. "O que nunca pede nunca acreditará. O homem que dirige sua vida e se crê autossuficiente para resolver seus problemas e os de outros, por causa de suas próprias forças, nunca acreditará, só o fará o que o possa fazer litúrgica e eucaristicamente", declarou.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Seminaristas dos EUA ganharam a "Copa" de futebol no Vaticano

    ROMA, 20 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Pelo segundo ano consecutivo e com o placar de 1 a 0, a equipe do The North American Martys (os Mártires Norte-americanos) ganhou a Clericus Cup, em uma emocionante partida contra os seminaristas do Mater Ecclesiae.

    A partida se realizou no campo dos Cavalheiros de Colombo em Roma, de onde se pode apreciar a Basílica de São Pedro no Vaticano.

    A Clericus Cup ou a Taça do Clero é organizada todos os anos pelo Centro Esportivo Italiano, e este ano reuniu 13 equipes dos diferentes seminários de Roma.

    O único gol da disputada partida foi feito aos 25 minutos do segundo tempo.

    Mantendo a tradição, os torcedores norte-americanos que animavam o jogo estavam vestidos de personagens de super-heróis como Batman, o Capitão América e o Tio Sam, enquanto entoavam cantos patrióticos acompanhados de um tambor e buzinas.

    A torcida do Mater Ecclesiae também era numerosa e encheu a arquibancada alentando sua equipe com tambores, cantos e gritos.

    Quando o apito anunciou o fim do jogo, os torcedores do the North American Martyrs estavam cantando "acreditem que vamos ganhando" frase que mudaram imediatamente a "acreditem que já ganhamos".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    A castidade é possível com a ajuda do Espírito Santo, afirma bispo espanhol

    CÓRDOBA, 17 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Bispo de Córdoba (Espanha), Dom Demetrio Fernández, recordou que cada pessoa é um templo de Deus e assegurou que a castidade é possível com a ajuda do Espírito Santo, cuja vinda é recordada com a festa de Pentecostes.

    "A castidade é possível porque é virtude que o Espírito Santo produz em nós, animando-nos a superar o pecado e a converter nosso corpo em templo de sua glória. A sexualidade é linguagem de expressão do amor verdadeiro, em seu lugar e em seu momento, e é um fruto do Espírito Santo, no conjunto da vida cristã", afirmou o Prelado em sua última carta enviada ao grupo ACI.

    Dom Fernández explicou que os jovens necessitam "uma educação no afeto e na sexualidade, que supere a concepção hedonista deste aspecto vital para o ser humano".

    "A sexualidade apresentada aos jovens não como um jogo de prazer, mas sim como um caminho de superação pessoal, onde se aprende a amar dando-se, sacrificando-se, ajudando aos outros, vivendo segundo a lei de Deus, que quer sempre o melhor para o homem", assinalou.

    Finalmente, o Bispo de Córdoba convidou a pedir os dons do Espírito Santo, os quais são a "caridade, gozo, paz, paciência, magnanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência, castidade".

    Pentecostes é "a festa da exuberância de Deus que nos concede os dons e os frutos do Espírito Santo, faz-nos sentir com a Igreja, ensina-nos a amar o estilo de Cristo, vai recordando interiormente tudo o que Jesus Cristo nos ensinou", afirmou.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    VIDA E FAMÍLIA








    Células tronco embrionárias não dão resultado e matam seres humanos, assinala perita

    MADRI, 20 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- A Secretária Geral de Profissionais pela Ética (PPE), Teresa García-Noblejas, criticou as investigações com células mães embrionárias, pois "não obtêm resultados terapêuticos e implicam a destruição de embriões humanos".

    Depois de difundir a notícia de uma suposta clonagem de células mãe embrionárias, por parte de um grupo de cientistas da Universidade de Oregon (Estados Unidos), García-Noblejas assinalou que se as células mãe com supostos fins terapêuticos "se obtêm mediante clonagem humana, estamos ante uma grave vulneração da dignidade do ser humano, que em nenhum caso deve ser produzido em um laboratório nem muito menos utilizado".

    Em um comunicado difundido em 16 de maio por Profissionais pela Ética se indicou que "independentemente da maneira de obtê-las, a realidade é que depois de mais de uma década investigando com células mãe embrionárias estas não obtiveram nenhum resultado terapêutico".

    "Pelo contrário, as células mãe adultas e as células iPS (células mãe pluripotentes induzidas) têm tido constantemente êxitos terapêuticos. Por esse motivo, no mundo só há 24 ensaios clínicos com células mãe embrionárias frente a 4.099 com células mãe adultas".

    PPE advertiu também que "independentemente do seu fim, a clonagem ou transferência nuclear aplicada a seres humanos está expressamente proibida pelo Protocolo Adicional ao Convênio Europeu sobre os Direitos Humanos e a Biomedicina, vigente e aplicável na Espanha".

    "Concretamente, se proíbe toda intervenção que tenha por finalidade criar um ser humano geneticamente idêntico a outro ser humano vivo ou morto", assinalou a organização.

    A Secretária Geral do PPE assegurou que "não tem nenhum sentido apostar por células mãe embrionárias. Não são rentáveis do ponto de vista eficiente, não obtêm resultados terapêuticos e implicam a destruição de embriões humanos convertidos em cobaias de laboratório para satisfazer a vaidade de alguns cientistas e obter recursos públicos de financiamento".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Clonagem humana não é progresso para humanidade, assinala Cardeal O´Malley

    WASHINGTON DC, 17 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Arcebispo de Boston e Presidente do Comitê de atividades pró-vida da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, Cardeal Sean O'Malley, advertiu que "um avanço técnico na clonagem humana não é o progresso da humanidade, mas justamente o contrário", pois vai contra a dignidade da pessoa.

    O Cardeal abordou desta maneira a publicação da revista "Cell" do mês de maio, que anunciou que cientistas da Oregon Health and Science University tinham obtido a primeira clonagem de células mãe embrionárias "com fins terapêuticos".

    "A notícia de que os investigadores desenvolveram uma técnica de clonagem de seres humanos é muito preocupante em muitos níveis", disse o Arcebispo de Boston e assinalou que o objetivo terapêutico da investigação "já está sendo abordado pelos avanços científicos que não expõem estes graves males morais" que vão "contra a dignidade das pessoas, porque trata os seres humanos como produtos".

    "Mais de 120 embriões humanos foram criados e destruídos para produzir seis linhas de células mãe embrionárias. Na criação dos embriões envolvidos as mulheres são submetidas a procedimentos onde põem em risco sua saúde e fertilidade", disse o Cardeal O'Malley.

    Por sua parte, o líder da pesquisa, Shoukhrat Mitalipov, rechaçou as preocupações éticas sobre os embriões produzidos e indicou que estes não são o equivalente de um ser humano, já que não foram fertilizados naturalmente, conforme o declarou ao meio de comunicação norte-americano National Public Radio.

    Mitalipov disse também que a técnica não pode ser utilizada para produzir bebês porque não foram capazes de fazer isso com embriões de macacos produzidos da mesma maneira. Isto foi criticado pelo Diretor Legislativo da National Right to Life Committee, Douglas Johnson. Indicou que os pesquisadores "criam muitos embriões humanos, homens e mulheres, permitindo-lhes por um máximo de sete dias, com o único propósito de matá-los e colher suas células mãe".

    O Cardeal O´Malley sublinhou que "a criação de novas vidas humanas no laboratório unicamente para destruí-las é um abuso denunciado inclusive por muitos que não compartilham as convicções da Igreja Católica sobre a vida humana".

    "Já seja seu uso com um propósito ou outro, a clonagem humana trata os seres humanos como produtos, fabricados a fim de satisfazer os desejos de outros. É incompatível com a responsabilidade moral de tratar a cada membro da família humana como um dom único de Deus, como uma pessoa com sua própria dignidade inerente", expressou.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo






    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo