Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 3 de maio de 2013

    Santa Prisca ou Priscila, Virgem e mártir - 5 de maio











    Augusto d… · Correspondências (1) · Enviar ·
    Publicidade:



    Augusto de Piabetá: Santa Prisca ou Priscila, Virgem e mártir - 5 de maio



    Vistos:
    1


    03/05/2013 22:30:33: Santa Prisca ou Priscila, Virgem e mártir - 5 de maio
    Palavras-chave:santa, prisca, ou, priscila, virgem, e, mártir, -, 5, de, maio
    Autorização: Todos os direitos reservados

    ‹Embed› Share Save
    0 avaliação(ões)




    Augusto de Piabetá — 03/05/2013 22:32:10:

    http://heroinasdacristandade.blogspot.com.br/2013/05/santa-prisca-ou-priscila-virgem-e.html

    Editar comentário »
    Contacte quem enviou »


    Augusto de Piabetá — 03/05/2013 22:31:45:

    "O encanto grandioso e delicado da Cristandade não provém tanto do que ela realizou, como da harmonia profunda e da veracidade cintilante dos princípios sobre os quais ela construiu". Graças a Igreja Católica a mulher foi elevada a uma dignidade nunca antes atingida. Essas mulheres virtuosas também contribuíram para a grandeza da Cristandade. Aquelas glorificadas pela Igreja, o foram para que as mulheres de todos os tempos as tomassem como exemplo.

    sexta-feira, 3 de maio de 2013

    Santa Prisca ou Priscila, Virgem e mártir - 5 de maio


    No dia 3 de maio de 1616, sendo então Arcebispo de Cagliari D. Francisco Desquivel, quando estavam sendo feitas escavações para encontrar o túmulo de São Esperate, descobriu-se também a sepultura de Santa Prisca (ou Priscila), Virgem e Mártir.

    Sobre seu túmulo havia uma inscrição que apenas mencionava que ela dera sua vida em sacrifício pela causa da Fé. A lápide que cobria seu sarcófago continha a seguinte inscrição: “+ D(E)D(ICAVIMUS) F(IDE)L(I) MART(YRI) PRISCE NIMIS N(OBIS) D(ILECTAE)”, que traduzida significa: DEDICAMOS (ESTE SEPÚLCRO) À FIEL MÁRTIR PRISCA POR NÓS ARDENTEMENTE AMADA.
    Segundo a interpretação dos descobridores, esta epígrafe deve ter sido colocada pelo Bispo de Cagliari, Brumasio, no início do século VI. Pesquisas recentes do arqueólogo Mauro Dadea demonstraram que este bispo providenciara pessoalmente a colocação das relíquias de São Esperate, e de outros mártires seus companheiros, na antiga igreja do centro habitado de Valeria, depois conhecida como São Esperate. Esta jovem, portanto, viveu no tempo da perseguição aos cristãos pelos romanos, no século II d.C.
    As atas do descobrimento das relíquias, que se encontram no Santuário de Caller do Pe. Esquirro, relatam um fato extraordinário: quando o sarcófago de Prisca foi aberto, o seu corpo apareceu, para grande espanto dos arqueólogos, imerso em um mar de rosas. Os descobridores seiscentistas de seu túmulo supõe que a Santa tivesse origem sarda.
    As suas relíquias, conforme consta de documentos antigos do século XVII, foram deixadas em São Esperate. No decorrer dos séculos se perdeu a sua exata localização. Mas alguns fragmentos menores destas relíquias foram distribuídos a alguns expoentes da alta aristocracia, que os conservaram nas capelas privadas de seus palácios. Uma destas relíquias, depois do falecimento do último representante de uma família nobre de Cagliari, da qual era proprietário, retornou a São Esperate no ano jubilar de 2000, doada pelos seus descendentes.
    Todos os anos, no dia 5 de maio, data do "adventus", isto é, dia da trasladação do corpo da Santa para a cidade, no dia mesmo em que se celebra a solenidade de Santa Prisca, Virgem e Mártir, a relíquia é exposta ao culto público na igreja paroquial, para onde vem transportada numa procissão pelas ruas da cidade, que para a ocasião se enfeita com um tapete de pétalas de perfumadíssimas rosas.
    *

    De acordo com o teólogo católico Johamm Kirsh, narrativas relacionadas à Santa não são históricas. Segundo a legenda, Santa Prisca pertencia a uma família nobre e na idade de treze anos foi levada diante do imperador Cláudio acusada de ser cristã. Este imperador ordenou que ela sacrificasse ao deus Apolo e, diante de sua recusa, ela foi flagelada e colocada na prisão.
    Como ela persistia na sua fé em Jesus Cristo após a saída da prisão, foi novamente punida e aprisionada. Ela foi levada para o anfiteatro para ser morta por um leão, mas este se colocou aos seus pés sem feri-la. Após três dias na prisão, foi torturada, continuou viva, mas foi decapitada.
    Os cristãos sepultaram seu corpo na catacumba próxima ao local de seu martírio. Ainda existe, no Aventine, em Roma, uma igreja de Santa Prisca, no mesmo local em que uma antiquíssima igreja, a Titulus Priscoe, era mencionada no século V e construída provavelmente no século IV.

    Postado por Zeni às 17:20

    Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Postagem mais antigaInício

    Assinar: Postar comentários (Atom)

    CATÓLICOS, ASSISTAM!
    Vídeo Impressionante – Seria a Profecia de Fátima?
    Posted: 01 Mar 2013 12:59 PM PST
    Você precisa assistir ao vídeo acima.
    Depois, envie o link dele para todos os seus amigos.
    Publique no seu Facebook, Twitter ou Blog.

    Quem sou eu
    Zeni
    Sempre me interessei por biografias. Com o passar dos anos, as vidas das Santas atrairam minha atenção. Católica praticante, via nelas um exemplo a seguir. E assim nasceu minha "coleção" de vidas dessas mulheres fascinantes! Que espero um dia conhecer pessoalmente...
    Visualizar meu perfil completo

    Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente de mim mesma, para fixar-me em Vós, imóvel e calma, como se minha alma estivesse já na eternidade
    Beata Elizabete da Trindade

    Minha lista de blogs

    AGÊNCIA BOA IMPRENSA
    Coação ambientalista, crime de lesa-pátria?
    Há 8 minutos

    Almas Castelos
    Os hábitos e os pecados ou vícios capitais
    Há uma semana

    Links
    http://www.adf.org.br
    http://www.ipco.org.br
    http://www.catolicismo.com.br

    Heroínas

    Seguidores

    Arquivo do blog
    2013 (59)
    Maio (3)
    Santa Prisca ou Priscila, Virgem e mártir - 5 de m...
    Santa Viborada, Virgem e mártir de São Galo - 2 de...
    Santas do mês de maio
    Abril (16)
    Março (12)
    Fevereiro (14)
    Janeiro (14)
    2012 (188)
    2011 (157)

    Total de visualizações de página
    73191

    Modelo Watermark. Tecnologia do Blogger. — « Detalhes
    Editar comentário »
    Contacte quem enviou »


    2·3Mais de Augusto de Piabetá: ›

    Bóson de Higgs


    Pope Francis and Pope Emeritus Benedict …


    Entrevista com Yoani Sánchez: Dilma está “brincando com fogo” sobre situação em CubaComentários: 2

    Catholic Apologetics · News · Pope/Vatican · Interviews · Homilies · Reportage · Talks · Catechesis ·Mission · Pilgrimage · Liturgy · Prayer · Vocations · Testimony · Pro Life · Mary · Saints · Family ·Youth · Kids · Music · Fun

    RSS Feed · Atom Feed · Contato · Publicidade · Expediente · Termos e Condições

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo