Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 29 de maio de 2012

    De Babel à unidade


    L'OSSERVATORE ROMANO

    Vatican

    Cidade do Vaticano, 29 de Maio de 2012.
    Na basílica de São Pedro a missa na solenidade de Pentecostes presidida por Bento XVI

     De Babel à unidade

    A 7 de Outubro são João de Ávila e santa Hildegarda de Bingen doutores da Igreja

    «À dispersão de Babel contrapõe-se a unidade do Pentecostes». Assim Bento XVI recordou a «perene verdade» da Pieter Bruegel o Velho, «Pequena torre de Babel» (1563)narração bíblica que descreve a tentativa dos homens de «ser como Deus» construindo sozinhos um caminho rumo ao céu.
    Na homilia da missa presidida na basílica de São Pedro no domingo 27 de Maio, solenidade de Pentecostes, o Papa afirmou a sua convicção de que também neste tempo, marcado por enormes progressos no campo da comunicação e da ciência, «estamos a reviver a mesma experiência de Babel». São diversos e preocupantes os sinais  frisados pelo Pontífice. «Permanecem desequilíbrios – disse – que com frequência levam a conflitos; o diálogo entre as gerações torna-se difícil e por vezes prevalece  a contraposição; assistimos a acontecimentos quotidianos nos quais parece que os homens se estão a tornar mais agressivos e mais susceptíveis». Nesta situação, acrescentou, «rezar a Deus parece algo do passado, inútil», enquanto entre as pessoas parece estar difundido «um sentido de desconfiança, de suspeita, de receio».
    Qual é então o caminho para recuperar «a capacidade de harmonia, de se compreender e de trabalhar juntos»? A resposta, garantiu o Papa, «encontramo-la na Sagrada Escritura: só pode haver  unidade com o dom do Espírito de Deus, o qual nos dará um coração novo e uma língua nova, uma capacidade nova de comunicar». Isto significa que «agir como cristãos significa não estar fechados no próprio “eu”, mas orientar-se para o todo; significa acolher em si mesmos a Igreja inteira», rejeitando «a tendência  a dominar sobre os outros» e escolhendo «a alegria do serviço abnegado».
    No final da missa, antes da recitação do Regina Caeli, o Pontífice anunciou que no dia 7 de Outubro próximo proclamará doutores da Igreja são João de Ávila e santa Hildegarda de Bingen.
     
    29 de Maio de 2012
    [palavras-chave: Bento XVI]
    Área utentesregistrados
     .

    Deutsch
    English
    Español
    Français
    Italiano
    Polski
    Português
     .
    Read the daily free
    For the weekly editions please consult subscription requirements.
    .
    .
    .
    .
    .
    Hoje em primeiro plano
    Special issue
    for the Beatification

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo