NOVEMBRO, MÊS DAS ALMAS
(29) O CARISMA DA HOSPITALIDADE !
"Sede diligentes sem fraqueza, fervorosos de espírito, dedicados ao serviço do Senhor, alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração, socorrendo os santos nas suas necessidades, exercendo a hospitalidade". (Rom12,11-13).
Paulo fala-nos de diferentes atribuições dos Cristãos, entre as quais ocupa um lugar de muita importância a esmola :
- "Se o teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de beber; pois, fazendo assim, amontoarás carvões em brasa sobre a sua cabeça" .(Rom.12,20).
Ao falar em "carvões em brasa sobre a sua cabeça", Paulo quer fazer-nos entender que o proceder do cristão, cheio de caridade, levará o inimigo pagão a reconsiderar e a arrepender-se.
Como temos vindo a dizer ao longo de todo este Mês das almas de 2012, a esmola é uma parte integral da vida cristã e não apenas qualquer coisa acidental ou opcional.
Todos os cristãos são chamados a ajudar os mais necessitados, mas alguns podem ser chamados de maneira especial a dar esmolas e a praticar obras de caridade.
- "Quem tem o dom do ensino, que o empregue a ensinar; (...)Aquele que reparte,, faça-o desinteressadamente;(...) Aquele que exerce a misericórdia, faça-o com alegria". (Rom.12,7-8).
São carismas que Deus tem concedido a diversas pessoas ao longo dos séculos, como serviços ou como a realização de certas profecias, ocupando um lugar especial a hospitalidade.
Também a Primeira carta de Pedro coloca a hospitalidade entre os carismas que Deus concede a algumas pessoas :
- "Exercei a hospitalidade uns para com os outros, sem murmuração. Como bons dispenseiros das graças de Deus, cada um de vós ponha à disposição dos outros o dom que recebeu". (1 Pe.4,9-10).
Em resumo, enquanto todos os cristãos têm obrigação de ajudar os pobres, alguns cristãos são chamados a fazer do serviço dos pobres a sua especial função como membros do Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja.
Muitas das recomendações do Novo Testamento a respeito das esmolas têm como mensagem, a ajuda aos cristãos mais necessitados.
Mas alguns textos, todavia, não se ficam por aí, mas acrescentam que se devem ajudar também os inimigos, na certeza de que se trata de uma vitória do bem sobre o mal :
- "Não te deixes vencer pelo mal; vence antes o mal com o bem".(Rom.12,21).
Foi exactamente o que S. Mateus escreveu sobre a universalidade do amor cristão :
- "Ouvistes o que foi dito : Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, digo-vos : Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do voso Pai que está nos Céus; pois Ele faz que o sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores".(Mt.5,43-45).
Também nós recebemos de Deus alguns carismas que nos elevam acima de alguns dos nossos irmãos, mas o dom da hospitalidade, deve ser uma qualidade ou um carisma que se deve exercer como um testemunho da vivência do Corpo Místico de Cristo, a Igreja, na qual podemos encontrar todos os merecimentos necesários para a nossa salvação e a força necessária para ajudar os outros, já nesta vida como também em sufrágio pelas almas do Purgatório..
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário