Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] EDUCAÇÃO CRISTÃ (10) APRESENTAÇÃO DA DECLARAÇÃO Som !

     

     

    EDUCAÇÃO CRISTÃ

    VATICANO II

            DECLARAÇÃO

     

            Vamos continuar a celebrar o Ano da Fé, com a apresentação da Declaração do Concílio Vaticano II Gravissimum Educations

                                             (10)-APRESENTAÇÃO DA DECLARAÇÃO !                    

    É uma Declaração do Concílio Vaticano II sobre a Educação Cristã.

    Em Março de 1962, a Comissão preparatória encarregada dos Seminários, dos estudos e da educação católica, presidida pelo Cardeal Pizzardo, tinha aprovado um esquema sobre as escolas católicas : 36 páginas de texto distribuído em 7 pontos sobre princípios gerais, dois capítulos sobre as universidades e mais 3 capítulos sobre o magistério da Igreja nas disciplinas sagradas.

    A Comissão geral, em Junho seguinte, sugeriu algumas modificações e sobretudo a fusão de todo o material num só esquema com o título : As escolas católicas e os estudos académicos.

    Em Dezembro seguinte, a Comissão conciliar competente e a Comissão de coordenação decidiram examinar, corrigir e abreviar o texto.

    Só em 22 de Abril de 1963 é que o Santo Padre o aprovou, sendo depois enviado aos Padres conciliares : Cinco parágrafos sobre a educação, as escolas católicas em geral e as universidades católicas.

    Durante a segunda sessão conciliar, a Comissão examinou todas as sugestões chegadas a Roma.

    Novas orientações dadas pela Comissão de coordenação em 23 de Janeiro de 1964, obrigaram a uma redacção nova do esquema, que seria enviado aos Padres em Maio seguinte : 17 proposições, com o título : As escolas católicas.

    Mas também esta redacção não vingaria.

    Durante a terceira sessão conciliar, seria elaborada a sétima redacção, com o título : Declaração sobre a educação cristã. : proémio, 11 proposições e uma conclusão.

    A discussão conciliar foi bastante rápida e teve lugar de 17 a 19 de Dezembro de 1964.

    Intervieram 21 Padres.

    Quatro votações aprovaram o texto, embora com proposta de muitos "modos".

    Em 6 de Outubro de 1965, os Padres receberam o texto emendado que foi votado nos dias 13 e 14 seguintes; o resultado da votação global foi : 2096 votantes; 1912 placet; 183 non placet; l nulo.

    No dia 28 de Outubro, durante a 7a sessão pública, depois duma última votação - 2290 placet; 35 non placet - o Santo Padre Paulo VI promulgou solenemente a Declaração.

              PROÉMIO -   IMPORTÂNCIA E ACTUALIDADE

    O Sagrado Concílio Ecuménico considerou atentamente a gravíssima importância da educação na vida do homem e a sua influência cada vez maior no progresso social do nosso tempo.

    Na verdade, a educação dos jovens, e até uma certa formação continuada dos adultos torna-se, nas circunsrâncias actuais, não só mais fácil mas também mais urgente.

    Com efeito, os homens, mais plenamente conscientes da própria dignidade e do próprio dever, anseiam por tomar parte cada vez mais activamente na vida social, sobretudo, na vida económica e política; os admiráveis progressos da técnica e da investigação científica e os novos meios de comunicação social dão aos homens a oportunidade de, gozando por vezes de mais tempo livre, conseguirem mais facilmente a cultura intelectual e moral e de mutuamente se aperfeiçoarem, mercê dos laços de união mais estreitos quer com os grupos quer mesmo com os povos.

    Por isso, em toda a parte se fazem esforços para promover cada vez mais a educação; declaram-se e registam-se em documentos públicos os direitos fundamentais dos homens e, em particular, dos filhos e dos pais, relativos à educação; com o aumento crescente do número de alunos, multiplicam-e e aperfeiçoam-se as escolas e fundam-se outros centros de educação; cultivam-se, com novas experiências, os métodos de educação e de instrução; realizam-se grandes esforços para que tais métodos estejam à disposição de todos os homens, embora muitas crianças e jovens ainda não possuam a formação mais elementar, e tantos outros careçam de educação adequada, na qual se cultivem simultaneamente a verdade e a caridade.

    Visto que a Santa Mãe Igreja, para realizar o mandato do seu fundador, de anunciar o mistério da salvação a todos os homens e de tudo restaurar em Cristo, deve cuidar de toda a vida do homem, mesmo da terrena enquanto está relacionado com a vocação celeste, tem a sua parte no progresso e ampliação da educação.

    Por isso, o sagrado Concílio enuncia alguns princípios fundamentais sobre a educação cristã mormente nas escolas, princípios que serão depois desenvolvidos por uma Comissão especial e aplicada nos diversos lugares pelas Conferências episcopais.

                                                                          *****

    Neste Ano da Fé, o Santo Padre pede-nos que caminhemos através da Porta da Fé.

    Como nós vamos aprofundar os nossos conhecimentos do conteúdo da nossa Fé, devemos também procurar saber mais profundamente o que é que Jesus fez por nós na Cruz e como é que nós queremos viver.

    Quanto mais nós crescermos num "reconhecimento vivo do Senhor Jesus, presente nas nossas vidas, mais nós abriremos o nosso coração ao seu amor e à sua graça.

    Nós seremos impelidos pelo Espírito Santo a "agir" de acordo com a graça que recebermos, especialmente através dos ensinamentos que nos trouxe o Concílo  Vaticano II cujo cinquentenário estamos a celebrar.

     

                                                   AO      John

                                                            Nascimento

     

     

     

     

     

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Não passe mais um Dia dos Namorados sozinho(a). Conheça o Y! Encontros.

    Quer conhecer gente nova e interessante? Só depende de você.
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo