VATICANO II
DECLARAÇÃO
Vamos continuar a celebrar o Ano da Fé, com a apresentação da Declaração do Concílio Vaticano II Gravissimum Educations
(10)-APRESENTAÇÃO DA DECLARAÇÃO !
É uma Declaração do Concílio Vaticano II sobre a Educação Cristã.
Em Março de 1962, a Comissão preparatória encarregada dos Seminários, dos estudos e da educação católica, presidida pelo Cardeal Pizzardo, tinha aprovado um esquema sobre as escolas católicas : 36 páginas de texto distribuído em 7 pontos sobre princípios gerais, dois capítulos sobre as universidades e mais 3 capítulos sobre o magistério da Igreja nas disciplinas sagradas.
A Comissão geral, em Junho seguinte, sugeriu algumas modificações e sobretudo a fusão de todo o material num só esquema com o título : As escolas católicas e os estudos académicos.
Em Dezembro seguinte, a Comissão conciliar competente e a Comissão de coordenação decidiram examinar, corrigir e abreviar o texto.
Só em 22 de Abril de 1963 é que o Santo Padre o aprovou, sendo depois enviado aos Padres conciliares : Cinco parágrafos sobre a educação, as escolas católicas em geral e as universidades católicas.
Durante a segunda sessão conciliar, a Comissão examinou todas as sugestões chegadas a Roma.
Novas orientações dadas pela Comissão de coordenação em 23 de Janeiro de 1964, obrigaram a uma redacção nova do esquema, que seria enviado aos Padres em Maio seguinte : 17 proposições, com o título : As escolas católicas.
Mas também esta redacção não vingaria.
Durante a terceira sessão conciliar, seria elaborada a sétima redacção, com o título : Declaração sobre a educação cristã. : proémio, 11 proposições e uma conclusão.
A discussão conciliar foi bastante rápida e teve lugar de 17 a 19 de Dezembro de 1964.
Intervieram 21 Padres.
Quatro votações aprovaram o texto, embora com proposta de muitos "modos".
Em 6 de Outubro de 1965, os Padres receberam o texto emendado que foi votado nos dias 13 e 14 seguintes; o resultado da votação global foi : 2096 votantes; 1912 placet; 183 non placet; l nulo.
No dia 28 de Outubro, durante a 7a sessão pública, depois duma última votação - 2290 placet; 35 non placet - o Santo Padre Paulo VI promulgou solenemente a Declaração.
PROÉMIO - IMPORTÂNCIA E ACTUALIDADE
O Sagrado Concílio Ecuménico considerou atentamente a gravíssima importância da educação na vida do homem e a sua influência cada vez maior no progresso social do nosso tempo.
Na verdade, a educação dos jovens, e até uma certa formação continuada dos adultos torna-se, nas circunsrâncias actuais, não só mais fácil mas também mais urgente.
Com efeito, os homens, mais plenamente conscientes da própria dignidade e do próprio dever, anseiam por tomar parte cada vez mais activamente na vida social, sobretudo, na vida económica e política; os admiráveis progressos da técnica e da investigação científica e os novos meios de comunicação social dão aos homens a oportunidade de, gozando por vezes de mais tempo livre, conseguirem mais facilmente a cultura intelectual e moral e de mutuamente se aperfeiçoarem, mercê dos laços de união mais estreitos quer com os grupos quer mesmo com os povos.
Por isso, em toda a parte se fazem esforços para promover cada vez mais a educação; declaram-se e registam-se em documentos públicos os direitos fundamentais dos homens e, em particular, dos filhos e dos pais, relativos à educação; com o aumento crescente do número de alunos, multiplicam-e e aperfeiçoam-se as escolas e fundam-se outros centros de educação; cultivam-se, com novas experiências, os métodos de educação e de instrução; realizam-se grandes esforços para que tais métodos estejam à disposição de todos os homens, embora muitas crianças e jovens ainda não possuam a formação mais elementar, e tantos outros careçam de educação adequada, na qual se cultivem simultaneamente a verdade e a caridade.
Visto que a Santa Mãe Igreja, para realizar o mandato do seu fundador, de anunciar o mistério da salvação a todos os homens e de tudo restaurar em Cristo, deve cuidar de toda a vida do homem, mesmo da terrena enquanto está relacionado com a vocação celeste, tem a sua parte no progresso e ampliação da educação.
Por isso, o sagrado Concílio enuncia alguns princípios fundamentais sobre a educação cristã mormente nas escolas, princípios que serão depois desenvolvidos por uma Comissão especial e aplicada nos diversos lugares pelas Conferências episcopais.
*****
Neste Ano da Fé, o Santo Padre pede-nos que caminhemos através da Porta da Fé.
Como nós vamos aprofundar os nossos conhecimentos do conteúdo da nossa Fé, devemos também procurar saber mais profundamente o que é que Jesus fez por nós na Cruz e como é que nós queremos viver.
Quanto mais nós crescermos num "reconhecimento vivo do Senhor Jesus, presente nas nossas vidas, mais nós abriremos o nosso coração ao seu amor e à sua graça.
Nós seremos impelidos pelo Espírito Santo a "agir" de acordo com a graça que recebermos, especialmente através dos ensinamentos que nos trouxe o Concílo Vaticano II cujo cinquentenário estamos a celebrar.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário