Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 12/1/2013 - É necessário que ele cresça, e eu diminua

     

    Leituras do dia:

     

    1Jo 5,14-21

    Sl 149

     

     

    ESCUTA DA PALAVRA - VER

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São
    João 3,22-30

     

     

    " Depois disso, Jesus e seus discípulos foram para a região da Judeia. Ele ficava lá com eles e batizava. João também estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. As pessoas iam lá para serem batizadas. João ainda não tinha sido lançado na prisão. Surgiu então, da parte dos discípulos de João, uma discussão com um judeu, a respeito da purificação. Eles foram falar com João: "Mestre, aquele que estava contigo do outro lado do Jordão, e de quem tu deste testemunho, está batizando, e todos vão a ele". João respondeu: "Ninguém pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: 'Eu não sou o Cristo, mas fui enviado à sua frente'. Quem recebe a noiva é o noivo, mas o amigo do noivo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria, quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela ficou completa. É necessário que ele cresça, e eu diminua"."

                                                                    

     

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

     

    Meditação

     

    Em todo o Novo Testamento é a primeira e única vez que o leitor é informado de que Jesus também batizava. Que batismo era o que Jesus realizava, o texto não nos diz, pois o interesse era dirimir a dificuldade dos discípulos do Batista, que suspeitavam de concorrência entre Jesus e João.

     

    João Batista dá exemplo do verdadeiro seguidor de Jesus e edificador do reino dos céus aqui na terra. Ele reconhecia qual era a sua posição em relação a Jesus Cristo e não confundia os seus discípulos atraindo elogios para a sua pessoa. Pelo contrário, ele sentia-se feliz em anunciar a pessoa de Jesus que ele dizia ser o noivo que vem para receber a noiva.

     

    O noivo é Jesus e a noiva é a Sua Igreja, é a alma do homem que, muitas vezes, ainda espera por aquele que a fará feliz. São João se considerava amigo do noivo, isto é, amigo de Jesus, pois, sua alma já havia sido desposada por Ele.

     

    Da mesma forma nós que já acolhemos a Jesus como esposo da nossa alma, nos tornamos também seus amigos (as) e, aqui na terra, damos testemunho da Sua glória para atrair para Ele todas as pessoas que ainda não encontraram sentido para o seu viver.

     

    Jesus é o noivo que vem do céu para nos desposar e nós nos relacionamos com Ele na Palavra, na Eucaristia, na oração, na contemplação, na Adoração ao Seu Corpo Sagrado.

     

    O v. 30 faz lembrar o paralelismo com que os "evangelhos da infância", segundo Lucas, são construídos com a finalidade de afirmar a superioridade de Jesus sobre João Batista.

     

    É necessário que Jesus cresça e que nós nos conservemos pequeninos (as) e necessitados (as) do Seu amor de esposo, pois somente assim nós seremos saciados (as) e felizes.

     

    Você já se sente desposado (a) por Jesus? Você tem pregado em nome de Jesus? Você tem tentado aparecer mais do que Ele? Você gosta de atrair elogios para o seu trabalho no reino? Você se sente enciumado (a) quando alguém aparece mais do que você?

     

    Reflexão Apostólica:

     

    Ao ler o evangelho do dia de hoje, recordei muito fortemente do meu período de formação. Já tenho oito anos de caminha em Cristo e todos esses anos foram importantíssimos para a minha formação humana e espiritual.

     

    Em certa fase da minha caminhada eu tive um formador que foi muito importante para mim e que me ensinou muita coisa, dentre elas, a capacidade de ser humilde, de reconhecer minha pequenez, de apreciar as coisas simples da vida e de ser temente a Deus.

     

    No evangelho de hoje João nos ensina que tudo que recebemos e temos vem do céu, ou seja, tudo o que temos veio de Deus e precisamos reconhecer isso e agradecer ao Senhor todos os dias de nossas vidas através do louvor e da oração.

        

    Mais na frente João diz: 'Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele'. 29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo.

     

    Esta é a minha alegria, e ela é completa.30É necessário que ele cresça e eu diminua".  E com essas palavras nos revela com clareza que sempre em nossos gestos devemos pedir que a nossa humanidade diminua e que o amor de Cristo cresça em nossos corações de forma a nos deixar plenos de alegria em poder servir ao Senhor e ser instrumento do Seu reino aqui na terra.

     

    Precisamos batizar no Espírito Santo como João estava fazendo, mas mais do que isso, precisamos ter a consciência de que quem está batizando é o próprio Deus!!!

         

    Peçamos a Deus no dia de hoje um coração mais humilde, pois a humildade nos faz crescer como pessoa. Diminuir no evangelho de hoje significa ser grande para Deus.

      

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     

    Oração: Pai, faze-me consciente do papel que me compete no serviço ao Reino, e leva-me a estar todo voltado para ti e para teu Filho Jesus, a quem o Reino pertence.

     

     

     

    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)

     

    Propósito:  Olhar para Jesus com os olhos e a convicção de João Batista: "Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante".

                

     

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO

    (Para onde Deus quer me conduzir?)

     

    - Mergulhar no mistério de Deus.

    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).

    - Saborear Deus. Repousar em Deus.

    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo