Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 10/1/2013 - Por que era tão bom ouvir Jesus?

     

    Leituras do dia:

     

    1Jo 4,19-5,4

    Sl 72(71)

     

     

     

    ESCUTA DA PALAVRA - VER

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São
    Lucas 4,14-22a

     

     

    "Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama se espalhou por toda a região. Ele ensinava nas sinagogas deles, e todos o elogiavam. Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, no dia de sábado, foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, encontrou o lugar onde está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano aceito da parte do Senhor". Depois, fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Os olhos de todos, na sinagoga, estavam fixos nele. Então, começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir". Todos testemunhavam a favor dele, maravilhados com as palavras cheias de graça que saíam de sua boca."

                                                                    

     

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

     

    Meditação

     

    O episódio de hoje se situa na primeira parte do evangelho de Lucas, chamada ministério de Jesus na Galileia. A leitura na sinagoga de Nazaré de trechos do livro do profeta Isaías serve como critério para responder, ao longo de toda a seção, à pergunta: "Quem é Jesus?".

     

    Os primeiros a ouvir da boca do próprio Jesus que ele era o Messias foram os seus conterrâneos, os nazarenos. Foi para eles que Jesus quis anunciar de modo claro a boa nova da salvação e curou a muitos com a força da sua palavra.

     

    Depois de ter sido batizado e, em seguida, ser tentado no deserto, Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou para a Galiléia e iniciou a Sua vida pública.

     

    Para isso, Ele teve o cuidado de fundamentar a Sua Missão conforme as Escrituras anunciavam por intermédio dos profetas.

     

    Ele assumiu o que estava posto no livro do profeta Isaías e se revestiu da Palavra ali profetizada como alicerce para o Seu ministério. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção”. E completou depois de decodificar o programa que lhe era proposto: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura”.

     

    Jesus não tinha dúvidas sobre a Sua consagração e tinha consciência do dom poderoso do Espírito Santo sobre si.

     

    Às vezes nós podemos imaginar que Jesus se prevalecia da Sua condição divina para desempenhar a Sua missão salvífica.

     

    Jesus como homem se firmava na força que recebia do Pai e se apoderava do poder do Espírito Santo de Deus para realizar os prodígios e milagres. Todavia, a missão de Jesus não terminou quando Ele, subindo aos céus, se tornou invisível para nós.

     

    O Espírito Santo continua entre nós e, hoje, a Escritura também se cumpre, quando nós assumimos o programa da missão que Jesus cumpriu quando esteve aqui na terra.

     

    Os pobres, os cativos, os cegos os oprimidos continuam esperando que alguém se aposse da unção de Jesus e que cheio do Espírito Santo realize também, prodígios e milagres entre eles.

     

    Somos apenas criaturas humanas falhas e impotentes, mas, no poder do Espírito, nós podemos também, fundamentados na Palavra dizer como Jesus: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura!

     

    Você acredita que pode também, hoje, libertar cativos e curar cegos com o poder de Jesus no Espírito Santo? Você assume como missão e projeto de vida o que as Escrituras predizem? Você percebe que o Espírito do Senhor está sobre você?

     

    Reflexão Apostólica:

     

    Poucas vezes é visto na Bíblia Jesus verbalizar sobre sua vinda e projeto divino tão claramente e para um público tão seleto.

     

    Suas ações refletiam tudo aquilo que fora dito por Deus em seu batismo no Jordão, mas Ele, até mesmo quando pressionado por Pilatos, prefere o silêncio a se enaltecer.

     

    Hoje muito mais que o cumprimento da profecia de Isaias, o Senhor “assinava” a sua sentença que o levaria a morte.

     

    Ao declarar que o povo que merecia toda a atenção de Deus em detrimento aos que achavam já consagrados e salvos, fazia com que por orgulho e vaidade, os olhos dos mestres da lei se fechassem.

     

    Não escondo isso. A epifania do Senhor incomoda todos aqueles que acreditam que habitam acima do bem e do mal, da mesma forma a todos aqueles que privilegiam sua vontade pessoal (enriquecimento ilícito, corrupção, lei do Gerson, sonegação,…), mas esquecem daqueles que o Senhor ansiosamente quer de volta.

     

    Ainda temos um país com tantas desigualdades sociais, pois os poucos que declaram publicamente serem honestos não conseguiram se reeleger nos cargos eletivos ou são afastados de coordenações dando lugar a outros mais solícitos que sob pretexto de alimentar seus filhos tiram da boca de outros.

     

    Preciso então frisar que na declaração de Jesus sobre sua missão era: “(…) O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para LEVAR BOAS NOTÍCIAS AOS POBRES e me enviou para anunciar a LIBERDADE AOS PRESOS, DAR VISTA AOS CEGOS, LIBERTAR OS QUE ESTÃO SENDO OPRIMIDOS e ANUNCIAR QUE CHEGOU O TEMPO em que o Senhor salvará o seu povo”. Essa também é a NOSSA missão.

     

    É duro dizer isso, mas indignação não muda o mundo. Atitudes e oração mudam! Quantos se indignaram ao ver o Cordeiro de Deus indo para Cruz, mas quantos destes na hora de escolher, ficaram calados enquanto outros gritavam por Barabás?

     

    Indignação não enche barriga, não visita aos doentes, não aconselha a juventude que anda as cegas, não liberta as pessoas das correntes dos vícios, não defende os inocentes e tão pouco anunciam que o tempo já chegou…

     

    Ontem víamos o esmero de Jesus em atravessar o mar da Galiléia por apenas uma pessoa. E nós? O quanto nos empenhamos por tornar a nós mesmos melhores?

     

    A Epifania depois de revelada deve ser apresentada. De certa forma como não concordar com o senhor em uma das suas mais celebres parábolas: “(…) Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus”. (Mateus 5, 14-16)

     

    Que Deus nos conceda a coragem de ir a frente; que não tenhamos vergonha do Seu amor por nós; que não nos escondamos por de trás de Seu santo nome para se enriquecer enquanto outros inocentemente os procuram; que a campanha da fraternidade comece a ser meditada em nosso coração desde hoje.

     

    Senhor! Revele-se para nós!

      

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     

    Oração: Pai, que o programa de ação missionária de Jesus inspire o meu desejo de estar a serviço dos mais pobres, sendo para eles portador de alegria e esperança.

     

     

     

    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)

     

    Propósito: Pautar a vida com o programa de Jesus.

                

     

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO

    (Para onde Deus quer me conduzir?)

     

    - Mergulhar no mistério de Deus.

    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).

    - Saborear Deus. Repousar em Deus.

    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo