TEMPO DA QUARESMA
(2013-40).-QUE ESPÉCIE DE REI É JESUS !
- "Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou alvoroçada. Quem é Este ?, perguntavam. E a multidão respondia : É Jesus, o profeta de Nazaré, da Galileia".(Mt.21,10).
A entrada de Jesus em Jerusalém é descrita por Mateus como uma retumbante e alegre liturgia, que ressoa com não menos de 5 referências bíblicas, incluindo a repetição de "Hosana ao Filho de David" extraída do Salmo 118 :
- "Ó Senhor, dai-nos a salvação ! Ó Senhor, dai-nos a vitória ! Bendito seja o que vem em nome do Senhor".(Sl.118,25-26).
Este salmo repete-se com um sentido messiânico que, no Novo Testamento, aquando da entrada de Jeus em Jerusalém, corresponde ao grito ritual de hosana em hebraico.
Com este grito de hosana, Jesus quer revelar à Cidade Santa que Ele é o Rei-Messias prometido; não um rei político que vem destronar os romanos, mas um rei manso e humilde como anunciara Zacarias :
- "Exulta de alegria, ó filha de Sião, enche-te de júbilo. Eis que o teu Rei vem a ti, justo e Salvador, humilde, montado num jumento".(Zac.9,9).
O profeta fala da aparição de um rei pacífico, que converterá em instrumentos de paz todos os instrumentos de guerra.
Jesus Cristo, para chamar a atenção dos judeus sobre o vaticínio messiânico, quis cumpri-lo materialmente no dia de Ramos.
Mas Mateus nota que a alegria é pouco duradoira e que depressa se torna num turbilhão a respeito da identidade de Jesus.
A multidão de Jerusalém aclama Jesus como o Rei-messiânico e considera-O como um profeta.
Mas Mateus acautela-se ao falar de um rei "humilde" e de Jesus como profeta, porque logo a seguir se insurge contra os vendilhões do Templo, dizendo :
- "Está escrito : A Minha casa há-de chamar-se casa de oração, mas vós fazeis dela um covil de ladrões".(Mt.21,13).
Ao mesmo tempo Jesus deixa que se aproximem d'Ele os coxos e os cegos e cura-os, enquanto os príncipes dos sacerdotes e os escribas ficam indignados e escandalizados.
Esta leitura da descrição de Mateus antecipa o que há-de fazer parte do culto cristão para a celebração de Jesus através da Eucaristia e da Liturgia da Palavra como "Aquele que há-de vir em nome do Senhor" e como o verdadeiro e último profeta enviado por Deus.
Esta antecipação há-de levar-nos à convicção de que todo o mistério pascal que é preparado pelo Tempo da Quaresma que já está a chegar ao fim, é a respeito do Jesus histórico, humano e Filho de Deus, que veio para nos redimir dos nossos pecados e que todo este mistério pascal é o mistério principal de toda a missão da Igreja em que está envolvido realmente Jesus de Nazaré segundo a história e o profeta enviado por Deus.
As aclamações da multidão ao Filho ds David e Rei-Messias, devem ser também as nossas aclamações, com o nosso testemunho de vida, para celebrarmos verdadeiramente o Mistério Pascal.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário