Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 8 de março de 2013

    [Catolicos a Caminho] TEMPO DA QUARESMA (2013-24) UMA IGREJA RENOVADA Som !

     

     

      TEMPO DA QUARESMA 

     

    Sabeis que sois  um templo do Senhor!

    Criados para a Glória !            

     

           (2013-24) UMA IGREJA RENOVAD !      

     

      Muitas coisas se têm mudado na Igreja e isto pode causar alguns reparos por parte de cristãos menos esclarecidos.

    A primeira razão é uma necessidade positiva de uma atitude de esperança perante o revolucionário desenvolvimento que nós constatamos à nossa volta.

    Parece claro que a Humanidade está sempre a caminhar para uma nova era : é a vida da terra num desenvolvimento social, político, turístico, económico e, naturalmente, religioso, absolutamente drástico e cada vez mais rápido e contrastante.

    Em todos os tempos da história houve confusões, falsos conceitos sobre o viver humano, tentativas de esperança, esforços frustrados e uma série enorme de conflitos na tentativa de encontrar um futuro melhor para a Humanidade.

    Não nos deve surpreender que os Cristãos, incluindo a Igreja Católica, partilhe das perturbações e dos sofrimentos da sociedade.

    Seria causa de alarme se a Igreja, que somos nós todos, ficasse impávida e serena, sem se deixar envolver no desenvolvimento que, muitas vezes, até nasce dos próprios problemas com que nos debatemos.

    Apesar dos sofrimentos e das suas consequências, a Renovação da Igreja é um factor positivo que incrivelmente a envolve, restaura e também a rejuvenesce, dando-lhe uma realidade perfeitamente actual e humana.

    A Igreja que é o Povo de Deus, sem mudar a sua doutrina, pode todavia actualizar as maneiras de a ensinar, usando os meios ao seu alcance de harmonia com os progressos da vida, para benefício dos seus membros.

    Assim, pode haver mudanças renovadoras na disciplina, bem como na liturgia e na pastoral.

    O Concílio Vaticano II publicou um Decreto sobre o Ecumenismo e outro sobre os Meios de comunicação social, que nos mostram como a Igreja constantemente tenta a sua renovação.

    O Decreto sobre o Ecumenismo diz :

                - Toda a renovação da Igreja consiste essencialmente numa maior fidelidade à própria vocação. Esta é, sem dúvida, a razão do movimento para a unidade. A Igreja peregrina é chamada por Cristo a essa reforma perene. Como instituição humana e terrena, a Igreja necessita perpetuamente desta reforma. Assim, se em vista das circunstâncias das coisas e dos tempos houve deficiências, quer na moral, quer na disciplina eclesiástica, quer também no modo de ensinar a doutrina - modo que deve cuidadosamente distinguir-se do próprio depósito da fé - tudo seja recta e devidamente restaurado no momento oportuno.(UR 6).

    E quanto ao uso dos Meios de Comunicação social, diz o Decreto :

               - À Igreja, pois, compete o direito nativo de usar e de possuir toda a espécie destes meios, enquanto são necessários ou úteis à educação cristã e a toda a sua obra de salvação das almas. (IM 3).

    Todos os membros do Povo de Deus, que é a Igreja, devem tentar ser suficientemente compreensivos e humildes para aceitarem as normas de renovação que constantemente se vão verificando, fazendo um voto de confiança no saber e poder dos que nos governam.

    A renovação é uma caminhada de todo o Povo de Deus, atento aos ensinamentos da Igreja Docente ou do Magistério da Igreja, que exige de todos um esforço e uma generosa e humilde  renúncia a tudo o que nos impede de caminhar pelo recto caminho.

    À Igreja Docente compete evangelizar por todos os meios ao seu alcance, sobre doutrina e moral, para vencer a ignorância dos menos cultos, combater os erros dos dissidentes e corrigir eficazmente os abusos contra a disciplina e a Pastoral da Igreja.

    A todos nós, Povo de Deus comprometido na evangelização, desde o dia do nosso Baptismo, compete o dever de ouvir a voz da Igreja fundada por Cristo e confiada aos seus Pastores, colaborar com ela e contribuir por todos os meios para a sua Renovação constante, a caminho do Reino.

    Devemos ter consciência de que a Igreja a que pertencemos pelo Baptismo e em cuja missão estamos empenhados é a IGREJA-POVO DE DEUS !

     

                                                    John

                                                                Nascimento

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo