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    sábado, 9 de março de 2013

    [Catolicos a Caminho] TEMPO DA QUARESMA (2013-24) A IGREJA POVO DE DEUS Som !

     

     

      TEMPO DA QUARESMA 

     

    Sabeis que sois  um templo do Senhor!

    Criados para a Glória !            

     

           (2013-24) A  IGREJA POVO DE DEUS !

                                                                                     

    Talvez o mais fundamental termo que se aplica à Igreja seja este de Povo de Deus.

    A Igreja é composta por todos aqueles que são verdadeiramente o próprio Povo de Deus.

    Já antes do Concílio Vaticano II algumas vezes a Igreja foi chamada o Povo de Deus, mas foi especialmente a partir de 1960 que esta expressão entrou no uso geral.

    A riqueza desta imagem apareceu associada com a Bíblia e encoraja a uma profunda identificação dos Cristãos com o amor a Deus e ao próximo.

               Dá uma força extraordinária que nos leva a dizer com muito orgulho : Nós somos a Igreja :

                - "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa. Povo adquirido, a fim de anunciardes as virtudes d'Aquele que vos chamou das trevas para a Sua luz admirável. Vós, que outrora não éreis o Seu Povo, mas que agora sois o Povo de Deus; vós, que antes não tínheis alcançado a misericórdia e agora a alcançastes". (1 Ped.2,9-10).

    Nos princípios da Igreja, a grande maioria dos seus membros eram os Judeus.

    A sua raça, a sua cultura, a sua herança e a sua primitiva religião, era o Judaísmo.

    Evidentemente, o termo Judeu tinha e continua a ter um duplo significado, ou um duplo sentido, o da raça e o da religião.

    Todavia Paulo, mais tarde havia de escrever :

                - "Não há Judeu nem Grego; não há servo nem livre, não há homem nem mulher, pois todos vós sois um só em Cristo". (Gal.3,28).

    A origem étnica dos membros da Igreja não vem das suas relações com Deus.

    O Povo de Deus foi chamado e escolhido por uma graça ou dom de Deus, e não por direito ou herança.

    A Igreja tornou-se "os filhos de Abraão" em virtude da justiça dos méritos dados aos Cristãos pela obra salvadora de Cristo :

    - "Assim também David proclama feliz o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente das obras". (Rom. 4,6).

    - "Aquele que não havia conhecido pecado, Deus O fez pecado por nós, para que nos tornássemos n'Ele justiça de Deus". (2 Cor.5,21)

    Assim como Deus esteve presente com o povo de Israel no cimo da nuvem e na coluna de fogo, assim também, no Novo Testamento Deus está com o Seu Povo, o Povo de Deus :

                - "Porque nós somos o templo de Deus vivo, como Deus diz: "Habitarei e andarei entre eles, e serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo".(2 Cor.6,16).

    A transição de "filhos de Abraão" para "discípulos de Jesus Cristo", envolveu um traumatismo e uma confusão na Igreja do Novo Testamento.

    Foi uma transição de raça e religião, para uma graça ou Dom de Deus e isto é exactamente o pano de fundo de quase todas as Cartas de S. Paulo, porque muitos tinham dificuldade em aceitar a mudança de justiça por herança em salvação pela graça.

    A grande linha divisória para a conversão dos gentios, aqueles que não eram judeus, foi o chamamento de Cornélio.

    Cornélio era um oficial Romano, um Centurião; era gentio por definição.

    A miraculosa história de como Deus revelou o Seu plano de incluir os gentios na linha da fé, é descrita nos Actos dos Apóstolos, com a Visão de Cornélio. (Act,10,1-8); A Visão de Pedro, (Act. 10,9-33); e por fim o Discurso de Pedro em casa de Cornélio. (Act. 10,34-43).

    A Igreja é um Povo.

    A Igreja não é um edifício, uma estrutura apenas.

    A Igreja não é um aglomerado ou uma instituição multinacional.

    A Igreja é um Povo, o que não significa que não possa ou deva ser organizada.

    O Novo Testamento dá uma estrutura básica e coerente ao Povo de Deus, mas a Igreja nunca se pode esquecer de que é composta por Povo, especialmente  o Povo de Deus.

    Infelizmente a História do Cristianismo demonstra que o Povo de Deus foi muitas vezes minimizado, esquecido e subjugado pelas forças do poder civil, e também por certas corporações e instituições da Igreja.

    Também o Povo Israelita, o primeiro Povo que Deus escolheu, apesar dos seus profetas, muitas vezes falhou, mas sempre tentou de novo recomeçar.

    Ser membro do Povo de Deus, não significa ser controlado, mas sim estar em união com Deus e com o próximo, na oração, no amor e na humildade.

    Significa nunca desistir, tentar de novo.

    O Povo de Deus não se pode situar numa posição de certa hostilidade para com a Igreja Institucional, mas sim numa posição de ajuda e colaboração permanente, generosa e activa.

    É o Povo de Deus que é a força indispensável da Igreja.

    O Concílio Vaticano II na Constituição Dogmática sobre a Santa Igreja fala-nos no Povo de Deus :

                - Esta nova aliança instituiu-a Cristo, o novo testamento no Seu sangue (cf. l Cor. 11,25), chamando o Seu povo, de entre os judeus e os gentios, para formar um todo, não segundo a carne mas no Espírito e tornar-se o Povo de Deus.(LG 9).

    Por sua vez o Catecismo da Igreja Católica dá as características do Povo de Deus :

    782. - O Povo de Deus possui as características que o distinguem nitidamente de todos os agrupamentos religiosos, étnicos, políticos ou culturais da história. [...] Deus não pertence a nenhum Povo; mas adquiriu para Si um povo constituído por aqueles que outrora não eram um povo: raça eleita, sacerdócio real, nação santa, (l Pe.2,9).

    Precisamos de fazer uma séria reflexão do que é essencialmente o Povo de Deus.

    Pois este Tempo da Quaresma e o tempo favorável para nos afirmarmos exactamemnte como Povo de Deus pelo nosso testemunho de vida, para a Glória de Deus.

     

                                           John  

                                                    Nascimento

     

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    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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