Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 8 de março de 2013

    Dom Odilo Scherer versus Dom Timothy Dolan








    Alumni�
    Blogs�
    Clipping

    Dom Odilo Scherer versus Dom Timothy Dolan

    7 de março de 2013Por Robson Oliveira

    Latine | English | Italiano | Español | Français | Deutsch | Polski | Український | 普通话 | العربية


    1



    Fraters in Unum traz um artigo importante sobre o próximo Conclave. Um vaticanista de verdade, não como esses que pululam em épocas específicas, Sandro Magister interpreta as forças no Colégio Cardinalício e afirma que se desenha um apoio na Cúria Romana para eleger papa a Dom Odilo Scherer. O motivo do apoio é a rejeição de um outro candidato que surge forte: o cardeal de Nova York, Dom Timothy Dolan. É verdade que, dentro da Capela Sistina, tudo pode acontecer. Entretanto, a reflexão é bastante interessante e verossímil.


    Um americano em Roma, com destino à cátedra de Pedro



    Talvez o arcebispo de Nova York. Ou quem sabe o de Boston. Seguindo as pegadas de Bento XVI e, além disso, com o chicote contra o mau governo. Mas a cúria resiste e contra-ataca, empurrando adiante um cardeal brasileiro de sua confiança.

    Por Sandro Magister | Tradução: Fratres in Unum.com


    Cardeal Dolan


    Roma, 7 de março de 2013 – A aposta mais fácil é que o próximo Papa não será italiano, nem tampouco europeu, africano, asiático. Pela primeira vez na bimilenar história da Igreja, o sucessor de Pedro poderia vir das Américas. Ou, se preferirem tentar uma previsão mais certeira, da Grande Maçã.

    Timothy Michael Dolan, arcebispo de Nova York, 62 anos, é um homenzarrão de Midwest de sorriso radiante e vigor transbordante, precisamente aquele “vigor tanto do corpo como do espírito” que Joseph Ratzinger reconheceu ter perdido e que ele definiu necessário para seu sucessor, a fim de “governar bem a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho”.

    No ato de renúncia de Bento XVI já estava o título do programa do futuro Papa. E para muitos cardeais veio à mente rapidamente a vivacidade missionária com a qual Dolan desenvolveu precisamente este tema, com seu italiano “primário”, em suas palavras, mas entusiástico, no consistório do ano passado, quando ele mesmo, arcebispo de Nova York, preparava-se para receber a púrpura:

    > A proclamação do Evangelho hoje


    Foi um consistório muito criticado, em fevereiro de 2012. Há semanas, documentos candentes vazavam dos escritórios do Vaticano, inclusive do reservado escritório do Papa, lançando ao público ambições, contrastes, pecados de uma cúria à deriva.

    No entanto, entre os novos cardeais criados por Bento XVI um bom número era de italianos, pertenciam à cúria e, o que era ainda pior, estavam estreitamente vinculados ao secretário de Estado, Tarcisio Bertone, universalmente considerado o principal culpado pelo mau governo.

    O Papa Joseph Ratzinger modificou esta situação alguns meses depois, em novembro, com outras seis indicações cardinalícias, todas elas não européias, inclusive o do astro nascente da Igreja da Ásia, o filipino de mãe chinesa Luis Antonio Gokim Tagle.

    Mas a fratura permanecia intacta. De um lado, os senhores da cúria, em sua infatigável defesa dos respectivos centros de poder. De outro, o universo de uma Igreja que já não tolera que o anúncio do Evangelho no mundo e o luminoso magistério do Papa Bento sejam obscurecidos pelos tristes relatos da Babilônia romana.

    É a mesma fratura que caracteriza o iminente conclave. Dolan é o candidato símbolo que representa a mudança purificadora. Não é o único, mas certamente é o mais representativo e audaz.

    No fronte adverso, todavia, os magnatas da cúria se unem e contra-atacam. Não empurram adiante nenhum deles, sabem que assim a partida estaria perdida de antemão. Observam o ambiente que existe no colégio cardinalício e também eles apostam para longe de Roma, do outro lado do Atlântico, porém, não no norte, mas no sul da América.

    Olham para São Paulo, Brasil, onde há um cardeal filho de imigrantes alemães, Odilo Pedro Scherer, 64 anos, muito bem conhecido na cúria, onde esteva durante anos em Roma a serviço do Cardeal Giovani Battista Re quando este era prefeito da congregação para os bispos, e que hoje faz parte do conselho cardinalício que supervisiona o IOR, o “banco” vaticano, posto em que foi confirmado há poucos dias, com Bertone como seu presidente.

    Scherer é o candidato perfeito desta manobra, toda ela romana e curial. Não importa que no Brasil ele não seja popular, nem sequer entre os bispos que, chamados a eleger o presidente de sua conferência episcopal há dois anos, rechaçaram-no sem apelação. Nem que tampouco brilhe como arcebispo da grande São Paulo, capital econômica do país.

    O importante para os magnatas curiais é que ele seja dócil e insosso. A auréola progressista que cobre a sua candidatura é devida a uma derivação puramente geográfica, mas é útil para inflamar em algum purpurado ingênuo a presunção de eleger o “primeiro Papa latino-americano”.

    Assim como no conclave de 2005, os votos dos curiais e dos partidários do cardeal Carlo Maria Martini se destinaram todos eles ao argentino Jorge Bergoglio, na tentativa falida de bloquear a eleição de Ratzinger. Também desta vez poderia ocorrer uma união análoga. Curiais e progressistas unidos no nome de Scherer, com o pouco que resta dos antigos partidários de Martini, de Roger Mahony a Godfried Danneels, hoje ambos na mira por sua frágil conduta nos escândalos dos sacerdotes pedófilos.

    O Papa que agrada aos curiais e progressistas é, por natureza, débil. Agrada aos primeiros porque lhes deixa livres para atuar, e aos segudos porque deixa espaço para o seu sonho de uma Igreja “democrática”, governada “da base”.

    Não surpreende que o historiador Alberto Melloni, expoente principal do catolicismo progressita mundial, tenha prognosticado no “Corriere della Sera”, de 25 de fevereiro, que do próximo conclave sairá um “Papa pastor” e não “um papa xerife”, e também ridicularizado o Cardeal Dolan, indicando precisamente quatro magnatas da cúria como os cardeais que são, a seu ver, os mais “capazes de compreender a realidade” e determinar “o resultado efetivo do conclave”: os italianos Giovani Battista Re, Giuseppe Bertello, Ferdinando Filoni “e, obviamente, Tarcisio Bertone”.

    Isto é, exatamente os que estão orquestrando a operação Scherer. A estes quatro seria necessário acrescentar o argentino da cúria, Leonardo Sandri, de quem se fala que será o futuro secretário de Estado.

    Para uma cúria desse tipo, a mera hipótese da eleição de Dolan é um presságio de terror. Mas Dolan Papa sacudiria também esta Igreja feita de bispos, de sacerdotes e de fiéis que nunca aceitaram o magistério de Bento XVI, seu enérgico retorno aos artigos do “Credo”, aos fundamentos da fé cristã, ao sentido do mistério na liturgia.

    Dolan é, na doutrina, um ratzingeriano total que possui, ademais, o dom de ser um grande comunicador. Mas o é também na visão do homem e do mundo, assim como do papel público que a Igreja está chamada a exercer na sociedade.

    Nos Estados Unidos, Dolan está à frente daquele time de bispos “afirmativos” que marcaram o renascimento da Igreja Católica após décadas de temor de culturas dominantes e de naufrágios em face da propagação dos escândalos.

    Na Europa e na América do Norte, isto é, nas regiões em que o cristianismo é mais antigo, porém está em declínio, não há hoje uma Igreja mais viva e reflorescida do que a dos Estados Unidos. E também mais livre e crítica em relação aos poderes mundanos. Desapareceu o tabu de uma Igreja Católica americana que se identifica com a primeira super potência mundial e que, portanto, não poderá nunca gerar um Papa.

    Pelo contrário, o que assombra este conclave é que os Estados Unidos oferece não um, mas inclusive dois “papáveis” verdadeiros porque, além de Dolan, há o arcebispo de Boston, Sean Patrick O’Malley, 69 anos, com barba e hábito de bravo frei capuchinho.

    Sua pertença à humilde ordem de São Francisco não é um obstáculo para o papado e tem precedentes ilustres, porque também o grande Julio II, o Papa de Michelangelo e Rafael, era franciscano.

    Mas o que mais pesa é que Dolan e O’Malley não são dois candidatos contrapostos entre si. Os votos de um podem convergir para o outro, se necessário, porque ambos são portadores de um único projeto.

    Comparado com Dolan, O’Malley tem um perfil menos decidido no que diz respeito à capacidade de governo. E isso poderia fazê-lo mais aceito por alguns cardeais, o que lhe permitiria cruzar o umbral decisivo dos dois terços dos votos, 77 em 115, o que, por sua vez, poderia estar excluído para o mais enérgico e, portanto, mais temido, arcebispo de Nova York.

    O mesmo raciocínio poderia ser aplicado a um terceiro candidato, o cardeal canadense Marc Ouellet, também ele de sólida matriz ratzingeriana e cheio de talentos similares aos de Dolan e O’Malley, mas ainda mais incerto e tímido que este último nas decisões operacionais. Em um conclave que tem muitas de suas expectativas lançadas na reorganização do governo da Igreja, a candidatura de Ouellet, embora considerada pelos cardeais eleitores, parece a mais débil das três norte-americanas.

    Com o seu olhar voltado de Roma para o outro lado do Atlântico, o iminente conclave leva em consideração a nova geografia da Igreja.

    O cardeal Ouellet, em sua juventude, foi missionário na Colômbia. O cardeal O’Malley fala perfeitamente espanhol e português e teve sempre como atividade proeminente o cuidado pastoral dos imigrantes hispânicos. O cardeal Dolan é a cabeça dos bispos de um país que alcançou as Filipinas no terceiro lugar no número de católicos no mundo, depois do Brasil e México. E são “latinos” um terço dos fiéis dos Estados Unidos; mais, a metade dos que têm menos de 40 anos o são.

    Não surpreende que os cardeais da América Latina estejam dispostos a votar em seus irmãos do norte. E com eles, outros purpurados de peso, como o italiano Angelo Scola, o arcebispo de Paris, André Vingt-Trois, e o australiano George Pell.

    Uma vez fechadas as portas do conclave, já no primeiro escrutínio poderiam cair sobre Dolan muitos votos, talvez não os 47 de Ratzinger na primeira votação de 2005, mas ainda muitos.

    O que seguirá é uma incógnita.


    1


    Tags: Bispos, Conclave 2013, Papa

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Nome *

    Email *

    Site





    PESQUISA NO SITE HUMANITATIS

    HUMANITATIS NO FACEBOOK





    POSTS + POPULARES DA SEMANA
    Caso Pe. Emilson Soares
    Origem e característica da reflexão filosófica
    Globo e Neomalthusianismo: Mais uma mentira para enganar você!
    Wikipedia proclama Novo Papa da Igreja Católica: É Paulo VII!
    Quatro Dúvidas sobre o Conclave
    Dom Odilo Scherer versus Dom Timothy Dolan
    Como disse recentemente, quem é infiel no muito…
    Falso Dilema: a renúncia do Papa e o divórcio
    Renée Descartes – Critério de Verdade
    O que é relativismo?
    Última semana do Pontificado de Bento XVI – III
    Paródia em homenagem ao deputado Jean
    Reinaldo Azevedo, você é bom em política
    Canção Nova inocentada de acusação de Ministério Público
    Joseph Ratzinger – Pragmatismo
    O que aconteceria se…
    Jornada Mundial da Juventude: começou a histeria anti-católica
    Conselhos Pastorais do Inferno – I
    Amor apaixonante entre pais e filhos
    Joseph Ratzinger – Fé e Razão
    Novena pelo Papa Bento XVI
    Aporias do relativismo
    “Verdadeira renovação da Igreja”, o que significa para Bento XVI?
    Estou triste…
    Iemanjá pode; Nossa Senhora não pode

    PADROEIRA DO SITE HUMANITATIS


    Sagrada Família - Domingo da Oitava do Natal ou 30 de Dezembro

    ARTICULISTAS
    Cláudio Santos
    Coisa Rúim Chefe
    Helder Oliveira
    Izabela Nascimento
    Luciana Hilario
    Priscila Fernandes
    Robson Hilario
    Robson Oliveira

    POSTS RECENTES
    Dom Odilo Scherer versus Dom Timothy Dolan
    Estou triste…
    Congregação para a Doutrina da Fé – Político Cristão e Apoio a Projetos Imorais
    Como disse recentemente, quem é infiel no muito…
    Congregação para a Doutrina da Fé – Política e Laicidade
    Telegrama dos Cardeais a Bento XVI
    Carlos Frederico G. C. da Silveira e Thiago Leite C. P. da Rosa – Reflexão e Meditação
    Caso Pe. Emilson Soares
    Aporias do relativismo
    Quatro Dúvidas sobre o Conclave
    Joseph Ratzinger – Pragmatismo
    Vinde, Espírito Santo…
    Wikipedia proclama Novo Papa da Igreja Católica: É Paulo VII!
    Última semana do Pontificado de Bento XVI – III
    Reinaldo Azevedo, você é bom em política

    SÃO JOSÉ, CASTÍSSIMO!!!


    19 de Março

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
    herbert burns em Caso Pe. Emilson Soares
    Robson Oliveira em Caso Pe. Emilson Soares
    Renato Madureira em Caso Pe. Emilson Soares
    Renato Madureira em Caso Pe. Emilson Soares
    Robson Oliveira em Caso Pe. Emilson Soares
    olivia em Caso Pe. Emilson Soares
    Renato Madureira em Caso Pe. Emilson Soares
    Robson Oliveira em Caso Pe. Emilson Soares
    Philipe Lucas em Caso Pe. Emilson Soares
    Robson Oliveira em Caso Pe. Emilson Soares
    Philipe Lucas em Caso Pe. Emilson Soares
    Ir. Priscila em Caso Pe. Emilson Soares
    Deolinda Pimentel dos Santos em Caso Pe. Emilson Soares
    Amaro Helio Costa dos Santos em O que aconteceria se…
    Amaro Helio Costa dos Santos em Canção Nova inocentada de acusação de Ministério Público

    ARQUIVOS

    SITE HUMANITATIS




    SIGA-NOS NO TWITTER






    Blogs:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    Conversa em Família

    Humanae Vitae

    Non Nise Te!

    POSTS + COMENTADOS
    Hipocrisia do nosso tempo: a enfermeira de Goiás e os anencéfalos do Brasil (117)
    Candidato Molon e a objeção de consciência: me engana que eu gosto (83)
    Jornada Mundial da Juventude: começou a histeria anti-católica (80)
    A Intolerância das “Vadias” invade Missa com crianças (53)
    Iemanjá pode; Nossa Senhora não pode (45)
    Nota Pastoral de orientação em relação às eleições de 2010 – Dom Antonio Keller (43)
    Reflexões Metafísicas – I: a anemia metafísica (41)
    Carta Aberta aos Patrocinadores do BBB 12(37)
    Carta Aberta ao Papa Bento XVI – Pelo Celibato (36)
    Eleições na Cidade Maravilhosa: Marcelo Freixo, não!!! (36)
    Machismo disfarçado (35)
    BBB 11 – o que fazer? (33)
    Padre, Mestre de Casa Maçom em Caruaru(31)
    Para quem ainda tinha esperança na Canção Nova… (30)
    Novena pelo Papa Bento XVI (28)
    Xuxa versus ONU (26)
    Padre Anderson Batista, Parabéns!!! (Nota sobre debate na OAB-Niterói) (25)
    Metafísica das Paixões (25)
    Lula chama de ‘bobagem’ passagem bíblica que promete o paraíso para os pobres (24)
    A menina, o banheiro e o marmanjo gay (24)

    TEMAS + CITADOS


    IMACULADA CONCEIÇÃO


    Site Consagrado à Virgem Santíssima

    RSS DOS BLOGS


    RSS - Blog do Coisa Rúim

    RSS - Conversa em Família

    RSS - Humanae Vitae

    RSS - Lignum Vitae

    RSS - Non Nise Te!

    RSS - Pensamentos

    CITAÇÕES DO HUMANITATIS EM OUTROS SITES
    Uma só Carne...: Preparação para o Matrimônio - II 31 de dezembro de 2012
    Nas palavras do beato João Paulo II, “a tarefa fundamental da família é o serviço à vida” (Familiaris Consortio, 28). Em breve falaremos mais disso. Fonte: Humanitatis.net. por Maite Tosta @ 23:56 · Enviar por e-mailBlogThis! […]Maite Tosta
    CURSO DE NOIVOS MFC MARANHÃO: Uma segunda chance para ... 26 de dezembro de 2012
    http://humanitatis.net/?p=4987. Comentário: A defesa família é uma das metas prioritárias do cristianismo, pois a Redenção do homem passa pela redenção, direta ou indireta, da família. Um estudo que aponte caminhos ... […]Pedro Carlos Villar ( Arc@njo)
    Preparação para o Matrimônio – III - curso de noivos mfc maranhão 26 de dezembro de 2012
    3 de julho de 2012. Por Robson Oliveira http://humanitatis.net/?p=349. Preparar para este sacramento exige dos pais uma força espiritual e humana incomum. Mas quem disse que ser esposo e esposa cristãos seria fácil? […]Pedro Carlos Villar ( Arc@njo)
    Preparação para o Matrimônio – II - curso de noivos mfc maranhão 26 de dezembro de 2012
    http://humanitatis.net/?p=325. Antes de avançar sobre as características do matrimônio, importa meditar sobre um aspecto essencial deste sacramento: o serviço. Todos os esposos, noivos e namorados deviam pensar na ... […]Pedro Carlos Villar ( Arc@njo)
    Uma só Carne...: Preparação para o Matrimônio - I 24 de dezembro de 2012
    ... que normatiza a geração da prole. Via de regra, porém, tomar a iniciativa de tornar impossível a geração de filhos jamais pode ser uma hipótese ordinária e irrefletida pelos cônjuges, cristãos ou não. Fonte: Humanitatis.net ... […]Maite Tosta
    Uma só Carne...: Mitos Acerca do Matrimônio - III 17 de dezembro de 2012
    Sem falar que só na Disney as velhinhas saem dando maçãs para as moças que moram nas cabanas da floresta. Acorda Branca de Neve… Fonte: Humanitatis.net. por Maite Tosta @ 23:48 · Enviar por e-mailBlogThis! […]Maite Tosta
    Uma só Carne...: Mitos acerca do Matrimônio – I 3 de dezembro de 2012
    ... tenha ocorrido e o sapo não tenha se transmutado em príncipe, nada de desespero. Há esperança. Mas certamente este matrimônio será mais parecido com o amor de Cristo a sua Igreja: até a Cruz. Fonte: Humanitatis.net ... […]Maite Tosta
    Pergunte para as famílias dos jovens da Chatuba: É justo isso ... 12 de setembro de 2012
    Alguém tem de dizer para Alice que ela não vive no País das Maravilhas. O Reino Unido de Ipanema não alcança todo carioca que vive na cidade. A legali... […]Robson Oliveira
    TV Record critica deputada católica por pedir financiamento para a ... 15 de dezembro de 2011
    Tal qual foi apresentada no telejornal citado, fica difícil acreditar no(a) escritor(a)”, conclui a nota de Robson Oliveira no Humanitatis.net. Fontes da Organização da JMJ afirmaram a ACI Digital que ainda não têm uma ... […]Casais Missionários
    Divulgação: Mini-Curso Pró-vida c/ Mons. Schooyans | Deus lo Vult! 7 de julho de 2010
    O evento é totalmente gratuito, nós pedimos somente que as pessoas façam o quanto antes a sua inscrição pelo site www.humanitatis.net para reservarem a sua vaga. Será um momento ímpar com o objetivo de: Abordar as ... […]Jorge Ferraz

    POLÍTICA DE COMENTÁRIOS


    Os artigos disponibilizados pelos articulistas, bem como os comentários veiculados, são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Todo material deste site é de livre difusão, contanto que um link remeta à sua fonte.
    Copyright © 2013 Humanitatis – a internet para o homem. All Rights Reserved.
    Magazine Basic theme designed by Themes by bavotasan.com.
    Powered by WordPress.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo