Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 6 de março de 2013





    Início

    Entre em contato

    Portal Shalom



    Blog Carmadélio
    Artigos e Notícias selecionadas à luz da Fé Católica.


    * Como os católicos devem encarar as críticas e este clima de “denuncismo” que se instaurou na mídia após renúncia papal? Dom Odílio responde.

    março 6th, 2013


    Responde-nos Dom Odilo Scherer

    ” Com muita serenidade e discernimento. É um fato interessante que, de um momento a outro, todos começaram de novo a falar da Igreja, mesmo sem conhecer bem as questões abordadas. Muita matéria produzida foi sensacionalista ou simplesmente marcada pelo preconceito contra a Igreja, sem o interesse de conhecer ou comunicar a verdade. É sempre importante tentar saber de qual púlpito vem o sermão e perguntar se merecem crédito certas afirmações bombásticas, de efeito retórico (ex. “guerra civil no Vaticano”…), que não se sustentam em fatos, mas em suposições e conjecturas que visam jogar no descrédito a Igreja perante o mundo e perante seus próprios fieis.

    É preciso lembrar que cada um deverá prestar contas a Deus pelas afirmações mentirosas e injuriosas ditas contra o próximo ou também a Igreja. Recomendo que não se dê crédito fácil a certas caricaturas que se fazem da Igreja;quem conhece a Igreja e vive dentro dela sofre com o desprezo à Igreja.

    Infelizmente, as palavras do próprio Papa, proferidas no anúncio do dia 11 de fevereiro sobre sua renúncia, foram deixadas de lado, como sendo não-verdadeiras, para dar largas a todo tipo de suspeitas, especulações e conjecturas sobre os “reais motivos” da renúncia. Alguém nas condições e na autoridade do Papa deveria merecer mais crédito e respeito”
    Imprimir | Favoritos |Compartilhar

















    Tags: Denuncismo, Jornalistas, Mídia, Renuncia Papal
    Publicado em Denuncismo, Jornalistas, Mídia, Renuncia Papal | Comentar »

    * Vejamos a Igreja ALÉM do olhar míope e preconceituoso da mídia secular.março 6th, 2013






    O Papa é sucessor de São Pedro, não de Judas.

    Everth Queiroz

    Junto com o apelo à oração, há um conselho que deve ser dado aos católicos, dentro e fora do Brasil, especialmente neste tempo de pré-conclave: não deem ouvidos à mídia. Falando assim, soa como um daqueles avisos de quem é contrário à liberdade de imprensa ou a que os meios de informação seculares cubram assuntos religiosos. Só que não, não se trata disto.

    A Globo, bem como a Bandeirantes, o SBT, e também os veículos impressos, como a Folha e o Estadão, não só podem, como devem trazer ao grande público notícias que se referem ao futuro próximo da Igreja Católica, especialmente porque, em um mundo no qual a religião parece não ter lugar e no qual temas como fé e espiritualidade normalmente são relegados à esfera privada, é sempre bom lembrar aos laicistas intolerantes que a Santa Sé é pauta nos noticiários, porque primeiro “é pauta” no coração de uma multidão mundo afora.

    Quando dizemos que não deem ouvidos à mídia, queremos prevenir os leitores do perigo de enxergarem a Igreja apenas com os olhos humanos, deixando de lado o dom da fé. E esta talvez seja uma das grandes lições para este Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI, no começo deste ano litúrgico: a confiança em Jesus, que guia e pastoreia a Sua Igreja, apesar dos abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero, apesar dos escândalos do Vatileaks.. Nunca é demais lembrar que, apesar de tantos pecados de seus membros – pecados nossos! -, a Igreja é santa, porque é de Cristo. Nada – nem as feridas recentes abertas e expostas ao público – pode fazer vacilar esta certeza, macular a Esposa do Cordeiro. Esta é a nossa fé. Se não a preservarmos, ninguém o fará por nós.

    Muito menos a mídia. Acho saudável que denúncias de corrupção sejam trazidas ao público e devidamente apuradas, atinjam quem for. Assim, regozijei com o julgamento dos chefes do Mensalão – o STF fez a sua parte -, e também fiquei feliz com a limpeza feita por Bento XVI à frente da Igreja. Acontece que, quando o assunto é Igreja Católica, há um desejo de massacrá-la, uma hostilidade que salta aos olhos. A intenção dos veículos de comunicação, mais que denunciar o erro, é criar uma caricatura da Igreja, uma “igreja” que acoberta pedófilos, que restringe as “liberdades reprodutivas” das pessoas, que é contrária ao casamento gay por pura hipocrisia, que condena o aborto e “não abre” o sacerdócio às mulheres porque é misógina, enfim… A lista de acusações é grande, o leitor conhece bem.

    Cabe um esclarecimento, para não cair na bobeira de falar da mídia como um ente pessoal, dotado de vontade e inteligência próprias. É claro que há pessoas honestas por trás dos meios de comunicação. Só que, ao mesmo tempo, o número dos idiotas é infinito. E, obviamente, é desta mídia que falamos.

    Os lobistas que hoje são pagos para execrar o Vaticano e cuspir no rosto da Igreja são descendentes dos revolucionários da década de 1960 que criaram o que o Papa Bento XVI chamou recentemente, em encontro com o clero de Roma, de “o Concílio dos meios de comunicação”. Todos sabem que nos anos 60 do último século, os bispos do mundo inteiro reuniram-se no Concílio Vaticano II. Falou-se de aggiornamento, e, realmente, os documentos conciliares refletem esta preocupação de dialogar com a modernidade. Só que, ao contrário do que postulava a mídia da época, as pretensões dos Padres conciliares não eram – nas palavras do beato João XXIII – “a discussão sobre este ou aquele tema doutrinal”, mas sim “que o depósito sagrado da doutrina cristã” fosse “guardado e ensinado de forma mais eficaz”.

    Cinquenta anos se passaram, e parece que os nossos jornalistas ainda não aprenderam. Ao próximo Papa não cabe “a discussão sobre este ou aquele tema doutrinal” – um eufemismo para trair a fé dos Apóstolos e a doutrina multissecular da Igreja -, mas sim “que o depósito sagrado da doutrina cristã seja guardado e ensinado de forma mais eficaz”. O Papa dos sonhos de nossa mídia liberal é um que saia distribuindo camisinhas pela avenida, confabulando tranquilamente com feministas e outras minorias barulhentas e anticlericais. Acontece que este Papa – assim como o Concílio virtual, “dos meios de comunicação” – não existe; está limitado mesmo aos “sonhos” dos inimigos da Fé.

    Por isso, quando forem assistir à cobertura do conclave pela mídia progressista, fiquem atentos. A qualquer momento algum daqueles chamados “vaticanistas” pode trazer à baila alguma ideia louca, como um Papa que defenda o aborto, a união civil de homossexuais ou o sacerdócio feminino – tudo discutido num futuro Vaticano III.

    Não se enganem. Nem temam. Afinal, o Papa é sucessor de São Pedro, não de Judas.
    Imprimir | Favoritos |Compartilhar

















    Tags: Conclave, Jornalismo, Mídia, Renuncia Papal
    Publicado em Conclave, Jornalismo, Mídia | Comentar »

    * Conclave: lista completa de cardeais eleitores, por ordem de idade, do mais velho ao mais novo.março 6th, 2013




    Zenit

    Enquanto as Congregações pensam quando e como, é interessante conhecer os nomes, a nacionalidade, a idade dos cardeais eleitores.

    Quem criou os cardeais eleitores?

    Dos 117 cardeais eleitores que têm direito a participar do Conclave, 50 foram nomeados por João Paulo II e 67 por Bento XVI.

    A idade média é alta, 74 cardeais têm em média 70 anos ou mais; 38 têm entre 60 e 79 anos de idade; apenas 5 têm menos de 60 anos.

    O mais jovem é o indiano Baselios Cleemis Thottunkal de 53 anos, o mais velho é o cardeal Walter Kasper que completou 80 anos 5 de março.

    Em relação à região de proveniência, 61 cardeais são da Europa; a América conta com 33, sendo 17 da América do Norte, 3 da América Central e Caribe, e 13 da América do Sul; 11 cardeais da Ásia e 11 da África; apenas 1 da Oceania.

    Dos 117 elegíveis que participarão do Conclave, dois se absterão. Em 21 de fevereiro, o cardeal da Indonésia Julius Riyadi Darmaatmadja, 79 anos, tornou público que por razões de saúde não estará em Roma.

    Enquanto o cardeal escocês Keith O’Brien renunciou a diocese e não participará do Conclave. Até agora, 115 cardeais devem participar do Conclave.

    Para maior clareza, apresentamos a lista completa de cardeais eleitores, por ordem de idade, do mais velho ao mais novo.

    1. KASPER Walter 05.03.33 – Alemanha 80 anos

    2. POLETTO Severino 18.03.33 - Itália 79 anos

    3. SANDOVAL ÍÑIGUEZ Juan 28.03.33 - México 79 anos

    4. DANNEELS Godfried 04.06.33 Bélgica 79 anos

    5. ERRÁZURIZ OSSA Francisco J. 05.09.33 Chile 79 anos

    6. FARINA Raffaele 24.09.33 Itália 79 anos

    7. AGNELO Geraldo Majella 19.10.33 Brasil 79 anos

    8. MEISNER Joachim 25.12.33 Alemanha 79 anos

    9. VELA CHIRIBOGA Raúl Eduardo 01.01.34 Equador 79 anos

    10. RE Giovanni Battista 30.01.34 Itália 79 anos

    11. TETTAMANZI Dionigi 14.03.34 Itália 78 anos

    12. MONTERISI Francesco 28.05.34 Itália 78 anos

    13. HUMMES Cláudio 08.08.34 Brasil 78 anos

    14. AMIGO VALLEJO Carlos 23.08.34 Espanha 78 anos

    15. SARDI Paolo 01.09.34 Itália 78 anos

    16. CORDES Paul Josef 05.09.34 Alemanha 78 anos

    17. RODÉ Franc 23.09.34 Eslovênia 78 anos

    18. BERTONE Tarcisio 02.12.34 Itália 78 anos

    19. DARMAATMADJA Julius Riyadi 20.12.34 Indonésia 78 anos (não participará por motivo de saúde)

    20. PHAM MINH MÂN Jean-Baptiste 05.03.34 Vietnã 78 anos

    21. LAJOLO Giovanni 03.01.35 Itália 78 anos

    22. NAGUIB Antonios 18.03.35 Egito 77 anos

    23. RIGALI Justin Francis 19.04.35 Estados Unidos 77 anos

    24. DE PAOLIS Velasio 19.09.35 Itália 77 anos

    25. ABRIL y CASTELLÓ Santos 21.09.35 Espanha 77 anos

    26. POLICARPO José DA CRUZ 26.02.36 Portugal 77 anos

    27. MAHONY Roger Michael 27.02.36 Estados Unidos 77 anos

    28. TERRAZAS SANDOVAL Julio 07.03.36 Bolívia 76 anos

    29. DIAS Ivan 14.04.36 Índia 76 anos

    30. LEHMANN Karl 16.05.36 Alemanha 76 anos

    31. LEVADA William Joseph 15.06.36 Estados Unidos 76 anos

    32. OKOGIE Anthony Olubunmi 16.06.36 Nigéria 76 anos

    33. TURCOTTE Jean-Claude 26.06.36 Canadá 76 anos

    34. ROUCO VARELA Antonio María 20.08.36 Espanha 76 anos

    35. ORTEGA Y ALAMINO Jaime L. 18.10.36 Cuba 76 anos

    36. LÓPEZ RODRÍGUEZ N. de Jesús 31.10.36 R. Dominicana 76 anos

    37. ANTONELLI Ennio 18.11.36 Itália 76 anos

    38. SARR Théodore-Adrien 28.11.36 Senegal 76 anos

    39. BERGOGLIO Jorge Mario 17.12.36 Argentina 76 anos

    40. GEORGE Francis Eugene 16.01.37 Estados Unidos 76 anos

    41. BAČKIS Audrys Juozas 01.02.37 Lituania 76 anos

    42. ASSIS Raymundo DAMASCENO 15.02.37 Brasil 76 anos

    43. NICORA Attilio 16.03.37 Itália 75 anos

    44. MARTÍNEZ SISTACH Lluís 29.04.37 Espanha 75 anos

    45. VEGLIÒ Antonio Maria 03.02.38 Itália 75 anos

    46. ROMEO Paolo 20.02.38 Itália 75 anos

    47. COCCOPALMERIO Francesco 06.03.38 Itália 75 anos

    48. O’BRIEN Keith Michael Patrick 17.03.38 Grã Bretanha 74 anos (se abstém)

    49. MONTEIRO de CASTRO Manuel 29.03.38 Portugal 74 anos

    50. CAFFARRA Carlo 01.06.38 Itália 74 anos

    51. AMATO Angelo 08.06.38 Itália 74 anos

    52. O’BRIEN Edwin Frederik 08.04.39 Estados Unidos 73 anos

    53. DZIWISZ Stanisław 27.04.39 Polônia 73 anos

    54. TONG HON John 31.07.39 China 73 anos

    55. BRADY Seán Baptist 16.08.39 Irlanda 73 anos

    56. MONSENGWO Pasinya Laurent 07.10.39 Rep.Dem.Congo 73 anos

    57. GROCHOLEWSKI Zenon 11.10.39 Polônia 73 anos

    58. TOPPO Telesphore Placidus 15.10.39 Índia 73 anos

    59. RAÏ Béchara Boutros 25.02.40 Líbano 73 anos

    60. VALLINI Agostino 17.04.40 Itália 72 anos

    61. WUERL Donald William 12.11.40 Estados Unidos 72 anos

    62. ZUBEIR WAKO Gabriel 27.02.41 Sudão do Sul 72 anos

    63. NAPIER Wilfrid Fox 08.03.41 África do Sul 72 anos

    64. PELL George 08.06.41 Austrália 71 anos

    65. SCOLA Angelo 07.11.41 Itália 71 anos

    66. RIVERA CARRERA Norberto 06.06.42 México 70 anos

    67. UROSA SAVINO Jorge Liberato 28.08.42 Venezuela 70 anos

    68. SALAZAR GÓMEZ Rubén 22.09.42 Colômbia 70 anos

    69. BERTELLO Giuseppe 01.10.42 Itália 70 anos

    70. RAVASI Gianfranco 18.10.42 Itália 70 anos

    71. VINGT-TROIS André 07.11.42 França 70 anos

    72. RODRÍGUEZ MARADIAGA O.A. 29.12.42 Honduras 70 anos

    73. BAGNASCO Angelo 14.01.43 Itália 70 anos

    74. CALCAGNO Domenico 03.02.43 Itália 70 anos

    75. DUKA Dominik 26.04.43 Rep. Checa 69 anos

    76. SEPE Crescenzio 02.06.43 Itália 69 anos

    77. TAURAN Jean-Louis 05.04.43 França 69 anos

    78. VERSALDI Giuseppe 30.07.43 Itália 69 anos

    79. COMASTRI Angelo 17.09.43 Itália 69 anos

    80. SANDRI Leonardo 18.11.43 Argentina 69 anos

    81. CIPRIANI THORNE Juan Luis 28.12.43 Peru 69 anos

    82. ONAIYEKAN John Olorunfemi 29.01.44 Nigéria 69 anos

    83. OUELLET Marc 08.06.44 Canadá 68 anos

    84. O’MALLEY Sean Patrick 29.06.44 Estados Unidos 68 anos

    85. PENGO Polycarp 05.08.44 Tanzânia 68 anos

    86. PIACENZA Mauro 15.09.44 Itália 68 anos

    87. RICARD Jean-Pierre 26.09.44 França 68 anos

    88. GRACIAS Oswald 24.12.44 Índia 68 anos

    89. NJUE John 1944 Kenia 68 anos

    90. SCHÖNBORN Christoph 22.01.45 Austria 68 anos

    91. ALENCHERRY George 19.04.45 Índia 67 anos

    92. SARAH Robert 15.06.45 Guinea 67 anos

    93. RYŁKO Stanisław 04.07.45 Polônia 67 anos

    94. PULJIĆ Vinko 08.09.45 Bosnia-Erzegovina 67 anos

    95. CAÑIZARES LLOVERA Antonio 10.10.45 Espanha 67 anos

    96. FILONI Fernando 15.04.46 Italia 66 anni

    97. COLLINS Thomas Christopher 16.01.47 Canadá 66 anos

    98. BETORI Giuseppe 25.02.47 Itália 66 anos

    99. AVIZ João BRAZ de 24.04.47 Brasil 65 anos

    100. PATABENDIGE DON Albert M. R. 15.11.47 Sri Lanka 65 anos

    101. BURKE Raymond Leo 30.06.48 Estados Unidos 64 anos

    102. TURKSON Peter Kodwo Appiah 11.10.48 Ghana 64 anos

    103. ROBLES ORTEGA Francisco 02.03.49 México 64 anos

    104. BOZANIĆ Josip 20.03.49 Croácia 63 anos

    105. DINARDO Daniel N. 23.05.49 Estados Unidos 63 anos

    106. SCHERER Odilo Pedro 21.09.49 Brasil 63 anos

    107. HARVEY James Michael 20.10.49 Estados Unidos 63 anos

    108. NYCZ Kazimierz 01.02.50 Polônia 63 anos

    109. DOLAN Timothy Michael 06.02.50 Estados Unidos 63 anos

    110. KOCH Kurt 15.03.50 Suiça 62 anos

    111. BARBARIN Philippe 17.10.50 França 62 anos

    112. ERDŐ Péter 25.06.52 Hungria 60 anos

    113. EIJK Willem Jacobus 22.06.53 Países Baixos 59 anos

    114. MARX Reinhard 21.09.53 Alemanha 59 anos

    115. WOELKI Rainer Maria 18.08.56 Alemanha 56 anos

    116. TAGLE Luis Antonio 21.06.57 Filipinas 55 anos

    117. THOTTUNKAL Baselios Cleemis 15.06.59 Índia. 53 anos
    Imprimir | Favoritos |Compartilhar

















    Tags: Bispos, Cardeias, Conclave
    Publicado em Cardeais, Conclave | Comentar »

    * Mil padres católicos britânicos denunciam retorno às perseguições religiosas pelo “casamento” homossexual.março 5th, 2013





    Nossa Senhora de Walsingham, padroeira da Inglaterra. A imagem original foi queimada durante a perseguição mencionada pelos 1.000 sacerdotes

    Em uma das maiores cartas conjuntas do gênero, mil sacerdotes católicos britânicos denunciaram que a liberdade de praticar e falar sobre a sua fé será “severamente” limitada, caso seja aprovado o “casamento” homossexual no país.

    O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Comuns (deputados) e deverá ser votado pela Câmara dos Lordes (senadores). Os sacerdotes repudiam como “sem sentido” as garantias oferecidas pelo governo do político conservador David Cameron.

    Eles comparam a tentativa de redefinir o casamento com o golpe dado pelo rei Henrique VIII, que tirou a Inglaterra do seio da Igreja para poder divorciar-se da rainha Catarina de Aragão.

    Henrique VIII deu assim origem à igreja anglicana atual, hoje em fase de desfazimento moral e de organização.

    Como muitos católicos não aceitaram o cisma, o mau rei começou repressões que duraram séculos, trouxeram a guerra civil, arruinaram o país e o separaram de Roma.

    Para os mil sacerdotes, os planos favorecedores dos homossexuais da coligação que governa a Grã-Bretanha impedirão os católicos e outros cristãos que trabalham em escolas, instituições de caridade e organismos públicos, de falar livremente sobre suas crenças e o significado do casamento.

    Até a liberdade de falar no púlpito pode estar sob ameaça, dizem.

    Os fiéis que acreditam no sentido tradicional do casamento seriam efetivamente excluídos de alguns postos de trabalho, do mesmo modo como até o século XIX os católicos foram alijados de muitas profissões pela Reforma protestante.

    Até 1829, os católicos na Grã-Bretanha e Irlanda foram impedidos de exercer diversas profissões, ou mesmo de se reunirem para rezar quando da vigência de um corpo de restrições conhecidas coletivamente como as leis penais.






    Os professores poderão enfrentar medidas disciplinares caso se recusarem a promover o casamento homossexual, uma vez implementada a alteração.

    Capelães de hospitais, de prisões e do Exército também poderiam ser perseguidos se pregarem que o casamento somente entre um homem e uma mulher.

    Os sacerdotes escrevem:




    “Depois de séculos de perseguição, os católicos foram capazes nos últimos tempos de exercer profissões e participar plenamente na vida deste país.

    “Se promulgada, a legislação sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo terá muitas consequências legais, restringindo a capacidade dos católicos de ensinar a verdade sobre o casamento em suas escolas, instituições de caridade ou locais de culto.

    “Não tem sentido argumentar que os católicos e outros ainda podem ensinar suas crenças sobre o casamento em escolas e outras esferas, se ao mesmo tempo se espera que também defendam o ponto de vista oposto”.


    Argumentando que o casamento tradicional é “o fundamento e o alicerce fundamental da nossa sociedade”, acrescentam: “Exortamos os membros do Parlamento a não terem medo de rejeitar esta legislação, agora que suas consequências são mais claras”.

    O bispo de Portsmouth, Dom Philip Egan, um dos signatários, insistiu em que a comparação com as leis penais não foi um exagero. “É muito orwelliano tentar redefinir o casamento”, acrescentou.

    O Reverendíssimo Dr. Andrew Pinsent, proeminente teólogo da Universidade de Oxford, que também assinou a carta, disse:







    “Nós somos muito sensíveis a isto historicamente, porque naturalmente a reforma começou na Inglaterra como uma questão de casamento. Henrique VIII poderia ter sido perdoado por seu adultério, mas ele não o quis, ele quis controlar o casamento e redefinir o que era e o que não era um casamento.

    “Estou muito ansioso de que, quando estivermos pregando na igreja ou ensinando em nossas escolas católicas ou testemunhando a fé cristã sobre qual seja o casamento que não seremos capazes de fazer, possamos ser presos por fanáticos ou homofóbicos.

    “Porque a Igreja não iria admitir aquele ponto que lançou três séculos de grande agitação na sociedade inglesa, e da perspectiva católica a vida era muito difícil.

    “Tememos que o que está acontecendo agora seja a colocação em prática de uma rede de leis, o que violaria a liberdade de consciência”. E acrescentou: “Eu acho que as pessoas na bolha Westminster subestimaram o nível de preocupação no país ¬– há em nível local uma grande preocupação sobre essas coisas”.


    Um porta-voz do Departamento de Educação tentou dissipar os temores, mas o fez naqueles termos que soem usar os políticos para ludibriar a oposição e que depois não são cumpridos.

    A carta foi uma iniciativa de sacerdotes locais.

    Nas últimas semanas, o arcebispo de Westminster, Dom Vincent Nichols, e outros líderes católicos da Grã-Bretanha fizeram críticas dialéticas aos planos de David Cameron. Na opinião de muitos, os termos intermediários e as concessões ao “casamento” abrem espaços para a avançada da agenda homossexual.
    Imprimir | Favoritos |Compartilhar

















    Tags: Casamento gay, homossexualidade, Reino Unido, Sacerdotes
    Publicado em Sacerdotes, homossexualidade | Comentar »

    * Capela Sistina terá duas estufas para assegurar cor da fumaça em conclave.março 5th, 2013




    Terra

    Pela primeira vez serão usadas na Capela Sistina duas estufas em um conclave, uma para queimar as cédulas dos votos e a outra da qual sairá a fumaça branca (”la fumata blanca”), que indica ao mundo que há um pontífice, e a fumaça preta (”La fumata negra”), que significa que a Igreja continua sem um papa.

    O porta-voz vaticano, Federico Lombardi, afirmou nesta terça-feira que apenas a queima das cédulas com palha não seria suficiente para mostrar ao mundo se o que sai da chaminé da capela é a fumaça branca ou negra. Para que não ocorram equívocos, será usada uma estufa exclusivamente para mostrar ao mundo, “de maneira indubitável”, de qual fumaça se trata.

    Até agora, a negra era resultado da queima das cédulas com palha úmida. E para conseguir a fumaça branca, a palha deveria estar seca.

    Por enquanto, ainda não se sabe como será o método usado para conseguir a cor desejada e não se suceda o que ocorreu em 1978, durante a eleição de João Paulo I, quando a fumaça que saiu da capela foi cinza. Nas escolhas de João Paulo II e Benedicto XVI o erro se repetiu e a fumaça demorou a ficar totalmente branca, causando dúvidas em todo o mundo.

    As estufas serão colocadas nos próximos dias. Hoje, equipes técnicas do Vaticano começaram a preparar a Capela Sistina para acolher o segundo conclave do terceiro milênio, cuja data de início ainda foi fixada.

    Hoje foi realizada a terceira reunião preparatória para o conclave, que contou com a participação de 110 dos 115 cardeais eleitores, que são aqueles como menos de 80 anos, como estabalece as normas da Igreja.

    Ainda faltam chegar no Vaticano o patriarca copta católico Antonius Najib, do Egito; o cardeal alemão karl Lehmann; o vietnamita Jean-Baptiste Pham Minh Mân; o de Hong Kong, John Tonh Hon; e o de Varsóvia, Kazimierz Nycz.

    Embora o cardeal decano, Angelo Sodano, tenha dito que na carta convocatória foi informado que a data do conclave seria estabelecida com a presença de todos os eleitores, Lombardi esclareceu hoje que a presença de todos os cardeais em Roma só é necessária para o dia da votação.

    Entre hoje e amanhã só será realizada duas reuniões, o que segundo Lombardi demonstra que os cardeais desejam se aprofundar sobre a situação da Igreja e não têm pressa.

    Hoje, discursaram na congregação geral 11 cardeais, que falaram sobre as atividades da Santa Sé e dos dicastérios (ministérios), as relações da Santa Sé com os episcopados de todo o mundo, a renovação da Igreja sob a luz do concílio Vaticano II, a situação da igreja e a necessidade de uma nova evangelização.

    Amanhã também será realizada apenas uma sessão. À tarde, os cardeais se reunirão na basílica de São Pedro do Vaticano para rezar, “em um momento tão importante para a Igreja”, disse Lombardi.

    Nesta jornada, o Vaticano mostrou as três urnas que serão usadas no conclave. Uma para introduzir os votos, outra para recolher os votos já apurados e uma terceira para se algum cardeal adoecer durante o processo poder depositar a célula onde os religiosos estão instalados, na residência Santa Marta.

    Neste segundo dia de congregação geral, os cardeais enviaram uma mensagem ao papa emérito Bento XVI, na qual expressaram “gratidão” por seu “luminoso ministério” e pelo exemplo “de generoso zelo pastoral para o bem da Igreja e do mundo”.

    O decano do Colégio Cardinalício acrescentou que essa gratidão “representa o reconhecimento de toda a Igreja por seu incansável trabalho na vinha do Senhor”.

    Os cardeais evitaram hoje fazer declarações à imprensa e não se sabe se o Vatileaks, como é conhecido o escândalo da publicação de documentos privados de Bento XVI e do Vaticano, que revela intrigas e conflitos no pequeno estado, foi analisado pelos religiosos.

    Os cardeais americanos Francis George e Donald Wuerl afirmaram ontem que com certeza o Vatileaks seria debatido. Segundo o cardeal o brasileiro Raymundo Damasceno o caso “pesará” na hora de se escolher o papa, já para o espanhol Carlos Amigo Vallejo o tema será “irrelevante”.
    Imprimir | Favoritos |Compartilhar

















    Tags: Conclave, Renuncia Papal
    Publicado em Sem categoria | Comentar »

    * Cardeais enviam mensagem a Papa emérito Bento XVI.março 5th, 2013




    É verdade, acabei de postar as notícias da Segunda Congregação do Colégio Cardinalício e já tenho notícias da terceira reunião. É que pela manhã as informações fluem mais rápido…

    Padre Federico Lombardi, deu um pouco atrás um resumo desta terceira reunião. E ao que me parece são notícias importantes:
    Os Cardeais enviaram nesta manhã uma mensagem ao Papa Emérito Bento XVI (foto acima);
    Ainda não se tomou uma decisão sobre o início do conclave;
    O número de cardeais eleitores agora é de 110;
    Na congregação, esta manhã, foram conversados alguns tópicos importantes. Dentre eles: Atividades da Santa Sé, de seus diversos departamentos e sua relação com os Bispos, a renovação da Igreja à luz do Concílio Vaticano II, a situação da Igreja e precisa da nova evangelização do mundo, em diferentes situações culturais;
    Ao todo, entre ontem e hoje, houve 33 intervenções representativas de todos os 5 continentes. Padre Lombardi disse que há uma liberdade e expressividade do conjunto para intervir e iso está sendo feito com eficácia;
    Pe. Lombardi anunciou que amanhã à tarde, no altar da Basílica de São Pedro da Cadeira, os cardeais se reúnem para a adoração ou Vésperas. Um momento de oração será dirigida pelo Cardeal Decano;
    O cardeais estão convidando toda a Igreja a orar e viver em oração neste momento de preparação para uma decisão tão importante como a eleição do Papa;
    Agora começa o trabalho de preparação da Capela Sistina: Portanto, agora ela não será mais aberta para os turistas;

    Fonte: Blog Dominus Vobiscum
    Imprimir | Favoritos |Compartilhar

















    Tags: Conclave
    Publicado em Conclave | Comentar »

    * Pré conclave: o que são e para que servem as ‘congregações’ de cardeais.março 5th, 2013




    Iniciou-se na manhã desta segunda-feira, 4, o primeiro encontro do Colégio Cardinalício tendo em vista a convocação do próximo Conclave.

    Durante as Congregações, nomenclatura utilizada para designar esse tipo de reunião, serão tratados temas da Igreja Católica em geral, se estabelecerá a data de início do Conclave e também servirá para que os Cardeais se conheçam melhor e desenhem o perfil do próximo Papa.

    Em entrevista à Rádio Vaticano, Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo explicou que “As congregações são reuniões feitas pelos Cardeais antes que seja iniciado o Conclave”.

    Todos os Cardeais poderão participar das Congregações, até os que já tenham mais de 80 anos.Nas Congregações os Cardeais se reunirão “para conversar, para colocar em comum, para começar justamente a fazer uma grande tomada de consciência da situação da Igreja, das realidades que estão diante de nós, do que a Igreja precisa enfrentar, e naturalmente, no meio de todas estas considerações, vai se esculpindo também o perfil daquele que deve assumir o papel de sucessor de Pedro”.

    “Os cardeais vão se reunir, refletir, com muita transparência e fraternidade, e senso de responsabilidade pela Igreja como um todo, farão exatamente isso: refletirão sobre o que a Igreja precisa fazer daqui por diante, como, quais são os destaques, os pontos mais salientes da missão daquele que será o Papa, e claro, neste conjunto de reflexões, vai se fazendo o perfil do novo Papa.Depois os cardeais que irão ao conclave votarão”, afirmou.

    De acordo com Dom Odilo, nas Congregações todos os Cardeais poderão se manifestar. “É claro, haverá um regulamento, com um tempo preciso para cada um. Não serão só reflexões, haverá também orações. Nós rezaremos, a invocação do Espírito Santo constantemente. Enfim, este é o grande momento do discernimento para depois chegar às tomadas de decisões.”

    Quando perguntado se as Congregações são secretas, o purpurado respondeu que apesar das disposições ainda não terem sido dadas, é evidente que as Congregações serão secretas.

    Fonte: Gaudium Press
    Imprimir | Favoritos |Compartilhar

















    Tags: Bispos, Cardeais, Conclave, Vaticano
    Publicado em Cardeais, Conclave, Vaticano | Comentar »

    * Os olhos do Mundo no Vaticano: 3.600 jornalistas cobrirão conclave.março 5th, 2013




    A Igreja Católica está mais do que nunca no foco da imprensa mundial, isso porque nos próximos dias ela iniciará as reuniões de Cardeais que elegerão o próximo sucessor de Pedro.

    Esse acontecimento tem atraído a atenção dos mais diversos meios de comunicação. Só para se ter uma ideia, até o momento já são mais de 3.600 jornalistas credenciados junto à Sala de Imprensa da Santa Sé.

    De acordo com dados divulgados pelo diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, esses jornalistas pertencem à 968 meios de comunicação de 24 idiomas diferentes. (EPC)

    Rádio Vaticano.
    Imprimir | Favoritos |Compartilhar

















    Tags: Conclave, Jornalistas, Mídia, Vaticano
    Publicado em Conclave, Mídia, Vaticano | Comentar »

    * Igreja Católica cresce com força em países africanos.março 5th, 2013




    ADAM NOSSITER
    DO “NEW YORK TIMES”

    LAGOS, Nigéria – A moça dormia tranquilamente sobre o piso frio de mármore diante do altar. No pátio da igreja, adolescentes enchiam latões com água purificada de uma fonte de pedra. No corredor, uma mulher magérrima disse que não comia nada desde o dia anterior, mas que esperava encontrar alimento aqui.

    Atrás de seus altos portões de ferro nesta megalópole frenética com alguma coisa entre 11 milhões e 21 milhões de habitantes, a igreja de Cristo Rei é protetora, alimentadora e curadora.

    São 6h e essa igreja da classe trabalhadora já está lotada de fiéis e cantos de hinos no meio do bairro ainda escuro. Seis missas são celebradas aqui todo domingo, para até 10 mil pessoas.

    O padre da paróquia, o reverendo Ikenna Ikechi, sonha em construir um centro comunitário de vários andares para acomodar seu rebanho crescente. “Nossa única limitação é o espaço”, disse ele.

    O crescimento explosivo da Igreja Católica aqui e em toda a África levou a ser aventada com seriedade a possibilidade de um cardeal africano suceder ao papa Bento 16. Clérigos da Nigéria, de Gana e da República Democrática do Congo, que tem a maior população católica do continente, já foram citados como os candidatos mais cotados.

    Com 16% dos católicos do mundo hoje estando na África, muitos consideram que o futuro da igreja está aqui. A população católica africana cresceu quase 21% entre 2005 e 2010, superando de longe seu crescimento em outras partes do mundo. Enquanto o número de padres na América do Norte e na Europa caiu no mesmo período, na África teve um aumento de 16%. De acordo com autoridades do clero africano, os seminários do continente estão repletos de candidatos, e padres africanos estão sendo enviados para atuar em igrejas em antigas potências coloniais.

    “Muitos jovens vêm para a missa depois do trabalho”, comentou o engenheiro Chinedu Okani, 29, de Lagos, que assistia a uma missa na igreja da Assunção, no bairro de Falomo.

    “A igreja proporciona um ambiente sereno.”

    Ele reconhece outra atração da igreja. “O sistema de bem-estar social não funciona”, disse Okani. “Para compensar, recorremos à família e à igreja.”

    Pelo menos 70% da população da Nigéria vivem abaixo da linha de pobreza, e 80% da receita petrolífera nacional ficam com 1% da população.

    “Não podemos contar com o governo para ter água, luz ou segurança. Qualquer coisa que você queira, você mesmo tem que providenciar”, disse o padre Ikechi, que estudou na Universidade Fordham, em Nova York. “Algumas pessoas vêm dormir aqui durante o dia porque os lugares onde dormem são muito ruins.”

    Mas algumas pessoas questionam se o crescimento e o tamanho da igreja africana poderão se manter.

    “Quando pessoas dizem que a África é o futuro, eu digo ‘não será o passado?’”, comenta o reverendo Thomas J. Reese, membro sênior do Centro Teológico Woodstock, na Universidade Georgetown, de Washington.

    “Vejo o caso dela como uma repetição do passado, do que aconteceu na Europa séculos atrás. Como vão ficar as coisas na África quando a modernidade chegar, quando todo o mundo tiver um aparelho de TV?”

    O bispo Matthew Hassan Kukah, de Sokoto, no noroeste da Nigéria, explicou: “A igreja oferece as melhores escolas, os melhores serviços sociais e a melhor medicina. A discussão de Deus na África é sinal da falência do sistema econômico, social e político”.

    Numa briga constante contra a corrupção, a igreja também atua como voz moral singular. O bispo Kukah, por exemplo, teve papel importante em comissões de boa governança e direitos humanos, incluindo a investigação sobre a ditadura militar dos anos 1990.

    No Congo, onde o número de católicos mais que triplicou em 35 anos, o arcebispo Laurent Monsengwo Pasinya, de Kinshasa, critica fortemente o governo, incluindo os resultados eleitorais que garantiram a reeleição do presidente Joseph Kabila em 2011. A Igreja Católica acionou uma rede de observadores independentes para acompanhar as eleições de dezembro. Mais tarde, o conselho de bispos denunciou a “cultura de traição, mentiras e terror”.

    Na Nigéria, a igreja oferece uma alternativa à corrupção, à miséria e à desesperança.

    Num domingo recente, Laurence Emeka, 30, que vende acessórios telefônicos numa barraca ao ar livre, levantou-se às 5h para assistir à missa antes de ir trabalhar. A missa proporcionou-lhe uma espécie de santuário. “Paz, satisfação e fé em Deus”, disse ele. “A igreja me ajuda a enfrentar as provações da vida diária.”
    Imprimir | Favoritos |Compartilhar

















    Tags: África, Catolicismo, Igreja Católica
    Publicado em Catolicismo, África | Comentar »

    * Pe. Lombardi sobre primeira Congregação Geral: foi um encontro sereno e construtivo.março 4th, 2013




    ACI


    Na manhã desta segunda-feira, 4 de março, celebrou-se com a presença de 142 cardeais da Igreja a Primeira Congregação Geral do Colégio Cardinalício. Deste número 103 serão eleitores no próximo conclave. Falando sobre o evento, o Porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi disse aos meios que “poderia definir este primeiro encontro como sereno, construtivo e positivo”.

    Das 11:45h às 12:30h os cardeais tomaram a palavra para abordar, sobre tudo, temas relativos à organização destes dias, em particular do calendário das Congregações. Hoje falaram 13 cardeais. A Congregação foi presidida pelo Cardeal Decano Angelo Sodano, acompanhado pelo Camarlengo, o Cardeal Tarcisio Bertone e pelo Secretário do Colégio Cardinalício, o Arcebispo Lorenzo Baldisseri (ex-núncio no Brasil).

    Pe. Lombardi revelou que já quase todos os cardeais que confirmaram sua presença para os eventos relativos à eleição do novo pontífice já estão em Roma. Faltam apenas 12 deles para que o número de cardeais votantes esteja completo.

    O porta-voz explicou também que por sorteio foram escolhidos os três cardeais que ajudarão o cardeal Bertone, que preside a Câmara Pontifícia, no governo da Santa Sé e da Igreja até que seja eleito um novo Pontífice:

    - pela Ordem dos bispos, o cardeal Giovanni Battista Ré, que presidiu a Congregação para o Clero
    - pela Ordem dos sacerdotes, o cardeal Crescenzio Sepe, arcebispo de Nápoles
    - pela Ordem dos diáconos, o cardeal esloveno Franc Rodé, que presidia o Pontifício Conselho para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica

    Segundo informa News.va (o site oficial de informações do Vaticano), o governo da Igreja, no período de Sé vacante, é confiado ao Colégio cardinalício chamado resolver somente as questões ordinárias e a preparar a eleição do novo Papa. Nos cargos permanecem algumas figuras-chave como o Carmerlengo da Santa Romana Igreja, o Penitencieiro Mor, o Cardeal vigário geral para a Diocese de Roma, o Cardeal arcipreste da Basilica Vaticana e o Vigário geral para a Cidade do Vaticano.

    Mantêm os seus cargos o substituto da Secretaria de Estado, o Secretário para as Relações com os Estados e os secretários dos Dicastérios da Cúria Romana, como também os núncios apostólicos. Após a comunicação do decano do Colégio cardinalício, os purpurados presentes em Roma são chamados a participar de duas especiais Congregações.

    O diretor da Sala de Imprensa vaticana detalhou ainda que até o momento há 4.300 jornalistas creditados para cobrir as informações nestes próximos dias em Roma.

    A Congregação começou com a invocação ao Espírito Santo cantando o “Veni Sancte Spiritus”, seguida um discurso de boas-vindas do cardeal Angelo Sodano, decano do colégio cardinalício e a cerimônia do juramento dos cardeais.

    «Prometemos, obrigamo-nos e juramos, todos e cada um, observar exata e fielmente todas as normas contidas na Constituição apostólica Universi Domini Gregis do Supremo Pontífice João Paulo II, e manter escrupulosamente o segredo sobre algo que de algum modo tenha que ver com a eleição do Romano Pontífice», leu o Cardeal Sodano perante os cardeais. Em seguida, cada cardeal disse: «Eu prometo, obrigo-me e juro» pondo a mão sobre os Evangelhos.

    Por sua parte, o Cardeal Camarlengo da Igreja Romana, Dom Tarcisio Bertone, propôs que o pregador da Casa Pontifícia, ofereça pela tarde a primeira meditação nas congregações gerais. O Colégio de Cardeais também aprovou a proposta do cardeal Sodano de enviar uma mensagem ao Papa emérito.

    A data do conclave ainda não foi divulgada, mas deve ser estabelecida nos próximos dias.
    Imprimir | Favoritos |Compartilhar

















    Tags: Conclave, Renuncia Papal
    Publicado em Conclave, Renuncia Papal | Comentar »

    * Luteranos agradecem Bento XVI pelo seu compromisso ecumênico.março 4th, 2013





    Luteranos no mundo

    Vatican Insider

    Nós nos sentimos encorajados pelo modo com que ele promoveu o valor do profundo e sincero discernimento teológico nos diálogos ecumênicos, porque a busca da unidade visível da Igreja também pertence à vocação fundamental da Federação Luterana Mundial“.

    Com essas palavras, a Federação Luterana Mundial (LWF, na sigla em inglês) expressou sua “gratidão” a Bento XVI, pelo encorajamento dado ao compromisso ecumênico da Igreja.

    Em uma carta do bispo presidente, Munib A. Younan, e do secretário-geral, Martin Junge, publicada na última edição do jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano, os representantes luteranos destacam que, graças à liderança de Bento XVI, “a Igreja Católica desenvolveu o debate sobre a nova evangelização e também provocou outras Igrejas cristãs a refletir sobre a sua participação na missão de Deus no mundo contemporâneo”.
    Imprimir | Favoritos |Compartilhar

















    Tags: Ecumenismo, Luteranos, Renuncia Papal
    Publicado em Ecumenismo, Luteranos, Renuncia Papal | Comentar »

    * Qual o futuro do cristianismo na Europa?março 4th, 2013




    Por força da lei, o exterior da antiga igreja luterana Kapernaumkirche (Foto)continua igual. Mas por dentro em breve o espaço abrigará a mesquita do Centro Islâmico Al-Nour. Foram gastos um milhão de euros na reforma do templo, que exemplifica uma tendência cada vez mais comum na Europa.

    A associação Al-Nour, fundada em 1993, reúne a maior parte dos muçulmanos que moram em Hamburgo, Alemanha, berço da Reforma Protestante. Os moradores da área aceitaram sem problemas esta nova utilização do prédio. Os líderes da Igreja Luterana dizem que tiveram de vender a igreja por problemas financeiros, já que restavam apenas alguns fieis indo aos cultos.

    O porta-voz da comunidade muçulmana, Daniel Adbin, comemora que após 20 anos os muçulmanos da cidade terão uma mesquita reconhecida. Até recentemente eles se reuniam em um prédio comum, já que não podiam construir um templo.

    Somente na Alemanha, mais de oitocentos igrejas católicas e protestantes foram fechadas desde o início da década de 1990. No entanto, este fenômeno que é chamado de “Euroislãmização” tem se espalhado por todo o continente.

    Os representantes da Igreja Católica na França há décadas alertam sobre as pessoas que estão abandonando a fé cristã e, com isso, abrindo espaço para o crescimento do Islã.

    Um estudo realizado pelo Instituto Hudson em 2011 mostrou que na França o Islã deverá ser a religião dominante em dez anos, deixando o domínio católico para trás.Ao mesmo tempo, a Holanda, onde surgiu a Igreja Reformada, tinha mais de 4200 igrejas cristãs em 2011. Estima-se que 1400 delas não existirão mais até 2020. Mais de 900 igrejas foram fechadas no país desde 1970. Muitas hoje abrigam mesquitas.

    Segundo Silantiev Romano, professor da Universidade Estatal de Moscou e estudioso do Islã, esses dados mostram uma tendência do cristianismo ser extinto na Europa como parte da rápida mudança no mundo. Para o estudioso, essa é uma derrota real para o Ocidente, que está perdendo inegavelmente espaço para o Islã, em um fenômeno de “ocupação cultural”.

    De acordo com Romano, a negação dos valores cristãos europeus, mostra que em algumas décadas o Velho Continente poderá estar dividido entre ateus (ou sem-religião) e os muçulmanos.
    Imprimir | Favoritos |Compartilhar

















    Tags: Europa, Islamismo, Islamização
    Publicado em Europa, Islamismo, Islamização | 1 Comentário - comente também »

    * Se a Igreja Católica é “irrelevante e fala sozinha”, segundo se apregoa, como explicar a fixação de manchetes de jornais e TV na renúncia do papa?março 4th, 2013




    Se vivemos em tempos sem fé e se a Igreja Católica é irrelevante e fala sozinha, segundo se apregoa, como explicar a fixação de manchetes de jornais e TV na renúncia de um papa octogenário?

    Em razão do ineditismo do gesto, da sensação criada por escândalos romanos, até se compreenderia o impacto do choque inicial.

    Mas, dia após dia, semanas a fio, o fascínio da história convida a buscar outros motivos.

    Um deles seria a carência de uma figura paterna, sobretudo em época pobre de grandes homens, quando os líderes são, por toda a parte, mornos e insossos. Mesmo desse ponto de vista, Bento 16 se enquadra de modo diferente.

    Ele não é, como o antecessor, um grande papa político, cujo papel enérgico teria sido decisivo na queda do comunismo.

    Tampouco tem aquele ar bonacheirão de avô bem humorado e contador de histórias de João 23.

    Seu jeito é mais do mestre escolar de sorriso tímido. Todo seu pontificado não foi mais que uma lição repetida com infinita paciência.

    Nisso me lembra Julius Nyerere, o fundador da Tanzânia, que conheci bem em Genebra. Um dos raros heróis da independência africana capaz de criar um país que superou os ódios tribais, Nyerere só aceitava um título -o de Mwalimu, o singelo professor que tinha sido e jamais cessou de ser.

    Nyerere ensinou que não é o exercício absoluto do poder que constrói, mas sim o exemplo da abnegação, a capacidade de se impor limites, de deixar o poder quando o julgavam insubstituível.

    Da mesma forma que seu vizinho Mandela, soube sair no momento em que todos queriam que ficasse.

    Não foram os grandes líderes da guerra e da paz -Churchill, Roosevelt ou de Gaulle- os gigantes morais que dominaram o século.

    O ensinamento do perdão e da reconciliação de Mandela e a pregação da não violência até o sacrifício da própria vida por Gandhi ou Martin Luther King se mostraram muito mais fecundos e duráveis que os efeitos do poder.

    Ninguém exerceu o poder de modo mais brutal e absoluto que Stálin, do qual nada ficou a não ser a maldição dos descendentes de suas incontáveis vítimas. O próprio ditador confessou, num instante de melancolia, que, no final, quem ganhava sempre era a morte.

    Ao confessar que em horas difíceis “o Senhor parecia dormir”, ao revelar sua fragilidade, Bento 16 fez mais pela nova evangelização, alcançou mais corações que no uso dos meios do poder centralizado de pontífice.

    Abrir mão da “glória de mandar”, da vã cobiça “dessa vaidade a quem chamamos fama”, faz parte do processo pelo qual o grão de trigo tem de morrer para poder dar fruto.

    Sinal de contradição, Jesus legou à igreja a herança de continuar a ser a força dos fracos, a grandeza dos pequenos e humildes.

    Ao encarnar de novo o signo de contradição, Bento 16 nos dá esperança de que tinha razão François Mauriac ao dizer pouco antes de morrer: “Às vezes penso que somos os últimos cristãos, mas depois me pergunto -será que somos os últimos cristãos ou seremos os primeiros?”

    Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da Faap, foi secretário-geral da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), ministro da Amazônia e do Meio Ambiente, ministro da Fazenda (governo Itamar), embaixador em Genebra, Washington e Roma. Escreve quinzenalmente, aos domingos, na versão impressa de “Mercado”.
    Imprimir | Favoritos |Compartilhar

















    Tags: Bento XVI, Mídia, Renuncia Papal
    Publicado em Mídia, Papa Bento XVI, Renuncia Papal, Sem categoria | Comentar »

    * Cardeais se reúnem pela 1ª vez depois da renúncia de Bento XVI.março 4th, 2013




    Terra

    A primeira congregação de cardeais preparatória do conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI foi iniciada nesta segunda-feira na Ala Nova do Sínodo, no Vaticano, poucos minutos depois das 5h (de Brasília).

    Aproximadamente 150 cardeais, dos 207 que compõem o Colégio Cardinalício, estão presentes nesta primeira congregação, mas o esperado é que o restante chegue entre hoje e a próxima quarta-feira.

    Esta primeira reunião ocorre quatro dias depois que a Igreja entrasse em período de Sé Vacante. Segundo o cardeal decano, Angelo Sodano, de 85 anos, a data do início do conclave só será definida no momento em que todos os purpurados eleitores estiverem presentes, mas tudo indica que o procedimento começará no dia 11 de março.

    Dos 207 cardeais que conformam o Colégio Cardinalício, 117 possuem menos de 80 anos. A norma vaticana contempla que só podem entrar na capela Sistina, lugar do conclave, os purpurados com menos de 80 anos. Os outros, embora não possam votar, podem ser escolhidos pontífice e participar das reuniões preparatórias.
    Imprimir | Favoritos |Compartilhar

















    Tags: Bispos, Cardeias, Conclave
    Publicado em Bispos, Cardeais, Conclave | Comentar »

    * Jornada Mundial da Juventude ganha revista em quadrinhos.março 3rd, 2013




    Uma das iniciativas do COL (Comitê Organizador Local), da Jornada Mundial da Juventude, a realizar-se em julho, no Rio de Janeiro (RJ), é uma história em quadrinhos que explica o objetivo do evento.

    Em entrevista ao Jornal ‘O Globo’, o designer Gabriel Cruz explica que a ideia surgiu nos preparativos para a JMJ: “Eu já era voluntário e trabalhava no setor de preparação pastoral na área de criação de textos. Sugeri aos responsáveis a criação de um texto sobre a origem e objetivos da Jornada Mundial da Juventude numa mídia visual mais atrativa e leve. Não demorou muito para concluirmos que uma história em quadrinhos seria o caminho ideal”. Gabriel explica que se inspirou nos discursos dos Papas João Paulo II e Bento XVI nas últimas JMJs para fazer parte do roteiro:

    “Tive liberdade total para criar a história, começando de forma cômica e passando à informativa e, depois, reflexiva. Para esta última, recorri à leitura de textos de monsenhor Luigi Giussani, sacerdote e teólogo italiano, fundador do Movimento de Comunhão e Libertação, e a discursos dos papas.

    A história escrita por Gabriel mostra um menino explicando aos pais a origem do evento e sua importância. As ilustrações, no estilo mangá, foram feitas pelo designer e ilustrador Sami Souza, que usou um tablet para acelerar o processo de criação.

    O arquivo, que está disponível pelo site oficial do evento, possui ainda versões traduzidas para o inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e polonês.

    A ideia de fazer uma história em quadrinhos durante o evento, no entanto, não é novidade. Na última edição da Jornada, em 2011, em Madri, foi publicada uma história que contava a vida de Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, desde sua eleição, em 2005. Na ocasião, a história foi elaborada por um grupo de católicos estadunidenses com ilustrações de um artista de Cingapura
    Imprimir | Favoritos |Compartilhar

















    Tags: História em quadrinhos, JMJ, Jornada Mundial da Juventude.
    Publicado em Sem categoria | Comentar »


    Página 1 de 415123456Próxima »...Última »
    A Igreja não é autora da verdade humana- submetida às demandas e revisões de cada tempo- mas depositária de uma VERDADE revelada por Deus, em Cristo Jesus, que é eterna!
    Assine o RSS
    _______________________

    Pesquisar por:
    Artigos recentes



    * Como os católicos devem encarar as críticas e este clima de “denuncismo” que se instaurou na mídia após renúncia papal? Dom Odílio responde.
    * Vejamos a Igreja ALÉM do olhar míope e preconceituoso da mídia secular.
    * Conclave: lista completa de cardeais eleitores, por ordem de idade, do mais velho ao mais novo.
    * Mil padres católicos britânicos denunciam retorno às perseguições religiosas pelo “casamento” homossexual.
    * Capela Sistina terá duas estufas para assegurar cor da fumaça em conclave.
    * Cardeais enviam mensagem a Papa emérito Bento XVI.
    * Pré conclave: o que são e para que servem as ‘congregações’ de cardeais.
    * Os olhos do Mundo no Vaticano: 3.600 jornalistas cobrirão conclave.
    * Igreja Católica cresce com força em países africanos.
    * Pe. Lombardi sobre primeira Congregação Geral: foi um encontro sereno e construtivo.
    * Luteranos agradecem Bento XVI pelo seu compromisso ecumênico.
    * Qual o futuro do cristianismo na Europa?
    * Se a Igreja Católica é “irrelevante e fala sozinha”, segundo se apregoa, como explicar a fixação de manchetes de jornais e TV na renúncia do papa?
    * Cardeais se reúnem pela 1ª vez depois da renúncia de Bento XVI.
    * Jornada Mundial da Juventude ganha revista em quadrinhos.
    Comentários



    •A Europa é a Babilônia dos tempos modernos....
    em * Qual o futuro do cristianismo na

    •Parabéns!Dom Henrique pela sua coragem, por defender os princípios da nossa Igreja....
    em * O lixo Big Brother. Bispo da

    •Perfeito!...
    em * Beleza que encanta! Veja e ouça!

    •Obrigado por nos brindar com essa bela música!...
    em * Beleza que encanta! Veja e ouça!

    •CARÍSSIMA MICHELE https://www.facebook.com/MemesCatolicos...
    em * Facebook volta atrás em censura

    •Sou ateu, esquerdista, não sou petista e muito menos comunista. Acho lamentável jovens que dizem lutar por justiça, direitos e democracia agirem com tanto ódio e terem...
    em * “Decapitando o Papa na PUC”.

    •Carmadélio, Por favor, qual é i link da página? Shalom....
    em * Facebook volta atrás em censura

    •CARÍSSIMO JORDAN, Veja se não é a configuração de seu equipamento, aqui roda bem.....
    em * Documentário IMPERDÍVEL sobre o

    •Baixo demais o volume deste documentário, não tem como reeditá-lo com volume melhor ? Obrigado..Jordan....
    em * Documentário IMPERDÍVEL sobre o

    •Ainda sim a religião santa católica apostólica romana a única igreja fundada por jesus cristo, devemos rezar ao pai pra não perdemos fiéis para igrejas envangélicas pois...
    em * Quais os estados e cidades mais

    Tags


    Aborto Ataques à Igreja AteusAteísmo Catolicismo ConversãoCultura Defesa da vida Deus educaçãoEleições 2010 Espanha EuropaEvangelização Familia filhos Fé e Ciência Fé e Cultura Fé e História Fé e Politica homossexualidade IgrejaInternet jovens Laicismo LiberdadeMatrimônio Muçulmanos Mídia MúsicaPapa Pedofilia Perseguição ReligiosaProtestantismo Relativismo religiãoSacerdotes sexualidade SocialismoTestemunho Valores Vaticano VerdadeVida
    Categorias



    Artigos – Dia a dia



    março 2013DSTQQSS« fev 1 2
    3 4 5 6 7 8 9
    10 11 12 13 14 15 16
    17 18 19 20 21 22 23
    24 25 26 27 28 29 30
    31

    Assinar



    Registrar-se
    Login
    Posts RSS
    RSS dos comentários
    WordPress.org











    Clique aqui para Assinar o Blog (RSS) e Assinar os Comentários (RSS).


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo