Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 27 de abril de 2013

    [Catolicos a Caminho] MANDAMENTO NOVO Som !

     








    Augusto d… · Correspondências · Enviar ·
    Publicidade:




    Augusto de Piabetá: MANDAMENTO NOVO !





    MANDAMENTO NOVO !

    ******

    Ao Mandamento de nos amarmos uns aos outros que Jesus nos deixou quando lavou os pés aos Seus discípulos se chama o Mandamento Novo -Mandatum novum do vobis....
    Na Liturgia de Quinta-Feira Santa é costume, depois da homilia,Proclamar o Mandamento Novo, à imitação do que Jesus fez na Última Ceia :
    - "No decorrer da ceia[...]levantou-Se da mesa, tirou as vestes e, tomando uma toalha, colocou-a à cinta. Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que pusera à cinta". (Jo, 13,1 -5).
    As celebrações de Quinta-Feira Santa incluem, portanto, a cerimónia doLava-Pés, que começou a celebrar-se no século V em algumas Igrejas; no século VII na Espanha e na Gália e no século XII em Roma.
    Este ritual imita Jesus na Última Ceia numa acção de humildade e serviço..
    João salienta o gesto de Jesus lavando os pés dos seus discípulos e deixando como Seu testamento em palavra e exemplo, o fazerem o mesmo entre os irmãos.
    Não ordena que repitam o mesmo rito, mas que façam como Ele, isto é, que repitam em todo o tempo e para toda a comunidade, gestos de serviço mútuo, não estandardizados, mas nascidos da criatividade daquele que ama, através dos quais se torne presente o amor supremo de Cristo pelos Seus, "amou-os até ao fim".
    Todo o gesto de amor se torna, portanto, sacramento, isto é, visibilização, encarnação, linguagem simbólica da única realidade : o amor do Pai, o amor em Cristo, de todos os que crêem.
    Em muitas Igrejas, o celebrante que preside, repete o mesmo gesto de humildade e serviço, lavando os pés a doze membros da comunidade.
    Na primitiva Igreja este gesto era muito vulgar ao longo de todo o ano como acto de caridade e era considerado como sacramento, ou sinal visível do amor de Cristo.
    Sendo a Eucaristia a obra prima do amor de Jesus, a prova suprema do Seu amor, compreende-se bem porque é que Ele escolheu a Última Ceia para fazer a proclamação solene do seu Mandamento Novo, o de nos amarmos uns aos outros :
    - "Um Novo Mandamento vos dou : Que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, vós também vos deveis amar uns aos outros. É por isto que todos saberão que sois Meus discípulos...". (Jo. 13,34-35).
    Foi antes de partir para o Pai e antes de instituir a Eucaristia que Jesus nos deixou o seu Mandamento Novo .
    Diz o Catecismo da Igreja Católica :
    1337. - Tendo amado os seus, o Senhor amou-os até ao fim. Sabendo que era chegada a hora de partir deste mundo para regressar ao Pai, no decorrer duma refeição, lavou-lhes os pés e deu-lhes o mandamento do amor. Para lhes deixar uma garantia deste amor, para ficar sempre junto dos seus e os tornar participantes da sua Páscoa, instituiu a Eucaristia como memorial da sua Morte e da sua Ressurreição, e ordenou aos Apóstolos que a celebrassem até ao seu regresso, "estabelecendo-os, então, sacerdotes do Novo Testamento" (Conc.de Trento:DS 1740).
    1823 . – Jesus faz da caridade o mandamento novo. Amando os seus "até ao fim"(Jo.13,1), manifesta o amor do Pai, que Ele próprio recebe. E os discípulos, amando-se uns aos outros, imitam o amor de Jesus, amor que eles recebem também em si. É por isso que Jesus diz : «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor».(Jo.15,9). E ainda : «É este o meu mandamento : que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei».(Jo.15,12).
    E o Mandamento Novo, ou o Mandamento do Amor, permanece na Igreja, tendo como base e Testemunho, a celebração contínua da Eucaristia em toda a terra como Presença Real de Deus vivo no meio de nós.
    John
    Nascimento

    __._,_.___
    | através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico
    Mensagens neste tópico (2)

    ATIVIDADE NOS ÚLTIMOS DIAS:

    Visite seu Grupo
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com


    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso

    .

    __,_._,___27/04/2013 23:43:58


    Share Save
    0 avaliação(ões)





    5º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO C !

    Francisco: "Comunidades abertas ao Espírito, não pactuar …

    União homossexual se torna "casamento" na França

    PASTORES PROTESTANTES RECONHECEM A AUTORIDADE DO PAPA

    Nossa Senhora de Medjugorje

    Pela bondade de Deus o mundo inteiro foi salvo

    Encarregado das viagens do Papa confirma locais dos eventos …

    La presencia Marista y misión en el mundo.

    Dom Bosco, o santo dos jovens

    Água benta ressuscita jovem inglesa desenganada pelos …

    Neste século da confusão, rogai por nós ó Mãe do Bom …

    Ana Katherina Emerick alimentou-se somente da Eucaristia …

    Catholic Apologetics · News · Pope/Vatican · Interviews · Homilies · Reportage · Talks · Catechesis ·Mission · Pilgrimage · Liturgy · Prayer · Vocations · Testimony · Pro Life · Mary · Saints · Family ·Youth · Kids · Music · Fun

    RSS Feed · Atom Feed · Contato · Publicidade · Expediente · Termos e Condições

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo