Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 22 de maio de 2013

    Carta do Padre Lodi à Presidência da CNBB: Nota sobre uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo














    ************


    IdiomaAugusto de PiabetáEnviar











    Carta do Padre Lodi à Presidência da CNBB: Nota sobre uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo
    Augusto de Piabetá 22/05/2013 12:34:01

    Christo Nihil Praeponere


    Pesquisa
    Home
    Cursos
    Programas
    Blog
    Contato
    Doação
    Inscrever-se
    Login
    Home
    /Blog

    /Carta do Padre Lodi à Presidência da CNBB: Nota sobre uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo22/05/2013 10:23 | Categoria: Sociedade
    Carta do Padre Lodi à Presidência da CNBB: Nota sobre uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo
    Em relação aos recentes intentos legislativos de equiparar família e uniões de fato, inclusive homossexuais convém levar em conta que seu reconhecimento jurídico é o primeiro passo rumo à equiparação, é preciso recordar aos parlamentares a sua grave responsabilidade de opor-se a isto
    À Presidência da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil

    Assunto: Nota sobre uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo.

    Excelentíssimos e Eminentíssimos Senhores

    Dom José Belisário da Silva
    Presidente da CNBB em exercício
    Dom Sergio Arthur Braschi
    Vice-Presidente da CNBB em exercício
    Dom Leonardo Ulrich Steiner
    Secretário Geral da CNBB
    1. Diante da "Nota sobre uniões estáveis de pessoasdo mesmo sexo"[1], publicada em 16 de maio de 2013, uno-me a Vossas Excelências Reverendíssimas no repúdio à Resolução n.º 175/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a "habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo". Sem dúvida, como bem recordou a Nota, "a diferença sexual é originária e não mero produto de uma opção cultural". A resolução do CNJ é mais um dos frutos da perniciosa ideologia de gênero, que tende a destruir a família natural.
    2. No entanto, segundo meu parecer, a Nota poderia ter sido mais precisa do ponto de vista terminológico, a fim de evitar ambiguidades e perplexidades nos leitores. Permitam-me Vossas Excelências Reverendíssimas que lhes exponha humildemente minhas observações ao texto.
    3. Logo no primeiro parágrafo, diz a Nota: "Desejamos também recordar nossa rejeição à grave discriminação contra pessoas devido à sua orientação sexual...". A Santa Sé tem evitado sistematicamente usar o termo "orientação sexual", tão caro à ideologia de gênero. Com efeito, o homossexualismo – dado o seu caráter antinatural – não é uma "orientação", mas uma desorientação sexual. Quanto à discriminação contra as pessoas homossexuais, o Catecismo da Igreja Católica condena-a, mas acrescenta um importante adjetivo, que não foi reproduzido na Nota: "Evitar-se-á para com eles [os homossexuais] todo sinal de discriminação injusta" (Catecismo, n. 2358). Ao usar ao adjetivo "injusta", o Catecismo dá a entender que existem discriminações justas para com os homossexuais. E de fato há. Uma delas é a proibição de se aproximarem da Sagrada Comunhão (o que vale para qualquer pessoa em pecado grave). Outra delas é o impedimento de ingressarem em Seminários ou Institutos Religiosos. Um terceiro exemplo seria o de uma mãe de família que demite a babá que cuida de seus filhos, ao constatar que ela é lésbica... Considerar que toda discriminação aos homossexuais é injusta seria dar direitos ao vício contra a natureza.
    4. A Nota, com razão, condena a equiparação das uniões de pessoas do mesmo sexo ao casamento ou à família. No entanto, parece admitir que tais uniões pudessem gozar de algum direito civil, excluída tal equiparação: "Certos direitos são garantidos às pessoas comprometidas por tais uniões, como já é previsto no caso da união civil". Ora, o Magistério da Igreja tem condenado não só a equiparação de tais uniões ao matrimônio, mas qualquer reconhecimento jurídico de tais uniões:
    Em relação aos recentes intentos legislativos de equiparar família e uniões de fato, inclusive homossexuais (convém levar em conta que seu reconhecimento jurídico é o primeiro passo rumo à equiparação), é preciso recordar aos parlamentares a sua grave responsabilidade de opor-se a isto...[2]
    Em presença do reconhecimento legal das uniões homossexuais ou da equiparação legal das mesmas ao matrimônio, com acesso aos direitos próprios deste último, é um dever opor-se-lhe de modo claro e incisivo.[3]
    Se todos os fiéis são obrigados a opor-se ao reconhecimento legal das uniões homossexuais, os políticos católicos são-no de modo especial, na linha da responsabilidade que lhes é própria.[4]
    5. No caso em tela, teria sido oportuno ressaltar – como aliás já fez a CNBB em outra ocasião – que a Igreja se opõe não só ao matrimônio, mas também ao simples reconhecimento da "união estável" de pessoas do mesmo sexo, especialmente quando isso se fez não por lei, mas por uma decisão arbitrária do Supremo Tribunal Federal (ADI 4277; ADPF 132) que atribuiu a si o papel de legislador, invadindo competência do Congresso Nacional.
    6. Por fim – isto é apenas uma sugestão – seria conveniente sugerir ao Congresso Nacional que, por meio de um decreto legislativo, sustasse as arbitrárias decisões do STJ e do CNJ que extrapolaram sua competência e impuseram ao povo um novo "modelo" de família e matrimônio.
    7. Com a reverência devida aos Sucessores dos Apóstolos, peço que Vossas Excelências Reverendíssimas redijam e publiquem uma nova Nota que esclareça os pontos acima apontados.
    Desde já agradeço e despeço-me pedindo suas bênçãos.
    Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz
    Presidente do Pró-Vida de Anápolis.
    Fonte: Não matarás
    Referências
    CNBB: Nota sobre uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo
    Conselho Pontifício para a Família - Família, matrimônio e "uniões de fato", 21 nov. 2000, n. 16.
    Congregação para Doutrina da Fé, Considerações sobre os projetos de reconhecimento legal das uniões entre pessoas homossexuais, 3 jun. 2003, n. 5.
    Congregação para Doutrina da Fé, Considerações sobre os projetos de reconhecimento legal das uniões entre pessoas homossexuais, 3 jun. 2003, n. 10.
    Tags: CNBB, Casamento Gay
    Twitter
    Facebook
    Enviar para um amigo
    0 Comentários
    Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do site padrepauloricardo.org. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do site.
    Disqus seems to be taking longer than usual. Reload?
    Categorias
    Avisos
    Eventos
    Notícias
    Pró-Vida
    Bento XVI
    Virgem Maria
    Tradição
    Liturgia
    Igreja Católica
    Santos & Mártires
    Espiritualidade
    Política
    Papa Francisco
    Sociedade
    Educação
    Suporte
    + comentadas
    Papa teria feito exorcismo na Praça de São Pedro
    AD MULTOS ANNOS!
    Porta-voz do Vaticano se pronuncia sobre possível exorcismo feito pelo Papa Francisco
    Papa condena o aborto em Marcha pela Vida
    Absurdo amar Jesus sem a Igreja
    "Tenham coragem. Não tenham medo de sonhar coisas grandes!”
    Que os bispos e sacerdotes sejam pastores e não lobos, exorta o Papa
    Consagra-te na Canção Nova
    Maria na Doutrina Católica - Parte III
    Arquivos

    Tags
    Aborto Vida Dom Luiz Bergonzini PT Pe. Paulo Ricardo Comunicado Catolicismo Sacerdócio Tradição Concílio Vaticano II Papa Bento XVI Batina Igreja Católica Política Mensagem Plataforma Cursos Suporte Virgem Maria Bispo Devoção à Santíssima Virgem Maria Assinatura Dilma Pró Vida Fidelidade ao Papa Governo Martírio Eventos Livro Seguir a Cristo Nova Ordem Mundial Ideologia Gay Liberdade de expressão Evangelizar Crise no sacerdócio Eucaristia Liturgia Catecismo Papa Comunicação Redes Sociais Educação Rosário Canonização Santos Intercessão dos Santos Santificação Perseguição Oração Secularismo Padre Raniero Cantalamessa Sacrifício Sacramentos Ateu Novo Testamento Natal Nascimento de Cristo Relativismo Renuncia Amor Conversão Paz Ética moral Fecundação In Vitro Ecumenismo Gayzismo Alexandre Padilha Cultura da Morte Ministério da Saúde Matrimônio Dom Celso Marchiori Jornada Mundial da Juventude Juventude Cultura da Vida Vaticano Família Sociedade Dom Vincenzo Paglia Estado Mídia Renúncia do Papado Crítica Leonardo Boff Conclave Santo Afonso Maria de Ligório Marxismo Liberdade Religiosa Cardeal Odilo Pedro Scherer Magistério da Igreja Teologia da libertação Hans Küng História Guarda Suíça Colégio dos Cardeais Cardeal Teólogos Liberais Hans Urs von Balthasar Feminismo Papa Francisco Padre Paulo Ricardo Cruz Discurso Corpo Diplomático Direção Espiritual doenças espirituais Casamento Gay Papa João Paulo II Filmes Batismo Testemunho Ideologias Milagre Consagra-te Infanticídio Clínica de Aborto Crime Vocação Sim a Deus Estatuto do Nascituro Leis Catequese Audiência Geral Abortismo Perseguição Religiosa Santa Missa Fulton J. Sheen Calvário Lei Natural Jovens Apostasia Miséria Papa Pio X Apostolado Ativismo Religioso Dom Jean-Baptiste Chautard Olavo de Carvalho Mundo Cultura Dr. Kermit Gosnell Religiosas Adoção Direitos Inalienáveis Padres Bispos Exorcismo CNBB
    Newsletter
    Seu nome
    Seu email
    Receba as últimas novidades! Informações sobre novas aulas, notícias e programas (ex: A Resposta Católica, Parresía, Testemunho de fé) em seu e-mail.
    Objetivo
    Padre Paulo Ricardo
    Cursos
    Programas
    Blog
    Contato
    Facebook
    Twitter
    Christo Nihil Praeponere
    Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos - Mt 10,16

    Todos os direitos resevados a padrepauloricardo.org



    Favor digitar sua postagem aqui





    Augusto de Piabetá 22/05/2013 12:36:41

    http://www.cnbbsul1.org.br/nota-sobre-unioes-estaveis-de-pessoas-do-mesmo-sexo/





    Augusto de Piabetá 22/05/2013 12:36:22
    Home
    CNBB
    Quem somos
    Com a palavra o Presidente
    Sub-Regiões
    Comissões
    Downloads
    Notícias
    Artigos
    Calendário de Atividades 2013
    Campanha da Fratenidade
    Projeto Missionário

    Nota sobre uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo

    Escrito por admin| 17/05/2013 | 0
    Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunidos em Brasília-DF, nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2013, dirigimo-nos a todos os fiéis e pessoas de boa vontade para reafirmar o princípio da instituição familiar. Desejamos também recordar nossa rejeição à grave discriminação contra pessoas devido à sua orientação sexual, manifestando-lhes nosso profundo respeito.
    Diante da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a “habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo” (n. 175/2013), recordamos que “a diferença sexual é originária e não mero produto de uma opção cultural. O matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural” (Nota da CNBB, 11 de maio de 2011). A família, assim constituída, é o âmbito adequado para a plena realização humana e o desenvolvimento das diversas gerações, constituindo-se o maior bem das pessoas.
    Ao dar reconhecimento legal às uniões estáveis como casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em nosso país, a Resolução interpreta a decisão do Supremo Tribunal Federal de 2011 (cf. ADI 4277; ADPF 132). Certos direitos são garantidos às pessoas comprometidas por tais uniões, como já é previsto no caso da união civil. As uniões de pessoas do mesmo sexo, no entanto, não podem ser simplesmente equiparadas ao casamento ou à família, que se fundamentam no consentimento matrimonial, na complementaridade e na reciprocidade entre um homem e uma mulher, abertos à procriação e à educação dos filhos.
    Com essa Resolução, o exercício de controle administrativo do CNJ sobre o Poder Judiciário gera uma confusão de competências, pois orienta a alteração do ordenamento jurídico, o que não diz respeito ao Poder Judiciário, mas sim ao conjunto da sociedade brasileira, representada democraticamente pelo Congresso Nacional, a quem compete propor e votar leis.
    Unimo-nos a todos que legítima e democraticamente se manifestam contrários a tal Resolução. Encorajamos os fiéis e todas as pessoas de boa vontade, no respeito às diferenças, a aprofundar e transmitir, no seio da família e na escola, os valores perenes vinculados à instituição familiar, para o bem de toda a sociedade.
    Que Deus ilumine e oriente a todos em sua vocação humana e cristã!
    Brasília-DF, 16 de maio de 2013
    Dom José Belisário da Silva
    Arcebispo de São Luís do Maranhão
    Presidente da CNBB em exercício
    Dom Sergio Arthur Braschi
    Bispo de Ponta Grossa
    Vice-Presidente da CNBB em exercício
    Dom Leonardo Ulrich Steiner
    Bispo Auxiliar de Brasília
    Secretário Geral da CNBB

    Categoria: Notícias

    © 2013 CNBB Regional Sul 1. Todos os direitos reservados.





    Augusto de Piabetá 22/05/2013 12:34:40

    http://padrepauloricardo.org/blog/carta-do-padre-lodi-a-presidencia-da-cnbb-nota-sobre-unioes-estaveis-de-pessoas-do-mesmo-sexo



    Arquivo semelhante 05:09 Pescador de homens. Imagens e música para orar Marcelino Champagnat
    32.605 Vistos • 75 Comentários

    06:17
    Arca de Noé encontrada Confira fotos e vídeos! acrvcatolico
    1.339 Vistos • 0 Comentários
    14:29
    Folia de Reis Estrela do Mar - Cachoeiro do Itapemirim-Espírito Santo Andre Luiz
    1.163 Vistos • 0 Comentários
    46:47
    Protest March in Warsaw - 21.04.2012 Tim20
    6.457 Vistos • 29 Comentários
    05:16 André Rieu - The Rose StellaMARIA
    17.892 Vistos • 18 Comentários

    03:19
    O melhor médico é a natureza, Gloria.TV - Benedicta
    21.911 Vistos • 18 Comentários
    22:07
    O Fim canadeacucar
    1.260 Vistos • 0 Comentários
    01:52
    Feliz aniversário, don Reto! Irapuato
    19.397 Vistos • 45 Comentários
    10:38 O mosteiro medieval cometaboy5
    5.841 Vistos • 0 Comentários

    15:01
    Mapeamento: Catedral de Santiago de Compostela 2012 - Espanha Marcelino Champagnat
    23.154 Vistos • 56 Comentários
    02:19
    Alexander canta "La Guadalupana" Irapuato
    15.030 Vistos • 14 Comentários
    02:00
    COISAS DO NATAL Padre Sergio Jeremias
    2.654 Vistos • 2 Comentários
    01:40 Argentina: meteorito na madrugada de 21-22/4/2013 Nuno Alvares
    7.326 Vistos • 3 Comentários

    05:12
    Contra um aborto em 2010/02/13 Brno República Checa Libor Halik
    18.890 Vistos • 19 Comentários
    11:57
    NOTICIAS !! ENTRE ÉLAS (POBRE SACRARIO NO MEIO DO ALTAR DE PEDRA) FALCÃO
    4.407 Vistos • 0 Comentários
    28:04
    The Day the Sun Danced - The True Story of Fatima stchadwick
    20.553 Vistos • 7 Comentários
    03:21 Confiteor PiusXP
    14.304 Vistos • 1 Comentários
    ContatoExpedienteTermos e Condições

    Publicidade


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo