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    sexta-feira, 20 de setembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] S. MATEUS E SEU EVANGELHO Som !

     












    • SÃO MATEUS E O SEU EVANGELHO





    Mateus, era um Galileu a quem Lucas e João chamam Levi e Marcos diz que é filho de Alfeu e cobrador de impostos, e foi um dos doze Apóstolos e o autor do Primeiro Evangelho, que procura apresentar Jesus como o Messias.

    Dotado de certa cultura, Mateus era Publicano, isto é, exercia, em Cafamaum, a profissão pouco bem conceituada de cobrador de impostos.

    Um dia, ao chamamento de Jesus, deixa tudo e segue-o, e é assim que se torna um dos doze.

    Mateus foi o primeiro a recolher por escrito os acontecimentos da vida de Jesus, de que ele havia sido testemunha, e a agrupar, no quadro da vida do Mestre, todos os Seus ensinamentos, segundo diz Papias, (60-130), bispo de Hierópolis.

    Segundo Eusébio (260-340), foi bispo de Cesareia.

    Segundo a tradição pregou aos hebreus e pregou ainda na Judeia, na Etiópia, no Ponto, na Pérsia e no Mar Negro e teria sido martirizado num destes lugares.

    A sua festa em 21 de Setembro.

    1. A presente obra leva por titulo, Evangelho segundo S. Mateus. 
    Este título, porém, não pertence ao original.

    Então, os autores não costumavam assinar os seus escritos.

    Mas a Igreja, já por volta do ano 150, atribui esta obra a Mateus, um dos doze (Mt.10/3; Mc.3/18; Lc.6/15; Act. 1/13), identificado com Levi, o cobrador de impostos (Mt.9/9-13; 10/3; cf.Mc.2/13-17; Lc.5/27

    ` 2- Entretanto, a opinião mais corrente pensa que Mateus não escreveu este livrinho tal qual o leitor tem diante de si.

    Mateus teria escrito em arameu (a língua de Jesus) uma colecção de sentenças proferidas pelo Senhor.

    Essa obra primitiva teria sido largamente ampliada e transferida para grego - a única língua em que possuímos o texto original de Mateus.

    Tal refundição efectuada por um ou mais cristãos, talvez da classe dirigente, é o actual Evangelho segundo Mateus.

    Ignora-se o lugar onde este trabalho se verificou.

    Propõe-se como mais provável a cidade de Antioquia.

    Aí crescia uma das mais antigas Igrejas, onde os discípulos de Cristo recebem pela primeira vez o nome de "cristãos" (Act.11/26).

    Antioquia, depois de Jerusalém, era então a Igreja mais importante (cf.Act.11/19 sg.).

    3- Apesar disso, o presente Evangelho não foi escrito nos primeiros anos desta Igreja, mas quando ela já tinha umas décadas e Jerusalém já tinha caído, destruída pelos Romanos no ano 70.

    Por isso, este Evangelho, ainda que venha em primeiro lugar, não é o mais antigo.

    Foi precedido, ao menos, pelo de S. Marcos.

    4- Este livrinho é, portanto, o testemunho da fé da Igreja de Antioquia em Jesus de Nazaré, proclamado Messias e Senhor.

    Testemunho rubricado pelo Espírito Santo, no qual são manifestos os sinais da polémica entre cristãos e judeus acerca do Salvador.

    Todo o livro é um esforço por demonstrar que em Jesus de Nazaré se cumpriram as Profecias.

    Ele é o Salvador esperado, o Emanuel (Mt.1/23) ou "Deus connosco" presente nas reuniões litúrgicas, até à Consumação da História (Mt.28/20).(Difusora Bíblica).

    Mateus escreveu para os Hebreus, apresentando Jesus como o Messias que havia de vir segundo as Escrituras hebraicas.

    Em Mateus Jesus aparece como o novo Moisés, por isso começa o seu Evangelho com a árvore genealógica de Jesus, incluindo nomes como Abraão, Isaac, David, etc.

    Mateus pretende fazer José a figura central da infância de Jesus e põe o Messias em paralelo com Moisés.

    Falando de Moisés, põe Jesus acima de Moisés porque Jesus vem aperfeiçoar a lei.

    Mateus apresenta os seguintes discursos de Jesus :

    * O Sermão da Montanha (Mt.5/3-7; 27).

    * O Discurso apostólico (Mt. 10/5-42).

    * O sermão das parábolas (. Mt. 13/3-52).

    * O Discurso eclesial (Mt. 8/3-35).

    Jesus aparece como Mestre; fala a toda a comunidade como o fez Moisés, mas não precisa de receber autoridade; prega da montanha, mas com a sua autoridade.

    Com a ênfase especial que dá à Lei dos judeus e aos profetas, Mateus dirige-se claramente ao povo de Israel.

    Todavia, a sua atitude, por vezes, parece ambígua.

    Apresenta Jesus nas suas disputas com os Fariseus, como que a sabotar o antigo rigor da lei.

    Ele leva os seus discípulos a pregar a todas as nações, tanto aos judeus como aos gentios.

    Mateus acusa severamente os judeus como culpados da crucifixão de Jesus :

    - "Que o seu sangue caia sobre nós e sobre os nosso filhos".(Mt.27/25).



    John

    Nascimento










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    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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