Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Rio de Janeiro

Santa Sé






terça-feira, 27 de maio de 2014

[Catolicos a Caminho] TOCADOS PELO ESPÍRITO DE DEUS (01) O ESPÍRITO SANTO Som !





















  • TOCADOS PELO ESPÍRITO DE DEUS!




 

(01)O ESPÍRITO SANTO ! 

 




- "Mas nós nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo". (Act.19,2).



Há um sintomático episódio no livro dos Actos dos Apóstolos que nos diz que o Espírto Santo foi a última pessoa da Santíssima Trindade a ser conhecida :

- "Paulo, depois de atravessar as altas regiões, chegou a Éfeso. Encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes : "Recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé"?

E eles responderam :

- "Mas nós nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo". (Act.19,2).

Podemos imaginar que espécie de ensinamento estes discípulos receberam e como eles, mesmo assim, acreditavam em Jesus.

Estamos exactamente numa fase do tempo litúrgico em que podemos também ser confrontados com a mesma pergunta de Paulo, e sentimo-nos na obrigação de dar uma resposta e fazer alguna coisa para nos familiarizarmos com a doutrina acerca do Espírito Santo, do seu lugar na Igreja e na nossa vida, tomando como base toda a Sagrada Escritura desde o Génesis até o fim do Apocalipse.

Toda a Escritura é palavra do Espírito Santo e foi o Espírito Santo que inspirou o povo judeu e as comunidades cristãs a guardarem como um tesouro a Sagrada Escritura.

Se nós perguntássemos qual foi a participação do Espírito Santo mais importante do Novo Testamemto, certamente que nós responderíamos que foi o Pentecostes.

E então, a respeito da Incarnação ?

Se não houve Espírito Santo também não houve Jesus :

- "Como será isso, se eu não conheço homem. O anjo respondeu-lhe : "O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a Sua sombra; por isso mesmo é que o Santo que vai nascer há-de chamar-Se Filho de Deus".(Lc.1,34).

E a respeito da Ressurreição de Jesus ?

Paulo, é provavelmente aquele a quem se atribui o mais antigo Credo :

- "Paulo, servo de Jesus Cristo, Apóstolo por vocação, escolhido para anunciar o Evangelho de Deus, que Este de antemão prometera por meio dos Seus profetas nas Santas Ecrituras, acerca de Seu Filho...constituído Filho de Deus em todo o Seu poder, segundo o Espírito de Santificação pela Sua Ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo nosso senhor...A todos os amados de Deus...Graças e paz vos sejam dadas".(Rom.1,1-4).

Até nas mais pequenas coisas nós necessitamos definitivamente do Espírito para a total compreensão da nossa fé em Jesus Cristo.

Nós devíamos orar ao Espírito Santo mais do que normalmente fazemos, para que, também para nós, "Ele não seja o último a ser conhecido".

- "E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito que clama : "Abbá ! Pai".(Gal.4,6).

- "Vós não recebestes um espírito de escravidão, para cair de novo no temor; recebestes, pelo contrário, um espírito de adopção pelo qual chamamos : "Abbá ! Pai". (Rom.8,15).

O Espírito Santo econtra-se no primeiro capítulo do Genesis e no último capítulo do Apocalispse – em toda a Escritura.

Através dos tempos a Tradição cristã sempre reconheceu que o Espírito Santo é uma Pessoa, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

As descrições da Escritura referem-se menos à essência do Espírito Santo do que à Sua acção, mostrando-nos o que o Espírito Santo faz.

O ensinamento destas ações é muito importante porque o que o Espírito Santo faz, diz-nos o que Deus faz.

A história das acções do Espírito Santo imprime em nós uma figura do nosso Deus invisível.

Podemos assim classificar sete acções do Espirito Santo nas Escrituras :

O Espírito de Deus : Cria, mantém, salva, julga, inspira, equipa e guia.

É o que nos diz a Liturgia da Palavra de hoje – 28 de Maio – A, exactamente, quando nos preparamos para a vinda oficial, litúrgica e histórica do Espírito Santo :

-"Quando vier o Espírito da Verdade, Ele guiar-vos-á para a verdade total, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e anunciar-vos-á o que há-de vir".(Jo.16,13).

E foi assim que Jesus continuou a anunciar o seu regresso na pessoa do Espírito Santo.



John


Nascimento













__._,_.___



Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@shaw.ca>




Responder através da web







através de email



Adicionar um novo tópico



Mensagens neste tópico (1)





Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









Visite seu Grupo





Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso

















.






__,_._,___

Nenhum comentário:

Apoio




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo