Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 26 de março de 2012

    Fwd: [Catolicos a Caminho] Resumo 4660



    ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: <catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>
    Data: 26 de março de 2012 04:48
    Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4660
    Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br


    Mensagens neste resumo (2 Mensagens)

    Mensagens

    1.

    Fw:   QUARESMA DE 2012 - 26 de Março - A ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

    Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca   johnstarca03

    Dom, 25 de Mar de 2012 7:22 pm





    QUARESMA DE 2012

    SEGUNDA – FEIRA - 26 de Março

    A ANUNCIAÇÃO DO SENHOR !

    (25 de Março)

    Como neste ano o dia 25 de Março ocorre ao domingo a Liturgia da Anunciação passou para o dia 26, Segunda-Feira.

    Chama-se Anunciação ao episódio narrado por S. Lucas :

    - "Não tenhas receio Maria, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus...". (Lc.1,30).

    A Igreja celebrava primitivamente, pouco antes do Natal, o mistério da Encarnação, ou seja a Anunciação.

    A isso se referem ainda hoje os textos litúrgicos do 3° Domingo do Advento.

    Anunciação e Natal eram celebrações que andavam ligadas.

    Deus, que no decorrer dos séculos, tinha encarregado os profetas de transmitirem aos homens a Sua Palavra, ao chegar a plenitude dos tempos, determina enviar-lhes o Seu próprio Filho, o Seu Verbo, a Palavra feita carne.

    Contudo :

    - O Pai das misericórdias quis que a Encarnação fosse precedida da aceitação por parte da que Ele predestinava para Mãe, para que assim como uma mulher contribuiu para a morte, também outra mulher contribuísse para a vida.(L G 56).

    No momento da Anunciação, através do Anjo Gabriel, Deus expõe, portanto, a Maria, os Seus desígnios.

    E Maria, livre, consciente e generosamente, aceita a vontade do Senhor a seu respeito, realizando-se assim o mistério da Encarnação do Verbo.

    Diz o Catecismo da Igreja Católica :

    484. - A Anunciação a Maria, inaugura a "plenitude dos tempos" (Gal.4,4), isto é, o cumprimento das promessas e dos preparativos. Maria é convidada a conceber Aquele em quem habitará "corporalmente toda a plenitude da Divindade" (Col.2,9). A resposta divina ao seu "como será isto, se Eu não conheço homem?"(Lc.1,34) é dada pelo poder do Espírito : "O Espírito Santo virá sobre ti". ( Lc.1,35).

    A partir do século VII a Igreja de Ocidente, começou a celebrar esta festa em 25 de Março para que decorressem os nove meses de gestação até ao dia do Nascimento do Menino.

    Esta mesma data anda ligada portanto ao Nascimento de Cristo, em primeiro lugar, mas também se acreditou que Cristo tivesse morrido em 25 de Março, e que seria ainda a data da Criação do Mundo.(Suposições).

    Ao celebrar este mistério, precisamente nove meses antes do Natal, a Solenidade da Anunciação orienta-nos já para o Natal, ou Nascimento de Cristo, que havemos de celebrar no tempo oportuno.

    No entanto, a Encarnação está intimamente unida à Redenção, a qual nós estamos agora a celebrar.

    John

    Nascimento

    2.

    Escuta da Palavra e Meditação - 26/3/2012 - Faça-se!

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Dom, 25 de Mar de 2012 8:02 pm



    VERDADE (VER)

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 1,26-38

    "Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse: Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você. Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. Então o anjo continuou: Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.Então Maria disse para o anjo: Isso não é possível, pois eu sou virgem! O anjo respondeu: O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível. Maria respondeu: Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer! E o anjo foi embora."

    CAMINHO (JULGAR)
    (O que o texto diz para mim, hoje?)

    Meditação:

    A festa da anunciação a Maria, do nascimento de Jesus, sofre uma mudança, de ontem para hoje, por razões litúrgicas. Deus decidiu habitar junto à humanidade, inserido em uma família, em determinado povo e cultura.

    Assume a condição humana em todas as suas dimensões para salvar a humanidade desde dentro, desde o coração do mundo.

    É uma jovem adolescente de Nazaré a escolhida para colaborar ativamente nesse projeto de Deus. Uma camponesa de uma aldeia insignificante da Palestina, diante da proposta de Deus, responde afirmativamente à missão, cujas dimensões não compreende totalmente.

    Esta jovem, autêntica judia, que espera que Deus realize suas promessas, constitui-se em modelo e paradigma de quem crê, porque, como Abraão, confia plenamente na promessa de Deus e coloca todas suas possibilidades e qualidades ao serviço dessa causa.

    A saudação do anjo Gabriel surpreendeu Maria. Quem era ela senão uma humilde habitante de Nazaré, cidade sem importância das montanhas da Galiléia?

    Mulher sem maiores pretensões do que a de ser fiel a Deus; uma virgem já prometida em casamento a José, mas sem viver conjugalmente com ele, conforme as tradições de seu povo? Afinal, que méritos tinha para ser uma agraciada", "plena da graça" divina?

    Maria estava longe de compreender o projeto de Deus a seu respeito. Sua humildade de mulher simples do interior não lhe permitia pensar grandes coisas a respeito de si mesma.

    Quiçá tenha sido este o motivo por que fora escolhida por Deus para ser mãe do Messias. Livre de toda forma de orgulho e auto-suficiência, Maria podia abrir seu coração para receber a graça de Deus que haveria de torná-la templo do Espírito Santo.

    Ela tornou-se objeto da atenção divina, no seu anseio de salvar a humanidade. Deus queria contar com alguma pessoa disposta a se tornar "escrava do Senhor", e permitir que a vontade divina acontecesse em sua vida, sem objeções. Foi para Maria que se voltaram os olhares de Deus!

    Tudo quanto o anjo comunicara a Maria era grande demais para o seu entendimento, e superava sua capacidade de pô-lo em prática.

    Abriu-se para ela uma perspectiva nova, ao lhe ser prometida a assistência do Espírito Santo. Este seria a força que lhe permitiria levar a bom termo a missão divina que lhe fora comunicada pelo anjo.

    O Fiat de Maria nos oferece um exemplo prático para nos rendermos a um relacionamento com Deus. O amor abnegado é a essência verdadeira da fé e da própria vida.

    Deus é capaz de realizar em nós e através de nós aquilo que entendemos como impossível. o apóstolo Paulo escreveu em Efésios "é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos". Deus promete que o impossível será possível àqueles que crerem. Maria é nosso exemplo.

    O sim de Maria mostra a confiança no projeto de Deus. A promessa feita através dos profetas, agora vai se realizar na pequena jovem, que com o seu sim, vai se tornar a mãe do salvador.

    Nós também somos chamados a todo o momento a dar o nosso sim ao projeto de Deus. Como esta sendo nossa resposta? Um sim sincero e confiante, ou um talvez, quem sabe, mais tarde!!!

    Maria deu o seu sim, e deixou que Deus realizasse maravilhas. Assim, também se dermos nosso sim, as maravilhas de Deus podem acontecer através de cada um de nós.

    Maria, mãe de nosso salvador e nossa, é a grande estrela da evangelização. Diante de Maria foi colocado o destino da humanidade mediante a salvação.

    Maria não foi só a mãe de Jesus ou esposa dedicada;com apenas um sim, ela assumiu perante a humanidade o compromisso de proteger,interceder e cuidar com zelo de mãe dos filhos a ela confiados,primeiro por Deus o seu filho Jesus, e depois todos nós ao pé da cruz sob a dor agonizante de Jesus.

    Maria, foi a primeira a impulsionar Jesus em seus milagres;acaso não foi a um pedido de Maria que Ele transformou água em vinho. Sem dúvida, ela foi uma verdadeira intercessora.

    Ainda hoje Maria intercede por nós em nossos pedidos;com certeza como ela fez naquele casamento,hoje ela não cruza os braços perante nossas súplicas;ela vem em nosso auxílio.

    Quem nega essa verdade desconhece ou não sente os laços de amor firmado entre Deus e a humanidade diante do sim de Maria que nos trouxe o direito da salvação.

    Quanto mais nós meditamos sobre esta passagem do Evangelho mais nós nos conscientizamos da grande participação de Maria no Projeto Salvífico do Pai.

    Conforme prometera Deus escolheu Aquela de cuja descendência sairia o Salvador dos homens. Porque conhecia as Escrituras e confiava na promessa do Pai, Maria submeteu-se a ação do Espírito Santo e deu o seu Sim a fim de que a humanidade fosse redimida.

    O anjo Gabriel anunciou a Maria o advento do Filho do Altíssimo o qual reinaria eternamente, segundo o plano de Deus, sobre toda a humanidade.

    As mesmas palavras que o anjo dirigiu à Mãe de Jesus nos são dirigidas também, hoje, quando somos escolhidos (as) para cooperar na edificação do reino de Deus aqui na terra: "Não tenhas medo,…porque encontraste graça diante de Deus".

    Reflexão Apostólica:

    No Evangelho de hoje três aspectos chamam a atenção: a Fé de Maria que não questiona a vontade de Deus transmitida pelo anjo, o conteúdo da mensagem do anjo e a obediência expressa na resposta: "Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra."

    Maria recebeu o dom da divina maternidade porque teve fé e pela fé se torna felizarda. O nascimento de Jesus é obra da intervenção de Deus, pois Maria concebe sem conhecer homem algum. Aquele que vai iniciar nova história surge dentro da história de maneira totalmente inédita.

    0 título Filho de Deus, associado à ostentação de poder, foi atribuído aos faraós e a outros chefes de nações ou impérios, além de ao próprio rei Davi.

    Muitos discípulos de Jesus se inclinaram a essa interpretação. Jesus, contudo, sempre se colocou em relação de filiação com o Deus Pai, misericordioso e todo amoroso.

    Filho de uma jovem pobre e de um carpinteiro, Jesus revela-se como o Filho de Deus humilde e solidário com os pobres e excluídos, aos quais deseja comunicar a vida divina.

    Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra. Palavras muito simples mais que atraem responsabilidade. Pois doravante aquela pobre menina vai ser depositária dos desígnios de Deus. Deus entra no tempo por meio do sim de Maria que se coloca como escrava ao serviço do seu senhor 24 horas por dia.

    Maria é um exemplo de humildade e obediência ao Pai. Devemos aprender com Maria a darmos sempre o sim a Deus acolhendo com humildade a Sua vontade sobre nós e nossas comunidades.

    Como a Maria, Deus continua anunciando muitas promessas para manter viva a esperança de nosso povo. Deus nos chama, nos escolhe, nos propõe, mas espera nossa resposta livre e voluntária. Nossa resposta será nosso compromisso com tudo que pode trazer bem-estar e saúde para o povo.

    VIDA (CELEBRAR)
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

    Oração: Pai, plenifica-me com tua graça, como fizeste com Maria, de forma que eu possa ser fiel como ela ao teu desígnio de salvação para a humanidade. Maria do Sim, ensina-me a dizer e viver o meu sim a Deus. Senhor Jesus, que a contemplação da concepção imaculada de tua mãe desperte em mim o desejo de romper, definitivamente, com o pecado que maculou a humanidade. Ave Maria, cheia de graça! O Senhor é convosco! Bendito é o fruto do vosso ventre: Jesus! Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nos, pecadores, agora e na hora de nossa morte! Amém!

    VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)

    Propósito: Perceber melhor os anúncios de Deus e, com fé e disponibilidade, dar minha resposta.

    Atividade nos últimos dias
    Visite seu Grupo
    Yahoo! Mail

    Conecte-se ao mundo

    Proteção anti-spam

    Muito mais espaço

    Yahoo! Barra

    Instale grátis

    Buscar sites na web

    Checar seus e-mails .

    Yahoo! Grupos

    Crie seu próprio grupo

    A melhor forma de comunicação

    Precisa responder?

    Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.

    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com




    --





















    1.    Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.    
    2.    Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:    
    3.    Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!    
    4.    Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!    
    5.    Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!    
    6.    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!    
    7.    Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!    
    8.    Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!    
    9.    Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!    
    10.    Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!    
    11.    Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.    
    12.    Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.














    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo