Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 27 de setembro de 2012

    Nossa Senhora de Medjugorje

    Nossa Senhora de Medjugorje


    MP3 Estudo Biblico Jo 1,14-18 - Prólogo

    Posted: 27 Sep 2012 04:55 AM PDT


    CASO NÃO ABRIR CLIQUE: http://pt.gloria.tv/?media=338191
     

    Uruguai: Deputados aprovam a despenalização do aborto

    Posted: 27 Sep 2012 04:25 AM PDT



    MONTEVIDÉU, 26 Set. 12 / 06:20 pm (ACI/EWTN Noticias).- A Câmara dos Deputados do Uruguai aprovou ontem à noite, com 50 votos a favor e 49 contra, um projeto de lei que despenaliza o aborto até a 12ª semana de gravidez. A norma espera agora a ratificação do Senado e a promulgação do presidente José Mujica que já expressou seu apoio à medida.

    O projeto foi aprovado depois de mais de 13 horas de debate e um dia depois de que na capital, Montevidéu, milhares de pessoas se manifestaram expressando seu apoio à defesa da vida desde a concepção.

    O artigo 2 do projeto aprovado ontem à noite assinala que "a interrupção da gravidez (aborto) não será penalizada, e em consequência não serão aplicáveis os artigos 325 e 325bis do Código Penal, para o caso que a mulher cumpra voluntariamente com os requisitos que estabelecidos nos artigos seguintes e seja realizado antes das 12 semanas de gravidez".

    O projeto estabelece que as mulheres que queiram abortar deverão comparecer ante uma comissão de médicos e assistentes sociais que deverão informá-las sobre sua decisão. Depois de cinco dias de reflexão as mães serão as que decidem se se submetem ao abortoou não.

    A norma também faz referência à objeção de consciência e assinala que os médicos e profissionais da saúde que rejeitem a prática do aborto deverão avisar sobre isto na instituição em que trabalham e essa medida será aplicável em todas as instituições de saúde onde se desempenhem.

    Às instituições que por seu ideal se manifestaram como defensoras da vida e contrárias ao aborto, como o Círculo Católico e o Hospital Evangélico, não serão obrigadas a praticar o aborto, mas estarão obrigadas a enviar as mulheres a outros centros médicos dispostos a fazê-los.

    A sessão de ontem começou às 10:00 a.m. e foi acompanhada desde fora da Câmara pelas feministas apoiando o aborto, e por diversos grupos pró-vida que manifestavam sua postura em defesa dos nascituros que agora poderão ser eliminados se a lei for ratificada e se promulgada.

    Um dos deputados do Partido Independente, Daniel Radío, assinalou que o projeto apresentado pelo legislador Iván Posada, da sua mesma bancada, "constitui um retrocesso em termos civilizacionais" e explicou que o nome de "interrupção voluntária da gravidez é um eufemismo do término provocado da vida". A iniciativa, disse, é "outro gesto de desprezo pelo outro".

    A votação ocorreu depois de que 20 organizações pró-vida denunciassem formalmente graves faltas à democracia e aos procedimentos de aprovação da medida, o que mostrava a intenção do lobby abortista de impor o aborto de qualquer maneira.

    Os Bispos do Uruguai expressaram em diversas ocasiões seu rechaço à despenalização do aborto, recordando a possibilidade de gerar "um projeto de lei alternativo, que respeite e proteja amulher, a maternidade, a família e avida do concebido (…) sem eliminar o direito à vida do concebido não nascido".

    No ano 2008 a Câmara dos Deputados aprovou (por 49 votos a favor e 48 contra) um projeto de lei que também despenalizava o aborto até a 12ª semana da gravidez. Naquela oportunidade, o Presidente e médico de profissão, Tabaré Vásquez, vetou a norma, apoiado pela então Ministra de Saúde Pública, María Julia Muñoz e o Ministro do Interior Hector Lescano.

    Santo Graal

    Posted: 27 Sep 2012 03:05 AM PDT



    D. ESTÊVÃO BETTENCOURT

    O que é o Santo Graal?

    Em síntese: A palavra Graal parece significar prato ou cuia, na qual se depositam alimentos. O Graal é dito santo, porque, conforme a lenda, foi o prato utilizado por Jesus em sua Última Ceia; José de Arimatéia teria recolhido nele gotas do sangue de Cristo deposto da Cruz.

    A Idade Média, a partir do século XII, elaborou romances que exploraram a lenda do Santo Graal, fazendo convergir para esse núcleo o ideal do Cavaleiro medieval e grande número de crenças, crendices e concepções folclóricas... Abstração feita das narrativas em prosa, contam-se 63.000 versos aproximadamente dedicados ao Santo Graal na Idade Média.

    Nos últimos tempos o mito do Santo Graal tem despertado novo interesse, pois parece corresponder à aspiração, inata em todo homem, de descobrir o paraíso... O paraíso que somente os puros e fortes podem atingir.

    Ouve-se, por vezes, falar do Santo Graal, mas nem sempre com clareza. Tal expressão parece encobrir e revelar "mistérios e portentos" que ninguém conhece bem. Daí a oportunidade de abordarmos o assunto.

    1. Etimologia da expressão

    A origem da palavra Graal é incerta. Há quem julgue que vem do termo latino cratalis, por sua vez derivado do grego kráter = taça para beber.  Esta explicação é hipotética. A palavra aparece em sua forma latina gradalis num documento catalão datado de 1010. Em 1150 ocorre em dialeto provençal do vocabulário grazal.  Em 1170 aparece sob a sua forma atual graal em documentos da língua francesa.  Designa um recipiente no qual se podem colocar alimentos sólidos e líquidos.  Não é, pois, um cálice propriamente dito; significa, antes, uma cuia ou um prato fundo.
    A literatura medieval encarregou-se de configurar melhor o graal, atribuindo-lhe diversas serventias no enredo de estórias e romances diversos, como passamos a ver.

    2. Na literatura medieval: o Conte del Graal

    O romance que introduziu na literatura da França o Santo Graal, deve-se a Chrétien de Troyes, que escreveu em 1182-3 aproximadamente o Perceval ou Conte del Graal. Eis o respectivo enredo: Um gentil homem gaulês, chamado Percebal, bastante simplório, penetra, no fim de um dia, num castelo, cujo senhor é o rico Rei Pescador, paralítico das pernas. Após cear com o castelão, Perceval assiste a um desfile, do qual constam uma lança cuja ponta sangra permanentemente, emitindo três gotas de sangue, e um aparato de louça, cuja peça principal é um graal ou um prato ornado de pedras preciosas, portador de uma hóstia; uma jovem leva essa hóstia a um santo ancião, que há quinze anos vive unicamente desse tipo de alimento. Se Percebal tivesse perguntado por que a lança sangrava e quem era o personagem a quem se servia o graal, o Rei Pescador teria recuperado a saúde, e seu reino devastado se teria tornado próspero. Perceval, porém, preso pela timidez, deixou de fazer estas duas perguntas; por isto foi, conforme a trama do romance, condenado a cinco anos de andanças sem rumo definido; viveria esquecido de Deus até uma Sexta-feira santa, em que se reconciliaria com o Senhor mediante uma confissão geral.
    Assim passou o romance de Chrétien de Troyes para a posteridade. Percebe-se aí algo de misterioso. A obra está inacabada, pois o autor foi arrebatado prematuramente pela morte.
    Por conseguinte, ficou aberta para as gerações seguintes a pergunta: que significam a lança que sangra, e o graal? - Uma numerosa série de escritos tentou interpretar o "mistério" e o enredo do romance "Conte del Graal".

    Dentre essas interpretações, destacam-se duas de maior relevo:

    1) Alguns autores, impressionados por traços cristãos (canônicos ou apócrifos) do romance, entendem que o Graal é uma relíquia da Paixão de Jesus (seria o prato da Última Ceia do Senhor) ou é um vaso eucarístico (cibório). O cortejo ou desfile que Percebal contemplou, seria o símbolo do mistério da Redenção; a mulher portadora do Graal representaria a Igreja.

    2) Outros intérpretes se detêm mais nos traços ambíguos do romance. Este seria o remanejamento de uma lenda celta, à qual Chrétien de Troyes teria dado um colorido cristão, pensamento nas características do cavaleiro medieval; assim a índole misteriosa ou mirabolante da estória primitiva teria sido mesclada com elementos cristãos.
    Vejamos agora como na literatura posterior vários escritos tentaram terminar o romance de Percebal ou o Conte del Graal.

    3. Literatura medieval: as "Continuações"

    Nos séculos subseqüentes apareceram as chamadas "Continuações" do romance.
    A mais antiga destas é a Continuation Gauvain, anterior a 1200. Segundo esta obra, a lança que sangra, é a que transpassou o lado de Jesus pendente da Cruz (ver Jo 19,34); o Graal, porém, nada teria de cristão; seria uma taça que se deslocaria por si mesma para atender aos comensais de uma refeição.

    A Continuação Percebal (antes de 1200) apresenta o Graal como sendo um vaso que recolheu o sangue de Cristo derramado no Calvário.

    Na mesma época Roberto de Boron escreveu um Roman de I'estoire dou Graal. Não trata de lança; mas interessa-se pelo Graal (transformado em nome próprio); este seria o prato no qual Jesus comeu a sua última Páscoa; José de Arimatéia teria pedido a Pilatos que lhe doasse esse prato e nele teria recolhido o sangue que saiu das chagas de Cristo, quando O desceram da Cruz e O envolveram na santa mortalha. Conforme a lenda apócrifa (tirada do "Evangelho de Nicodemos", que Roberto Boron utiliza), José de Arimatéia foi encarcerado; ora, diz Roberto de Baron, na prisão Jesus apareceu a José de Arimatéia, apresentando-lhe o Graal e pedindo-lhe que, uma vez libertado, zelasse pela conservação desse prato e fizesse dele o objeto de um culto secreto. - Tal romance repercutiu na piedade de muitos leitores: o Graal tornou-se, para eles, símbolo da presença de Deus; o Graal teria falado a José de Arimatéia ajoelhado; ao vê-lo, os puros de coração, sentados em torno do Graal, recebem diariamente o alimento para a alma e para o corpo; ao contrário, os impuros que ousam sentar-se à mesma mesa, são logo desmascarados e prostrados. Ainda conforme o romance, José de Arimatéia ficou na Palestina, ao passo que o Graal foi transportado para Avaron (Avalon-Giastonbury na Inglaterra); nesta nova sede, o Graal teria sido entregue aos cuidados de Alano, sobrinho de José de Arimatéia, e do filho de Alano (chamado Percebal?), - Assim a estória do Graal foi, de um lado, associada à história da Paixão de Cristo e, de outro lado, conjugada com as origens do Cristianismo na Inglaterra.

    Ainda no começo do século XIII apareceu o romance Quête del Saint Graal (Procura do Santo Graal), que faz eco a Roberto de Boron. Os heróis desse novo romance são cavaleiros da corte do rei Artur,1 cuja estória é a seguinte: aos cavaleiros da corte do rei apareceu o Graal numa manhã de Pentecostes.  Uma vez desaparecido, os cavaleiros resolveram partir à procura do mesmo. Os melhores deles compreenderam que o Graal é o símbolo da "Graça do Espírito Santo", concedida àqueles que fazem penitência e sabem escapar das tentações do mundo; a estes homens, caracterizados pela humildade e a castidade, é dado conhecer os mistérios mais recônditos do Graal... Graal que não é outra coisa senão Deus visto face-à-face. Assim a estória do Graal tomou a índole de um itinerário de vida espiritual; nesse itinerário, apregoado por Quête aparecem eremitas e monges vestidos de branco que, utilizando as Escrituras Sagradas, os incitam a passar da "Cavalaria terrena" à "Cavalaria celeste".

    Em 1225 aproximadamente, o romance Quête foi incorporado a um vasto ciclo de romances chamado Lancelot-Graal. Na abertura deste ciclo, o autor insinua que a estória da Quête ocorreu no século V.

    4. O Santo Graal: versão alemão medieval

    A estória do Santo Graal, que teve origem em território francês, foi adotada e adaptada em outras literaturas (alemã, inglesa, neerlandesa, espanhola, portuguesa...).

    A obra mais conhecida dentre essas adaptações é o Parzival de Wolfram von Eschenbach, datado da primeira década do século XIII. Reassume os dados do Conte del Graal de Chrétiem de Troyes e da Continuation Gauvain; modifica-os, acentuando a índole misteriosa e patética do romance. O Graal toma então a configuração de uma pedra preciosa, que oferece alimento e bebida para o corpo e simboliza as alegrias do paraíso perdido. Foi trazido à terra pelos anjos, e possui eficácia milagrosa por causa de uma hóstia trazida do céu por uma pomba toda Sexta-feira santa e depositada sobre o Santo Graal.

    Este era, a princípio, guardado por anjos neutros, que foram projetados do céu sobre a terra por não terem tomado partido contra Lúcifer.  Tais anjos, porém, acabaram precipitados no inferno, segundo o enredo do romance, e foram substituídos por cavaleiros escolhidos e puros: os Templários. Todavia o chefe desses guardas - Amfortas (do francês amférté, enfermidade) - é atormentado pela lança sangrenta, que o castiga por causa de sua vida pregressa, pouco digna. A contemplação do Graal o conserva vivo. A pedra sagrada o pode curar, mas para tanto requer-se que Parzival, um dos heróis do romance, compadecido, pergunte a Amfortas qual a causa do seu sofrimento.

    5. O Parsifal de R. Wagner (1882)

    A estória do Santo Graal atravessou os séculos, levando consigo as suas notas misteriosas, obscuras e lacônicas.  Uma das versões modernas mais significativas é a de Richard Wagner (1882).

    Wagner inspirou-se na obra de Wolfram von Eschenbach, traduzida para o alemão moderno em 1842 por Simrok. Wagner concebe o Santo Graal como sendo o cálice da última ceia de Jesus doado por Pilatos a José de Arimatéia. Tira, porém, do Graal todo significado religioso propriamente dito, e vê no mesmo o símbolo humano da piedade ou da compaixão, que ajuda os homens atribulados. A humanidade sofredora é representada por Amfortas. O Salvador dessa humanidade é Parsifal; tal nome, porém, embora tenha semelhança com Perceval e Parzival, é derivado do árabe segundo a etimologia proposta por Görres; seria composto de parsi (= puro, em árabe) e fal (= louco, também em árabe), assim entendido, Parsifal seria um jovem dotado de profunda intuição do que é o sofrimento da humanidade; na base dessa intuição, ele estaria habilitado a proporcionar aos homens a cura dos males de que sofram.

    6. Conclusão

    As estórias do Santo Graal podem ser tidas como expressões de um mito medieval, talvez de origem celta; nesse mito fundiram-se elementos cristãos apócrifos, o ideal do cavaleiro medieval, os anseios de santidade ou perfeição espiritual do Cristianismo como também traços de alquimia e busca da pedra filosofal. A bibliografia atinente ao Santo Graal é enorme. Não levando em consideração os muitos relatos em prosa, contam-se aproximadamente 63.000 versos relativos ao Santo Graal da Idade Média. A substância de tal mito carece de valor histórico, embora uma ou outra versão do mesmo possa referir-se a algum episódio de história.

    Nos séculos XIX/XX reaparece o mito do Santo Graal, restaurado nas obras de W. Morris, T. S. Eliot, H. Hesse, Tolkien. O Santo Graal vem a ser então o arquétipo dos objetos procurados ansiosamente, conforme a escola de C. G. Jung. A persistência desse mito e o poder de sedução que ele exerce até nossa época, se explicam pelo fato de que correspondem a profunda aspiração da psiqué humana: esta quer descobrir a via que leva ao paraíso, paraíso ao qual só pode chegar quem seja puro e corajoso.

    Estevão Bettencourt, O.S.B.

    Revista : "PERGUNTE E RESPONDEREMOS"
    Nº 366 - Ano : 1992 - pág. 522

    Esposa de Jesus

    Posted: 27 Sep 2012 02:59 AM PDT



    Segundo perito em Bíblia: Papiro sobre "esposa de Jesus" não afeta o Cristianismo

    O grupo ACI/EWTN Noticias divulgou neste domingo 21 de setembro de 2012, que espalhou-se pelo Brasil e pelo mundo há alguns dias atrás, a informação de um papiro que faz referência a uma suposta "esposa de Jesus".

    Este papiro contém um texto escrito em copto no Egito. Possui 4,5 centímetros de altura por 9 centímetros de comprimento e aparece as seguintes frases: "Jesus lhes disse: 'Minha esposa..." e na seguinte linha supostamente diz "ela poderá ser minha discípula". O que segundo um perito em Bíblia não afeta em nada o Cristianismo e a fé Católica, e muito menos, prova que Jesus esteve casado.

    Ainda em declarações ao grupo ACI, o catedrático assinalou que o interesse neste tipo de fontes "nasce da obsessão de tentar ver Jesus como alguém que não foi especial, um simples professor humano em vez do próprio Filho de Deus".

    "Jesus, o Verbo encarnado, confronta cada nova geração com suas radicais afirmações sobre seu ser Deus e ter morrido pelo mundo. A história de sua vida não deve ser reescrita, e sim recebida e crida", ressaltou.

    Giszczak, um perito biblista do Augustine Institute de Denver (Estados Unidos),  explicou também que a Igreja Católica desde seus tempos mais remotos jamais ensinou que Jesus esteve casado e que no Novo Testamento inteiro não se afirma uma só vez que Ele teve uma esposa.

    "Um texto do século IV que afirma que Jesus disse 'minha esposa' não muda o que sabemos sobre Jesus no Novo Testamento. Ao contrário, isto nos mostra que alguns coptos do século IV acreditavam que Jesus esteve casado, uma crença que contradiz os Evangelhos".

    O perito ressaltou que o profeta Jeremias e judeus do século I praticaram o celibato, enquanto que próprio Jesus no capítulo 19 de Mateus alenta sua prática.

    Segundo informações do site da Revista Veja, para o pesquisador da Universidade de Durgham, Francis Watson , o texto é uma colagem de outros textos coptas; ou seja, Papiro que faz referência a mulher de Jesus é falsificado.(Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/papiro-que-faz-referencia-a-mulher-de-jesus-e-falsificado-diz-professor)

    Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=24180
    http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/papiro-que-faz-referencia-a-mulher-de-jesus-e-falsificado-diz-professor

    "RECUPEREMOS O AMOR Á EUCARISTIA"

    Posted: 26 Sep 2012 09:28 PM PDT


    "RECUPEREMOS O AMOR À EUCARISTIA"

    (ZENIT.ORG) - O ARCEBISPO DE LIMA , CONSIDERADO CONSERVADOR , E UM DOS LÍDERES DO OPUS DEI , CONVIDOU OS FIÉIS A PRATICAREM UMA "ETIQUETA" EUCARÍSTICA, QUE CONSISTE NA BOA EDUCAÇÃO DA PIEDADE, RESPEITO E ADORAÇÃO AO CORPO DE CRISTO . ESTA EXORTAÇÃO FOI FEITA NA MISSA DOMINICAL QUE ELE CELEBROU NA BASÍLICA CATEDRAL DE LIMA ONTEM, 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM .

    "RECUPEREMOS ESSE AMOR À EUCARISTIA, RECEBENDO JESUS COM O CORPO E A ALMA LIMPOS, EM GRAÇA DE DEUS. QUE SE UTILIZE ESSA PEQUENA PATENA DE COMUNHÃO, PARA QUE, CASO UMA PARTEZINHA DA HÓSTIA SE DESPRENDA, NÃO CAIA NO CHÃO. POR ISSO EXISTE ESTA 'ETIQUETA', QUE DEVEMOS ENSINAR DESDE AS CRIANÇAS ATÉ OS MAIS IDOSOS"

    EXORTOU DURANTE SUA HOMILIA . DA MESMA FORMA, O PASTOR DE LIMA RECORDOU QUE A IGREJA CATÓLICA ENSINA QUE A COMUNHÃO EUCARÍSTICA DEVE SER RECEBIDA NA BOCA E, DE FORMA EXTRAORDINÁRIA – COM PERMISSÃO DO BISPO –, NA MÃO

    "A COMUNHÃO EUCARÍSTICA SE RECEBE NA BOCA PARA EVITAR O USO DA MÃO SUJA EM CONTATO COM O CORPO DE CRISTO. NESTA ARQUIDIOCESE, AINDA EXISTE A AUTORIZAÇÃO (PARA RECEBER O CORPO DE CRISTO NA MÃO). DIGO AINDA PORQUE, CADA VEZ MAIS, PEÇO AOS SACERDOTES E RELIGIOSOS QUE ESTE RESPEITO VISÍVEL AO CORPO DE CRISTO SE MANIFESTE E QUE NÃO SE ENTREGUE O CORPO DE CRISTO COMO QUEM DISTRIBUI UNS PAPÉIS"

    MENCIONOU . O ARCEBISPO DE LIMA TAMBÉM RECORDOU QUE A FORMA CORRETA DE RECEBER JESUS NA EUCARISTIA REQUER UMA PREPARAÇÃO PESSOAL PARA ESTAR EM GRAÇA. E NO MOMENTO DE RECEBÊ-LO, MOSTRAR UM SINAL VISÍVEL DE RESPEITO, QUE PODE SER A INCLINAÇÃO DA CABEÇA OU, MUITO MAIS RECOMENDÁVEL AINDA, RECEBER A SANTA EUCARISTIA DE JOELHOS . O AMOR À EUCARISTIA DO CURA DE ARS . FINALMENTE, O PASTOR DE LIMA RECORDOU, NESTE ANO SACERDOTAL, O SANTO CURA DE ARS, SÃO JOÃO MARIA VIANNEY, COMO UM EXEMPLO A IMITAR NO AMOR A DEUS , QUE SE FAZ PRESENTE NA EUCARISTIA

    "É PRECISO TER ESSA BOA EDUCAÇÃO AO RECEBER O CORPO DE CRISTO. ABRAMOS COM CONFIANÇA O CORAÇÃO A CRISTO, DEIXEMOS QUE ELE NOS CONQUISTE. COMO DIZIA O CURA DE ARS, 'NOSSA ÚNICA FELICIDADE NESTA TERRA CONSISTE EM AMAR A DEUS E SABER QUE ELE NOS AMA'. QUE NOSSA SENHORA, COM SUA HUMILDADE, NOS ENSINE A SER MAIS RESPEITOSOS QUANDO NOS APROXIMAMOS PARA RECEBER O CORPO DE CRISTO",

    CONCLUIU

    ONDE NÃO HÁ ÓDIO Á HERESIA , NÃO HÁ SANTIDADE - LITURGIA DIÁRIA , 27 DE SETEMBRO DE 2012

    Posted: 26 Sep 2012 08:54 PM PDT

    ONDE NÃO HÁ ÓDIO Á HERESIA , NÃO HÁ SANTIDADE

    POR PADRE FREDERICK WILLIAM FABER

    OUTRORA ÉREIS TREVAS, MAS AGORA SOIS LUZ NO SENHOR: COMPORTAI-VOS COMO VERDADEIRAS LUZES. ORA, O FRUTO DA LUZ É BONDADE, JUSTIÇA E VERDADE. PROCURAI O QUE É AGRADÁVEL AO SENHOR, E NÃO TENHAIS CUMPLICIDADE NAS OBRAS INFRUTÍFERAS DAS TREVAS; PELO CONTRÁRIO, CONDENAI-AS ABERTAMENTE. (EF 5, 9-11)

    ANTES DE CRITICAREM PELAS DURAS PALAVRAS , NOTE-SE : "...ÓDIO Á HERESIA , NÃO AO HEREGE...COMO APRENDEMOS TAMBÉM A ODIAR AO PECADO , E NÃO AO PECADOR . DEVEMOS AMAR O PECADOR , MAS ODIAR O SEU PECADO . DITO ISTO , SEGUE TEXTO DURÍSSIMO , CORAJOSO , EXTRAORDINÁRIO E CHEIO DE SANTA IRA DO PADRE :
    "ONDE NÃO HÁ ÓDIO À HERESIA, NÃO HÁ SANTIDADE. UM HOMEM, QUE PODERIA SER UM APÓSTOLO, TORNA-SE UMA ÚLCERA NA IGREJA POR FALTA DE RECTA INDIGNAÇÃO . PORÉM, QUÃO POUCA IMPORTÂNCIA DAMOS À HERESIA! FITAMO-LA E PERMANECEMOS CALMOS. TOCÂMO-LA E NÃO TREMEMOS. MISTURAMO-NOS COM ELA E NÃO TEMOS MEDO . VÊMO-LA TOCAR NAS COISAS SAGRADAS E NÃO TEMOS NENHUM SENTIDO DO SACRILÉGIO. INALAMOS O SEU ODOR E NÃO MOSTRAMOS QUALQUER SINAL DE ABOMINAÇÃO OU DE NOJO
    DE ENTRE NÓS, ALGUNS SIMPATIZAM COM ELA E ALGUNS ATÉ ATENUAM A SUA CULPA. NÃO AMAMOS A DEUS O SUFICIENTE PARA NOS ENRAIVECERMOS POR CAUSA DA SUA GLÓRIA . NÃO AMAMOS OS HOMENS O SUFICIENTE PARA SERMOS CARIDOSAMENTE VERDADEIROS POR CAUSA DAS SUAS ALMAS! . TENDO PERDIDO O TATO, O PALADAR, A VISÃO E TODOS OS SENTIDOS DAS COISAS CELESTIAIS, SOMOS CAPAZES DE ARMAR TENDA NO MEIO DESSA PRAGA ODIENTA , EM TRANQÜILIDADE IMPERTURBÁVEL , RECONCILIADOS COM SUA REPULSIVIDADE , E NÃO SEM DECLARAÇÕES EM QUE NOS GABAMOS DE ADMIRAÇÃO LIBERAL, TALVEZ ATÉ COM UMA DEMONSTRAÇÃO SOLÍCITA DE SIMPATIAS TOLERANTES [POR SEUS FAUTORES] . POR QUE ESTAMOS TÃO, TÃO ABAIXO DOS SANTOS ANTIGOS, E MESMO DOS APÓSTOLOS MODERNOS DESTES ÚLTIMOS TEMPOS, NA ABUNDÂNCIA DE NOSSAS CONVERSÕES ? PORQUE NÃO TEMOS A ANTIGA FIRMEZA! FALTA-NOS O VELHO ESPÍRITO DA IGREJA, O VELHO GÊNIO ECLESIÁSTICO . NOSSA CARIDADE É INSINCERA, POIS NÃO É SEVERA; E NÃO É PERSUASIVA, POIS É INSINCERA. CARECEMOS DE DEVOÇÃO PELA VERDADE COMO VERDADE, COMO VERDADE DE DEUS . NOSSO ZELO PELAS ALMAS É DÉBIL, POIS NÃO TEMOS ZELO PELA HONRA DE DEUS . AGIMOS COMO SE DEUS FICASSE LISONJEADO COM CONVERSÕES, AO INVÉS DE SEREM ALMAS QUE TREMEM, RESGATADAS POR UM EXCESSO DE MISERICÓRDIA . DIZEMOS AOS HOMENS MEIA-VERDADE, A METADE QUE CALHA MELHOR À NOSSA PRÓPRIA PUSILANIMIDADE E AOS PRECONCEITOS DELES; E DEPOIS NOS ADMIRAMOS DE TÃO POUCOS SE CONVERTEREM, E QUE, DESSES POUCOS, TANTOS APOSTATEM . SOMOS TÃO FRACOS A PONTO DE NOS SURPREENDERMOS DE QUE NOSSA MEIA-VERDADE NÃO TEVE TANTO SUCESSO QUANTO A VERDADE INTEIRA DE DEUS - (PE. FREDERICK WILLIAM FABER [1814-1863], THE PRECIOUS BLOOD, OR: THE PRICE OF OUR SALVATION [O PRECIOSÍSSIMO SANGUE, OU: O PREÇO DE NOSSA SALVAÇÃO], 1860, PP. 314-316, TRADUÇÃO DE FELIPE COELHO) 
     
    JURAMENTO PAPAL : "EU PROMETO NÃO DIMINUIR OU MUDAR NADA DAQUILO QUE ENCONTREI CONSERVADO PELOS MEUS PROBATÍSSIMOS ANTECESSORES E DE NÃO ADMITIR QUALQUER NOVIDADE, MAS DE CONSERVAR E DE VENERAR COM FERVOR, COMO SEU VERDADEIRO DISCÍPULO E SUCESSOR, COM TODAS AS MINHAS FORÇAS E COM TODO EMPENHO, TUDO AQUILO QUE ME FOI TRANSMITIDO. (...) PORTANTO , NÓS SUBMETEMOS AO RIGOROSO INTERDITO DO ANÁTEMA , SE PORVENTURA QUALQUER UM, OU NÓS MESMOS, OU UM OUTRO, TIVER A PRESUNÇÃO DE INTRODUZIR QUALQUER NOVIDADE EM OPOSIÇÃO À TRADIÇÃO EVANGÉLICA, OU À INTEGRIDADE DA FÉ E DA RELIGIÃO, TENTANDO MUDAR QUALQUER COISA CONCERNENTE À INTEGRIDADE DA NOSSA FÉ, OU CONSENTINDO A QUEM QUER QUE SEJA QUE PRETENDESSE FAZÊ-LO COM ARDIL SACRÍLEGO." - (PAPA SANTO AGATÃO, ANO 678 D.C.)
     
    UM DOS MUITOS PROBLEMAS QUE ASSOLAM A IGREJA NOS DIAS DE HOJE É A GRAVÍSSIMA HERESIA CHAMADA "TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO". TRATA-SE DE UMA HERESIA MATERIALISTA, QUE APRESENTA UMA VISÃO DE MUNDO CONTRÁRIA À DOUTRINA DA IGREJA DISFARÇADA COM UM VOCABULÁRIO APARENTEMENTE CRISTÃO
    ESTA HERESIA É UM DOS MUITOS ASPECTOS QUE TOMOU O MODERNISMO , HERESIA QUE O SANTO PADRE PIO X QUALIFICOU DE "SÍNTESE DE TODAS AS HERESIAS". SEGUNDO O MODERNISMO, A VERDADE ABSOLUTA NÃO EXISTE; TODA "VERDADE" É APENAS UMA OPINIÃO, UMA VISÃO PESSOAL QUE PODE E DEVE MUDAR COM O TEMPO. ASSIM, PARA O MODERNISTA, A DOUTRINA DA IGREJA, ENSINADA POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, PODE E DEVE SER SUBSTITUÍDA POR ALGO MAIS… "MODERNO" . A "TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO" (TL) É O NOME DADO A ESTA VERTENTE DO MODERNISMO , PECULIAR À AMÉRICA LATINA . ESTE NOME, NA VERDADE , É ENGANOSO ; "TEOLOGIA" SIGNIFICA "CONHECIMENTO, ESTUDO DE DEUS" - E ESTA HERESIA APLICA-SE APENAS À ORGANIZAÇÃO SOCIAL HUMANA . DO MESMO MODO, O TERMO "LIBERTAÇÃO" É POR ELES UTILIZADO COMO SIGNIFICANDO ALGO DIAMETRALMENTE CONTRÁRIO À NOÇÃO CRISTÃ DE LIBERTAÇÃO . OS ERROS DA TL SÃO MUITOS, TODOS ELES BASEADOS EM UMA NEGAÇÃO DA AÇÃO SOBRENATURAL DE DEUS . "SOBRENATURAL" É UM TERMO TEOLÓGICO QUE SIGNIFICA "ACIMA DA NATUREZA HUMANA" . SABEMOS, PORQUE A IGREJA O ENSINA, QUE É PELA AÇÃO SOBRENATURAL DE DEUS, PELA GRAÇA DE DEUS, QUE PODEMOS EVITAR O PECADO E ALCANÇAR A SANTIDADE . SABEMOS, PORQUE A IGREJA O ENSINA, QUE O NOSSO OBJETIVO MAIOR É SERMOS SANTOS . SABEMOS, PORQUE A IGREJA O ENSINA, QUE NO FIM DOS TEMPOS NOSSO SENHOR JESUS CRISTO VOLTARÁ EM GLÓRIA PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS . A TL, PORÉM, PREGA UM CONCEITO MARXISTA (INSPIRADO PELO TEÓRICO DO MARXISMO – DO COMUNISMO -, CARLOS MARX) SEGUNDO O QUAL HAVERÁ UM PARAÍSO NA TERRA QUANDO OS POBRES RETIRAREM DOS RICOS AS RIQUEZAS E AS DISTRIBUÍREM , CRIANDO ASSIM UMA SOCIEDADE SEM CLASSES . O MECANISMO DESTA REVOLUÇÃO SERIA A "LUTA DE CLASSES" : OS POBRES, REVOLTANDO-SE CONTRA A SUA POBREZA, CONQUISTARIAM O PODER E ASSEGURARIAM UMA DISTRIBUIÇÃO IGUALITÁRIA DE TODOS OS BENS MATERIAIS. PARA O MARXISTA, LOGO PARA O TL, O ÚNICO PECADO QUE EXISTE É A ACUMULAÇÃO DE RIQUEZAS , VISTA POR ELES COMO ESSENCIALMENTE RUIM . DO MESMO MODO , ELES VÊEM EM QUALQUER HIERARQUIA UM PECADO CONTRA A "IGUALDADE" QUE ELES CRÊEM EXISTIR ENTRE OS HOMENS . ASSIM, A TL CONSIDERA QUE O QUE REALMENTE IMPORTA É PREGAR ENTRE OS POBRES A REVOLTA CONTRA OS RICOS, COM O FIM DE ESTABELECER UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA . PARA A TL, A HIERARQUIA ECLESIÁSTICA É NA VERDADE UM "ROUBO" DO PODER QUE PERTENCERIA AO POVO FEITO PELOS BISPOS E PADRES . PARA A TL, A DOUTRINA DA IGREJA NÃO INTERESSA, ASSIM COMO NÃO INTERESSA O CÉU . INTERESSA SIM A ORGANIZAÇÃO DE MOVIMENTOS POPULARES PARA LUTAR POR REIVINDICAÇÕES PURAMENTE MATERIAIS: TERRAS (COMO O MST), AUMENTOS SALARIAIS, ETC
    VEJAMOS PORTANTO QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A DOUTRINA CRISTÃ E A IDEOLOGIA DA TL : 1 – A) PELA DOUTRINA CRISTÃ, SABEMOS QUE O HOMEM TENDE AO MAL DEVIDO ÀS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO ORIGINAL . É MAIS FÁCIL FAZER O MAL QUE O BEM, E ASSIM OS VÍCIOS DEVEM SER COMBATIDOS E AS VIRTUDES INCENTIVADAS . B) PARA A TL, O HOMEM É NATURALMENTE BOM, MAS A ORGANIZAÇÃO SOCIAL "OPRESSORA" É MÁ E DEVE SER COMBATIDA . 2 – A) PELA DOUTRINA CRISTÃ, SABEMOS QUE É PELA GRAÇA DE DEUS, INFUNDIDA E AUMENTADA PELOS SACRAMENTOS, QUE PODEMOS FAZER O BEM . B) PARA A TL, A GRAÇA DE DEUS É APENAS UMA EXPRESSÃO, E OS SACRAMENTOS SÃO APENAS SÍMBOLOS – A EUCARISTIA É SÍMBOLO DA PARTILHA DO PÃO MATERIAL, O BATISMO É SÍMBOLO DE COMPROMISSO COM A CAUSA DA REVOLUÇÃO COMUNISTA, ETC . 3 – A) PELA DOUTRINA CRISTÃ, SABEMOS QUE SOMOS CHAMADOS À SANTIDADE, OU SEJA, À LIBERTAÇÃO DO PECADO, DE QUE SÓ GOZAREMOS EM PLENITUDE NO CÉU APÓS A NOSSA MORTE E NA TERRA APÓS A NOSSA RESSURREIÇÃO . B) PARA A TL, "LIBERTAÇÃO" SIGNIFICA A OBTENÇÃO DE CONDIÇÕES MATERIAIS ADEQUADAS NA TERRA ATRAVÉS DE REIVINDICAÇÕES POLÍTICAS: TERRA, CASA PRÓPRIA, SISTEMAS SANITÁRIOS, ETC . 4 – A) PELA DOUTRINA CRISTÃ, SABEMOS QUE A PROPRIEDADE PARTICULAR É UMA COISA BOA E QUERIDA POR DEUS; É PERIGOSO O APEGO AOS BENS MATERIAIS, MAS SER RICO NÃO É PECAMINOSO . B) PARA A TL, A PROPRIEDADE PARTICULAR É UMA ABOMINAÇÃO, O ÚNICO PECADO EXISTENTE. O APEGO AOS BENS MATERIAIS – TERRA, CASA, ETC. – PORÉM, É VISTO POR ELES COMO UM BEM. O OBJETIVO DO HOMEM, PARA ELES, É JUSTAMENTE LUTAR POR BENS MATERIAIS . 5 – A) PELA DOUTRINA CRISTÃ, SABEMOS QUE A HIERARQUIA DA IGREJA É INSTITUÍDA E MANTIDA POR DEUS . B) PARA A TL A EXISTÊNCIA DA HIERARQUIA É SINAL DE UM ROUBO DE PODER QUE DEVERIA PERTENCER AO "POVO". É POR ISSO QUE NAS DIOCESES AINDA EM PODER DA TL, NÃO SÃO INCENTIVADAS AS VOCAÇÕES SACERDOTAIS E AS PARÓQUIAS SÃO SUBSTITUÍDAS POR COMUNIDADES DIRIGIDAS POR LEIGOS . 6 – A) PELA DOUTRINA CRISTÃ, SABEMOS QUE É ESSENCIAL CONHECER E SEGUIR A VERDADE PARA PODERMOS CHEGAR À SANTIDADE . B) PARA A TL QUALQUER PESSOA QUE "LUTE CONTRA A OPRESSÃO", OU SEJA, QUE PARTICIPE DA SUBVERSÃO COMUNISTA, É UM MODELO A SER SEGUIDO, AO PASSO QUE, POR EXEMPLO, UM SANTO QUE TENHA SE DEDICADO APENAS À ORAÇÃO É UM EXEMPLO DO QUE DEVE SER EVITADO . ASSIM CHE GUEVARA, FIDEL CASTRO E OUTROS COMUNISTAS SÃO CONSIDERADOS POR ELES COMO MODELOS A SEGUIR, ENQUANTO SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS É PARA ELES UM EXEMPLO DE VIDA INÚTIL . 7 – A) PELA DOUTRINA CRISTÃ, SABEMOS QUE A ORAÇÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA, E A ALMA, POR SER IMORTAL, DEVE SER CUIDADO COM MAIS CUIDADO QUE O CORPO, EVITANDO-SE O PECADO E BUSCANDO-SE A VIRTUDE . B) PARA A TL, A ALMA NÃO IMPORTA, A ORAÇÃO É VISTA APENAS COMO UMA PREPARAÇÃO PARA A AÇÃO POLÍTICA E O PECADO PESSOAL NÃO EXISTE. NÃO HÁ PROBLEMA EM ROUBAR, MENTIR, COMETER ADULTÉRIO, MATAR ATÉ

    LITURGIA DO DIA 27 DE SETEMBRO DE 2012
    PRIMEIRA LEITURA: ECLESIASTES 1, 2-11

    SÃO VIVENTE DE PAULO , PRESBÍTERO E FUNDADOR - (BRANCO, PREF. COMUM OU DOS PASTORES - OFÍCIO DA MEMÓRIA) - LEITURA DO LIVRO DE ECLESIASTES - 2VAIDADE DAS VAIDADES, DIZ O ECLESIASTES, VAIDADE DAS VAIDADES! TUDO É VAIDADE. 3QUE PROVEITO TIRA O HOMEM DE TODO O TRABALHO COM QUE SE AFADIGA DEBAIXO DO SOL? 4UMA GERAÇÃO PASSA, OUTRA VEM; MAS A TERRA SEMPRE SUBSISTE. 5O SOL SE LEVANTA, O SOL SE PÕE; APRESSA-SE A VOLTAR A SEU LUGAR; EM SEGUIDA, SE LEVANTA DE NOVO. 6O VENTO VAI EM DIREÇÃO AO SUL, VAI EM DIREÇÃO AO NORTE, VOLTEIA E GIRA NOS MESMOS CIRCUÍTOS. 7TODOS OS RIOS SE DIRIGEM PARA O MAR, E O MAR NÃO TRANSBORDA. EM DIREÇÃO AO MAR, PARA ONDE CORREM OS RIOS, ELES CONTINUAM A CORRER. 8TODAS AS COISAS SE AFADIGAM, MAIS DO QUE SE PODE DIZER. A VISTA NÃO SE FARTA DE VER, O OUVIDO NUNCA SE SACIA DE OUVIR. 9O QUE FOI É O QUE SERÁ: O QUE ACONTECE É O QUE HÁ DE ACONTECER. NÃO HÁ NADA DE NOVO DEBAIXO DO SOL. 10SE É ENCONTRADA ALGUMA COISA DA QUAL SE DIZ: VEJA: ISTO É NOVO, ELA JÁ EXISTIA NOS TEMPOS PASSADOS. 11NÃO HÁ MEMÓRIA DO QUE É ANTIGO, E NOSSOS DESCENDENTES NÃO DEIXARÃO MEMÓRIA JUNTO DAQUELES QUE VIRÃO DEPOIS DELES. - PALAVRA DO SENHOR

    SALMO RESPONSORIAL (SALMO 89)

    REFRÃO: Ó SENHOR, VÓS FOSTES SEMPRE UM REFÚGIO PARA NÓS

    1. VÓS FAZEIS VOLTAR AO PÓ TODO MORTAL, / QUANDO DIZEIS: 'VOLTAI AO PÓ, FILHOS DE ADÃO!'  / POIS MIL ANOS PARA VÓS SÃO COMO ONTEM, / QUAL VIGÍLIA DE UMA NOITE QUE PASSOU. -R.

    2. ELES PASSAM COMO O SONO DA MANHÃ, / SÃO IGUAIS À ERVA VERDE PELOS CAMPOS: / DE MANHÃ ELA FLORESCE VICEJANTE, /

    MAS À TARDE É CORTADA E LOGO SECA. -R.

    3. ENSINAI-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS, / E DAI AO NOSSO CORAÇÃO SABEDORIA!  / SENHOR, VOLTAI-VOS! ATÉ QUANDO TARDAREIS? / TENDE PIEDADE E COMPAIXÃO DE VOSSOS SERVOS! -R.

    4. SACIAI-NOS DE MANHÃ COM VOSSO AMOR, / E EXULTAREMOS DE ALEGRIA TODO O DIA!  / QUE A BONDADE DO SENHOR E NOSSO DEUS

    REPOUSE SOBRE NÓS E NOS CONDUZA! / TORNAI FECUNDO, Ó SENHOR, NOSSO TRABALHO. -R.

    EVANGELHO: LUCAS 9, 7-9

    PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS - NAQUELE TEMPO, 7O TETRARCA HERODES OUVIU FALAR DE TUDO O QUE JESUS FAZIA E FICOU PERPLEXO. UNS DIZIAM: É JOÃO QUE RESSURGIU DOS MORTOS; OUTROS: É ELIAS QUE APARECEU; 8E AINDA OUTROS: É UM DOS ANTIGOS PROFETAS QUE RESSUSCITOU. 9MAS HERODES DIZIA: EU DEGOLEI JOÃO. QUEM É, POIS, ESTE, DE QUEM OUÇO TAIS COISAS? E PROCURAVA OCASIÃO DE VÊ-LO. - PALAVRA DA SALVAÇÃO

    25 DE MARÇO DE 2008 (MARIJA) – "QUERIDOS FILHOS!  OS CONVIDO A TRABALHAR EM SUA CONVERSÃO PESSOAL. VOCÊS ESTÃO AINDA LONGE DE UM ENCONTRO COM DEUS EM SEUS CORAÇÕES. POR ISSO, GASTEM O MAIOR TEMPO POSSÍVEL NA ORAÇÃO E NA ADORAÇÃO DE JESUS NO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DO ALTAR A FIM DE QUE ELE OS MUDE E COLOQUE NOS SEUS CORAÇÕES UMA FÉ VIVA E O DESEJO DA VIDA ETERNA. TUDO PASSA, QUERIDOS FILHOS, SOMENTE DEUS PERMANECE. ESTOU COM VOCÊS E OS ENCORAJO COM AMOR. OBRIGADA POR TERDES RESPONDIDO AO MEU CHAMADO" – MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

    A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO VICENTE DE PAULO - "AMARÁS AO SENHOR TEU DEUS DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E ESPÍRITO E AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO" (MAT 22,37.39). SE NÃO FOI O LEMA DA VIDA DESTE SANTO, VIVEU COMO SE FOSSE. O SANTO DE HOJE, SÃO VICENTE DE PAULO, NASCEU NA AQUITÂNIA (FRANÇA) EM 1581. NO SEU TEMPO A FRANÇA ERA UMA POTÊNCIA, PORÉM CONVIVIA COM AS CRIANÇAS ABANDONADAS, PROSTITUTAS, POBREZA E RUÍNAS CAUSADAS PELAS REVOLUÇÕES E GUERRAS. GRANDE SACERDOTE, GERADO NUMA FAMÍLIA POBRE E RELIGIOSA, ELE NÃO FICOU DE BRAÇOS CRUZADOS MAS SE DEIXOU MOVER PELO ESPÍRITO DE AMOR. COMO PADRE, TRABALHOU NUMA PARÓQUIA ONDE CONVIVEU COM AS MISÉRIAS MATERIAIS E MORAIS; ESTA EXPERIÊNCIA LHE ABRIU PARA AS OBRAS DA FÉ. NUMA VIAGEM FOI PRESO E, COM GRANDE HUMILDADE, VIVEU NA ESCRAVIDÃO ATÉ CONVERTER SEU PATRÃO E CONSEGUIU DEPOIS DE DOIS ANOS SUA LIBERDADE . A PARTIR DISSO, SÃO VICENTE DE PAULO INICIOU A REFORMA DO CLERO, OBRAS ASSISTENCIAIS, LUTA CONTRA O JANSENISMO QUE ESFRIAVA A FÉ DO POVO E ESTRAGAVA COM SEU RIGORISMO IRRACIONAL. FUNDOU TAMBÉM A "CONGREGAÇÃO DA MISSÃO" (LAZARISTAS) E UNIDO A SANTA LUÍSA DE MARILLAC, EDIFICOU AS "FILHAS DA CARIDADE" (IRMÃS VICENTINAS) . SABIA MUITO BEM TIRAR DOS RICOS PARA DAR AOS POBRES, SEM USAR AS FORÇAS DOS BRAÇOS, MAS A FORÇA DO CORAÇÃO. MORREU QUASE OCTOGENÁRIO, A 27 DE SETEMBRO DE 1660 . SÃO VICENTE DE PAULO, ROGAI POR NÓS!

     

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo