Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 25 de setembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 26/9/2012 - Deus quer precisar de nós como testemunhas da sua graça.

     

    Leituras do dia:

    Pr 30,5-9
    Sl 119(118),29.72.89.101.104.163


     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 9,1-6
     
    "Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças. Então os enviou para anunciarem o Reino de Deus e curarem os doentes. Ele disse:
    - Nesta viagem não levem nada: nem bengala para se apoiar, nem sacola, nem comida, nem dinheiro, nem mesmo uma túnica a mais. Quando vocês entrarem numa cidade, fiquem na casa em que forem recebidos até irem embora daquele lugar. Mas, se forem mal recebidos, saiam logo daquela cidade. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente.
    Os discípulos então saíram de viagem e andaram por todos os povoados, anunciando o evangelho e curando doentes por toda parte.
    " 

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    O envio dos doze, de um lado, não é nenhuma surpresa. Mateus nos informa pouco antes de sua conta de comissionamento do Senhor dos doze que Jesus instruiu seus discípulos a orar por trabalhadores para a colheita (Mt 9,38).
     
    O envio dos 12 (e mais tarde 70) é uma resposta parcial a esta oração. Nós também estamos em débito com Mateus (10:2-4) para nos dizer os pares daqueles que são enviados dois a dois:


    Jesus dá aos Doze "poder e autoridade" e fixa uma tarefa e uma exigência. O poder que ele lhes transmite é o de amar incondicionalmente todos os seres humanos, especialmente os pobres e pecadores. A autoridade é a que nasce de uma interpretação transformadora da Escritura.

    Diferente do poder de dominação que todos os grupos religiosos e políticos utilizam para manipular as demais pessoas, Jesus exerce um poder restaurador que reconcilia os seres humanos entre si, com a natureza e com Deus. A tarefa é continuação da que o mesmo realiza: lutar contra o mal, curar doenças, libertar da escravidão e anunciar a Boa Nova. A exigência é a mesma que ele assume: liberdade no caminho e gratuidade na casa.

    O excesso de suprimentos atrasaria a atividade evangelizadora e a construção de casas próprias tiraria o foco do fundamental. O evangelho que os Doze comunicam mudará a situação de todas as pessoas que escutam essa mensagem e a convertem num padrão de vida.

    O anúncio da palavra e o amor dos discípulos libertam os pobres deprimidos em seu espírito e valoriza-os, dando-lhes vida, dignidade e iniciativa. Os pobres e excluídos, transformados pela Palavra de Deus, passam a formar comunidades que vivem a fraternidade e a partilha, como células do mundo novo possível.

    Como discípulos de Jesus, temos a oportunidade e a missão de levar sua mensagem reconciliadora a todas as situações e lugares, para que a autoridade da liberdade e o poder do amor transformem as situações humanas.

    Fomos feitos para ser comunidade (grupo dos doze) e formar comunidade (ir às cidades). Isto é ser discípulo missionário, como nos propõe a Igreja na América Latina, na Missão Continental. O amor inspira atitudes e gestos com gosto de doação e disponibilidade.
     
     
    Reflexão Apostólica:
     
    "Para não cair na armadilha de nos fechar em nós mesmos, devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir "à outra margem", àquela na qual Cristo não é ainda reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente". (DAp 376).

    O Evangelho de hoje nos encoraja a buscar o discernimento de Deus em nos preparar para missões de curto prazo.

    Quando o transatlântico Titanic partiu outro lado do Atlântico, a maioria de seus passageiros tinham passado dia se preparando para a aventura. Os passageiros trouxeram o que eles achavam que seria necessário, incluindo extensas seleções de jóias, arte, móveis e servos.

    Quando veio o desastre, um dos passageiros ricos fez seu caminho para os botes salva-vidas. Pouco antes de começar, ela se lembrou de algo em seu quarto, ela pode precisar.Empurrando a multidão e stewards ela lutou seu caminho de volta para sua cabine.

    Contornando os pertences de valor inestimável que ela tinha trazido consigo, ela estendeu a mão para o item que ela sabia que poderia ser de máxima importância para a jornada à frente - uma laranja.

    Quando Jesus chamou os 12 a curto prazo ministério, ele teve o cuidado de carregá-los com itens de importância suprema e aliviado-los daquelas coisas que só a pesar-los.

    Enquanto você reflete esta passagem, peça a Jesus para dar-lhe o que você precisa para a viagem e para o ajudar a deixar para trás as coisas que só ficam no caminho.
     
     
    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    Oração: Pai, tendo recebido a tarefa de continuar a missão de Jesus, ensina-me a imitá-lo tanto no modo de ser e de pregar, quanto na pobreza e na coragem de enfrentar a rejeição.



    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
     
    Propósito: Viver como discípulo/a missionário/a de Jesus.    
     
     
            
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online

    Ainda dá tempo de curtir o Dia dos Namorados a dois. Comece agora!

    PC¿s para empresas
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo