TEMPO DA QUARESMA
(2013-39).- A MAIOR GRANDEZA ESTÁ EM SABER SERVIR!
"Não seja assim entre vós ; pelo contrário, quem quiser fazer-se grande entre vós, seja vosso servo" .(Mt.20,26).
A altura não poderia ser a pior.
Jesus tinha acabado de dizer aos Seus discípulos à parte, a caminho de Jerusalém :
- "Vamos subir a Jerusalém e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas, que O condenarão à morte, e O entregarão aos pagãos para O escarnecerem. Mas Ele ressuscitará ao terceiro dia". (Mt.20,18-19).
Foi o terceiro anúncio da Paixão.
E logo a seguir, no Evangelho de Mateus, a mãe de João e Tiago, mulher de Zebedeu fez um pedido a Jesus, numa linha de promoção :
- "Ordena que estes meus dois filhos se sentem, um à Tua direita e o outro à Tua esquerda, no Teu Reino".(Mt.20,18-19).
A mãe pode ter uma desculpa, porque talvez não tenha ouvido Jesus a fazer o anúncio da Sua Paixão e, além disso até se compreende por ser o pedido de uma mãe para seus filhos, e ela pensava também que Jesus estabeleceria o Seu Reino temporal em Jerusalém.
Quanto aos próprios discípulos, além de Tiago e de João, talvez não tivessem gostado do pedido desta mãe porque, afinal, eles também eram discípulos e também se julgariam com alguns direitos no Reino.
- "Ouvindo isto, os outros dez ficaram indignados com os dois irmãos". (Mt.20,24).
Esta atitude dos outros dez mostra, aliás, como os Apóstolos tinham dificuldade em compreender a natureza do Reino messiânico pregado por Jesus.
Mas esta questão de quem seria maior no Reino, já se tinha levantado entre eles noutra altura.
Mas perante o pedido da mãe de Tiago e João, Jesus deu a Sua explicação, acabando por dizer o seguinte :
- "Do mesmo modo o Filho do Homem não veio para ser servido mas para servir e dar a Sua vida pelo resgato de muitos".(Mt.20,28).
"Pelo resgate de muitos" é uma frase difícil de interpretar, que tem feito correr muita tinta.
No mundo de então, podia significar que Cristo deu a vida como preço pelo resgate duma multidão de escravos, isto é, os homens escravos de Satanás.
Mas o sentido exacto, porém deve-se entender como o Sacrifício de Cristo, que foi o meio escolhido por Deus Pai, não só para que Ele passasse deste mundo ao Pai, mas para que também nós passássemos com Ele do reino das trevas para o reino da luz.
É verdade que pelo Seu sacrifício fomos salvos, resgatados; porém, tal sacrifício não é preço que Ele pagou a alguém, mas o maior acto de amor de Deus aos homens, e o maior acto de amor do Homem-Jesus a Deus.
A expressão "resgate de muitos" é uma frase técnica para designar a comunidade.
Cristo, com efeito, morreu pelo resgate de todos, como diria Paulo mais tarde :
- "Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo Homem, que Se deu em resgate por todos".(1Tim.2,5-6).
Mas Jesus, em complemento deste assunto e do lugar de cada um no Seu reino, pretendia duas coisas importrantes.
Primeira, anunciar aos seus discípulos que não tivessem receio de O seguir para que pudessem "beber o Seu sangue" e ter como recompensa um lugar no Seu Reino.
Segunda, na vida presente, a base da sua grandeza assenta num "serviço total e sem reservas, tal como Ele que "veio para servir e não para ser servido".
Esta atitude recomendada por Jesus está em oposição com os governadores das nações :
- "Sabeis que os chefes das nações governam-nas como seus senhores, e que os grandes exercem sobre elas o seu poder. Não seja assim entre vós".(Mt.20,25-26).
Todos nós temos que saber como é que podemos converter a nossa sede de poder, de fama e de glória num verdadeiro serviço para a comunidade.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








Nenhum comentário:
Postar um comentário