Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Rio de Janeiro

Santa Sé






domingo, 2 de fevereiro de 2014

[Catolicos a Caminho] APRESENTAÇÃO DO SENHOR Som !

 











  • APRESENTAÇÃO DO SENHOR! 


(2 de Fevereiro !) 




Esta festa já se celebrava em Jerusalém desde o século IV.
Originariamente, comemorava-se a Purificação de Nossa Senhora, de harmonia com a Lei judaica :
- "Quando se cumpriu o tempo da sua Purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-n'O a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor (Lev.12,4-6), conforme está escrito na lei de Deus : "Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor", e para oferecerem em sacrifício, como se diz na lei do Senhor, um par de rolas ou duas pombinhas". (Lc. 2,22).
A partir do século V esta festa começou a ser celebrada em Roma no dia 2 de Fevereiro e manteve-se até aos dias de hoje.
Era celebrada num rito de penitência, com paramentos roxos, por se tratar de uma Purificação de harmonia com a lei segundo a qual a mulher, depois do parto ficava impura :
- "Quando uma mulher der à luz uma criança do sexo masculino, ficará impura durante sete dias, isolada, como no período do seu sofrimento". (Lev. 12,1).
Também se chama a esta festa "Nossa Senhora das Candeias", porque era costume acenderem-se velas e fazer-se uma procissão neste dia, como comemoração da profecia de Simeão, a respeito de Cristo :
- "Luz para iluminar as nações e glória de Israel, Teu povo". (Lc.2,32).
Como se chegou à conclusão de que esta era uma festa de Cristo na Sua Apresentação no Templo e não uma purificação de que Nossa Senhora não necessitava, passou a chamar-se a Festa da Apresentação do Senhor.
Diz o Catecismo da Igreja Católica :
529. - A Apresentação de Jesus no Templo mostra-O como o Primogénito que pertence ao Senhor. Com Simeão e Ana, é toda a expectativa de Israel que vem ao encontro do seu Salvador (a tradição bizantina designa com o nome de encontro este acontecimento). Jesus é reconhecido como o Messias tão longamente esperado, "luz das nações" e "glória de Israel", mas também como "sinal de contradição".
Cristo, tal como foi profetizado no Antigo Testamento deveria ser inteiramente diferente de um rei.
* Seria um Messias sofredor, muito diferente do Messias apresentado no Livro do Eclesiástico, deveria nascer de uma Virgem e o seu nome seria Emanuel, isto é Deus connosco :
- "Eis que uma virgem concebeu e dará à luz um filho, e o chama Emanuel".(Os.7,14).
* Seria o sucessor ideal de David, um Príncipe de Paz :
- "O Seu império será grande e a Sua paz não terá fim sobre o trono de David e sobre o seu reino. Ele estabelecê-lo-á e mantê-lo-á pelo direito da justiça, desde agora e para sempre". (Is.9,7).
* Deveria nascer em Belém :
- "Mas tu, Belém de Efrata, tão pequena para seres contada entre as famílias de Judá. É de ti que Me há-de sair Aquele que governará em Israe"l. (Miq.5,1).
* Seria um sacerdote eterno :
- "Tu és sacerdote para sempre segundo a Ordem de Melquisedec".(Sal. 110,4).
O Novo Testamento proclama o cumprimento das Profecias do Antigo Testamento pelo próprio Cristo aos Apóstolos no caminho de Emaús:
- "Ó homens sem inteligência e lentos de espírito em crer em tudo quanto os profetas anunciaram...". (Lc. 24,25).
Uma espada de dor, pre­anunciada a Maria, anuncia essa outra oblação, perfeita e única, da cruz, que trará a salvação que Deus "preparou diante de todos os povos".
Todavia continua o costume de se benzerem as velas e de se fazerem procissões neste dia que ainda se chama da Senhora das Candeias. 





O velho Simeão. A profetisa Ana. 

















__._,_.___







Atividade nos últimos dias: 




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.



__,_._,___

Nenhum comentário:

Apoio




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo