Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

    ACI Digital:Papa alenta os brasileiros a viverem espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos

    Documento sin título
       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      24 de fevereiro de 2012  
    Papa alenta os brasileiros a viverem espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos
    VATICANO, 22 Fev. 12 (ACI) .- O Papa Bento XVI, com ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2012, enviou uma carta alentando os bispos e os fiéis  a "um maior espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos e levar a sociedade a garantir a mais pessoas o direito de ter acesso aos meios necessários para uma vida saudável".
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
    http://twitter.com/acidigital

    SIGA OS PASSOS DO PAPA BENTO XVI NO TWITTER
    http://twitter.com/ssbentoXVI

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    AMÉRICA

    Católico em Dia
    Evangelho:
    Mateus 9,14-15
    Santo ou Festa:
    São Etelberto de Kent
    Um pensamento:
    "Dar com ostentação é muito pior do que não dar."
    Clemente XIV
     
     

     

    VATICANO


    Papa alenta os brasileiros a viverem espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos

    VATICANO, 22 Fev. 12 (ACI) .- O Papa Bento XVI, com ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2012, enviou uma carta alentando os bispos e os fiéis  a "um maior espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos e levar a sociedade a garantir a mais pessoas o direito de ter acesso aos meios necessários para uma vida saudável".

    "Para os cristãos, de modo particular, o lema bíblico é uma lembrança de que a saúde vai muito além de um simples bem-estar corporal. No episódio da cura de um paralítico (cf. Mi_ 9, 2-8), Jesus, antes de fazer com que esse voltasse a andar, perdoa-lhe os pecados, ensinando que a cura perfeita é o perdão dos pecados, e a saúde por excelência é a da alma, pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?»", ressalta o Papa em sua missiva, enviada ao presidente da CNBB Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida (SP).

    "Com efeito, as palavras saúde e salvação têm origem no mesmo termo latino 'salus' e não por outra razão, nos Evangelhos, vemos a ação do Salvador da humanidade associada a diversas curas: "Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo o tipo de doença e enfermidades do povo"".

    "Com o seu exemplo diante dos olhos, segundo o verdadeiro espírito quaresmal, possa esta Campanha inspirar no coração dos fiéis e das pessoas de boa vontade urna solidariedade cada vez mais profunda para com os enfermos, tantas vezes sofrendo mais pela solidão e abandono do que pela doença, lembrando que o próprio Jesus quis Se identificar com eles", alentou o Papa.

    O Papa também pede que durante a quaresma os fiéis possam ajudar os doentes "ao mesmo tempo a descobrir que se, por um lado, a doença é prova dolorosa, por outro, pode ser, na união com Cristo crucificado e ressuscitado, uma participação no mistério do sofrimento d'Ele para a salvação do mundo".

    "Saúdo fraternalmente quantos tomam parte, física ou espiritualmente, na Campanha «Fraternidade e Saúde Pública», invocando — pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida — para todos, mas de modo especial para os doentes, o conforto e a fortaleza de Deus no cumprimento do dever de estado, individual, familiar e social, fonte de saúde e progresso do Brasil, tornando-se fértil na santidade, próspero na economia, justo na participação das riquezas, alegre no serviço público, equânime no poder e fraterno no desenvolvimento, E, para confirmar-lhes nestes bons propósitos, envio uma propiciadora Bênção Apostólica", conclui a mensagem do Santo Padre. 

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    O Papa: Na Quaresma vemos que Deus nos dá a vitória apesar das agitações da vida

    VATICANO, 22 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- No início da Quaresma hoje, Quarta-feira de Cinza, o Papa Bento XVI refletiu sobre este tempo de preparação para a Páscoa e exortou a ver que o Senhor dá aos fiéis a vitória apesar das agitações da vida.

    Diante de quase 8 mil fiéis presentes na Sala Paulo VI no Vaticano, o Santo Padre exortou, falando em espanhol, a que "durante a Quaresma, a imitação do Senhor, sintamos como Deus fortalece nosso espírito e nos dá a vitória, face às naufraga da vida presente".

    Bento XVI alentou ademais a que na Quaresma os fiéis encontrem "novo valor para aceitar com paciência e fé qualquer situação de dificuldade, aflição e de prova, sabendo que o Senhor fará surgir das trevas o novo dia".

    "E se fiéis a Jesus seguindo-o pelo caminho da Cruz, o claro mundo de Deus, o mundo da luz, a verdade e a alegria, nos será dado de novo".

    O Papa explicou que na Igreja antiga, a Quaresma era o tempo no que os catecúmenos iniciavam seu caminho de fé e conversão para receber o batismo.

    Pouco a pouco, todos os fiéis convidados a viver este período de renovação espiritual. Deste modo, "a participação de toda a comunidade nas diversas passagens do itinerário quaresmal sublinha uma dimensão importante da espiritualidade cristã: graças à morte e ressurreição de Cristo, a redenção alcança não a uns poucos mas a todos".

    O Papa explicou que "o tempo que precede a Páscoa um tempo de 'metanoia', o tempo da mudança, do arrependimento; o tempo que identifica nossa vida e toda nossa história com um processo de conversão que põe-se em marcha agora para encontrar o Senhor no final dos tempos".

    A Igreja denomina este tempo "Quadragésima", tempo de quarenta dias, com uma referência precisa à Sagrada Escritura, já que "quarenta o número simbólico com o que o Antigo e o Novo Testamento representam os momentos principais da experiência de fé do Povo de Deus".

    "Uma cifra que expressa o tempo da espera, da purificação, do retorno ao Senhor, da consciência de que Deus é fiel a suas promessas, (…) um tempo dentro do qual é preciso decidir-se a assumir as próprias responsabilidades sem as postergar ulteriormente. O tempo das decisões amadurecidas".

    Noé transcorre 40 dias na arca por causa do dilúvio, e logo tem que esperar outros 40 antes de poder descer à terra firme. Moisés permanece 40 dias no monte Sinai para recolher os Mandamentos. O povo hebreu peregrina 40 anos pelo deserto, e goza logo depois de outros 40 de paz sob o governo dos Juízes.

    No Novo Testamento, Jesus se retira a orar ao deserto durante 40 dias antes de iniciar a vida pública, e, depois da ressurreição, instrui os discípulos durante 40 dias antes de subir ao Céu.

    A liturgia da Quaresma, assinalou o Papa, "tem como fim favorecer um caminho de renovação espiritual –à luz desta longa experiência bíblica– e, sobre tudo, de imitação de Jesus, que nos 40 dias que passou no deserto nos ensinou a vencer a tentação com a Palavra de Deus".

    "Jesus se dirige ao deserto para estar em profunda união com o Pai. Esta dinâmica é uma constante na vida terrena de Jesus, que busca sempre momentos de solidão a fim de rezar ao Pai e permanecer em íntima e exclusiva comunhão com Ele, para voltar logo em meio do povo".

    Neste tempo de "deserto", continuou o Santo Padre, "Jesus assaltado pela tentação e as seduções do maligno, quem lhe propõe uma via messiânica afastada do projeto de Deus porque passa através do poder, do êxito, do domínio, em lugar de passar pelo amor e o dom total na Cruz".

    Bento XVI assinalou que a Igreja peregrina pelo "deserto" do mundo e da história, formado pelo aspecto negativo da realidade: "a pobreza de palavras de vida e de valores, o secularismo e a cultura materialista, que confinam a pessoa no horizonte mundano da existência sem nenhuma referência ao transcendente".

    "Neste ambiente, o céu sobre nós escuro, porque está coberto pelas nuvens do egoísmo, da incompreensão e do engano. Não obstante, também para a Igreja de hoje o tempo do deserto pode transformar-se em tempo de graça, já que temos a certeza de que, inclusive da rocha mais dura, Deus pode fazer brotar água viva que refresca e restaura".

    Ao final da catequese, Bento XVI saudou em vários idiomas os peregrinos; falando em polonês, sublinhou que "o jejum e a oração, a penitência e as obras de misericórdia" os principais meios para preparar a celebração da Páscoa.

    O Papa deu também umas especiais boas-vinda aos fiéis do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham, erigido recentemente há mais de um ano, dentro do território da Inglaterra e Gales, para grupos de sacerdotes e fiéis anglicanos que desejem entrar em plena comunhão com a Igreja Católica.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Quaresma no Twitter: Vaticano compartilha 40 mensagens de Bento XVI

    VATICANO, 23 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, informou que desde hoje e pelos próximos 40 dias, a conta do Twitter @Pope2YouVatican oferecerá um "tweet" (mensagem breve) do Papa Bento XVI sobre a Quaresma.

    Desta maneira, os seguidores de @Pope2YouVatican receberão ao todo 40 "tweets", um por cada dia deste tempo litúrgico.

    Na iniciativa também participa o Pontifício Conselho Cor Unum. Os dicasterios explicaram que através desta nova iniciativa os usuários do Twitter "poderão receber diretamente as palavras do Papa em seus computadores, smartphones, e tablets, mas sobretudo, poderão difundir à sua vez, entre seus contatos e amigos mensagens com um forte conteúdo existencial".

    Em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano, Dom Celli assinalou que a iniciativa está destinada principalmente aos jovens e está ligada ao site Pope2you.net, que desde ano 2009 "tem como finalidade principal fazer o Papa conhecido entre os jovens: um Papa que acolhe, amável, que deseja encontrar os homens lá onde estejam".

    Além disso, o arcebispo explicou que também propuseram ao Papa abrir um canal no Youtube sobre o Vaticano e ele aceitou em seguida, "é interessante como um Papa que a primeira vista não parece mediático como o seu predecessor, o Beato João Paulo II, que é mais um Papa reservado, entendeu em seguida que a comunicação hoje em dia através das novas tecnologias pode ter uma grande ressonância", considerou.

    "Nosso desejo era fazer que utilizando as novas tecnologias, a Mensagem do papa para a Quaresma pudesse ressoar amplamente, chegar ao coração dos jovens, e frutificar em seus corações". Para isso, "escolhemos pequenas frases, ou 'tweets' como sabemos, de 140 caracteres".

    No Pontifício Conselho "acreditam que os jovens têm uma capacidade de ressonância muito grande; o 'tweet' pode ser reformulado, distribuído, relançado, espalhado…E então, diria que isto reclama a imagem do Evangelho: o pequeno grão de mostarda que espalhado no terreno produz arbustos onde também os pássaros do céu podem descansar", expressou.

    Dom Celli assinalou também que através do Twitter "estas palavras podem chegar ao coração de muitas pessoas que normalmente possivelmente longínquas, e que talvez nunca leriam um discurso do Papa".

    "É uma nova forma de estar presentes no mundo da comunicação, espero que –a iniciativa-, seja

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    AMÉRICA


    Antes da visita do Papa Bispos de Cuba alentam a reconciliação e a gratidão a Deus

    REDAÇÃO CENTRAL, 24 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Faltando aproximadamente um mês para  a visita que realizará o Papa Bento XVI a Cuba de 26 a 29 de março, os bispos desse país alentam a viver a gratidão a Deus, a misericórdia e reconciliação, que se convertam em atitudes cotidianas e formem parte da vida diária.

    Em diálogo com o grupo ACI no dia 21 de fevereiro, o presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC), Dom Dionisio García Ibáñez, indicou que este será um ano pastoralmente muito intenso para a Igreja em Cuba, que propõe ao país "um gesto de misericórdia e compaixão entre todos os cubanos".

    O também Arcebispo de Santiago de Cuba assinalou ademais que "nossa proposta pastoral tem como centro dar a conhecer quem é o Vigário de Cristo na Igreja, explicar quem é Bento XVI, o que significa para a Igreja, qual sua missão e mensagem para o mundo".

    O Prelado contou ao grupo ACI alguns detalhes sobre os dias que o Santo Padre permanecerá na ilha, como o recebimento que terá ao 26 de março no aeroporto Antonio Maceo de Santiago de Cuba, onde quatro crianças o receberão e entregarão Ramos de flores como símbolo da alegria do povo cubano pela sua chegada.

    "O presidente da República e eu o receberemos no aeroporto com outros Arcebispos cubanos, quatro crianças entregarão Ramos de flores e logo ele percorrerá as ruas de Santiago de Cuba com o papamóvel até chegar ao arcebispado de Santiago", manifestou.

    Do mesmo modo, assinalou que a Eucaristia que presidirá o Santo Padre pelos 400 anos do encontro da imagem da Virgem da Caridade do Cobre no Praça Antonio Maceo, contará com um coro de 150 vozes que "vem-se preparando para esta data especial".

    Além disso, o bispo confirmou a criação de um hino composto especialmente para a visita do Papa e que será cantado antes do início da Missa na Praça Antonio Maceo, cuja letra fala do Santo Padre como peregrino da caridade.

    Dom García explicou também que a imagem da Virgem da Caridade será trazida do Santuário do Cobre para a Missa em Santiago de Cuba dado que o Santuário não conta com espaço suficiente para a quantidade de milhares de fiéis que vão querer presenciá-la.

    Finalmente, o Arcebispo expressou sua alegria pela presença do Papa em seu país e ressaltou que "a Igreja em Cuba se está preparando para receber o Papa Bento XVI com muito entusiasmo" e além disso pediu a todos os fiéis que "orem muito para que o Papa toque os corações de todo o povo cubano e nossa fé se acrescente".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Viagem do Papa ao México é mensagem de esperança diante da violência, afirma Bispo

    MEXICO D.F., 24 Fev. 12 (ACI) .- O secretário geral da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), Dom Victor René Rodríguez Gómez, assinalou que, dadas as condições de violência que se vivem atualmente nesse país, a só presença do Papa Bento XVI será "uma mensagem de esperança".

    Em declarações para o grupo ACI Prensa, Dom Rodríguez Gómez recalcou que a visita do Santo Padre, de 23 a 26 de março, será um chamado para que os católicos mexicanos "possam, com nosso compromisso cristão, ser um fator de esperança para a paz, a harmonia e a reconciliação em nosso país".

    O prelado destacou que a chegada do Papa ao México é "um sinal da proximidade do Santo Padre com os distintos povos católicos do mundo, particularmente da América Latina".

    Sobre a decisão de que Bento XVI vá a León e não à capital do país, México D.F., o secretário geral da CEM indicou que esta cidade foi proposta pelo episcopado mexicano, logo depois de que os médicos do Papa dessem algumas prescrições sobre sua saúde.
    "O episcopado mexicano procurou um lugar que fosse central, e que representasse não só um lugar determinado mas o México inteiro", explicou.

    Em relação com as expectativas que têm os bispos mexicanos pela chegada de Bento XVI, Dom Rodríguez Gómez assinalou que "fundamentalmente o vemos como o pastor supremo da Igreja. Vemos nele um modelo para nosso compromisso com o Evangelho, com a missão evangelizadora que o Senhor nos confiou".

    O prelado mexicano também expressou sua confiança em que o Papa abordará o tema da paz, a qual "não é possível sem desenvolvimento, e nosso povo precisa ter claro esse caminho de desenvolvimento integral, onde estão contempladas a liberdade e a dignidade de todas as pessoas".

    "Nós estamos preparando com a sensibilização da grande maioria de mexicanos. Procuramos que a presença do Papa não só um evento, mas um acontecimento que deixa um rastro positivo na Igreja e no povo do México em geral".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Cardeal Arcebispo de Caracas pede rezar pela saúde de Hugo Chávez

    CARACAS, 24 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Caracas, 23 Fev. 12 / 08:20 pm (ACI/EWTN Notícias).- O Arcebispo de Caracas (Venezuela), Cardeal Jorge Urosa, incluiu em suas orações o presidente Hugo Chávez, durante o início da Quaresma ao conhecer o estado de saúde do mandatário, doente de câncer.

    Na homilia da Missa que presidiu na quarta-feira de Cinzas na Catedral de Caracas, o Cardeal pediu "de maneira especial pela saúde física do presidente da Venezuela, Hugo Chávez Frias".

    O Cardeal fez este pedido logo depois de que o próprio presidente Chávez revelou a aparição de uma lesão no mesmo lugar do corpo onde meses atrás foi operado para extrair um tumor cancerígeno.

    Conforme assinala fontes da imprensa local, o Cardeal destacou na Missa a importância do sacramento da reconciliação e alentou a lutar para vencer os pecados vinculados à concupiscência da carne.

    "Temos que aprender a dominar as paixões carnais, cumprir com grandes sacrifícios para dar testemunho de Cristo ante o mundo, e oferecer a vida de cada um pelas almas como futuros sacerdotes", disse de maneira especial aos seminaristas presentes o purpurado.

    Além disso, ele recordou a obrigação de cumprir com os dias de jejum estabelecidos no calendário litúrgico da Igreja Católica, como na quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, "abstendo-se de comer carnes".

    "Deus quer que nossa oração mais viva e para este ano a Igreja propõe ler a Palavra de Deus. Mas além disso devemos assistir à a Santa Missa que e o recordo da Ressurreição gloriosa de Jesus Cristo", disse logo.

    Finalmente, o Arcebispo de Caracas falou da prática da caridade. "A partir do mandamento de Jesus: 'Amar a seu próximo como a ti mesmo', a Quaresma se converte em um momento para ajudar os mais pobres e necessitados de nossa sociedade, como tarefa de cada cristão".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo