Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

    RELATÓRIO DO SECRETÁRIO-GERAL DA PONTIFÍCIA OBRA DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA NO CONSELHO SUPERIOR DAS POM

    The Holy See
    back up
    Search
    riga

    PONTIFICIUM OPUS A SANCTA INFANTIA

     

    ASSEMBLÉIA GERAL MAIO DE 2008

    RELATÓRIO DO SECRETÁRIO-GERAL
    DA PONTIFÍCIA OBRA DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA
    NO CONSELHO SUPERIOR DAS POM

    Roma, maio de 2008

     

    Não obstante nos sintamos muito comprometidos na dimensão espiritual do nosso trabalho missionário, necessariamente também temos que estar empenhados nas atividades quotidianas das obras práticas missionárias.

    Isto implica um conhecimento constante do contexto político e social em que trabalhamos, e isto por sua vez quer dizer que devemos tomar consciência da corrupção e da administração irresponsável que experimentamos em relação aos governos de quase todos os países, de modo especial quando isto atinge nosso trabalho missionário em favor das crianças do mundo.

    Por tudo isto, é deveras doloroso ler, por exemplo na publicação da FIDES, um relatório da Organização das Nações Unidas e do Banco Mundial, em que se nos indica que cada ano na África são perdidos 148 milhões de dólares por causa da corrupção. Estas duas organizações lançaram em conjunto uma Iniciativa para Recuperar Patrimônios Roubados («Stolen Assets Recovery Initiative»: STAR), precisamente com a finalidade de recuperar o dinheiro roubado do povo. O dinheiro roubado das contas públicas é subtraído dos fundos dos programas sociais e, por conseguinte, das pessoas mais necessitadas. Um porta-voz do Banco Mundial afirmou que não se pode permitir a existência de refúgios para quem rouba dos pobres.

    Segundo o Banco Mundial, os políticos corruptos e os administradores nos países mais pobres apropriam-se de 20 a 40 mil milhões de dólares por ano, uma quantia equivalente a 40% dos fundos que tais países recebem como ajuda da parte dos países mais desenvolvidos. O Presidente do Banco Mundial citou um exemplo do modo como podem ser utilizados os fundos recuperados à corrupção: 100 milhões de dólares para vacinar quatro milhões de crianças, água potável para 250.000 lares, um ano inteiro de tratamento completo para 600.000 pessoas que padecem por causa da AIDS.

    Recentemente, as autoridades suíças colaboraram com o governo nigeriano para recuperar 505 milhões de dólares escondidos nos bancos suíços por parte ex-ditador SANI ABACHA. No entanto, isto constitui apenas uma gota no oceano dos petrodólares, dado que desde 1960 aos cidadãos nigerianos foram roubados aproximadamente 400.000 milhões de dólares da receita proveniente do petróleo.

    Juntamente com a corrupção, a má administração impede o desenvolvimento de muitas economias.

    Repito, tudo isto causa muita lástima, especialmente quando constatamos que:

     - no ano de 2005 dois milhões de crianças com menos de 14 anos de idade conviveram com a AIDS; e - um milhão e oitocentas mil crianças morrem cada ano de diarréia, por causa da falta de água potável.

    • seis milhões de crianças com menos de cinco anos de idade morrem cada ano por carência de alimentos;
       
    • 180 milhões de crianças com menos de dez anos de idade sofrem de subalimentação;
       
    • doze milhões de crianças na África subsaariana são órfãs, porque seus pais morreram de AIDS. Este número está destinado a aumentar e chegar mesmo a 15.7 milhões até ao ano de 2010;
       
    • no ano de 2005 dois milhões de crianças com menos de 14 anos de idade conviveram com a AIDS; 
       
    • um milhão e oitocentas mil crianças morrem cada ano de diarréia, por causa da falta de água potável. 

    No Sudão, como consequências do aumento da receita derivante do petróleo, os gastos militares quase duplicaram, passando de 242 milhões de dólares no ano de 1999 para 587 milhões de dólares no ano de 2004. A receita petrolífera permitiu um significativo aumento da capacidade da Cartum, tanto de bombardear o Darfur com ataques aéreos, como de financiar as milícias que levam a cabo o genocídio nessa mesma região.

    No dia 23 de março do ano passado, o Arcebispo D. SILVANO TOMASI, Observador permanente da Santa Sé na Organização das Nações Unidas em Genebra, lançou um apelo na quarta sessão do Conselho para os Direitos Humanos. ELE salientou o fato de que as crianças são muitas vezes as primeiras vítimas das carestias e das guerras. E indicou que o futuro da sociedade depende das crianças, do modo como elas se preparam para o mesmo e que, devido à sua vulnerabilidade, as crianças têm necessidade de uma tutela especial.

    Continuemos, por meio do serviço realizado pela Infância Missionária, a defender os direitos das crianças em todas as partes, e a promover ainda seu bem-estar espiritual e material.

    Desde o Conselho Restrito do mês de novembro do ano passado, pude participar em diversas assembléias, e realizar algumas visitas pastorais.

    De 11 a 15 de novembro, celebramos o VI ENCENTRO DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA DOS PAÍSES DO MEDITERRÂNEO E DA EUROPA DO LESTE em Dubrovnik, Croácia. Participaram 50 delegados provenientes de 19 países.

    Na segunda-feira 19 de novembro, participei de um retiro de um grupo de sacerdotes latino-americanos do Curso de Missiologia do C.I.A.M. No dia 22 de novembro, a Ir. Maria Teresa Crescini fez ao mesmo grupo uma apresentação da Infância Missionária.

    Estive na ZÂMBIA de 30 de novembro a 11 de dezembro, onde visitei vários projetos da Infância Missionária em diversas dioceses locais.

    No final de janeiro, Mons. KOZAR chegou a Roma com cerca de 150 Diretores Diocesanos das Pontifícias Obras Missionárias. Acompanhei-os tanto em Roma como nas suas visitas realizadas a Assis e a Florença.

    Estive em CUBA de 26 de fevereiro a 5 de março. O Pe. Raul enviou à agência FIDES um relatório pormenorizado desta minha visita.

    Estive em Luxemburgo de 9 a 13 de março, por ocasião do Encontro do C.E.M.E.

    Estive também em Caracas, Venezuela, de 8 a 16 de abril para participar no III CONGRESSO NACIONAL MISSIONÁRIO. Este acontecimento foi bem organizado e contou com a presença de 650 delegados provenientes de todo o país. Tivemos ainda um dia especial, dedicado à Infância Missionária, que contou com a presença de 300 delegados.

    Passemos agora ao nosso relatório econômico.

    INFORME ECONOMICO

     OFERTAS RECEBIDAS NO ANO DE 2008

    No dia 6 de maio de 2008, as Direções Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias puseram à disposição do Fundo Universal de Solidariedade ofertas cuja quantia total foi de US$ 15.235.040,60 e 7.708.067,97 euros.
    O total das ofertas recebidas foi distribuído por continente, do seguinte modo:

      US $ EURO
    Ofertas da ÁFRICA 369.949,78 29.792,45
    Ofertas da AMÉRICA DO NORTE (EUA e Canadá) 2.631.856,00 -
    Ofertas da AMÉRICA LATINA e CARIBE 716.303,57 -
    Ofertas da ÁSIA 1.219.464,82 -
    Ofertas da EUROPA 7.511.075,40 7.678.275,52
    Ofertas da OCEÂNIA   2.786.391,03 -
    Ofertas totais das DIREÇÕES NACIONAIS 15.235.040,60 7.708.067,97
    Saldo no FUNDO DE SOLIDARIDADE da INFÂNCIA MISSIONÁRIA 1.544.760,44 4.925.421,55
    QUANTIA TOTAL À DISPOSIÇÃO DO FUNDO UNIVERSAL DE SOLIDARIEDADE DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 16.779.801,04 12.633.489,52

     


    «POR FIM, GOSTARIA DE RECORDAR A FORÇA E A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO PARA QUANTOS ESTÃO EMPENHADOS NO TRABALHO CARITATIVO. A ORAÇÃO A DEUS É A SAÍDA DA IDEOLOGIA OU DA RESIGNAÇÃO FACE À INFINIDADE DAS NECESSIDADES».

    (S. S. Bento XVI, Discurso ao mundo do voluntariado, 9 de setembro de 2007)
      

     

    top
     


    --
    1.Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
    2.Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
    3.Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
    4.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
    5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
    6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
    7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
    8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
    9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
    10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
    11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
    12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo