Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

    [Catolicos a Caminho] Resumo 4628

    JESUS FALA ATRAVÉS DE SUA IGREJA

    Mensagens neste resumo (3 Mensagens)

    Mensagens

    1.

    Cardeal Hummes: a felicidade de trabalhar pela Amazônia

    Enviado por: "Pedro Afonso Gomes" pedroafonsogomes@yahoo.com.br   pedroafonsogomes

    Qua, 22 de Fev de 2012 1:16 pm



    Cardeal Hummes: a felicidade de trabalhar pela Amazônia

    Cidade do Vaticano, 22 fev (RV/SIR) - Em visita programada a Roma, onde
    participou do Consistório que criou cardeal Dom João Braz de Aviz, o
    Arcebispo emérito de São Paulo, ex-Prefeito da Congregação para o Clero,
    Cardeal Claudio Hummes, visitou a Rádio Vaticano, e participou da
    programação desta terça-feira. Ele começou falando do significado do
    Cardinalato e de como mudou a sua vida. Em seguida, Dom Claudio revela quais
    são as suas atividades do presente."Pois é.... Foi em 2001 e em 2006, acabei
    vindo para cá. Agora já terminou este período, estou de volta ao Brasil,
    aliás gostando muito porque o ar brasileiro faz muito bem.. É cla ro... o
    Brasil é sempre o Brasil, para nós... De forma que estou muito feliz com o
    trabalho para o qual fui encarregado, tanto na Arquidiocese de São Paulo,
    pelo Arcebispo atual, Cardeal Dom Odilo Scherer, e também na CNBB, onde
    estou trabalhando na Comissão de Bispos para a Amazônia: este é um outro
    campo muito empenhativo, importante porque se trata de fazer com que a
    Amazônia não seja tratada como qualquer outra região do planeta, em primeiro
    lugar, como Igreja, uma Igreja que deve manter a característica, a
    particularidade da Amazônia, uma Igreja inculturada, seja dos povos
    indígenas, que são a grande maioria, mas também os outros que vivem lá; e
    depois sob o aspecto político-econômico-social, um projeto de
    desenvolvimento que deve tratar a Amazônia como foi tratado o Paraná, por
    exemplo, derrubar a floresta e criar gado, fazer agricultura, que também são
    importantes, mas ali deve ser trazer um projeto de desenvolvimento, pois os
    índios têm direito a isso, mas eles mesmo s devem aceitá-lo e assumi-lo no
    ritmo que quiserem".

    2.

    Escuta da Palavra e Meditação - 23/2/2012 - Esquecer os própr

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Qua, 22 de Fev de 2012 3:50 pm





    VERDADE (VER)

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 9,22-25

    "- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, no terceiro dia, será ressuscitado.
    Depois disse a todos:
    - Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destruído?"

    CAMINHO (JULGAR)
    (O que o texto diz para mim, hoje?)

    Meditação:

    Ontem, no Dia das Cinzas, começamos o Tempo da Quaresma, e iniciamos a preparação para a nossa maior festa litúrgica: a Páscoa.

    No Evangelho de hoje, Jesus tem uma mensagem muito séria. Primeiro fala do sofrimento que Ele mesmo vai passar, por toda a rejeição, negação, humilhação, morte, e por fim, ressurreição.

    O centro do evangelho de Lucas, bem como o de Marcos, é marcado pela revelação da identidade de Jesus. Jesus rejeita ser identificado com um messias ("cristo") restaurador do reinado de Davi. É chegado o momento de deixar isto claro.

    O anuncio da paixão, por parte de Jesus a seus discípulos, não é apenas um episodio pontual e passageiro, que fica no tempo e no espaço, mas um verdadeiro itinerário de vida.

    A entrega da vida não se faz de um momento para outro, mas implica percorrer um caminho de fidelidade à missão do Pai. A morte de cruz é a plena manifestação da missão cumprida, da vida entregue e do amor doado "até as últimas conseqüências".

    Por isso, a proposta de Jesus é exigente, radical e sem meias medias. Não se pode ser cristão, discípulo, missionário de Jesus se não se está disposto a entregar a vida minuto a minuto para que a obra de Deus seja transparente no mundo.

    A salvação integral e total da humanidade passa, necessariamente, pela doação oblativa da própria vida. Tampouco se trata de fazer ações espetaculares e fantásticas.

    Às vezes uma existência ofertada em silencio e na simplicidade de vida ordinária fala mais forte e é mais efetiva para que o Reino de Deus se faça presente na sociedade e no mundo. Você está disposto a percorrer este caminho?

    "Maldita seja a cruz!" Esta frase, atribuída ao bispo Casaldáliga, é dirigida às cruzes impostas por uma sociedade injusta sobre os ombros sobrecarregados do povo pobre. Denuncia a injustiça, e também a resignação à qual foi levado o povo para justificar o julgo que lhe impunham os poderosos.

    Não é esta a cruz que Jesus nos convida a levar. Pela contrário, a cruz que Jesus quer que abracemos é a sua própria cruz.

    Ela nos é dada quando nos empenhamos a trabalhar para acabar com a cruz dos crucificados pela maldita opressão e injustiça.

    Por isso, o anúncio da paixão é acompanhado de uma proposta de vida, realizada no seguimento de Jesus, que não termina na morte, mas na ressurreição.

    Quem não compreende o Messias crucificado não compreende a missão de Jesus. Porém, quanto nos custa aceitar a cruz como força de vida!

    A religião do poder e a facilidade da lei do menor esforço nos atraem muito mais. Por elas deixar e só deixar-se levar comodamente observando as normas de um culto estabelecido, no qual tramitamos sem sobressalto. Que o evangelho nos ajude a despertar de nossa modorra espiritual e de nossa indiferença!

    A propósito, é sempre bom lembrar que Deus não nos tira em momento algum o direito de escolhermos o que queremos para nossa vida. Mas o tempo passa e as coisas do mundo ao qual muito vezes nos apegamos, também passam.

    Então, chegará o momento em que nos restará o amor verdadeiro, o primeiro amor, o amor de Deus e a única boa opção será a escolha pela vida eterna, pela salvação e nossa santificação junto a Deus nos céus.

    Aí, então, é que nos será concedido a vida que entregamos a Deus, a vida que renunciamos pelas coisas do alto. Se a tivermos entregue sempre a Deus, ela estará intacta e herdaremos o Reino, mas se ela tiver ficado o tempo todo em nossas mãos e longe do alcance de Deus como é que nossa vida estará?

    Quem assume o anúncio e a luta libertadora despertará, necessariamente, a ira dos poderes constituídos, que procurarão destruí-lo. Porém, Jesus revela que ao "humano" foi dada, por Deus, a vida eterna.

    Quem quiser unir-se ao destino de Jesus, renuncie ao sucesso e à glória do status social e econômico. E não fuja das adversidades e dos sofrimentos que os poderes político e religioso lhe imporão.

    Renunciemos a tudo e a todos por Deus e nos entreguemos a Ele, pois, sua promessa é CERTA e não falha.

    Reflexão Apostólica:

    Entramos na Quaresma e qual foi o compromisso assumido para esses 40 dias de renúncia, oração e meditação? Jejum? Abstinência de algo (carne, refrigerante, doce, cigarro…)?

    Certa vez, um SCE da nossa Equipe de Nossa Senhora trouxe-nos um questionamento bastante pertinente, mais ou menos com estas palavras: "Por que estou fazendo jejum? O que quero mudar? E o que preciso deixar Deus dominar, que não estou conseguindo? O jejum precisa transformar a vida, submeter o corpo à oração, combater a gula, que é causa de muitas paixões desordenadas (…)". O compromisso deve repercutir em algum tipo de mudança inclusive quando me comprometo a abdicar de algo.

    Na Quaresma, nossa igreja oferece e investe algumas formas de meditar ou buscar nosso eu interior. O jejum, a mortificação, (…), que muitos procuram desmerecer e até mesmo fazer chacotas, advém de três aspectos importantes: o voto, o propósito e a promessa.

    Não é apenas deixar de comer algo ou diminuir a ingestão de alguma coisa, mas abandonar-se. "(…) se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe"

    Essa mortificação não visa maltratar o corpo, mas provar pra nós que estamos aptos e dispostos a também nos sacrificar para que algo mude ou se realize, pois encostar as nádegas na cadeira, sentado, apenas pedindo, é extremamente cômodo. A Quaresma nos permite um reencontro com nosso próprio batismo, um reencontro com nosso ser cristão.

    "(…) Queridos irmãos e irmãs, mediante o encontro pessoal com o nosso Redentor e através do jejum, da esmola e da oração, o caminho de conversão rumo à Páscoa leva-nos a redescobrir o nosso Batismo". (Bento XVI)

    O que ainda não estamos preparados para fazer é ver que algo surge de bom mesmo que o pedido não tenha dado certo. Quando fazemos uma nova faculdade, a outra não ficou perdida, pois o conhecimento se integra ao novo saber, portanto o sacrifício de hoje, mesmo aos olhos de alguns, desnecessário, faz alicerçar em nós colunas de maturidade na fé.

    O que ganho com a fé?

    "(…) Então os discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos nós expulsar este demônio? Jesus respondeu-lhes: Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível. Quanto a esta espécie de demônio, só se pode expulsar à força de oração e de jejum". (Mt 17,19-20)

    Quaresma também me lembra coisas interessantes quem sempre ocorrem:

    Queremos fazer abstinência de carne e nos empanturramos de bacalhau. Queremos abster de refrigerante e somos convidados para várias festas de criança.

    Queremos bater-papo com amigos (as), mas o tempo é propicio para o silêncio, reflexão... Tentamos explicar, mas não dá certo! Já preciso confessar de novo, pois meu pensamento não conseguiu ser domesticado ainda!

    Quaresma é um tempo de respeito e sobriedade e não de tristeza e cara fechada! É tempo de renovar o que é velho e fazer um homem (mulher) novo (a) renascer. É fazer tudo isso sem pensar em si mesmo, mas no bem maior que esse ser renovado pode ajudar a construir na sua comunidade, na sua Equipe, no seu grupo, na sua pastoral, em sua casa (…).

    Viver a Quaresma é poder relembrar que alguém, um inocente galileu, deu sua vida por aqueles que correram, se amedrontaram, se esconderam, lhe negaram, lhe aclamaram, que viram seus milagres, que provaram do seu amor e aos quais chamou de "Filhinhos" (Jo 13,33). Tudo isso em troca de sua conversão e salvação, ou como diria o papa, com a aceitação do seu batismo.

    Portanto: Faça força! Empenhe-se! Proponha algo nesse período! Que tal deixar de fumar? Que tal ser mais ético, honesto, educado e cortez nas relações com as pessoas? Que tal cuidar mais da sua saúde, de seus familiares e de todos aqueles que lhe procuram em busca de ajuda?

    A proposta acima é apenas uma sugestão…

    VIDA (CELEBRAR)
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

    Oração: Pai, dá-me a firme disposição de renunciar a todos os meus projetos pessoais, para abraçar unicamente o projeto de Jesus, mesmo devendo passar por sofrimentos.

    VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)

    Propósito: Esquecer-se de si, abrir mão da própria vontade, do próprio orgulho. Encarar sua responsabilidade de ser sal da terra e luz do mundo, apesar das dificuldades (cruzes). Ter a consciência tranqüila e estar pronto para seguir Jesus.
    3.

    QUARESMA DE 2012 - QUINTA-FEIRA - 23 de Fevereiro - SEGUIR A JESUS 

    Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca   johnstarca03

    Qua, 22 de Fev de 2012 9:24 pm





    QUARESMA DE 2012

    QUINTA-FEIRA - 23 de Fevereiro

    SEGUIR A JESUS

    No pórtico desta Quaresma, recebemos um desafio :

    - "Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por Minha causa salvá-la-a".(Lc.9, 23-24).

    É este o desafio do Evangelho de hoje.

    Mas a que título vamos nós seguir Jesus que assim nos fala e ainda por cima com uma cruz ?

    Porquê esta via e esta bagagem ?

    Não se trata de um Rabi ávido de afirmação pessoal e ciosa duma clientela que o envaideça.

    Quem assim nos fala esvaziou-se da sua dignidade divina e fez, ele mesmo, um itinerário inaudito, de aproximação e solidariedade connosco, que só uma grande paixão é capaz de justificar.

    Se, portanto, assim nos desafia, não é em busca de interesses pessoais.

    Ele faz isso por mandado do Pai que o envia e como expressão dum propósito de amor congeminado no íntimo da comunhão trinitária.

    Está em causa a nossa dignificação pessoal e a recuperação da felicidade perdida nas alienações e rupturas que os nossos pecados multiplicam sem cessar.

    Numa proposta em que tudo é dom, apenas uma condição nos é posta : assumir sem batota a nossa real condição – daí a referência à cruz - e seguir confiadamente a Jesus Cristo.

    Tudo o mais é com Ele !

    Ele nos proporá, de etapa em etapa, as vias da libertação autêntica e as formas da felicidade plena.

    Por isso vale a pena segui-l'O !

    Não é maravilhoso que que Jesus Cristo, o único santo Filho de Deus, nos queira dar, a nós, simples mortais, uma escolha ?

    Ele não nos quer obrigar a seguí-l'O ; simplesmente nos chama e espera que Lhe demos uma resposta.

    Mas qual é a escolha ou o desafio ?

    Será porventura uma escolha ou um desafio para vivermos uma vida de contínuo sofrimento – tomando a nossa cruz, dia após dia - e aceitá-la passivamente, sejam quais forem os problemas do caminho ?

    Não !

    A verdadeira escolha ou desafio é de fixar os olhos em Jesus ou de tentar viver a nossa própria vida ?

    É uma escolha ou um desafio entre crer activamente em Jesus ou aceitar passivamente um género de vida que nós tenhamos que suportar com o resto do mundo ?

    Mas se nós queremos escolher Jesus como uma norma de vida, será maravilhoso podermos entender quem é realmente Jesus.

    É por isso que o Evangelho de hoje nos revela quem é Jesus e nos convida a seguí-l'O.

    De facto durante este tempo da Quaresma as leituras da Escritura nos vão mostrar muito mais a respeito de Jesus.

    Elas nos vão dizer que Jesus não é apenas um simples homem bom cujos exemplos nós devemos seguir ; Ele é o santo Filho de Deus que se fez homem para nos tornar filhos e filhas de Deus.

    Elas nos vão mostrar também que Jesus não é um Deus que nos faz sofrer para avaliar da nossa fé ; Ele é o Cordeiro de Deus que deu a Sua vida para nos poder transformar na Sua imagem e semelhança.

    Vendo Jesus como Ele é nós reconheceremos qual é a diferença entre o caminhar com o Senhor ou caminhar sozinhos.

    Se escolhermos Jesus todos os dias, a nossa vida mudará para melhor – dramaticamente – e não viveremos apenas como "simples mortais", mas cheios da graça e do poder do Deus omnipotente, capazes de amar e de perdoar.

    Esta é a gande escolha ou desafio que temos pela frente, durante todo este tempo da Quaresma, seguir a Jesus, como o fizeram os priomeiros discípulos que Jesus chamou.

    John

    Nascimento

    Atividade nos últimos dias
    Visite seu Grupo
    Yahoo! Mail

    Conecte-se ao mundo

    Proteção anti-spam

    Muito mais espaço

    Yahoo! Barra

    Instale grátis

    Buscar sites na web

    Checar seus e-mails .

    Yahoo! Grupos

    Crie seu próprio grupo

    A melhor forma de comunicação

    Precisa responder?

    Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.

    Criar novo tópico | Visite seu Grupo na web
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Y!Encontros. Conheça solteiros e solteiras online agora!

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo