Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 6 de julho de 2012

    Santa Darerca (Moninna) de Killeavy, Abadessa - 6 de julho

    http://heroinasdacristandade.blogspot.com.br/


    "O encanto grandioso e delicado da Cristandade não provém tanto do que ela realizou, como da harmonia profunda e da veracidade cintilante dos princípios sobre os quais ela construiu". Graças a Igreja Católica a mulher foi elevada a uma dignidade nunca antes atingida. Essas mulheres virtuosas também contribuíram para a grandeza da Cristandade. Aquelas glorificadas pela Igreja, o foram para que as mulheres de todos os tempos as tomassem como exemplo.

    quinta-feira, 5 de julho de 2012



    Killeavy
    Um dos mais importantes e antigos conventos da Irlanda foi fundado por Santa Darerca (ou Moninna) no século V. Ela construiu o Convento em Killeavy ao pé do Gullion Slieve e foi enterrada ali sob uma laje de granito no adro da igreja. Ainda hoje existe um poço dedicado a ela nas encostas do Gullion Slieve. Apesar de saqueado pelos vikings em 923, a vida monástica continuou no local e foi ocupado por freiras Agostinianas até 1542. A grande pedra de granito no cemitério arborizado marca o túmulo desta Santa para que os seus devotos o visitem em peregrinação para rezar pelos enfermos.
    A Santa
    Santa Darerca (ou Moninna) de Killeavy foi uma das primeiras santas da Irlanda. Uma tradição diz que ela ganhou o nome "Moninna" quando curou um homem mudo e a primeira palavra que ele pronunciou foi "Ninna, Ninna"; diz-se também que quando ela era um bebê a primeira palavra que ela disse foi Ninna. Há versões do nome desta Santa, por exemplo, Darerca, Blinne ou Moninna, que significa em irlandês "minha filha".
    Após instrução na vida religiosa, Darerca fundou uma comunidade inicialmente composta por oito virgens e uma viúva com um bebê, em Sliabh Gullion, Armagh. Elas levavam uma vida eremítica baseada na de Santo Elias e de São João Batista.
    Moninna nasceu por volta de 432. Seu pai era Machta, rei do território de Louth de Armagh, e sua mãe era Comwi ou Coman, filha de um dos reis do norte. Diz-se que ela foi batizada e confirmada por São Patricio. Quando este Santo estava passando pelas terras de Machta, ele parou na casa de seus pais e previu que o nome Moninna iria ser lembrado ao longo dos tempos. É tradição também que ela teria sido consagrada a Deus por São Patricio. Ela trabalhou com Santa Brígida de Kildare por um tempo e elas se tornaram amigas íntimas
    Moninna tinha um irmão mais novo, Ronan, também um missionário. Ele tornou-se bispo e foi abade de Luncarty, perto de Dundeein, Escócia. Após Moninna ter trabalhado por sete anos em Staffordshire, São Patricio a enviou para a Escócia. Ali ela fez uma visita ao seu irmão, e então continuou seu trabalho de difusão do Evangelho fundando comunidades de freiras, que atendiam os doentes e os pobres.
    Na Escócia ela construiu igrejas em nome de Cristo. Um escritor do século 12 nos dá uma lista, ele escreve: "Ela também foi para a Escócia, onde ela construiu igrejas em nome de Cristo Estes são os seus nomes: Chilnecase (agora Whithorn) em Galloyway; outra sobre o cume da colina, que é chamado Dundeneval (agora Dundonald); uma terceira em outro morro, Dumbarton; uma quarta em uma fortaleza chamada Stirling; ainda uma quinta em Dunedin, que em Inglês é chamado Edeneburg; uma sexta na colina de Dunpeleder, e de lá ela cruzou o mar, em Albainn, a Santo André. Depois disto ela foi Alyth, onde há ainda uma bela igreja que ela construiu".
    No fim da vida ela se retirou para Killeavy, onde fundara um convento. Ela morreu por volta do ano 518. Santa Moninna foi sepultada em Killeavy e uma placa de granito foi colocada sobre seu túmulo.
    Nas encostas do Slieve Gullion há um poço sagrado chamado de Poço de Santa Moninna. É marcado por uma grande cruz branca. Em 1928, um santuário foi colocado sobre o poço com uma imagem da Virgem Maria. Na inscrição do poço se lê "Tobhar Naoimh Blathnaidh".
    Na região de Killeavy há ainda hoje uma grande devoção a Santa Moninna e as pessoas visitam o seu poço sagrado e sua sepultura, e a água desse poço cura problemas dos olhos e outras doenças. Santa Moninna é uma santa cujo carinho feminino cuida de todos e, como disse São Patricio, seu nome ainda é lembrado até os dias atuais.
    Moninna é celebrada em 6 de julho que é marcado por peregrinos que visitam o seu santuário em Killeavy.
    Postado por Zeni às 13:25
    Enviar por e-mail
    BlogThis!
    Compartilhar no Twitter
    Compartilhar no Facebook
    Compartilhar no Orkut

    Nenhum comentário:
    Postar um comentário

    Postagem mais antiga Início
    Assinar: Postar comentários (Atom)
    Quem sou eu

    Zeni
    Sempre me interessei por biografias. Com o passar dos anos, as vidas das Santas atrairam minha atenção. Católica praticante, via nelas um exemplo a seguir. E assim nasceu minha "coleção" de vidas dessas mulheres fascinantes! Que espero um dia conhecer pessoalmente...
    Visualizar meu perfil completo
    Campanha São Paulo pela VIDA



    Assine essa petição!
    Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente de mim mesma, para fixar-me em Vós, imóvel e calma, como se minha alma estivesse já na eternidade
    Beata Elizabete da Trindade
    Minha lista de blogs


    Almas Castelos
    A mortalha de Saladino
    1 dia atrás

    AGÊNCIA BOA IMPRENSA
    Enquanto as FARC rearticuladas atacam, seus opositores militares purgam na cadeia!
    2 dias atrás

    São Paulo resiste!
    Mentira tem perna curta...
    3 semanas atrás

    O Combate
    A mão do demônio
    2 meses atrás

    Irmandade dos Blogs Católicos
    Irmandade dos Blogs Católicos
    5 meses atrás
    Links

    http://www.adf.org.br
    http://www.ipco.org.br
    http://www.catolicismo.com.br
    Heroínas



    Seguidores


    Arquivo do blog

    ▼ 2012 (94)
    ▼ Julho (4)
    Santa Darerca (Moninna) de Killeavy, Abadessa - 6 ...
    Santa Isabel, Rainha de Portugal - Festejada 4 de ...
    Beata Maria Ana Mogas Fontcuberta, Fundadora - 3 d...
    Santa Ester, Rainha da Pérsia - 1 de julho
    ► Junho (14)
    ► Maio (14)
    ► Abril (16)
    ► Março (16)
    ► Fevereiro (14)
    ► Janeiro (16)
    ► 2011 (169)
    Total de visualizações de página

    27478
    Modelo Watermark. Tecnologia do Blogger.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo