Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 5 de julho de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 4/7/2012 - O grande poder de Jesus.

    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Terça-feira, 3 de Julho de 2012 22:00
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 4/7/2012 - O grande poder de Jesus.




    Leituras do dia:








    Am 5,14-15.21-24
    Sl 50(49)
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 8,28-34

    "
    Quando Jesus chegou à região de Gadara, no lado leste do lago da Galiléia, foram se encontrar com ele dois homens que estavam dominados por demônios. Eles vinham do cemitério, onde estavam morando. Eram tão violentos e perigosos, que ninguém se arriscava a passar por aquele caminho. Eles começaram a gritar:
    - Filho de Deus, o que o senhor quer de nós? O senhor veio aqui para nos castigar antes do tempo?
    Acontece que perto dali estavam muitos porcos comendo. E os demônios pediram a Jesus com insistência:
    - Se o senhor vai nos expulsar, nos mande entrar naqueles porcos!
    - Pois vão! - disse Jesus.
    Os demônios foram e entraram nos porcos, e estes se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram.
    Os homens que tomavam conta dos porcos fugiram e chegaram até a cidade. Lá contaram tudo isso e também o que havia acontecido com os dois homens que estavam dominados por demônios. Então todos os moradores daquela cidade saíram para se encontrar com Jesus; e, quando o encontraram, pediram com insistência que fosse embora da terra deles.
    "

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
    Meditação: 




















    Mateus reproduz aqui uma narrativa de milagre que Marcos já incluíra em seu evangelho, alguns anos antes. Embora mencione dois possessos, e não um, Mateus resume a narrativa de Marcos e a inclui no bloco de dez milagres, em seguida ao milagre da tempestade no mar acalmada. Com estes milagres, Mateus prepara o envio dos doze e o discurso missionário.


    Enquanto em Marcos a narrativa destaca a dimensão amorosa e libertadora de Jesus em face dos vários sistemas opressores, tanto na área de influência judaica como em território gentílico, em Mateus o destaque é o grande poder de Jesus. O seu poder é sobre a natureza e sobre os demônios. Assim revestido de poder, Jesus é apresentado com os traços do messias esperado pelo judaísmo. Percebem-se, assim, as diferenças de enfoques sob os quais é visto Jesus: por um lado, Jesus libertador e amoroso, por outro lado, Jesus poderoso.

    Esta narrativa da expulsão dos demônios é um dos milagres mais misteriosos dos evangelhos. Na época de Jesus, muitas enfermidades eram interpretadas como obras do maligno. O povo, que esperava o messias, acreditava que uma das virtudes do futuro messias deveria ser a capacidade de expulsar as forças do mal, que oprimiam o mundo.

    A cura acontece em território pagão. Isto significa que a pregação do Evangelho, desde o começo, estava chegando a todos os povos. Jesus manifesta seu poder, em terra pagã, expulsando a Satanás. A cura em terra pagã significa que Deus quer que a liberdade e a justiça cheguem em todos os corações e em todas as noções. Jesus liberta a todos aqueles que precisam de libertação.

    Outro aspecto do evangelho é: Jesus não encontra dificuldade em vencer os demônios, que acabam se precipitando ladeira abaixo e se afogam na água da morte. O mais difícil foi convencer os habitantes do lugar. O episódio acaba de forma dramática: Jesus é expulso do lugar pelos habitantes: as pessoas não reconheceram o seu Salvador.

    Preferem o comodismo de uma vida pacata e sem problemas. O caminho para Deus está aberto, porque os demônios não conseguem colocar obstáculo; porém, há uma recusa das pessoas em comprometer-se com ele; antes  vêm nele um obstáculo aos seus projetos de vida.

    Quantas vezes damos mais importância a costumes absurdos e não damos valor às pessoas, sobretudo se são necessitadas e excluídas. Em nossa vida cotidiana o peso dos costumes pode ser maior que a liberdade do evangelho. Que isto não aconteça conosco.


    Reflexão Apostólica








    Não nos enganemos, o mundo ainda se incomoda com a presença de Jesus. Talvez não por alguns serem cristãos, outros mulçumanos, outros hindus, (…), o que de fato incomoda é a mensagem que Ele deixou.

    Na concepção daquele povo, Jesus não conhecia a situação dos dois rapazes, Esse pensamento entra em conflito quando ao chegar no local demonstra tamanha autoridade e segurança sobre o que acontecia.
    É comum ver no nosso dia-a-dia pessoas atormentadas ou que sofrem de distúrbios mentais, como também é comum ver pessoas que ao beber ou drogar-se perdem a noção de coerência passando a ficar "aos berros" para que todos as ouçam. Quem nunca viu um bêbado contado ou partilhando a vida com alguém?
    Tanto os distúrbios de sanidade como os de sobriedade (bebida e drogas) tendem a revelar uma face de verdade por mais que esteja oculta. Seria um breve momento de lucidez em meio à loucura? Quantas pessoas por influencia desses agentes ao invés da loucura acabam por revelar a verdade que ninguém quer ouvir?
    Para aquele tempo, toda moléstia psiquiátrica era vista como ação de demônios ou espíritos. Essa também poderia ser vista assim, pois não temos dados concretos, no entanto é diferenciada pela presença de um diálogo que acontece entre o mal e Jesus. É preciso reparar que no meio de toda aquela confusão que viviam, há um momento de lucidez que se revela "(…) Filho de Deus, o que o senhor quer de nós? O senhor veio aqui para nos castigar antes do tempo?".
    Será que cremos em Deus e em seu poder mais que a crença que o próprio mal tem NEle? Os espíritos retirados dos dois homens conheciam a natureza divina de Jesus. Esse fato por si só já colocaria a prova a teoria dos céticos.
    A mensagem de Jesus ainda incomoda os descrentes, pois temem a mudança de pensamento e ter que enfrentar o que não podem entender, o que não conseguem ver. A maior dificuldade de um cético é reconhecer que não tem explicação racional para algo ou uma resposta "a altura" de um questionamento. Como é difícil desmentir um bêbado!??
    Consegue imaginar se Jesus voltasse seu olhar, embebido do Espírito Santo, para aqueles que pediram que fosse embora e começasse a revelar a verdade em suas vidas? Estamos preparados para que Jesus também mude as nossas vidas? Quantas vezes ao sermos visitados também pedimos que parta?
    O mundo tem medo dessa mensagem, pois em alguns momentos são análogos a água e óleo. Parecem que não vão existir juntos.
    Acredito que o maior dos descrentes tenha feito um dia a opção de trocar a fé pela razão. Se então, não acredita totalmente, por que teme ouvir? Por que evita ver? Qual é o problema de se colocar um crucifixo numa repartição pública? Por que a educação religiosa precisou ser retirada da grade escolar?

    Deixo aqui um ponto de interrogação. Como diria padre Zezinho: o mundo ainda tem medo de Jesus.



    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
    Oração: Pai, coloca-me bem junto de teu Filho Jesus, para que as forças do mal não prevaleçam contra mim nem me mantenham prisioneiro de seu poder opressor.

    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
    Propósito: Ajudar as pessoas a viverem a libertação proposta por Jesus. 

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo