Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 7 de julho de 2012

    Liturgia das Horas


    Hora Média
    introdução
    ouvir:
    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

    Hino
    ouvir:
    Vinde, Espírito de Deus,
    com o Filho e com o Pai,
    inundai a nossa mente,
    nossa vida iluminai.

    Boca, olhos, mãos, sentidos,
    tudo possa irradiar
    o amor que em nós pusestes
    para aos outros inflamar.

    A Deus Pai e ao seu Filho
    por vós dai-nos conhecer.
    Que de ambos procedeis
    dai-nos sempre firmes crer.

    Salmodia

    Ant. 1 Guiai-me no caminho de vossos mandamentos.

    Salmo 118(119),33-40
    V (He)
    ouvir:
    Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
    Seja feita a tua vontade assim na terra como nos céus (Mt 6,10).

    –33 Ensinai-me a viver vossos preceitos; *
    quero guardá-los fielmente até o fim!
    –34 Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, *
    e de todo o coração a guardarei.

    –35 Guiai meus passos no caminho que traçastes, *
    pois só nele encontrarei felicidade.
    –36 Inclinai meu coração às vossas leis, *
    e nunca ao dinheiro e à avareza.

    –37 Desviai o meu olhar das coisas vãs, *
    dai-me a vida pelos vossos mandamentos!
    –38 Cumpri, Senhor, vossa promessa ao vosso servo, *
    vossa promessa garantida aos que vos temem.

    –39 Livrai-me do insulto que eu receio, *
    porque vossos julgamentos são suaves.
    –40 Como anseio pelos vossos mandamentos! *
    Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Guiai-me no caminho de vossos mandamentos.

    Ant. 2 Aos que buscam o Senhor não falta nada.

    Salmo 33(34)

    O Senhor é a salvação dos justos
    Vós provastes que o Senhor é bom (1Pd 2,3).

    I
    ouvir:
    –2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *
    seu louvor estará sempre em minha boca.
    –3 Minha alma se gloria no Senhor; *
    que ouçamos humildes e se alegrem!

    –4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, *
    exaltemos todos juntos o seu nome!
    –5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, *
    e de todos os temores me livrou.

    –6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, *
    e vosso rosto não se cubra de vergonha!
    –7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, *
    e o Senhor o libertou de toda angústia.

    –8 O anjo do Senhor vem acampar *
    ao redor dos que o temem, e os salva.
    –9 Provai e vede quão suave é o Senhor! *
    Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

    –10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, *
    porque nada faltará aos que o temem.
    –11 Os ricos empobrecem, passam fome, *
    mas aos que buscam o Senhor não falta nada.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Aos que buscam o Senhor não falta nada.

    Ant. 3 Procura a paz e vai com ela em seu caminho.

    II
    ouvir:
    –12 Meus filhos, vinde agora e escutai-me: *
    vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus.
    –13 Qual o homem que não ama sua vida, *
    procurando ser feliz todos os dias?

    –14 Afasta a tua língua da maldade, *
    e teus lábios, de palavras mentirosas.
    –15 Afasta-te do mal e faze o bem, *
    procura a paz e vai com ela em seu caminho.

    –16 O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, *
    e seu ouvido está atento ao seu chamado;
    –17 mas ele volta a sua face contra os maus, *
    para da terra apagar sua lembrança.

    –18 Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *
    e de todas as angústias os liberta.
    –19 Do coração atribulado ele está perto *
    e conforta os de espírito abatido.

    –20 Muitos males se abatem sobre os justos, *
    mas o Senhor de todos eles os liberta.
    –21 Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, *
    e nenhum deles haverá de se quebrar.

    –22 A malícia do iníquo leva à morte, *
    e quem odeia o justo é castigado.
    –23 Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, *
    e castigado não será quem nele espera.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Procura a paz e vai com ela em seu caminho.

    Leitura breve 1Rs 8,60-61

    Que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus e não há nenhum outro. Esteja
    o vosso coração integralmente dedicado ao Senhor nosso Deus, caminhando nos seus
    decretos e observando os seus mandamentos como hoje o estais fazendo.

    V. Mostrai-nos, ó Senhor, vossos caminhos.
    R. Vossa verdade me oriente e me conduza.

    Oração

    Senhor Deus, Pai todo-poderoso, a quem somos submissos, derramai em nós a luz do
    Espírito Santo, para que, livres de todo inimigo, nos alegremos em vos louvar. Por
    Cristo, nosso Senhor.

    Conclusão da Hora

    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.


    Invitatório

    V. Abri os meus lábios, ó Senhor.
    R. E minha boca anunciará vosso louvor.


    R. Ao Senhor pertence a terra e tudo o que contém:
    vinde todos, adoremos!.
    Salmo 94(95)
    ouvir:
    --escolher outro--

    Convite ao louvor de Deus
    Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).

    –1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
    aclamemos o Rochedo que nos salva!
    –2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
    e com cantos de alegria o celebremos! (R.)

    –3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
    o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
    –4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
    e as alturas das montanhas lhe pertencem;
    –5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
    e a terra firme suas mãos a modelaram. (R.)

    –6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
    e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
    =7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
    e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
    as ovelhas que conduz com sua mão. (R.)

    =8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †
    “Não fecheis os corações como em Meriba, *
    9 como em Massa, no deserto, aquele dia,
    – em que outrora vossos pais me provocaram, *
    apesar de terem visto as minhas obras”. (R.)

    =10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
    e eu disse: “Eis um povo transviado, *
    11seu coração não conheceu os meus caminhos!”
    – E por isso lhes jurei na minha ira: *
    “Não entrarão no meu repouso prometido!” (R.)

    (Rezado): – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    (Cantado): Demos glória a Deus Pai onipotente
    e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †
    e ao Espírito que habita em nosso peito *
    pelos séculos dos séculos. Amém.

    (R.)


    I Semana do Saltério
    Invitatório
    ___________________________________________________

    Ofício das Leituras

    introdução
    ouvir:
    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.



    Hino

    I. Quando se diz o Ofício das Leituras durante a noite ou de madrugada:

    Um Deus em três pessoas,
    o mundo governais:
    dos homens que criastes
    as faltas perdoais.

    Ouvi, pois, nosso canto
    e o pranto que vertemos:
    de coração sem mancha,
    melhor vos contemplemos.

    Por vosso amor tenhamos
    a alma iluminada,
    e alegres aguardemos,
    Senhor, vossa chegada.

    Rompendo agora a noite,
    do sono despertados,
    com os bens da pátria eterna
    sejamos cumulados!

    A glória seja ao Pai,
    ao Filho seu também;
    ao Espírito igualmente,
    agora e sempre. Amém.

    II. Quando se diz o Ofício das Leituras durante o dia:
    Autor da glória eterna,
    que ao povo santo dais
    a graça septiforme
    do Espírito, escutai:

    Tirai ao corpo e à mente
    do mal as opressões;
    cortai os maus instintos,
    curai os corações.

    Tornai as mentes calmas,
    as obras completai,
    ouvi do orante as preces,
    a vida eterna dai.

    Do tempo, em sete dias,
    o curso conduzis.
    No dia oitavo e último
    vireis como juiz.

    E nele, ó Redentor,
    da ira nos poupai,
    tirai-nos da esquerda,
    à destra nos guardai.

    Ouvi a prece humilde
    do povo reverente,
    e a vós daremos glória,
    Deus Trino, eternamente.

    Salmodia

    Ant. 1 Quem se tornar pequenino como uma criança,
    há de ser o maior no Reino dos céus.

    Salmo 130(131)
    ouvir:
    Confiança filial e repouso em Deus
    Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração (Mt 11,29).

    –1 Senhor, meu coração não é orgulhoso, *
    nem se eleva arrogante o meu olhar;
    – não ando à procura de grandezas, *
    nem tenho pretensões ambiciosas!

    –2 Fiz calar e sossegar a minha alma; *
    ela está em grande paz dentro de mim,
    – como a criança bem tranqüila, amamentada *
    no regaço acolhedor de sua mãe.

    –3 Confia no Senhor, ó Israel, *
    desde agora e por toda a eternidade!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Quem se tornar pequenino como uma criança,
    há de ser o maior no Reino dos céus.

    Ant. 2 Na simplicidade do meu coração,
    alegre, vos dei tudo aquilo que tenho.

    Salmo 131(132)

    As promessas do Senhor à casa de Davi
    O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu Pai (Lc 1,32).

    I
    ouvir:
    –1 Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi *
    e de quanto vos foi ele dedicado;
    –2 do juramento que ao Senhor havia feito *
    e de seu voto ao Poderoso de Jacó:

    –3 “Não entrarei na minha tenda, minha casa, *
    nem subirei à minha cama em que repouso,
    –4 não deixarei adormecerem os meus olhos, *
    nem cochilarem em descanso minhas pálpebras,
    –5 até que eu ache um lugar para o Senhor, *
    uma casa para o Forte de Jacó!”

    –6 Nós soubemos que a arca estava em Éfrata *
    e nos campos de Iaar a encontramos:
    –7 Entremos no lugar em que ele habita, *
    ante o escabelo de seus pés o adoremos!

    –8 Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso, *
    subi vós, com vossa arca poderosa!
    –9 Que se vistam de alegria os vossos santos, *
    e os vossos sacerdotes, de justiça!
    –10 Por causa de Davi, o vosso servo, *
    não afasteis do vosso Ungido a vossa face!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Na simplicidade do meu coração,
    alegre, vos dei tudo aquilo que tenho.

    Ant. 3 O Senhor fez a Davi um juramento,
    e seu reino permanece para sempre.

    II
    ouvir:
    –11 O Senhor fez a Davi um juramento, *
    uma promessa que jamais renegará:
    – “Um herdeiro que é fruto do teu ventre *
    colocarei sobre o trono em teu lugar!

    –12 Se teus filhos conservarem minha Aliança *
    e os preceitos que lhes dei a conhecer,
    – os filhos deles igualmente hão de sentar-se *
    eternamente sobre o trono que te dei!”

    –13 Pois o Senhor quis para si Jerusalém*
    e a desejou para que fosse sua morada:
    –14 “Eis o lugar do meu repouso para sempre, *
    eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”

    –15 “Abençoarei suas colheitas largamente, *
    e os seus pobres com o pão saciarei!
    –16 Vestirei de salvação seus sacerdotes, *
    e de alegria exultarão os seus fiéis!”

    –17 “De Davi farei brotar um forte Herdeiro, *
    acenderei ao meu Ungido uma lâmpada.
    –18 Cobrirei de confusão seus inimigos, *
    mas sobre ele brilhará minha coroa!”

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. O Senhor fez a Davi um juramento,
    e seu reino permanece para sempre.

    V. Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus,
    R. E a obra estupenda que fez no universo.

    Primeira leitura
    Do Segundo Livro de Samuel 11,1-17.26-27

    O pecado de Davi
    1No ano seguinte, na época em que os reis costumavam partir para a guerra, Davi
    enviou Joab com os seus oficiais e todo o Israel, e eles devastaram o país dos amonitas e
    sitiaram Rabá. Mas Davi ficou em Jerusalém.

    2Ora, um dia, ao entardecer, levantando-se Davi de sua cama, pôs-se a passear pelo
    terraço de sua casa e avistou dali uma mulher que se banhava. Era uma mulher muito
    bonita. 3Davi procurou saber quem era essa mulher e disseram-lhe que era Betsabéia,
    filha de Eliam, mulher do hitita Urias. 4Então Davi enviou mensageiros para que a
    trouxessem. Ela veio e ele deitou-se com ela, quando ela acabava de se purificar de sua
    impureza menstrual. 5Em seguida, Betsabéia voltou para casa. Como ela concebesse,
    mandou dizer a Davi: “Estou grávida”.

    6Davi mandou esta ordem a Joab: “Manda-me Urias, o hitita”. E ele mandou Urias a
    Davi. 7Quando Urias chegou, Davi pediu-lhe notícias de Joab, do exército e da guerra.
    8E depois disse-lhe: “Desce à tua casa e lava os pés”. Urias saiu do palácio do rei e, em
    seguida, este enviou-lhe um presente real. 9Mas Urias dormiu à porta do palácio com os
    outros servos do seu amo, e não foi para casa.

    10E contaram a Davi, dizendo-lhe: “Urias não foi para sua casa”. Davi perguntou-lhe:
    “Não voltaste porventura de uma viagem? Por que não desceste à tua casa?” 11Urias
    respondeu a Davi: “A arca, Israel e Judá habitam debaixo de tendas, e o meu senhor
    Joab e os servos do meu senhor dormem sobre a terra dura, e eu deveria ir para minha
    casa, comer e beber e dormir com minha mulher? Pela tua vida e pela saúde da tua
    alma, não farei tal coisa!” 12Davi disse então a Urias: “Fica aqui ainda hoje, e amanhã te
    mandarei de volta”. E Urias ficou em Jerusalém naquele dia e no dia seguinte. 13Davi
    convidou-o para comer e beber à sua mesa e o embriagou.Mas, ao entardecer, ele
    retirou-se e foi-se deitar no seu leito, em companhia dos servos do seu senhor, e não
    desceu para a sua casa.

    14Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta a Joab e mandou-a pelas mãos de Urias.
    15Dizia nela: “Colocai Urias na frente, onde o combate for mais violento, e abandonai-o
    para que seja ferido e mora”. 16Joab, que sitiava a cidade, colocou Urias no lugar onde
    ele sabia estarem os guerreiros mais valentes. 17Os que defendiam a cidade saíram para
    atacar Joab, e morreram alguns do exército, da guarda de Davi. E morreu também Urias,
    o hitita.

    26Ao saber da morte de seu marido, a mulher de Urias o chorou. 27Terminados os dias de
    luto, Davi mandou buscá-la e recolheu-a em sua casa. Tomou-a por esposa e ela deu-lhe
    um filho. Mas o procedimento de Davi desagradou ao Senhor.

    Responsório Cf. 2Sm 12,9; Ex 20,2.13.15.17b

    R. Feriste à espada a Urias, o hitita,
    e tomaste por esposa a mulher que fora dele.
    * Por que tu desprezaste a palavra do Senhor
    a fim de praticar o que é mau ante seus olhos?
    V. Eu sou o teu Senhor, eu te fiz sair do Egito.
    Não matarás, não furtarás e não cobiçarás
    a mulher que é de teu próximo. * Por que.

    Segunda leitura
    Das Catequeses de São Cirilo, bispo de Jerusalém

    (Cat. 1,2-3.5-6: PG 33,371.375-378)

    (Séc.IV)

    Confessa no tempo propício
    Se há aqui alguém escravo do pecado, prepare-se pela fé para o nobre renascimento de
    filhos por adoção. Rejeitada a péssima escravidão dos pecados e obtida a felicíssima
    servidão do Senhor, seja considerado digno de alcançar a herança do reino celeste.
    Portanto despi, pela confissão, o homem velho que se vai corrompendo ao sabor dos
    desejos maus, a fim de revestirdes o homem novo, que se renova pelo conhecimento
    daquele que o criou. Adquiri pela fé a segurança do Espírito Santo de serdes acolhidos
    nas mansões eternas. Aproximai-vos do místico sinal para que possais ser
    favoravelmente reconhecidos pelo Soberano. Juntai-vos ao santo e racional rebanho de
    Cristo. Postos um dia de parte à sua direita, entrareis assim na posse da vida preparada
    por herança para vós.

    Com a aspereza dos pecados aderentes como pêlos, estão à esquerda aqueles que não se
    achegam à graça de Deus concedida por Cristo no banho da regeneração. Refiro-me
    aqui não à regeneração dos corpos, mas ao novo nascimento espiritual da alma. Os
    corpos são gerados pelos pais visíveis; a alma é gerada de novo pela fé, porque o
    Espírito sopra onde quer. Então, se te tornares digno, poderás ouvir: Muito bem, servo
    bom e fiel, quando não se encontrar em ti qualquer impureza de fingimento na
    consciência.

    Se algum dos que aqui estão espera provocar a graça de Deus, engana-se e desconhece o
    valor das coisas. Tem, ó homem, alma sincera e livre de disfarce, por causa daquele que
    perscruta corações e rins.

    O tempo agora é tempo de confissão. Confessa o que cometeste por palavra, ou ação, de
    noite ou de dia. Confessa no tempo propício e recebe no dia da salvação o tesouro
    celeste.

    Limpa tua jarra para conter graça mais abundante, pois a remissão dos pecados é dada
    igualmente a todos, mas, a comunicação do Espírito Santo é concedida a cada um
    segundo a fé. Se trabalhares pouco, receberás pouco; se fizeres muito, grande será a
    recompensa. Core em teu próprio proveito, vê o que te convém.
    Se tens algo contra outro, perdoa. Tu te aproximas para receber o perdão dos pecados; é
    necessário perdoar a quem te ofendeu.

    Responsório Pr 28,13; 1Jo 1,9

    R. Quem esconde seus próprios pecados
    jamais será bem sucedido;
    * Quem, porém, os confessa e os deixa,
    misericórdia ele há de alcançar.
    V. Se, porém, confessarmos as culpas,
    nosso Deus, que é justo e fiel,
    nos perdoará nossas faltas. * Quem, porém.

    Oração

    Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos
    envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por
    nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo