Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

    [catolicos_respondem] LITURGIA DA PALAVRA - EPIFANIA - C (Som !

     





                                      É de aconselhar que se leia primeiro toda a Liturgia da Palavra.     

         
                   EPIFANIA DO SENHOR – ANO C !

                                                    (Domingo entre 2 e 8 de Janeiro)

                 A Liturgia da Palavra da festa da Epifania do Senhor, comum aos três Ciclos, A, B e C, que a Igreja celebra no domingo entre 2 e 8 de Janeiro, quer-nos dizer que «Na Igreja, Cristo revela-Se a todos os Povos».
                Na verdade, o significado da palavra Epifania é exactamente Manifestação, Aparição.
                Portanto a Epifania revela :
                1)- O aspecto glorioso e divino do mistério natalício, que será plenamente revelado na Manifestação final do Senhor, termo e meta da História humana.
                2)- O carácter «universal» da mensagem evangélica :
                            * Também os pagãos são chamados  à salvação.
                            * * Também para eles Cristo não é apenas o Messias do AntigoTestamento, ligado às esperanças duma nação, raça, e religião, mas o Messias vindo para todos os homens que, de uma maneira ou de outra, todos esperam.
                3)- A missão da Igreja no nosso tempo, que consiste em ser, como «colectividade», e em cada cristão, uma «Manifestação» autêntica de Cristo, de modo que todos reconheçam no testemunho da Igreja o testemunho perene do Evangelho de Cristo.
                A 1ª Leitura, do Livro do profeta Isaías, diz-nos que, como uma cidade, construída sobre um monte, atrai o olhar de todos, ao ser iluminada pelo sol nascente, assim Jerusalém, iluminada pelo Nascimento de Jesus, atrai a si todos os povos, mergulhados na noite do pecado.
                - "Ergue-te Jerusalém, e sê iluminada, que a tua luz desponta, e a glória do Senhor está sobre ti, enquanto a escuridão envolve a Terra, e trevas densas cobrem as nações".(1ª Leitura).
                 Será, porém, na Igreja, nova Jerusalém, que Deus reunirá todos os homens, para lhes dar a salvação.
                Será n'Ela que se constituirá, definitivamente, a comunidade dos povos.
                «A luz dos povos é Cristo...Mas a Sua luz resplandece no rosto da Sua Igreja»(LG 1).
                 Ela é, na verdade, o sinal e o instrumento de união com Deus e de unidade de todo o género humano, como proclama o Salmo Responsorial :
                - "Virão adorar-Vos, Senhor, todos os povos da terra".
                 Na 2ª Leitura S. Paulo diz ao Efésios e hoje também a cada um de nós, que o universalismo de Isaías era um pouco limitado;  os estrangeiros não estavam em posição de igualdade com os filhos de Israel.
                S. Paulo, descrevendo o plano salvífico de Deus, proclama que todos os homens são chamados, igualmente, a ser herdeiros da promessa.
                - "Os gentios recebem a mesma herança que os judeus, pertencem ao mesmo Corpo e beneficiam da mesma Promessa em Cristo Jesus, por meio do Evangelho".(2ª Leitura).
                 Como consequência deste chamamento universal para a Fé, toda a separação e toda a discriminação, introduzidas na humanidade por culturas e civilizações, desaparecem.
                Todos são chamados a formar o verdadeiro Israel e a construir um só Corpo – o Corpo Místico de Cristo – restabelecendo-se assim o plano primitivo de Deus acerca da humanidade, que era um projecto de unidade e de amor.
                 O Evangelho de S. Mateus, coloca à nossa reflexão, toda a história dos reis Magos com a sua estrela e os seus presentes, em gesto de uma adoração e Manifestação da realeza do Messias, agora nascido como rei, sacerdote e profeta.
                - "Depois abriram os seus tesouros e ofereceram-Lhe  presentes: oiro, incenso e mirra".(Evangelho).
                 Sublinhando, de modo expressivo, a universalidade da mensagem cristã, dirigida a todos os homens, mesmo os que viviam fora da Geografia da Salvação, o evangelista mostra como na visita dos Magos se realizam as profecias do Antigo Testamento.
                Israel recebeu a missão de reunir todos os povos na descendência de Abraão e de realizar assim a promessa do universalismo.
                Israel acreditou erroneamente poder formar essa unidade com um certo número de práticas particulares, como a lei, o sábado e a circuncisão.
                Só a fé de Abraão teria sido capaz de reunir todos os pagãos, e os Judeus não souberam desligá-la das suas práticas legais.
                O anúncio de um novo povo de Deus, de dimensões universais, prefigurado e preparado no povo eleito, realiza-se plenamente em Jesus Cristo, para quem converge e que recapitula todo o plano de Deus:
    -"Dando-nos a conhecer o mistério da Sua vontade, segundo o beneplácito que n'Ele de antemão estabelecera, para ser realizado ao completarem-se os tempos : reunir sob a chefia de Cristo todas as coisas que há no Céu, e na Terra".(Ef.1,9-10).
                 Nele, tudo o que estava dividido encontra de novo a unidade.
                Convocando os magos do Oriente, Jesus começa a reunir os povos,  a  dar  unidade   à  grande  família  humana,  que  se  realizará plenamente quando a fé em Jesus Cristo fizer cair as barreiras existentes entre os homens, e na unidade da fé todos se sentirão filhos de Deus, igualmente redimidos e irmãos.
                Este novo povo é a Igreja, comunidade dos que crêem; ela realiza e testemunha, através dos séculos, a chamada universal de todos os homens à salvação, pela obra unificadora de Cristo.
                É significativa a visão final do Novo Testamento : uma multidão de raças, povos e línguas, que saúdam a Deus, o Rei das nações, e que habitarão a nova Jerusalém, onde a família humana encontrará a unidade.
                Não deixa também de impressionar, em contraste com o orgulho e cegueira de Herodes e dos sábios de Israel, a boa vontade dos Magos, que, atentos aos sinais dos Tempos, se dispõem a correr a aventura da Fé, aventura que deve ser de todos os cristãos como condição de cumprimento do plano da História da Salvação.
                          ..............................................
                Sobre a Epifania, diz o Catecismo da Igreja Católica :
                528. – A Epifania  é a manifestação de Jesus como Messias de Israel, Filho de Deus e salvador do mundo. Com o baptismo de Jesus no Jordão e as Bodas de Caná, a Epifania celebra a adoração de Jesus pelos «magos» vindos do Oriente. (Mt.2,1). Nestes «magos», representantes das religiões pagãs circunvizinhas, o Evangelho vê as primícias das nações, que acolhem a Boa Nova da salvação pela Encarnação. A vinda dos Magos a Jerusalém, para «adorar o rei dos judeus»(Mt.2,2), mostra que eles procuram em Israel, à luz messiânica da estrela de David, Aquele que será o rei das nações. A sua vinda significa que os pagãos não podem descobrir Jesus e adorá-l'O como Filho de Deus e Salvador do mundo, senão voltando-se para os Judeus e recebendo deles a sua promessa messiânica, tal qual está escondida no Antigo Testamento.
    A Epifania manifesta que «a plenitude dos pagãos entra na família dos patriarcas»(S.Leão Magno, Sermo. 3 in Ephiphania Domini LH), e adquire a «israelitica dignitas»(Liturgia da Epifania).
               
                        
                                 Vimos a Sua estrela no Oriente...  Viemos para nos prostramos diante d'Ele.

                                                   
                                       





    __._,_.___

    Atividade nos últimos dias:
    Não passe mais um Dia dos Namorados sozinho(a). Conheça o Y! Encontros.

    Ainda dá tempo de curtir o Dia dos Namorados a dois. Comece agora!

    Ainda dá tempo de encontrar companhia para passar o Dia dos Namorados!



    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo