Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

    Sexta Feira Tempo Do Natal

    Caro(a) Senhor(a),

    acrvcatolico deseja recomendar o seguinte arquivo:

    Sexta Feira Tempo Do Natal


    Favor clicar no seguinte link para ver a colaboração:

    Sexta Feira Tempo Do Natal
    Posted by: Maria Christina on 4 Janeiro, 2013 in litugia das horas, Ultimas Notícias Comentários Desligados

    Laudes
    introdução
    ouvir:
    V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
    Hino
    Do sol nascente ao poente
    cantai, fiéis, neste dia,
    ao Cristo Rei que, por nós,
    nasceu da Virgem Maria.
    Autor feliz deste mundo,
    tomou um corpo mortal.
    A nossa carne assumindo,
    livrou a carne do mal.
    No seio puro da Virgem
    entrou a graça dos céus.
    Em si carrega um segredo
    sabido apenas por Deus.
    O casto seio da Virgem
    se faz o templo de Deus.
    Gerou sem homem um Filho,
    o Autor da terra e dos céus.
    Nasceu da Virgem o Filho
    que Gabriel anunciou,
    em quem no seio materno
    João, o Batista, exultou.
    Não recusou o presépio,
    foi sobre o feno deitado;
    quem mesmo as aves sustenta
    com leite foi sustentado.
    Do céu os coros se alegram,
    os anjos louvam a Deus.
    Pastor se mostra aos pastores
    quem fez a terra e os céus.
    Louvor a vós, ó Jesus,
    que duma Virgem nascestes.
    Louvor ao Pai e ao Espírito
    no azul dos paços celestes.
    Salmodia
    Ant. 1 Aceitareis o verdadeiro sacrifício
    no altar do coração arrependido.
    Salmo 50(51)
    ouvir:
    Tende piedade, ó meu Deus!
    Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo (Ef 4,23-24).
    –3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *
    Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
    –4 Lavai-me todo inteiro do pecado, *
    e apagai completamente a minha culpa!
    –5 Eu reconheço toda a minha iniquidade, *
    o meu pecado está sempre à minha frente.
    –6 Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, *
    e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! –
    – Mostrais assim quanto sois justo na sentença, *
    e quanto é reto o julgamento que fazeis.
    –7 Vede, Senhor, que eu nasci na iniquidade *
    e pecador já minha mãe me concebeu.
    –8 Mas vós amais os corações que são sinceros, *
    na intimidade me ensinais sabedoria.
    –9 Aspergi-me e serei puro do pecado, *
    e mais branco do que a neve ficarei.
    –10 Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, *
    e exultarão estes meus ossos que esmagastes.
    –11 Desviai o vosso olhar dos meus pecados *
    e apagai todas as minhas transgressões!
    –12 Criai em mim um coração que seja puro, *
    dai-me de novo um espírito decidido.
    –13 Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *
    nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
    –14 Dai-me de novo a alegria de ser salvo *
    e confirmai-me com espírito generoso!
    –15 Ensinarei vosso caminho aos pecadores, *
    e para vós se voltarão os transviados.
    –16 Da morte como pena, libertai-me, *
    e minha língua exaltará vossa justiça!
    –17 Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, *
    e minha boca anunciará vosso louvor!
    –18 Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, *
    e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
    –19 Meu sacrifício é minha alma penitente, *
    não desprezeis um coração arrependido!
    –20 Sede benigno com Sião, por vossa graça, *
    reconstruí Jerusalém e os seus muros!
    –21 E aceitareis o verdadeiro sacrifício, *
    os holocaustos e oblações em vosso altar!
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Aceitareis o verdadeiro sacrifício
    no altar do coração arrependido.
    Ant. 2 Será vitoriosa no Senhor
    e gloriosa toda a raça de Israel.
    Cântico Is 45,15-25
    Todos os povos se converterão ao Senhor
    Ao nome de Jesus todo o joelho se dobre (Fl 2,10).
    –15 Senhor Deus de Israel, ó Salvador, *
    Deus escondido, realmente, sois, Senhor!
    =16 Todos aqueles que odeiam vosso nome, †
    como aqueles que fabricamos seus ídolos, *
    serão cobertos de vergonha e confusão.
    –17 Quem salvou a Israel, foi o Senhor, *
    e é para sempre esta sua salvação.
    – E não sereis envergonhados e humilhados, *
    não o sereis eternamente pelos séculos!
    –18 Assim fala o Senhor que fez os céus, *
    o mesmo Deus que fez a terra e a fixou,
    – e a criou não para ser como um deserto, *
    mas a formou para torná-la habitável:
    = 'Somente eu sou o Senhor, e não há outro! †
    19 Não falei às escondidas e em segredo, *
    nem falei de algum lugar em meio às trevas;
    – nem disse à descendência de Jacó: *
    'Procurai-me e buscai-me inutilmente!'
    – Eu, porém, sou o Senhor, falo a verdade *
    e anuncio a justiça e o direito!
    –20 Reuni-vos, vinde todos, achegai-vos, *
    pequeno resto que foi salvo entre as nações:
    = como são loucos os que levam os seus ídolos †
    e os que oram a uma estátua de madeira, *
    a um deus que é incapaz de os salvar!
    –21 Apresentai as vossas provas e argumentos, *
    deliberai e consultai-vos uns aos outros:
    – Quem predisse estas coisas no passado? *
    Quem revelou há tanto tempo tudo isso?
    = Não fui eu, o Senhor Deus, e nenhum outro? †
    Não existe outro Deus fora de mim! *
    Sou o Deus justo e Salvador, e não há outro!
    –22 Voltai-vos para mim e sereis salvos, *
    homens todos dos confins de toda a terra!
    – Porque eu é que sou Deus e não há outro, *
    23 e isso eu juro por meu nome, por mim mesmo!
    – É verdade o que sai da minha boca, *
    minha palavra é palavra irrevogável!
    = Diante de mim se dobrará todo joelho, †
    e por meu nome hão de jurar todas as línguas: *
    24 'Só no Senhor está a justiça e a fortaleza!'
    – Ao Senhor hão de voltar envergonhados *
    todos aqueles que o detestam e o renegam.
    –25 Mas será vitoriosa no Senhor *
    e gloriosa toda a raça de Israel'.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Será vitoriosa no Senhor
    e gloriosa toda a raça de Israel.
    Ant. 3 Vinde todos ao Senhor com cantos de alegria!
    Salmo 99(100)
    ouvir:
    A alegria dos que entram no templo
    O Senhor ordena aos que foram salvos que cantem o hino de vitória (Sto. Atanásio).
    =2 Aclamai o Senhor, ó terra inteira, †
    servi ao Senhor com alegria, *
    ide a ele cantando jubilosos! –
    =3 Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, †
    Ele mesmo nos fez, e somos seus, *
    nós somos seu povo e seu rebanho.
    =4 Entrai por suas portas dando graças, †
    e em seus átrios com hinos de louvor; *
    dai-lhe graças, seu nome bendizei!
    =5 Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, †
    sua bondade perdura para sempre, *
    seu amor é fiel eternamente!
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Vinde todos ao Senhor com cantos de alegria!
    Leitura breve Is 45,22-23
    Povos de todos os confins da terra, voltai-vos para mim e sereis salvos,
    eu sou Deus e não há outro. Juro por mim mesmo: de minha boca sai o que
    é justo, a palavra que não volta atrás; todo joelho há de dobrar-se para
    mim, por mim há de jurar toda língua.
    Responsório breve
    R.O Senhor fez conhecer
    * Aleluia, aleluia. R. O Senhor.
    V. A sua salvação *Aleluia, aleluia. Glória ao Pai.
    R. O Senhor.
    CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79
    Versão em latim – clique aqui
    Ant. Jesus Cristo, nosso Deus e Salvador,
    em vós está a divindade em plenitude!
    Assumindo nossa frágil natureza,
    vos tornastes o homem novo, o Primogênito.
    O Messias e seu Precursor
    –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
    porque a seu povo visitou e libertou;
    –69 e fez surgir um poderoso Salvador *
    na casa de Davi, seu servidor,
    –70 como falara pela boca de seus santos, *
    os profetas desde os tempos mais antigos,
    –71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
    e da mão de todos quantos nos odeiam.
    –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
    recordando a sua santa Aliança
    –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
    de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
    = a ele nós sirvamos sem temor †
    75 em santidade e em justiça diante dele, *
    enquanto perdurarem nossos dias.
    =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
    pois irás andando à frente do Senhor *
    para aplainar e preparar os seus caminhos,
    –77 anunciando ao seu povo a salvação, *
    que está na remissão de seus pecados;
    –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
    que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
    –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
    = e na sombra da morte estão sentados
    e para dirigir os nossos passos, *
    guiando-os no caminho da paz.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Jesus Cristo, nosso Deus e Salvador,
    em vós está a divindade em plenitude!
    Assumindo nossa frágil natureza,
    vos tornastes o homem novo, o Primogênito.
    Preces
    Glorifiquemos o Verbo de Deus, manifestado na carne, contemplado pelos anjos
    e anunciado aos povos. Louvando-o com devoção, digamos:
    R. Filho unigênito de Deus, nós vos adoramos!
    Libertador do gênero humano que, nascendo da Virgem Maria, viestes renovar-nos,
    – por sua intercessão, livrai-nos da antiga corrupção do pecado. R.
    Vós, que descestes do céu para irradiar sobre a terra a luz da justiça divina,
    – iluminai este dia e toda a nossa vida com a luz da vossa presença. R.
    Filho de Deus, que viestes nos revelar o amor do Pai,
    – fazei que nós o revelemos aos outros homens pelo testemunho de nossa caridade. R.
    Vós, que viestes morar no meio de nós,
    – tornai-nos dignos de vossa companhia. R.
    (intenções livres)
    Pai nosso…
    ouvir:
    Oração
    Deus eterno e todo-poderoso, nós vos pedimos que o Salvador, qual nova luz dos
    céus para a redenção do mundo, se levante cada dia para renovar nossos corações.
    Por nosso Senhor Jesus Cristo,vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
    Conclusão da Hora
    O Senhor nos abençoe,
    nos livre de todo o mal
    e nos conduza à vida eterna. Amém
    Hora Média
    Oração das Quinze Horas (Hora Nona)
    introdução
    ouvir:
    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
    Hino
    Vós que sois o Imutável,
    Deus fiel, Senhor da História,
    nasce e morre a luz do dia,
    revelando a vossa glória.
    Seja a tarde luminosa
    numa vida permanente.
    E da santa morte o prêmio
    nos dê glória eternamente.
    Escutai-nos, ó Pai Santo,
    pelo Cristo, nosso irmão,
    que convosco e o Espírito
    vive em plena comunhão.
    Salmodia
    – salmodia complementar –
    Ant. Os meus olhos viram a vossa salvação,
    que preparastes ante a face das nações.
    Salmo 118(119),25-32
    IV (Daleth)
    ouvir:
    Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
    Ao entrar no mundo, afirma: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade (Hb 10,5.7).
    –25 A minha alma está prostrada na poeira, *
    vossa palavra me devolva a minha vida!
    –26 Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, *
    ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!
    –27 Fazei-me conhecer vossos caminhos, *
    e então meditarei vossos prodígios!
    –28 A minha alma chora e geme de tristeza, *
    vossa palavra me console e reanime!
    –29 Afastai-me do caminho da mentira *
    e dai-me a vossa lei como um presente!
    –30 Escolhi seguir a trilha da verdade, *
    diante de mim eu coloquei vossos preceitos.
    –31 De coração quero apegar-me à vossa lei; *
    ó Senhor, não me deixeis desiludido!
    –32 De vossos mandamentos corro a estrada, *
    porque vós me dilatais o coração.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Salmo 25(26)
    Prece confiante do inocente
    Em Cristo, Deus nos escolheu para que sejamos santos e irrepreensíveis (Ef 1,4).
    –1 Fazei justiça, ó Senhor: sou inocente, *
    e confiando no Senhor não vacilei.
    –2 Provai-me, ó Senhor, e examinai-me, *
    sondai meu coração e o meu íntimo!
    –3 Pois tenho sempre vosso amor ante meus olhos; *
    vossa verdade escolhi por meu caminho.
    –4 Não me assento com os homens mentirosos, *
    e não quero associar-me aos impostores;
    –5 eu detesto a companhia dos malvados, *
    e com os ímpios não desejo reunir-me.
    –6 Eis que lavo minhas mãos como inocente *
    e caminho ao redor de vosso altar,
    –7 celebrando em alta voz vosso louvor, *
    e as vossas maravilhas proclamando.
    –8 Senhor, eu amo a casa onde habitais *
    e o lugar em que reside a vossa glória.
    –9 Não junteis a minha alma à dos malvados, *
    nem minha vida à dos homens sanguinários;
    –10 eles têm as suas mãos cheias de crime; *
    sua direita está repleta de suborno.
    –11 Eu, porém, vou caminhando na inocência; *
    libertai-me, ó Senhor, tende piedade!
    –12 Está firme o meu pé na estrada certa; *
    ao Senhor eu bendirei nas assembleias.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Salmo 27(28),1-3.6-9
    Súplica e ação de graças
    Pai, eu te dou graças, porque me ouviste (Jo 11,41).
    –1 A vós eu clamo, ó Senhor, ó meu rochedo, *
    não fiqueis surdo à minha voz!
    – Se não me ouvirdes, eu terei a triste sorte *
    dos que descem ao sepulcro! –
    –2 Escutai o meu clamor, a minha súplica, *
    quando eu grito para vós;
    – quando eu elevo, ó Senhor, as minhas mãos *
    para o vosso santuário.
    –3 Não deixeis que eu pereça com os malvados, *
    com quem faz a iniquidade;
    – eles falam sobre paz como seu próximo, *
    mas têm o mal no coração.
    –6 Bendito seja o Senhor, porque ouviu *
    o clamor da minha súplica!
    –7 Minha força e escudo é o Senhor; *
    meu coração nele confia.
    – Ele ajudou-me e alegrou meu coração; *
    eu canto em festa o seu louvor.
    –8 O Senhor é a fortaleza do seu povo *
    e a salvação do seu Ungido.
    –9 Salvai o vosso povo e libertai-o; *
    abençoai a vossa herança!
    – Sede vós o seu pastor e o seu guia *
    pelos séculos eternos!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Os meus olhos viram a vossa salvação,
    que preparastes ante a face das nações.
    Leitura breve Zc 8,7-8
    Eis que eu vou salvar o meu povo da terra do Oriente e da terra do pôr-do-sol:
    eu os conduzirei, e eles habitarão no meio de Jerusalém; serão meu povo e eu
    serei seu Deus, em verdade e com justiça.
    V. A verdade e o amor se encontraram. Aleluia.
    R. A justiça e a paz se abraçaram. Aleluia.
    Oração
    Deus eterno e todo-poderoso, nós vos pedimos que o Salvador, qual nova luz dos
    céus para a redenção do mundo, se levante cada dia para renovar nossos corações.
    Por Cristo, nosso Senhor.
    Conclusão da Hora
    V.Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.
    Ofício das Leituras
    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.
    Hino
    Eterno esplendor da beleza divina,
    ó Cristo, vós sois luz e vida e perdão.
    As nossas doenças trazeis o remédio,
    abris uma porta para a salvação.
    O coro dos anjos ressoa na terra
    e um mundo novo seu canto anuncia:
    a glória a Deus Pai nas alturas celestes,
    e ao gênero humana a paz e alegria.
    Embora pequeno, deitado em presépio,
    em todo Universo, ó Cristo, reinais.
    Ó fruto bendito da Virgem sem mancha,
    que todos vos amem num reino de paz.
    Nasceis para dar-nos o céu como Pátria,
    vivendo na carne da humanidade.
    Renovem-se as mentes e os corações,
    se unam por laços de tal caridade.
    Às vozes dos anjos as nossas unimos,
    num coro exultante de glória e louvor,
    cantando aleluias ao Pai e ao Filho,
    cantando louvores e graças ao Amor.
    Salmodia
    Ant. 1 Levantai-vos, ó Senhor, vinde logo em meu socorro!
    Salmo 34(35),1-2.3c.9-19.22-23.27.28
    O Senhor salva nas perseguições
    Reuniram-se. e resolveram prender Jesus por um ardil para o matar (Mt 26,3.4).
    I
    –1 Acusai os que me acusam, ó Senhor, *
    combatei os que combatem contra mim!
    =2 Empunhai o vosso escudo e armadura; †
    levantai-vos, vinde logo em meu socorro *
    3c e dizei-me: "Sou a tua salvação!"
    –9 Então minh'alma no Senhor se alegrará *
    e exultará de alegria em seu auxílio.
    –10 Direi ao meu Senhor com todo o ser: *
    "Senhor, quem pode a vós se assemelhar,
    – pois livrais o infeliz do prepotente *
    e libertais o miserável do opressor?"
    –11 Surgiram testemunhas mentirosas, *
    acusando-me de coisas que não sei.
    –12 Pagaram com o mal o bem que fiz, *
    e a minh'alma está agora desolada!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Levantai-vos, ó Senhor, vinde logo em meu socorro!
    Ant. 2 Defendei minha causa, Senhor poderoso!
    II
    =13 Quando eram eles que sofriam na doença, †
    eu me humilhava com cilício e com jejum*
    e revolvia minhas preces no meu peito;
    –14 eu sofria e caminhava angustiado *
    como alguém que chora a morte de sua mãe.
    =15 Mas apenas tropecei, eles se riram; †
    como feras se juntaram contra mim *
    e me morderam, sem que eu saiba seus motivos;
    –16 eles me tentam com blasfêmias e sarcasmos *
    e se voltam contra mim rangendo os dentes.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Defendei minha causa, Senhor poderoso!
    Ant. 3 Minha língua anunciará vossa justiça eternamente.
    III
    =17 Até quando, ó Senhor, podeis ver isso? †
    Libertai a minha alma destas feras *
    e salvai a minha vida dos leões!
    –18 Então, em meio à multidão, vos louvarei *
    e na grande assembléia darei graças.
    –19 Que não possam nunca mais rir-se de mim *
    meus inimigos mentirosos e injustos!
    – Nem acenemos seus olhos com maldade *
    aqueles que me odeiam sem motivo!
    –22 Vós bem vistes, ó Senhor, não vos caleis! *
    Não fiqueis longe de mim, ó meu Senhor!
    –23 Levantai-vos, acordai, fazei justiça! *
    Minha causa defendei, Senhor, meu Deus!
    –27 Rejubile de alegria todo aquele *
    que se faz o defensor da minha causa
    – e possa dizer sempre: "Deus é grande, *
    ele deseja todo o bem para o seu servo!"
    –28 Minha língua anunciará vossa justiça *
    e cantarei vosso louvor eternamente!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Minha língua anunciará vossa justiça eternamente.
    V. No Verbo de Deus era a vida.
    R. E a vida era luz para os homens.
    Primeira leitura
    Da Carta de São Paulo aos Colossenses 3,17─4,1
    A vida da família cristã
    Irmãos: 3,17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor
    Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai.
    18 Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor. 19 Maridos,
    amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. 20 Filhos, obedecei em tudo aos
    vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. 21 Pais, não intimideis os vossos filhos,
    para que eles não desanimem. 22 Servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a
    carne, não servindo apenas diante de seus olhos, como quem procura agradar aos homens,
    mas com simplicidade de coração, por temor do Senhor. 23 Tudo o que fizerdes, fazei-o
    de coração, como para o Senhor e não para os homens. 24 Pois vós bem sabeis que
    recebereis do Senhor a herança como recompensa. Servi a Cristo, o Senhor! 25 Quem
    pratica o mal receberá o devido castigo, sem distinção de pessoa.
    4,1 Quanto a vós, senhores, dai aos vossos servos o que é justo e adequado, sabendo que
    também vós tendes um Senhor no céu.
    Responsório Cl 3,17
    R. O que fizerdes em palavras ou em obras
    * Fazei-o em nome de Jesus, nosso Senhor.
    V. Dando graças a Deus Pai por meio dele * Fazei-o.
    Segunda leitura
    Das Sentenças de São Máximo, o confessor, abade
    (Centuria 1,8-13; PG 90, 1182-1186) (Séc. VII)
    O mistério sempre novo
    O Verbo de Deus nasceu segundo a carne uma vez por todas. Mas pela sua bondade e
    condescendência para com os homens, quer nascer sempre espiritualmente naqueles que o
    desejam. Quer tornar-se criança, que vai se formando neles com o crescimento das
    virtudes; e manifesta-se na medida em que pode compreendê-lo quem o recebe. Se não se
    comunica com o esplendor de sua grandeza, não é porque não deseje, mas porque conhece
    as limitações das faculdades receptivas de cada um. Assim, o Verbo de Deus revela-se
    sempre a nós do modo que nos convém, e contudo ninguém pode conhecê-lo perfeitamente,
    por causa da imensidade de seu mistério.
    Por isso, o Apóstolo de Deus, considerando com sabedoria a força deste mistério, diz:
    Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade (Hb 13,8). Ele contemplava
    esse mistério sempre novo, que nunca envelhece para a compreensão da inteligência humana.
    Nasce o Cristo, Deus que se faz homem, assumindo um corpo dotado de uma alma racional,
    ele por quem tudo que existe saiu do nada. No Oriente brilha uma estrela visível em pleno
    dia e conduz os magos ao lugar onde está deitado o Verbo feito homem, para demonstrar
    misticamente que o Verbo, contido na lei e nos profetas, supera o conhecimento sensível e
    conduz as nações à plena luz do conhecimento.
    Com efeito, a palavra da lei e dos profetas, entendida à luz da fé, é semelhante a uma
    estrela que conduz ao conhecimento do Verbo encarnado todos os que foram chamados
    pelo poder da graça, segundo o desígnio de Deus.
    Deus se fez homem perfeito, sem que nada lhe faltasse do que é próprio da natureza
    humana, à exceção do pecado (o qual, aliás, não era inerente à natureza humana). Ele
    queria assim apresentar sua carne como alimento para provocar o dragão insaciável que
    queria devorá-la.
    Mas ao arrebatar esta carne que seria um veneno para ele, o dragão foi destruído pelo
    poder da Divindade nela oculta. Para a natureza humana, porém, esta carne seria o
    remédio que lhe restituiria a graça original, pelo mesmo poder da Divindade.
    Assim como o inimigo, tendo inoculado o seu veneno na árvore da ciência, havia corrompido
    a natureza do homem que provara do seu fruto, também ele, ao pretender devorar a carne
    do Senhor, foi enganado e destruído pela força da Divindade que nele habitava.
    O grande mistério da encarnação de Deus permanecerá sempre um mistério! Como pode o
    Verbo que está em pessoa e essencialmente na carne existir ao mesmo tempo em pessoa e
    essencialmente junto do Pai? Como pode o Verbo, totalmente Deus por natureza, fazer-se
    totalmente homem por natureza, sem detrimento algum das duas naturezas, nem da divina,
    na qual é Deus nem da humana, na qual se fez homem?
    Só a fé pode alcançar estes mistérios, ela que é precisamente a substância e o
    fundamento das realidades que ultrapassam toda inteligência e compreensão.
    Responsório Jo 1,14.1
    R. A Palavra se fez carne e habitou entre nós.
    * E nós vimos a sua glória, que recebe de Deus Pai.
    como Filho Unigênito cheio de graça e de verdade.
    V. No começo era a Palavra e a Palavra estava com Deus
    e a Palavra era Deus. *E nós vimos.
    Oração
    Deus eterno e todo-poderoso, nós vos pedimos que o Salvador, qual nova luz dos
    céus para a redenção do mundo, se levante cada dia para renovar nossos corações.
    Por nosso Senhor Jesus Cristo,vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.

    http://www.gloria.tv/?media=380309


    Que Deus te abençoe,
    Gloria.tv

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo