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    domingo, 3 de março de 2013

    [Catolicos a Caminho] FÉ SEM OBRAS (24) EUCARISTIA E DIMENDÕPES ECLESIAIS Som !

     

     

                                                         FÉ SEM OBRAS

                                                                     

                                                                  EUCARISTIA E  DIMENSÕES ECLESIAIS. (24)

     

    A partir de várias interpretações ou reflexões sobre a Eucaristia atarvés dos tempos, tem surgido uma enorme variedade de Respostas cristãs.

    A enorme ênfase eclesial e simbólica da Primitiva Igreja, leva-nos a um aprofundamento da vida espiritual na celebração da Eucaristia e da Comunhão.

    Na Idade Média, uma ênfase da Presença Real de Jesus Cristo sob as aparências do pão e do vinho, levou a Igreja a uma instituição da Festa do Corpo de Deus (Corpus Christi), e a um crescimento espiritual da contemplação e adoração da Eucaristia, que se multiplicou em Procissões, Bênção do SS. Scramento, Devoção das 40 horas,  Visitas ao SS. Sacramento e, finalmente a Adoração Perpétua ou Laus Perene, como expressão de fé dos Leigos.

    A razão fundamental, tal como consta do Eucharisticum Mysterium and Eucharistiæ Sacramentum, é a de que toda esta devoção da Eucaristia provém da Liturgia e conduz à Liturgia.

    A celebração da Eucaristia e a Comunhão naturalmente convidam o Cristão a contemplar o que foi celebrado e recebido.

    Esta contemplação eucarística leva ao amor de Cristo "até que Ele venha", e ao amor do Pai "que assim amou o mundo"...e do Espírito Santo que vive em nós e nos une em comunhão com Cristo e com toda a SS. Trindade.

    Em vez de suprimir a espiritualidade que está centrada e fundada na Eucaristia e nutrida pelas devoções eucarísticas, cada um deveria estudar e sentir o valor de tal espiritualidade para uma perene vida cristã.

    O facto de que os Ortodoxos não tenham estas devoções (espiritualidade) não significa que eles a não apreciem.

    O mesmo se diga dos Protestantes.

    O problema básico com a espiritualidade contemporânea da Eucarstia geralmente está em que ela foi fundada num modelo individualístico.

    Na abertura do Vaticano II e graças à sua maior orientação eclesial, nós começámos a ficar mais conscientes de que somos salvos antes de tudo como povo, colectivamente.

    Apenas secundariamente, como consequência, seremos salvos individualmente.

    A nossa presente cultura individualista (e a básica orientação egoística da nossa natureza pecadora) torna difícil olhar para a Igreja como fundação da nossa espiritualidade.

    A Eucatristia remedeia este problema de duas maneiras

    - Primeira, isso concentra-se num povo reunido (ekklesia) e ajuda-nos a considerarmo-nos como membros da Igreja, o Corpo Místico de Cristo.

    - Segunda,(embora da mesma importância) a Eucaristia, leva-nos à consideração do nosso básico egoísmo.

    O fruto (res) da Eucaristia é a unidade da Igreja.

    A Eucaristia edifica o corpo de Cristo, curando as feridas do pecado e dando-nos, a pari-passo a glorificação que será a nossa posse final do céu.

    A Eucaristia tem três finalidades :

    - Comunhão com o Pai em Cristo, e com os nossos irmãos.

    - A remissão dos pecados veniais.

    - A partilha na glória futura.

    Esta partilha na glória que nos espera é-nos dada como herança no Baptismo e que cresce com o nosso crescimento em Cristo.

    A Eucaristia está, portanto, relacionada com o Baptismo, como o alimento está relacionado com o nascimento.

    O adulto está "em gérmen" na criança; mas tem que ser nutrido, tem que crescer para se formar o homem e a mulher.

    O cristão nasce para Cristo pelo Baptismo, mas é nutrido até à plena maturidade de Cristo através  da vida cristã, pelo Pão da Vida.

    Jesus assim o disse :

    - "Em verdade, em verdade vos digo  : Se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o Seu sangue,  não tereis a vida em vós. Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia".(Jo.6,53-54).

    Portanto, não basta ficarmos simplesmente no campo da fé, mas, através das obras, devemos empregar os meios necessários para a salvação do último dia, isto é, a nossa alimentação espiritual através da Eucaristia, pela comunhão sacramental em estado de graça.

    Uma reflexão muito oportuna na semana em que celebrarmos a Solenidade do Corpo e Sangue de Cisto, para nos mentalizarmos de como devemos receber a Sagrada Comunhão.

                                       

                                                                John

                                                                              Nascimento

     

     

     

     

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    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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