Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 10 de abril de 2013

    [Catolicos a Caminho] LIBERDADE RELIGIOSA (10) OBRIGAÇÃO DA IGREJA DE DIFUNDIR A MENSAGEM DE CRISTO Som !

     

     

    LIBERDADE RELIGIOSA               VATICANO II

            DECLARAÇÃO

     

              Vamos continuar a celebrar o Ano da Fé, com a apresentação da Declaração do Concílio Vaticano II Dignitatis  Humanæ.

                          DOUTRINA GERAL ACERCA DA LIBERDADE RELIGIOSA

                (10).-OBRIGAÇÃO DA IGREJA E DOS CRISTÃOS DE DIFUNDIR A MENSAGEM DE CRISTO.

                14).-Para obedecer ao mandato divino "ensinai todas as gentes"(Mt.28,19), deve a Igreja Católica trabalhar com muita diligência "para que a palavra de Deus se propague  rapidamente e seja glorificada".(2 Tim.3,1).

                A Igreja pede, por isso,  com instância que, antes de mais os seus filhos façam, "preces, orações, súplicas, acções de graças por todos os homens…Pois é uma coisa boa e agradável a Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade".(1 Tim.2,14).

                Os fiéis, por sua vez,  para formarem a sua própria consciência, devem atender diligentemente à doutrina sagrada e certa da Igreja.

                Pois, por vontade de Cristo, a Igreja Católica é Mestra da verdade, e tem por encargo dar a conhecer e cuidar autenticamente a Verdade que é Cristo, e ao mesmo tempo declara e confirma, com a sua autoridade, os princípios de ordem moral que dimanam da natureza humana.

                Além disso, os cristãos, procedendo cordatamente com aqueles que estão fora da Igreja, procurem "no Espírito Santo, com uma caridade não fingida e com a palavra da verdade",(2 Cor.6,6-7), difundir com desassombro e Fortaleza apostólica a luz da vida, até à efusão do sangue.

                Com efeito, o discípulo tem para com Cristo seu mestre o grave dever de conhecer cada vez mais plenamente a verdade d'Ele recebida, de a anunciar fielmente e defender corajosamente postos de parte os meios contrários ao espírito evangélico.

                Ao mesmo tempo, o amor de Cristo incita-o a agir com amor,  prudência e paciência para com os homens que se encontram no erro ou na ignorâncis relativamemnta à fé.

                Deve-se, pois, atender quer aos deveres para com Cristo, Verbo vivificador, o qual deve ser anunciado, quer aos direitos da pessoa humana, quer à medida da graça que Deus, por meio de Cristo, concedeu ao homem, convidado a receber e a professar livremente a fé.

    15).-É, pois, manifesto que os homens de hoje desejam poder professar livremente a religião, em particular e em público; mais ainda, a liberdade religiosa é declarada direito civil na maior parte das Constituções, e solenemente reconhecida em documentos internacionais.

    Mas não faltam regimes nos quais, embora a liberdade de culto religioso seja reconhecida na Constituição, no entanto os poderes públicos esforçam-se por afastar os cidadãos de professarem a religião e por tornar muito difícil e perigosa a vida às comunidades religiosas.

    Saudando alegremente aqueles propícios sinais do nosso tempo,  e denunciando com dor estes factos deploráveis, o sagrado Concíio exorta os católicos e pede a todos os homens que considerem com muita atenção quão necesária é a liberdade religiosa, sobretudo nas actuais circunstâncias da família humana.

    Pois é patente que todos os povos se unem cada vez mais, que os homens de diferentes  culturas e religiões estabelecem entre si relações mais estreitas, que, finalmente, aumenta a consciência da responsabilidade própria de cada um.

    Por isso, para que estabeleçam e consolidem  as relações pacíficas e a concórdia no género humano, é necessário que em toda a parte a liberdade religiosa tenha uma eficaz tutela jurídica e que se respeitem os supremos deveres e direitos dos homens de praticarem livremente a religião na sociedade.

    Queira Deus, Pai de todos os homens, que a família humana, beneficiando da salvaguarda da liberdade religiosa na sociedade, seja conduzida pela graça de Cristo e pela força do Espírito Santo à sublime e perene "liberdade da glória dos filhos de Deus".(Rom.8,21).

                            ……………………

    Na continuação deste programa, no Ano da Fé, vamos apresentar a seguir o Decreto do Concílio Vaticano II A Actividade Missionária da Igreja Ad Gentes.

     

                           

                                      John 

                                                 Nascimento

               

               

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo