Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 12 de setembro de 2013

    * Papa Francisco responde, em carta aberta, fundador do Jornal italiano “La Repubblica”.








    -






    Buscar por:






    O jornal italiano “La Repubblica” publicou nesta quarta-feira uma longa carta do Papa Francisco na qual ele escreve aos que não crêem e lhes assegura que “Deus perdoa a quem obedece a sua própria consciência”.

    A carta de quatro páginas é uma resposta ao fundador do jornal, Eugenio Scalfari, que em vários artigos dirigia ao Pontífice algumas perguntas em nome daquele que como ele “não acreditam e não buscam a Deus”.

    “Devemos levar em consideração – e isso é algo fundamental – que a misericórdia de Deus não tem limites se nos dirigimos a Ele com o coração sincero e arrependido, a questão para quem não crê em Deus está em obedecer a sua própria consciência”, responde assim Papa Francisco à pergunta de Scalfari sobre se o Deus dos cristãos perdoa a quem não crê. “O pecado, também para quem não tem fé, existe quando se vai contra a consciência”.

    “Escutar e obedecer (à consciência) – explica Jorge Bergoglio – significa decidir diante do que se percebe como bem ou como mal. E sobre essa decisão está a bondade ou a maldade das nossas ações”.

    Sobre o tema da fé e laicidade que lhe havia proposto Scalfari, o Papa Francisco assegura que “chegou a hora de um diálogo aberto e sem preconceitos que reabra as portas para um sério e fecundo encontro”.

    O papa argentino responde a outros temas apresentados por Scalfari como se “é pecado ou um erro” crer que não existe “um absoluto” e sobre isso expressa que tão pouco para quem crê se possa falar de “verdade absoluta”, pois “a verdade, segundo a fé cristã, é o amor de Deus por nós Jesus Cristo e portanto a verdade é uma relação”.

    “Cada um recebe a verdade e a expressa a partir de si mesmo, de sua historia, de sua cultura e da situação em que vive”, acrescenta. Sobre si “com o desaparecimento do homem da terra, desaparecerá também o “pensamento capaz de pensar em Deus”, Francisco responde que “a grandeza do homem é poder pensar em Deus”, porém que “Deus não depende de nosso pensamento” e quando terminará a vida do homem sobre a terra “o homem não terminará de existir e, em um modo que não sabemos, tão pouco o universo criado com ele”.

    O Papa explica que “sem a Igreja” nunca teria encontrado Jesus e acrescenta que “o imenso dom da fé está conservado em recipientes de argila da nossa humanidade”.

    Bergoglio também fez referência aos “irmãos judeus” a quem assegura “eles conservaram sua fé em Deus e por isso nunca lhes será suficientemente agradecidos como Igreja e como humanidade”.

    O Papa Francisco termina sua carta assegurando que “a Igreja, apesar de toda sua lentidão, das infidelidades, dos erros e dos pecados que possa ter cometido, e que pode, todavia, cometer através daqueles que a compõem, não tem outro sentido que o de viver e dar testemunho de Jesus”. (SP) 

    Fonte: Rádio Vaticano



    Esta entrada foi postada em Ateísmo, Papa Francisco e marcada com a(s) tag(s) Ateísmo, Ateus, Papa Francisco. Favoritar o link permanente.
    Navegação por Post

    Deixe um comentário


    “Seria um erro impor qualquer coisa à consciência dos nossos irmãos.." Mas propor a esta consciência a VERDADE evangélica e a salvação de Jesus Cristo com plena clareza e no respeito absoluto das livres opiniões que essa fará…é uma homenagem a esta liberdade” (Exort. Apost. Evangelii nuntiandi, 80).


    BUSCAR NO BLOGBuscar por: 
    ARTIGOS RECENTES
    COMENTÁRIOS
    TAGS
    CATEGORIAS
    ARTIGOS – DIA A DIA

    setembro 2013DSTQQSS« ago 1 2 3 4 5 6 7
    8 9 10 11 12 13 14
    15 16 17 18 19 20 21
    22 23 24 25 26 27 28
    29 30 

    META



    Copyright © 2013 Comunidade Católica Shalom | Design por Dominus Comunicação | Desenvolvimento por DopposANUNCIE COM A GENTE

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo