Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 9 de setembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] APÓSTOLOS E DISCÍPULOS Som !

     











    • APÓSTOLOS E DISCÍPULOS!


    ***************




    Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, que é chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam ao mar uma rede, pois eram pescadores. (Evangelho).



    A palavra Apóstolo, significa Aquele que é enviado.

    Na Igreja os doze Apóstolos, foram escolhidos e chamados por Jesus Cristo para serem os portadores da Sua Mensagem para todo o mundo.

    E Foi Cristo quem primeiro lhes chamou Apóstolos :

    - "Quando nasceu o dia, convocou os discípulos e escolheu doze entre eles aos quais deu o nome de Apóstolos". (Lc.6,13).

    A palavra hebraica saliah que foi traduzida por Apóstolo, significa aquele que foi encarregado de cumprir uma missão, actuando em nome daquele que o enviou.

    Assim, um Apóstolo é aquele que dá testemunho da verdade de Cristo, da Sua Ressurreição e da Sua Ascensão aos Céus.

    Antes do Pentecostes os Apóstolos, receberam os ensinamentos, a Mensagem, e depois deram testemunho d'Aquele que os ensinou e enviou.

    S. Pedro definiu o Apóstolo como a testemunha da Ressurreição de Cristo.

    Quando foi preciso eleger outro Apóstolo para substituir Judas o traidor, Pedro disse :

    - "É indispensável portanto que, dentre os homens que nos acompanharam durante todo o tempo que o Senhor Jesus viveu no meio de nós( ... ) um deles se torne, connosco, testemunha da Sua Ressurreição". (Act.1,21-22).

    Portanto, inicialmente foram doze os Apóstolos, assim apontados por S. Lucas no seu Evangelho :

    - "Simão Pedro e André, (seu irmão), Tiago maior (filho de Zebedeu), João (irmão de Tiago), Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tiago menor (filho de Alfeu), Judas Tadeu (irmão de Tiago), Tomé, Simão o Zeloso e Judas Iscariotes que foi o traidor". (Lc. 6,13-15).

    E ainda S. Lucas nos Actos dos Apóstolos, acrescentou :

    - "Depois tiraram sorte, e a sorte caiu em Matias que foi incluído entre os onze Apóstolos". (Act. 1,26).

    Também deram este nome de Apóstolo a S. Paulo, em virtude do seu chamamento especial e sobretudo da sua missão Apostólica pelo que lhe mereceu o nome de Apóstolo; e ainda S. Barnabé pelo papel importante que teve na expansão da Igreja :

    - "Era um homem de Deus, cheio do Espírito Santo e de fé". (Act. 11,24).

    Os Apóstolos receberam os ensinamentos de Cristo, a jurisdição e a autoridade para fundarem a Igreja de Cristo.

    Eles foram os primeiros bispos e os seus sucessores, os bispos da Igreja Católica de hoje, recebem deles a sua plena autoridade para ensinarem, directamente deles.

    De uma maneira geral também se dá o título de Apóstolos, aos missionários e a todos quantos estão encarregados de alguma missão apostólica.

    E ainda mais genericamente a todos quantos se empenham na expansão da fé, porque todos fazem apostolado.

    O Catecismo da Igreja Católica, diz :

    75. - "Cristo Senhor, em quem toda a revelação do Deus altíssimo se consuma, mandou aos Apóstolos que pregassem a todos como fonte de toda a verdade salutar e de toda a disciplina de costumes, o Evangelho, antes prometido pelos profetas e por Ele cumprido e promulgado pessoalmente, comunicando-lhes assim os dons divinos". (DV 7)

    863. - Toda a Igreja é apostólica, na medida em que, através dos sucessores de Pedro e dos Apóstolos, permanece em comunhão de fé e de vida com a sua origem. ( ... ) Todos os membros da Igreja, embora de modos diversos, participam desta missão. ( ... ) Chamamos "Apostolado" a "toda e qualquer actividade do Corpo Místico" tendente a "alargar o Reino de Cristo na Terra inteira". (AA 2)

    Portanto é Apóstolo, todo aquele que é chamado ao Apostolado, em qualquer actividade do Corpo Místico.

    São muitas as referências do Novo Testamento aos primeiros Apóstolos.

    DISCÍPULOS

    O termo genérico de Discípulo, uma palavra que vem do latim Discipulus e que significa Estudante, refere-se a qualquer estudante de qualquer disciplina ou de qualquer ensino ministrado por um professor.

    Portanto um Discípulo está sempre relacionado com um Professor.

    No Novo Testamento, quando se fala nos Discípulos é em referência aos 72 que receberam instrução de Cristo e que Ele enviou à Sua frente :

    - "Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou - os dois a dois à Sua frente, a todas as cidades e lugares onde Ele havia de ir".(Lc.10/1).

    Eles, por sua vez, deviam partilhar estes privilegiados conhecimentos com os outros, como professores da fé :

    - "Disse-lhes : A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos; pedi, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a Sua messe". (Lc.10/12).

    Os ensinamentos do Senhor aos Seus Discípulos eram tão importantes, que logo apareceu a heresia do Gnosticismo, segundo a qual os Gnósticos diziam que tinham recebido uma revelação especial directamente dos Discípulos.

    E Lucas dá-nos conta dos privilégios reservados aos Discípulos :

    - "Felizes os olhos que vêem o que estais a ver. Porque, digo-vo-lo Eu, muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, ouvir o que vós ouvis e não o ouviram". (Lc.10/2 3-24).

    Depois da Ascensão do Senhor os Apóstolos acrescentaram o número dos discípulos, pois que para a nomeação do Apóstolo que havia de substituir Judas, já estavam reunidos 120 :

    - "Nesse dia, Pedro levantou-se no meio dos irmãos - encontravam-se reunidas cerca de cento e vinte pessoas - e disse...". (Act-1/15).

    Na primitiva Igreja os Apóstolos distinguiam-se dos discípulos.

    Enquanto os Apóstolos tinham uma missão singular, os discípulos eram enviados dois a dois com a missão especial de preparar a vinda de Cristo.

    Os Apóstolos e os discípulos são muitas vezes comparados com os sacerdotes e Levitas do Antigo Testamento e com os bispos e presbíteros do Novo Testamento.

    Desde a Idade Média o número 72 referente aos discípulos servia de base para o número dos membros do Colégio dos Cardeais; todavia, tendo em conta os 120 de que falam os Actos dos Apóstolos, Paulo VI alargou também o número dos cardeais activos para cento e vinte, e depois João Paulo II aumentou para este número para 135.

    Modernamente o termo discípulo é geralmente aplicado a todos os baptizados.

    No conjunto dos livros do Novo Testamento a palavra discípulos aparece 241 vezes.

    Também o Catecismo da Igreja Católica fala muitas vezes nos Discípulos, ora referindo-se aos que foram discípulos de Cristo, ora citando as Escrituras.

    Mas faz também referências especiais ao que deve ser o verdadeiro Discípulo de Cristo.

    Começa por dizer:

    4. - Bem cedo se chamou catequese ao conjunto de esforços empreendidos na Igreja para fazer Discípulos; para ajudar os homens a acreditar que Jesus é o Filho de Deus, a fim de, pela fé, terem a vida em Seu nome... .

    Noutro lado afirma categoricamente :

    1816. - O Discípulo de Cristo, não somente deve guardar a fé e viver dela, como ainda professá-la, dar seguro testemunho dela e apregoá-la...

    2233. - Tornar-se Discípulo de Jesus é aceitar o convite para pertencer à família de Deus ...

    2471. - O Discípulo de Cristo aceita "viver na verdade", isto é, na simplicidade duma vida conforme ao exemplo do Senhor.



    John

    Nascimento




















    __._,_.___






    Atividade nos últimos dias:




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso













    .


    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo