Fratres in Unum.com
“Quam bonum est et quam jucundum, habitare fratres in unum”
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Oremus pro Pontifice nostro Benedicto.
"Queridos amigos, neste momento eu posso dizer apenas: rezai por mim, para que eu aprenda cada vez mais a amar o Senhor. Rezai por mim, para que eu aprenda a amar cada vez mais o seu rebanho, a Santa Igreja, cada um de vós singularmente e todos vós juntos. Rezai por mim, para que eu não fuja, por receio, diante dos lobos." - Homilia pelo início do Ministério Petrino, 24 de abril de 2005.
Oremos pelo clero.
Deixai, ó Jesus, que em vosso Coração Eucarístico, depositemos as mais ardentes preces pelo nosso clero. Multiplicai as vocações sacerdotais em nossa pátria; atrai ao vosso altar os filhos do nosso Brasil; chamai-os como instância ao vosso ministério!
Conservai na perfeita fidelidade ao vosso serviço aqueles a quem já chamastes; afervorai-os, purificai-os santificai-os, não permitindo que se afastem do espírito de vossa Igreja.
Não consintais, ó Jesus nós Vos suplicamos, que debaixo do céu brasileiro sejam, por mãos indignas, profanados os vossos mistérios de amor. Com instância vos pedimos: deixai que a misericórdia de vosso Coração vença a vossa justiça divina por aqueles que se recusaram à honra da vocação sacerdotal, ou desertaram das fileiras sagradas.
Por vossa Mãe, Maria Santíssima, Rainha dos Sacerdotes, atendei, Jesus, a esta nossa insistente oração.Ó Maria, ao vosso coração confiamos o nosso Clero: guiai-o, guardai-o, protegei-o, salvai-o!
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Dom Williamson responde a Monsenhor Nicola Bux: que o Papa consagre a Rússia ao Imaculado Coração de Maria!
Fonte: Eleison Comments CCXLV | Tradução: Fratres in Unum.com
Monsenhor,
Em uma carta aberta de 19 de março endereçada a Dom Fellay e a todos os padres da FSSPX, o senhor apelou a nós para que aceitássemos a sincera e afetuosa oferta de reconciliação que o Papa Bento XVI está fazendo à FSSPX para a cura da longa fratura entre Roma e a FSSPX. Permita que um dos bispos da FSSPX tome para si a responsabilidade de lhe expressar o que pensa poder ser a resposta daquele “grande homem da Igreja”, Dom Lefebvre.
A sua carta começa com um apelo para “todo sacrifício em nome da unidade”. Mas não pode haver unidade Católica senão fundada na verdadeira Fé Católica. O grande Arcebispo fez todo sacrifício pela unidade na verdadeira doutrina da Fé. Infelizmente, as discussões doutrinais de 2009-2011 provaram que a fratura doutrinal entre a Roma do Vaticano II e a FSSPX continua tão grande como sempre. Mas a Fé sacrificada pela unidade seria uma unidade infiel.
É claro que a Igreja é uma instituição tanto humana como divina. É claro que o elemento divino não pode falhar, então é claro que a Igreja ao fim não pode falhar, e o sol nascerá de novo. Mas se poderia divergir quando o senhor diz que o amanhecer está perto, pois a verdadeira Fé que a FSSPX defendeu nas discussões não está brilhando desde a Roma do Vaticano II, do que decorre que nela a FSSPX não poderia estar em segurança. Nem poderia trazer luz se ela mesma adotasse a escuridão Conciliar.
A sinceridade do desejo do Papa em acolher de volta a FSSPX na “plena comunhão eclesial”, como demonstrada em uma série de gestos de verdadeira boa vontade, não está em dúvida, mas “uma profissão de fé comum” entre a FSSPX e aqueles que crêem no Vaticano II não é possível, ao menos que a FSSPX abandonasse aquela Fé que defendeu nas discussões. E quando a FSSPX grita “Deus não permita!” para essa deserção, longe de sua voz ser sufocada, ela é ouvida em todo o mundo.
Certamente, “esta é a hora apropriada”, certamente “chegou o momento favorável” para aquela solução aos cruéis problemas da Igreja e do mundo a que a Mãe do Céu há muito chama, e que depende apenas do Santo Padre. Esta solução clara há muito é conhecida.
Como os Céus poderiam ter deixado o mundo em tal agonia como a dos últimos 100 anos sem dar uma solução como aquela dada pelo Profeta Elias para a lepra do general sírio Namaã? Humanamente falando, a solução parecia ridícula, mas ninguém diria que era impossível. Ela pedia meramente alguma fé e humildade. O general pagão uniu suficiente fé e confiança no homem de Deus para fazer o que os Céus pediam, e, é claro, ele foi curado instantaneamente.
Que o Santo Padre reúna fé e confiança o suficiente na promessa da Mãe do Céu! Que ele agarre este “momento oportuno” antes que homens totalmente loucos tenham sucesso em lançar uma Terceira Guerra Mundial no Oriente Médio! Que ele, imploramos, suplicamos, salve a Igreja e o mundo ao fazer meramente o que a Mãe do Céu pediu. Não é impossível. Ela superaria todos os obstáculos em seu caminho. Certamente, apenas ele pode agora nos salvar de sofrimentos inimagináveis e desnecessários.
E se ele desejar qualquer apoio, na oração ou na ação, da humilde FSSPX para ajudá-lo a consagrar a Rússia ao Seu Imaculado Coração, em união com todos os bispos do mundo, que a Mãe do Céu reuniria, ele sabe que poderia contar primeiro e antes de tudo com o de Dom Fellay e dos outros três bispos da FSSPX, o menor do qual é
Seu devoto servo em Cristo,
+ Richard Williamson.
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Posted on março 22, 2012 at 8:27 pm in Atualidades, FSSPX, O Papa | Feed RSS | Respond | URL de trackback
Tags: Discussões Teológicas, Dom Williamson, FSSPX, O Papa, Pe. Nicola Bux
7 Comentários para “Dom Williamson responde a Monsenhor Nicola Bux: que o Papa consagre a Rússia ao Imaculado Coração de Maria!”
Carlos Ramalhete
março 22, 2012 às 8:50 pm
Ou seja: pediram o que (mais que tardiamente!) veio na Summorum Pontificum. Confere.
Pediram a retirada das excomunhões. Confere.
Aí agora vem o Dr. Willianson exigir a consagração da Rússia em união com todos os Bispos, como se enorme parte do problema não fosse haver enorme quantidade de Bispos que não obedecem ao Papa, e prefeririam tentar “consagrar” a Santíssima Virgem a Stálin que consagrar a Rússia à Mãe de Deus! Daqui a pouco ele vai querer que o Papa dance tango…
Tá começando a parecer a fábula da ovelha que bebia água rio abaixo do lobo; não importa o que a Santa Sé faça, nunca vai bastar; Dr. Willianson tem que ter razão, tem que ser o peixe grande num lago pequeno.
Monsenhor Bux tem toda razão: o lugar de lutar é dentro da Igreja. A luta não é ficar de fora fazendo beicinho e prendendo a respiração até ficar roxo até que a Santa Sé resolva de uma penada todos os problemas, como se fosse possível desfazer em alguns anos tamanha destruição.
Espero que a SSPX regularize *logo* a sua situação canônica, pq este tipo de mentalidade só tem como escoadouro natural o sedevacantismo e o sectarismo assumido.
Maurício Berkenbrock
março 22, 2012 às 9:17 pm
Caro Carlos,
A substancialidade da unidade da Igreja reside na profissão unânime e íntegra da verdadeira fé… Foi o que disse Mons. Willianson. E se o direito vem do dogma, antes da “regulamentação” canônica da FSSPX é preciso que Roma “regularize” doutrina do Vaticano II… senão, qualquer acordo será mera convenção humana, alheia à divindade da qual a Igreja é revestida em virtude de sua doutrina divina e infalível, fonte dos cânones e da unidade visível.
Abraço.
Rodrigo Ruiz
março 22, 2012 às 9:50 pm
“…como se enorme parte do problema não fosse haver enorme quantidade de Bispos que não obedecem ao Papa…”
Sr. Carlos, será mesmo que o Céu é tão mal informado que não sabe disso? Será que uma atitude decidida do Papa em direção à realização dessa consagração, mesmo sem a adesão de todo o episcopado, mas consagrando a Rússia (e só ela como pediu a Santíssima Virgem) não seria aceita pelo céu?
Bruno Luís Santana
março 22, 2012 às 9:50 pm
A FSSPX há anos atrás enumerou a libertação da missa tridentina, a revogação dos decretos de excomunhão e os debates doutrinários acerca do Vaticano II como condições para retomar relações com Roma.
Mas nunca foi dito, nem sequer subentendido que em troca destas condições ela faria um acordo. Não! Estas condições foram postas como condições básicas para se restabelecer o diálogo, que esteve parado por anos, e só reiniciado em 2005.
Aliás
Estes três pedidos trouxeram prejuizo ou lucro para a causa da Igreja?
O Summorum Pontificum e a Universae Ecclesiae terminaram por – a pretexto de trazer de volta (???) a FSSPX – favorecendo todos os padres do Orbe.
O levantamento do decreto, por acaso foi algum favor? Prestem atenção: passados 20 anos, os bispos excomungados permaneceram na mesma irredutível posição, não cederam em um centímetro o mesmíssimo discurso que tinham na época, e Roma reconheceu que os mesmos são católicos e não são cismáticos. Há 20 anos a mesma Roma os puniu por cisma…
Foi um ato de misericórdia ou foi um ato de justiça?
Roma tirou, Roma concedeu, os bispos não se mexeram…
O nome de D. Lefevbre foi na prática reabilitado pela própria Roma.
Por acaso um ato de justiça é um favor ou uma obrigação?
…
Como se não fosse pouco, depois de décadas, pela primeira vez o Vaticano II passou a ser encarado como um concílio questionável, ou seja, não-dogmático e pastoral. A FSSPX, que dizem combater do lado de fora, em virtude de se permanecer irredutível PROVOCOU MAIS RESULTADOS DO QUE TODAS AS COMUNIDADES ECCLESIA DEI JUNTAS.
Dom Williamson não está inovando em nada. Só verbalizou um sentimento presente em toda a FSSPX, que inclusive é tema de uma campanha de rosários: consagrar a Russia ao Imaculado Coração.
É um mau pedido? É um pedido egoista? É um pedido que só servirá para o bel-prazer da FSSPX? Uma consagração destas não traria benefícios para todos?
O lugar da FSSPX na Igreja me parece bem claro. A FSSPX dá à Igreja bons sacerdotes, a FSSPX é o melhor pretexto que a Santa Sé tem ultimamente para tomar boas medidas que beneficiam a Igreja em geral, a FSSPX permanece no mundo como um sinal de contradição, uma pedra de tropeço a todos os que fazem da Igreja um trampolim para se exaltar.
Quem é católico sabe que a FSSPX é católica, salvo nos casos em que o logro dos modernistas os cegou a inteligência.
A FSSPX não é, nem nunca foi problema para a Igreja.
A FSSPX não é remédio também.
A FSSPX só é coerente no que sempre foi ensinado.
Daqui há pouco vão atribuir à FSSPX a culpa dos problemas da Igreja. Daqui há pouco culpada será a FSSPX pelo episcopado estar em crise de fé, por ter optado por doutrinas não católicas.
Machado
março 22, 2012 às 9:53 pm
Por que não solicitar isso estando plenamente regularizado?
Por que não defender a “verdadeira Fé católica” na Igreja Católica, sob aquele que o próprio Cristo colocou como guia de sua Igreja?
Para dom Williamson, seríamos todos membros de uma unidade infiel, tendo sacrificado a fé? Então a Igreja é, no fundo, a FSSPX?
Rezo para que retornem para casa. A FSSPX tem muito a contribuir com a Igreja. E todos nós, que buscamos sofrer com humildade os abusos dos tempos de hoje, teremos muito a ganhar com a espiritualidade e a seriedade dos filhos de Lefebvre.
Carlos Ramalhete
março 22, 2012 às 9:58 pm
Maurício, o problema é que há uma crise de Fé. E esta crise é justamente o que deve ser combatido. Se houvesse a “profissão unânime e íntegra da verdadeira fé”, não existiria crise alguma. A vitória não pode ser prerrequisito para a entrada no campo de batalha.
E o campo de batalha é a Igreja.
A SSPX, há décadas, vem atraindo para si (logo para fora da batalha, para fora dos seminários diocesanos, para fora das paróquias, da vida eclesial, da hierarquia…) os que mais poderiam fazer para que a crise acabasse logo. Já cansei de ajudar gente a abandonar erros modernistas, pra depois o sujeito parar de trabalhar em prol da Fé na paróquia modernista pra ir para o conforto de uma capelinha da SSPX, onde pode fingir que está numa paróquia magicamente protegida da crise. Mas é na paróquia modernista, na diocese governada por um aparente sucessor de Judas, que a batalha de verdade é travada.
A SSPX sem uma situação canônica correta é como uma tropa que fique aquartelada, pintando meio-fio de branco, enquanto a guerra come solta. Pior: a situação dela faz com que seja facílimo para os modernistas acusar de “cismático” quem quer que preze a Tradição.
Repito: a vitória não pode ser prerrequisito para a entrada no campo de batalha. Não é fazendo biquinho e prendendo a respirção que o modernismo será vencido, e é isso que o Dr. Willianson, infelizmente, está fazendo. Espero em Deus que o acordo saia logo; qdo saiu a Administração Apostólica, tive a alegria de ser um dos primeiros a dar os parabéns ao então Pe. Rifan. A entrada destes reforços na guerra contra o modernismo foi valiosíssima!, e mais ainda o será a da SSPX.
Se o Dr. Willianson e mais alguns preferirem ficar brincando de igrejinha de puros, lamento. Como todo sectário, como todo aquele que nega sua submissão ao Romano Pontífice, vão acabar se dando muito mal; basta ver os jansenistas, que entraram em cisma por acharem laxa a moral pregada pelos jesuítas e hoje em dia estão tentando ordenar mulheres e casar homem com homem. Espero que, mesmo que ele se oponha, os outros Bispos da SSPX, assim como a maioria dos padres, venha logo combater o bom combate ao invés de continuar criando vilas Potemkin para afastar da luta os melhores. :(
Machado
março 22, 2012 às 10:00 pm
Ademais, é possível que dom Fellay se posicione em nome da FSSPX oficialmente… Após ler cartas como a seguinte, tenho dúvidas acerca da autoridade que o bispo Williamson tem para falar pela fraternidade: http://mauricepinay.blogspot.com.br/2011/10/letter-from-bishop-fellay-to-bishop.html
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Santo Ezequiel Moreno
"... muitos dos que se dizem católicos ajudam os «revolucionários» . São esses, sempre «moderados», que estimam a «tranquilidade pública» como o bem supremo. Esses católicos tolerantes, condescendentes, brandos, doces, amáveis ao extremo com os maçons e furiosos inimigos de Jesus Cristo, guardam todo seu mal humor para os que gritam «Viva a Religião!» e a defendem sofrendo contínuas penalidades e expondo suas vidas. Para eles, esses últimos são «exagerados e imprudentes, que tudo comprometem com prejuízo dos interesses da Igreja» ".
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Cor Iesu Sacratissimum, miserere nobis!
Que tenho eu, Senhor Jesus, que não me tenhais dado?… Que sei eu que Vós não me tenhais ensinado?… Que valho eu se não estou ao vosso lado? Que mereço eu, se a Vós não estou unido?… Perdoai-me os erros que contra Vós tenho cometido. Pois me criastes sem que o merecesse… E me redimistes sem que Vo-lo pedisse… Muito fizestes ao me criar, muito em me redimir, e não sereis menos generoso em perdoar-me. Pois o muito sangue que derramastes e a acerba morte que padecestes não foram pelos anjos que Vos louvam, senão por mim e demais pecadores que Vos ofendem… Se Vos tenho negado, deixai-me reconhecer-Vos; Se Vos tenho injuriado, deixai-me louvar-Vos; Se Vos tenho ofendido, deixai-me servir-Vos. Porque é mais morte que vida, a que não empregada em vosso santo serviço… - Padre Mateo Crawley-Boevey
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