Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 21 de março de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 22/3/2012 - A credibilidade do testemunho



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Data: 21 de março de 2012 15:33:25 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO]  Escuta da Palavra e Meditação - 22/3/2012 - A credibilidade do testemunho
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



    VERDADE (VER)
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São João 5,31-47

    "
    Se eu dou testemunho a favor de mim mesmo, então o que digo não tem valor. Mas existe outro que testemunha a meu favor, e eu sei que o que ele diz a respeito de mim é verdade.Vocês mandaram fazer perguntas a João, e o testemunho que ele deu é verdadeiro. Eu não preciso que ninguém dê testemunho a meu favor, mas digo essas coisas para que vocês sejam salvos. João era como uma lamparina que estava acesa e brilhava, e por algum tempo vocês se alegraram com a luz dele. Mas eu tenho um testemunho a meu favor ainda mais forte do que o que João deu: são as coisas que eu faço, as quais o meu Pai me mandou fazer. Elas dão testemunho a favor de mim e provam que o Pai me enviou. Também o Pai, que me enviou, testemunha a meu favor. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram o seu rosto. As palavras dele não estão no coração de vocês porque vocês não crêem naquele que ele enviou. Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor. Mas vocês não querem vir para mim a fim de ter vida. Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas. Quanto a vocês, eu os conheço e sei que não amam a Deus com sinceridade. Eu vim com a autoridade do meu Pai, e vocês não me recebem. Quando alguém vem com a sua própria autoridade, esse vocês recebem. Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar? Não pensem que sou eu que vou acusá-los diante do Pai; quem vai acusá-los é Moisés, que é aquele em quem vocês confiam. Se vocês acreditassem em Moisés, acreditariam também em mim, pois ele escreveu a meu respeito. Mas, se vocês não acreditam no que ele escreveu, como vão acreditar no que eu digo?"

    CAMINHO (JULGAR)
    (O que o texto diz para mim, hoje?)
     
    Meditação: 

    As reflexões do evangelho de João nem sempre são fáceis a serem entendidas. Porque nelas se fundem as palavras de Jesus e as palavras do próprio evangelista que espelha a linguagem de fé das comunidades da Ásia Menor.

    Por isso, não é suficiente o estudo erudito ou científico de Jesus. É necessário ter em nós a vida comunitária da fé. O evangelho de hoje é um típico exemplo da profundidade espiritual e mística do evangelho do discípulo amado.

    João é um bom intérprete das palavras de Jesus. Um bom intérprete deve ter uma dupla fidelidade. Fidelidade às palavras de quem fala, e fidelidade à linguagem de quem escuta.

    No evangelho de João, as palavras de Jesus não são transmitidas literalmente, mas são traduzidas e passadas para a linguagem do povo, das comunidades cristãs do primeiro século, aí na Ásia Menor.

    O evangelho de hoje é uma continuação do tema da autoridade de Jesus para realizar trabalhos no sábado e a legitimidade de sua pessoa e suas ações.

     
    Primeiro, porque há um testemunho humano que o respalda; embora não seja o único nem o definitivo, deve-se ter em conta o testemunho de João.
     
    Segundo, há testemunhos na própria Escritura, e sua base principal é Moisés; e, terceiro, o testemunho que está acima de todos: o testemunho do próprio Deus, que o enviou e cujas obras são obras de Deus.

    O evangelho de João narra que João Batista, logo no início de seu ministério, foi interrogado por enviados das autoridades de Jerusalém (Jo 1,19-28), testemunhando-lhes a verdade de Jesus.
     
    Reconhecido como o precursor de Jesus, o Batista atraiu-o por sua pregação, a qual Jesus assumiu no Espírito, dando-lhe uma nova dimensão.

    Quando alguém é levado a juízo, necessita testemunhas que declarem a favor ou contra o acusado. Os dirigentes judeus julgam Jesus porque faz milagres no sábado e diz que Deus é seu Pai. Jesus chama três testemunhas em seu favor: João Batista, Moisés e o próprio Deus. João Batista deu testemunho em favor de Jesus.

    Moisés também porque a Lei,  com suas propostas de libertação e resgate da vida,  mandava amar a Deus e ao próximo e Jesus realiza as antigas promessas porque comunica vida. Por isso ele é superior à Lei.
     
    Deus dá testemunho em favor de Jesus pelos milagres que está fazendo. O único critério para discernir entre o bem e o mal será sempre a atitude em favor do ser humano, especialmente do mais necessitado.

    De acordo com isto, os que escutam a Jesus são suficientemente bem informados para rejeitá-lo ou para aceitá-lo e, em todo caso, eles são os únicos responsáveis de seu próprio juízo.
     
    Há uma expressão muito interessante entre todas as que Jesus dirige aos judeus: "vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna.
    Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim. E vós não quereis vir a mim para que tenhais a vida". Não é suficiente, portanto, estar no centro da fonte da vida, é necessário estar consciente e aceitar que essa fonte é a nossa vida

    Reflexão Apostólica

    Nós acreditamos na intervenção dos homens, e só cremos no que vemos e tocamos. Todavia, para nós, é difícil "enxergar" as obras de Deus e a salvação que Ele veio nos oferecer.

    Algumas vezes gostamos de julgar em causa própria. Queremos possuir a verdade como se ela fosse um objeto. Não a tratamos como um ato de discernimento sobre as coisas, fatos e atitudes.

    Verdade não se possui, se discerne, por isso ela é fruto da sabedoria. O julgamento de algum fato nada mais é, do que discernir com sabedoria a verdade dos fatos.

    Jesus abomina quando se coloca a verdade nas leis e não em Deus. Deus é o absoluto e está sobre todas as coisas, homens, leis e natureza. Às vezes tenho razão, mas será que tenho razão todas as vezes?

    Não devemos esquecer que os ensinamentos do Mestre são os mais importantes de todos. Nos encontramos neles para nos salvarmos para a vida eterna.

    Aqueles que não crêem no que digo em palavra, também não crerão em Deus pois, não são minhas as VERDADES escritas neste trabalho, mas sim , daquele que me enviou para esta missão.
     
    Todos devem saber que Deus envia seus últimos servos dignos. Não há mais o que esperar do Pai, pois ele já mandou e mandará ainda, mais alguns com a VERDADE em ESPÍRITO.

    Como Jesus nunca seremos, pois o Senhor é nosso Rei. Também não almejamos nos comparar ao Mestre, mas aprendemos a ser iguais em espírito.

    As obras que Ele realizou em Nome do Pai são a prova de que Ele foi enviado por Deus. No entanto, Ele não se prevaleceu da Sua condição divina para dar testemunho de Si mesmo.

    Todo o tempo em que passou na terra como homem, Jesus foi também Deus, apesar disso não quis dar testemunho de si próprio diante das criaturas. Em Nome de Deus Ele realizava obras de amor como também prodígios e milagres.

    Nós, homens e mulheres, somos criaturas falhas e infiéis, por isso, precisamos encarnar a Palavra de Deus em nós para percebermos as obras que Ele realiza por meio do Espírito Santo que Jesus nos enviou.

    O Espírito Santo é quem dá testemunho das maravilhas que Jesus alcançou para nós vivermos, por isso, não busquemos nos homens os parâmetros para nossa felicidade, mas sim, na Palavra de Deus que é justa e verdadeira. Deus é maior que tudo e é Nele que devemos confiar.

    Hoje, nós não podemos duvidar como fizerem os judeus, pois Jesus Cristo já nos tirou escravidão do pecado e agora continua intercedendo por nós para nos conduzir a uma vida nova.
    A oração de intercessão  tem uma força incrível junto a Deus. O que o povo chama de "corrente de oração" por um doente, por exemplo, tem conseguido mudar a vida de muita gente. É imperativo ter fé!

    Em que você tem se apoiado para alimentar a sua fé em Jesus? Quem tem sido o (a) verdadeiro (a) testemunho do amor de Deus para você? Em quem você tem acreditado mais: na Palavra de Deus ou nas pessoas queridas, que estão ao seu lado? Você confia nos governantes? Você confia na oração que as pessoas fazem por você?

    VIDA (CELEBRAR)
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     
    Oração: Pai, dá-me suficiente inteligência para descobrir, no testemunho de Jesus, sua condição de Filho enviado por ti, para a nossa salvação.
    VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
     
    Propósito: Dar testemunho de Jesus, através de minhas atitudes.


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo