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sábado, 24 de março de 2012
Papa volta a pedir fidelidade à Doutrina Social da Igreja
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Papa volta a pedir fidelidade à Doutrina Social da Igreja
23/03/2012 por Everth Queiroz Oliveira
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“O senhor falou que quer dirigir sua mensagem a toda a América Latina no bicentenário da independência. A América Latina, apesar do desenvolvimento, segue sendo uma região de conflitos sociais e de fortes contrastes entre ricos e pobres. Às vezes, parece que a Igreja Católica não está suficientemente encorajada a se engajar neste campo. Pode-se seguir falando de ‘teologia da liberação’ de uma maneira positiva, depois que certos excessos – sobre o marxismo e a violência – tem sido corrigidos?”
“Claro, a Igreja deve sempre se perguntar se faz o suficiente pela justiça social neste grande continente. Este é um assunto de consciência, que constantemente tem que ser indagado. O que deve fazer a Igreja, o que é que não pode e não deve fazer? A Igreja não é um poder político, não é um partido, mas é uma realidade moral, um poder moral. Ela deve ser uma realidade moral. Repito mais uma vez: o primeiro pensamento da Igreja é o de educar as consciências e criar, assim, a responsabilidade necessária. Educar as consciências individuais e públicas. Talvez, na América latina, mas também em outros lugares, há em muitos católicos uma certa esquizofrenia entre a moral individual e a moral pública: individualmente, são católicos fiéis, mas na vida pública seguem outros caminhos que não respondem aos grandes valores do Evangelho que são necessários para o estabelecimento de uma sociedade justa. É bom educar para superar esta esquizofrenia, educar não só a uma moral individual, mas também a moral pública. E tratar de fazer isso com a doutrina social da Igreja, porque, naturalmente, esta moral pública deve ser uma moral razoável e compartilhada, compartilhada também pelos fiéis, uma moral da razão. Claro, à luz da fé podemos ver melhor tantas coisas que a razão também pode ver. E precisamente a fé serve também para eliminar os falsos interesses e os interesses obscurecem a razão. Devemos trabalhar para superar esta divisão social.”
- Papa Bento XVI em entrevista a jornalistas durante voo ao México
23 de março de 2012
O Papa pede, mais uma vez, obediência à doutrina social da Igreja; à doutrina que deixa de lado tanto o “capitalismo selvagem”, enquanto sistema do “individualismo” e do “apetite desordenado por dinheiro” – expressões compiladas do Catecismo -, quanto o socialismo ateu, inimigo da religião e das liberdades individuais; à doutrina que preza pelo respeito à dignidade do ser humano, visando o bem comum.
Atentemo-nos aos termos: é pedida fidelidade à Doutrina Social da Igreja (DSI), e não à Teologia da Libertação (TL). Esta última foi minuciosamente analisada pela Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, já há alguns anos, e, sendo de caráter marxista e materialista, recebeu explícita desaprovação eclesiástica.
Então, à pergunta feita ao Papa – se é possível seguir falando da TL de uma maneira positiva – a resposta é negativa. Os aspectos positivos apresentados por expoentes da Teologia da Libertação pertencem, por direito, à Doutrina Social da Igreja. Dando abertura para esta última, vem como consequência uma autêntica promoção de justiça social – não a pregada por Marx e por seus discípulos materialistas, mas a ensinada por nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Igreja.
Graça e paz.
Salve Maria Santíssima!
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Publicado em Respostas | Etiquetado doutrina social da igreja, jornalismo, marxismo, materialismo, méxico, papa bento xvi, perguntas, teologia da libertação, viagem | 1 Comentário
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em 23/03/2012 às 21:15 | Responder cadusindona
Fantástico Everth! Maria Santissíma abençoe esse trabalho espetacular do blog. Simplismente fantástico. Ja faz um tempinho que acompanho mas não havia comentado. Pax et ignis semper!
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“Não te afaste da Igreja: nada é mais forte do que ela. Ela é a tua esperança, o teu refúgio. Ela é mais alta que o céu e mais vasta que a terra. Ela nunca envelhece.” (São João Crisóstomo)
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“Esta Igreja, peregrina na terra, é necessária à salvação. De fato, só Cristo é mediador e caminho de salvação. Ora, Ele torna-Se-nos presente no seu Corpo, que é a Igreja. Ao afirmar-nos expressamente a necessidade da fé e do Batismo, Cristo confirma-nos, ao mesmo tempo, a necessidade da própria Igreja, na qual os homens entram pela porta do Batismo. É por isso que não se podem salvar aqueles que, não ignorando que Deus, por Jesus Cristo, fundou a Igreja Católica como necessária, se recusam a entrar nela ou a nela perseverar.” (Catecismo da Igreja Católica, n. 846)
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