Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 25 de maio de 2012

    Liturgia das Horas

    Hora Média
    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
     R. Socorrei-me sem demora.
     Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
     Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia
    Hino
    Surge a hora terceira, em que Cristo
    foi, por nós, elevado na cruz;
    fuja a mente de toda soberba,
    vá na prece buscar sua luz.

    Quem o Cristo acolheu no seu íntimo,
    deve ter sempre pura intenção,
    implorando ao Espírito Santo
    que ele habite no seu coração.

    Esta hora pôs fim à velhice,
    destruindo do crime as raízes;
    e, a seguir, pela graça de Cristo,
    começaram os tempos felizes.

    Glória a vós, que vencestes a morte
    e brilhais, como Pai, Sumo Bem,
    e a chama de Amor, Santo Espírito,
    pelos séculos eternos. Amém.


    Salmodia
    -- salmodia complementar --
    Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.
    Salmo 21(22)
    Aflição do justo e sua libertação Jesus deu um forte grito: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? (Mt 27,46).
    I 2 Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? *
    E ficais longe de meu grito e minha prece?
    3 Ó meu Deus, clamo de dia e não me ouvis, *
    clamo de noite e para mim não há resposta!

    4 Vós, no entanto, sois o santo em vosso Templo, *
    que habitais entre os louvores de Israel.
    5 Foi em vós que esperaram nossos pais; *
    esperaram e vós mesmo os libertastes.
    6 Seu clamor subiu a vós e foram salvos; *
    em vós confiaram e não foram enganados.

    7 Quanto a mim, eu sou um verme e não um homem; *
    sou o opróbrio e o desprezo das nações.
    8 Riem de mim todos aqueles que me vêem, *
    torcem os lábios e sacodem a cabeça:
    9 'Ao Senhor se confiou, ele o liberte *
    e agora o salve, se é verdade que ele o ama!'

    10 Desde a minha concepção me conduzistes, *
    e no seio maternal me agasalhastes.
    11 Desde quando vim à luz vos fui entregue; *
    desde o ventre de minha mãe sois o meu Deus!
    12 Não fiqueis longe de mim, porque padeço; *
    ficai perto, pois não há quem me socorra!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    II13 Por touros numerosos fui cercado, *
    e as feras de Basã me rodearam;
    14 escancararam contra mim as suas bocas, *
    como leões devoradores a rugir.

    15 Eu me sinto como a água derramada, *
    e meus ossos estão todos deslocados;
    – como a cera se tornou meu coração, *
    e dentro do meu peito se derrete.

    =16 Minha garganta está igual ao barro seco, †
    minha língua está colada ao céu da boca, *
    e por vós fui conduzido ao pó da morte!
    17 Cães numerosos me rodeiam furiosos, *
    e por um bando de malvados fui cercado.

    – Transpassaram minhas mãos e os meus pés *
    18 e eu poso contar todos os meus ossos.
    = Eis que me olham e, ao ver-me, se deleitam! †
    19 Eles repartem entre si as minhas vestes *
    e sorteiam entre si a minha túnica.

    20 Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe, *
    ó minha força, vinde logo em meu socorro!
    21 Da espada libertai a minha alma, *
    e das garras desses cães, a minha vida!

    22 Arrancai-me da goela do leão, *
    e a mim tão pobre, desses touros que me atacam!
    23 Anunciarei o vosso nome a meus irmãos *
    e no meio da assembléia hei de louvar-vos!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    III
    =24 Vós que temeis ao Senhor Deus, dai-lhe louvores; †
    glorificai-o, descendentes de Jacó, *
    e respeitai-o toda a raça de Israel!

    25 Porque Deus não desprezou nem rejeitou *
    a miséria do que sofre sem amparo;
    – não desviou do humilhado a sua face, *
    mas o ouviu quando gritava por socorro.

    26 Sois meu louvor em meio à grande assembléia; *
    cumpro meus votos ante aqueles que vos temem!
    =27 Vossos pobres vão comer e saciar-se, †
    e os que procuram o Senhor o louvarão: *
    'Seus corações tenham a vida para sempre!'

    28 Lembrem-se disso os confins de toda a terra, *
    para que voltem ao Senhor e se convertam,
    – e se prostrem, adorando, diante dele, *
    todos os povos e as famílias das nações.

    29 Pois ao Senhor é que pertence a realeza; *
    ele domina sobre todas as nações.
    30 Somente a ele adorarão os poderosos, *
    e os que voltam para o pó o louvarão.
    – Para ele há de viver a minha alma, *
    31 toda a minha descendência há de servi-lo;

    – às futuras gerações anunciará *
    32 o poder e a justiça do Senhor;
    – ao povo novo que há de vir, ela dirá: *
    'Eis a obra que o Senhor realizou!'
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.
    Leitura breve        At 2,32.36
    Deus ressuscitou Jesus e disto todos nós somos testemunhas.
    Portanto, que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza:
    Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes.
    V. O Senhor ressurgiu realmente. Aleluia.
    R.
    E apareceu a Simão. Aleluia.


    Oração
    Ó Deus, pela glorificação do Cristo e pela iluminação do Espírito Santo, abristes para nós as portas da vida eterna. Fazei que, participando de tão grandes bens, nos tornemos mais dedicados a vosso serviço e cresçamos constantemente na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Demos graças a Deus.

    Invitatório

    V. Abri os meus lábios, ó Senhor.
    R. E minha boca anunciará vosso louvor.


    R. Ao Senhor que prometeu o Santo Espírito,
    vinde todos, adoremos, aleluia..
    Salmo 94(95)
    --escolher outro--

    Convite ao louvor de Deus
    Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).

    1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
    aclamemos o Rochedo que nos salva!
    2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
    e com cantos de alegria o celebremos! (R.)

    3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
    o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
    4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
    e as alturas das montanhas lhe pertencem;
    5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
    e a terra firme suas mãos a modelaram. (R.)

    6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
    e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
    =7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
    e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
    as ovelhas que conduz com sua mão. (R.)

    =8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †
    “Não fecheis os corações como em Meriba, *
    9 como em Massa, no deserto, aquele dia,
    – em que outrora vossos pais me provocaram, *
    apesar de terem visto as minhas obras”. (R.)

    =10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
    e eu disse: “Eis um povo transviado, *
    11seu coração não conheceu os meus caminhos!”
    – E por isso lhes jurei na minha ira: *
    “Não entrarão no meu repouso prometido!” (R.)

    (Rezado): – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    (Cantado): Demos glória a Deus Pai onipotente
    e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †
    e ao Espírito que habita em nosso peito *
    pelos séculos dos séculos. Amém.

    (R.)

     ___________________________________________________

    Ofício das Leituras


    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
     
    R. Socorrei-me sem demora.
     Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
     Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

    Hino

    Ó Senhor, Rei eterno e sublime,
    dos fiéis imortal Redentor!
    Morre a morte, por vós destruída,
    e triunfa, por graça, o amor.

    Sobre o trono celeste elevado,
    à direita do Pai vos sentais,
    e um poder é a vós concedido,
    que é do céu, não pertence aos mortais,

    para que todo ser que criastes
    nos abismos, na terra, ou nos céus
    ante vós, de joelhos, se incline,
    com respeito, adorando seu Deus.

    Tremem anjos, perante a mudança
    que o destino dos homens sofreu:
    peca a carne e a carne redime,
    reina a carne no Verbo de Deus.

    Sois, Senhor, nosso gozo e delícia,
    que a alegria do mundo ofuscais.
    Sois também nosso prêmio perene,
    vós que a todo o universo guiais.

    Suplicantes, portanto, rogamos:
    Nossas culpas, Senhor, perdoai.
    Pela força da graça divina,
    nossas mentes a vós elevai.

    Quando em glória voltardes na nuvem,
    a julgar as nações reunidas,
    afastai os devidos castigos,
    dai de novo as coroas perdidas.

    Honra a vós, ó Jesus glorioso,
    que às alturas dos céus ascendeis.
    Com o Pai e o Espírito Santo
    pelos séculos sem fim reinareis.


    Salmodia

    Ant. 1 Estou cansado de gritar e de esperar pelo meu Deus. Aleluia.

    Salmo 68(69),2-22.30-37

    O zelo pela vossa casa me devora
    Deram vinho misturado com fel para Jesus beber (Mt 27,34).

    I
    2 Salvai-me, ó meu Deus, porque as águas *
    até o meu pescoço já chegaram!
    3 Na lama do abismo eu me afundo *
    e não encontro um apoio para os pés.
    – Nestas águas muito fundas vim cair, *
    e as ondas já começam a cobrir-me!

    4 À força de gritar, estou cansado; *
    minha garganta já ficou enrouquecida.
    – Os meus olhos já perderam sua luz, *
    de tanto esperar pelo meu Deus!

    5 Mais numerosos que os cabelos da cabeça, *
    são aqueles que me odeiam sem motivo;
    – meus inimigos são mais fortes do que eu; *
    contra mim eles se voltam com mentiras!

    – Por acaso poderei restituir *
    alguma coisa que de outros não roubei?
    6 Ó Senhor, vós conheceis minhas loucuras, *
    e minha falta não se esconde a vossos olhos.

    7 Por minha causa não deixeis desiludidos *
    os que esperam sempre em vós, Deus do universo!
    – Que eu não seja a decepção e a vergonha *
    dos que vos buscam, Senhor Deus de Israel!

    8 Por vossa causa é que sofri tantos insultos, *
    e o meu rosto se cobriu de confusão;
    9 eu me tornei como um estranho a meus irmãos, *
    como estrangeiro para os filhos de minha mãe.

    10 Pois meu zelo e meu amor por vossa casa *
    me devoram como fogo abrasador;
    – e os insultos de infiéis que vos ultrajam *
    recaíram todos eles sobre mim!

    11 Se aflijo a minha alma com jejuns, *
    fazem disso uma razão para insultar-me;
    12 se me visto com sinais de penitência, *
    eles fazem zombaria e me escarnecem!
    13 Falam de mim os que se assentam junto às portas, *
    sou motivo de canções, até de bêbados!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Estou cansado de gritar e de esperar pelo meu Deus. Aleluia.

    Ant. 2 Deram-me fel como se fosse um alimento,
    em minha sede ofereceram-me vinagre.


    II
    14 Por isso elevo para vós minha oração, *
    neste tempo favorável, Senhor Deus!
    – Respondei-me pelo vosso imenso amor, *
    pela vossa salvação que nunca falha!

    =15 Retirai-me deste lodo, pois me afundo! †
    Libertai-me, ó Senhor, dos que me odeiam, *
    e salvai-me destas águas tão profundas!
    =16 Que as águas turbulentas não me arrastem, †
    não me devorem violentos turbilhões, *
    nem a cova feche a boca sobre mim!

    17 Senhor, ouvi-me pois suave é vossa graça, *
    ponde os olhos sobre mim com grande amor!
    18 Não oculteis a vossa face ao vosso servo! *
    Como eu sofro! Respondei-me bem depressa!
    19 Aproximai-vos de minh’alma e libertai-me, *
    apesar da multidão dos inimigos!

    =20 Vós conheceis minha vergonha e meu opróbrio, †
    minhas injúrias, minha grande humilhação; *
    os que me afligem estão todos ante vós!
    21 O insulto me partiu o coração; *
    não suportei, desfaleci de tanta dor!

    = Eu esperei que alguém de mim tivesse pena, †
    mas foi em vão, pois a ninguém pude encontrar; *
    procurei quem me aliviasse e não achei!
    22 Deram-me fel como se fosse um alimento, *
    em minha sede ofereceram-me vinagre!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Deram-me fel como se fosse um alimento,
    em minha sede ofereceram-me vinagre.

    Ant. 3 Procurai o Senhor continuamente,
    e o vosso coração reviverá. Aleluia.

     III
    30 Pobre de mim, sou infeliz e sofredor! *
    Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus!
    31 Cantando eu louvarei o vosso nome *
    e agradecido exultarei de alegria!
    32 Isto será mais agradável ao Senhor, *
    que o sacrifício de novilhos e de touros.

    =33 Humildes, vede isto e alegrai-vos: †
    o vosso coração reviverá, *
    se procurardes o Senhor continuamente!

    34 Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, *
    e não despreza o clamor de seus cativos.
    35 Que céus e terra glorifiquem o Senhor *
    com o mar e todo ser que neles vive!

    =36 Sim, Deus virá e salvará Jerusalém, †
    reconstruindo as cidades de Judá, *
    onde os pobres morarão, sendo seus donos.
    =37 A descendência de seus servos há de herdá-las, †
    e os que amam o santo nome do Senhor *
    dentro delas fixarão sua morada!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Procurai o Senhor continuamente,
    e o vosso coração reviverá. Aleluia.

    V. Céus e terra se alegram cantando: aleluia,
    R. Pela ressurreição do Senhor. Aleluia.

    Primeira leitura

    Segunda Carta de São João

    Quem permanece na doutrina, possui o Pai e o Filho
    1O ancião, à senhora eleita e seus filhos, que amo de verdade - e não só eu, mas todos que conheceram a verdade, vos amam - 2por amor da verdade, que permanece em nós e esteja convosco para sempre. 3Estejam conosco na verdade e no amor: a graça, a misericórdia, a paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, Filho do Pai.

    4Muito me alegrei por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o man­damento que recebemos do Pai. 5E agora, Senhora, eu te peço - não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois trata-se daquele que temos desde o prin­cípio -: amemo-nos uns aos outros. 6E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos. Este é o mandamento que ouvistes desde o início para guiar o vosso proceder.

    7Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedu­tores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo. 8Tomai cuidado, se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa. 9Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho.

    10Se alguém vier ter convosco e não trouxer esta doutri­na, não o recebais em casa nem o saudeis. 11Pois quem o saudar, tem parte em suas obras más.

    12Apesar de ter mais coisas para vos escrever, não quis fazer com papel e tinta, porque espero ir ter convosco e conversar de viva voz, para nossa alegria ser completa.

    13Saúdam-te os filhos de tua irmã eleita.

    Responsório Cf. 2Jo 5.4b; Dt 5,33a

    R. É este o mandamento que, do Pai, nós recebemos,
    não como sendo novidade, mas o temos desde o início:
    * Vivei no amor e na verdade. Aleluia.
    V. Andareis pelo caminho que o Senhor vos ordenou
    para que tenhais a vida. * Vivei.

    Segunda leitura

    Do Tratado Sobre a Trindade, de Santo Hilário, bispo
    (Lib. 2,1.33.35: PL 10,50-51.73-75)       (Séc. IV)

    O Dom do Pai em Cristo
    O Senhor mandou batizar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, quer dizer, professando a fé no Criador, no Filho e no que é chamado Dom de Deus.

    Um só é o Criador de todas as coisas. Pois um só é Deus Pai, de quem tudo procede; um só é o Filho Unigênito, nosso Senhor Jesus Cristo, por quem tudo foi feito; e um só é o Espírito, que foi dado a todos nós.

    Todas as coisas são ordenadas segundo suas capacida­des e méritos: um só é o Poder, do qual tudo procede; um só é o Filho, por quem tudo começa; e um só é o Dom, que é penhor da esperança perfeita. Nada falta a tão grande per­feição. Tudo é perfeitíssimo na Trindade, Pai, Filho e Espí­rito Santo: a infinidade no Eterno, o esplendor na Imagem, a atividade no Dom.

    Escutemos o que diz a palavra do Senhor sobre a ação do Espírito em nós: Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos,
    mas não sois capazes de compreendê-las agora (Jo 16,12), É bom para vós que eu parta: se eu me for, vos mandarei o Defensor (cf. Jo 16,7).

    Em outro lugar: Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará uni outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade (Jo 14,16-17). Ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anuncia­rá. Ele me glorificará porque receberá do que é meu (Jo 16,13-14).

    Estas palavras, entre muitas outras, foram ditas para nos dar a conhecer a vontade daquele que confere o Dom e a natureza e a perfeição do mesmo Dom. Por conseguinte, já que a nossa fraqueza não nos permite compreender nem o Pai nem o Filho, o Dom que é o Espírito Santo estabelece um certo contato entre nós e Deus, para iluminar a nossa fé nas dificuldades relativas à encarnação de Deus.

    Assim, o Espírito Santo é recebido para nos tornar capazes de compreender. Como o corpo natural do homem permaneceria inativo se lhe faltassem os estímulos necessá­rios para as suas funções - os olhos, se não há luz ou não é dia, nada podem fazer; os ouvidos, caso não haja vozes ou sons, não cumprem seu ofício; o olfato, se não sente nenhum odor, para nada serve; não porque percam a sua capacidade natural por falta de estímulo para agir - assim é a alma humana: se não recebe pela fé o Dom que é o Espírito, tem certamente uma natureza capaz de conhecer a Deus, mas falta-lhe a luz para chegar a esse conhecimento.

    Este Dom de Cristo está inteiramente à disposição de todos e encontra-se em toda parte; mas é dado na medida do desejo e dos méritos de cada um. Ele está conosco até o fim do mundo; ele é o consolador no tempo da nossa espera; ele, pela atividade dos seus dons, é o penhor da nossa esperança futura; ele é a luz do nosso espírito; ele é o esplendor das nossas almas.

    Responsório Cf. Jo 16,5.6; 14,1.16; 16,7

    R. Já é tempo de eu voltar para o Pai que me enviou;
    que o vosso coração não se perturbe ou fique triste!
    * Rogarei por vós ao Pai
    e ele mesmo haverá de guardar-vos, aleluia.
    V. Se eu não for, não há de vir o Paráclito a vós;
    mas se eu for o enviarei. * Rogarei.

    Oração

    Ó Deus, pela glorificação do Cristo e pela iluminação do Espírito Santo, abristes para nós as portas da vida eterna. Fazei que, participando de tão grandes bens, nos tornemos mais dedicados a vosso serviço e cresçamos constantemente na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.
     

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo