Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 2 de julho de 2012

    ACI Digital: Bento XVI nomeia prelado alemão como novo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé

       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      $fecha_hoy  
    Dom Gerhard Muller
    Bento XVI nomeia prelado alemão como novo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé
    VATICANO, 02 Jul. 12 (ACI) .- Nesta segunda-feira, 2 de julho, Bento XVI nomeou o bispo de Regensburg (Ratisbona), na Alemanha, Dom Gerhard Ludwig Müller, de 64 anos, como novo prefeito para a Congregação para a Doutrina da Fé, aceitando também o pedido de renúncia apresentado há um ano pelo atual prefeito da Congregação, o Cardeal William Joseph Levada, após atingir o limite de idade de 75 anos estabelecido pelo código de direito canônico.
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAçA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTíCIAS PELO TWITTER
    https://twitter.com/#!/acidigital

    SIGA AS NOTíCIAS DO PAPA NO TWITTER
    https://twitter.com/#!/ssbentoxvi

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    AMéRICA

    BRASIL

    Católico em Dia
    Evangelho:
    Mateus 8,18-22
    Um pensamento:
    "Jesus me pede que seja santa. Que faa com perfeio meu dever. Que o dever a cruz".
    Santa Teresa dos Andes
     
     

     

    VATICANO


    Bento XVI se translada amanhã a Castel Gandolfo

    VATICANO, 02 Jul. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Com a chegada das altas temperaturas a Roma, a Prefeitura da Casa Pontifícia do Vaticano, anunciou esta manhã através de um comunicado, que o Papa Bento XVI se transladará na próxima terça-feira, 3 de julho à sua residência do verão, o Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.

    A Prefeitura é o setor encarregado de dispor os preparativos necessários cada vez que o Santo Padre sai do Palácio Apostólico de Roma, e organiza também as audiências do Papa com personalidades eminentes como Embaixadores ante a Santa Sé, Chefes de Estado, Presidentes de Governo, Ministros entre outros.

    Neste sentido, explicaram, que durante o período do verão serão suspensas todas as Audiências privadas.

    Do mesmo modo, não haverá Audiências gerais nas quartas-feiras durante o mês de julho mas, a partir de agosto, o Papa retomará seu encontro catequético como is fiéis que desejem visitá-lo em Castel Gandolfo. Bento XVI permanecerá ali todo o verão. De lá, nos domingos e solenidade, rezará o ângelus junto aos fiéis.

    Castel Gandolfo, localiza-se a 18 quilômetro de Roma, e é uma pequena localidade italiana situada na região do Lazio, à beira do lago Albano, cujo coração é a residência do Santo Padre.

    Este palácio está ativo desde o pontificado do Papa Urbano VIII, que começou a viveu aí no ano 1626. Embora tenha estado inativo por longos anos, costuma ser usado como residência dos papas durante o caloroso período do verão romano.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Bento XVI: Só abertura a Deus pode transformar debilidade dos homens

    VATICANO, 30 Jun. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI assinalou que a história do papado se caracteriza pela coexistência de dois elementos: por uma parte constitui o fundamento da Igreja peregrina no tempo, e por outra, “ao longo dos séculos assoma também a fraqueza dos homens, que só a abertura à ação de Deus pode transformar”.

    Ao presidir a Missa pela Solenidade de São Pedro e São Paulo ontem em Roma, o Santo Padre assinalou que “no Evangelho de hoje emerge com força a clara promessa de Jesus: ‘o poder do inferno’, quer dizer as forças do mal, não prevalecerão”, na qual “Pedro recebe garantias quanto ao futuro da Igreja, da nova comunidade fundada por Jesus Cristo e que se prolonga além da existência pessoal do próprio Pedro, ou seja, por todos os tempos.”.

    Bento XVI também se referiu ao “símbolo das chaves”, e explicou que isto implica que ao Pedro, “como fiel administrador da mensagem de Cristo, compete-lhe abrir a porta do Reino dos Céus e decidir se alguém será aí acolhido ou rejeitado”.

    “A expressão «ligar e desligar» pertencia à linguagem rabínica, aplicando-se tanto no contexto das decisões doutrinais como no do poder disciplinar, ou seja, a faculdade de infligir ou levantar a excomunhão. O paralelismo «na terra (...) nos Céus» assegura que as decisões de Pedro, no exercício desta sua função eclesial, têm valor também diante de Deus”.

    O Papa assinalou que “os ditos de Jesus sobre a autoridade de Pedro e dos Apóstolos deixam transparecer precisamente que o poder de Deus é o amor: o amor que irradia a sua luz a partir do Calvário. Assim podemos compreender também por que motivo, na narração evangélica, à confissão de fé de Pedro se segue imediatamente o primeiro anúncio da paixão”.

    “Foi com a sua própria morte que Jesus venceu as forças do inferno; com o seu sangue, Ele derramou sobre o mundo uma torrente imensa de misericórdia, que irriga, com as suas águas salutares, a humanidade inteira”, declarou o Papa.

    O Santo Padre recordou que “a iconografia tradicional apresenta São Paulo com a espada, e sabemos que esta representa o instrumento do seu martírio. Mas, repassando os escritos do Apóstolo dos Gentios, descobrimos que a imagem da espada se refere a toda a sua missão de evangelizador”.

    “Por exemplo, quando já sentia aproximar-se a morte, escreve a Timóteo: «Combati o bom combate» aqui não se trata seguramente do combate de um comandante, mas daquele de um arauto da Palavra de Deus, fiel a Cristo e à sua Igreja, por quem se consumou totalmente. Por isso mesmo, o Senhor lhe deu a coroa de glória e colocou-o, juntamente com Pedro, como coluna no edifício espiritual da Igreja”.

    Bento XVI também se dirigiu aos 47 Arcebispos metropolitanos dizendo: “Amados Metropolitas, o pálio, que vos entreguei, recordar-vos-á sempre que estais constituídos no e para o grande mistério de comunhão que é a Igreja, edifício espiritual construído sobre Cristo como pedra angular e, na sua dimensão terrena e histórica, sobre a rocha de Pedro. Animados por esta certeza, sintamo-nos todos juntos colaboradores da verdade, que – como sabemos – é una e «sinfônica», exigindo de cada um de nós e das nossas comunidades o esforço contínuo de conversão ao único Senhor na graça de um único Espírito. Que nos guie e acompanhe sempre no caminho da fé e da caridade, a Santa Mãe de Deus. Rainha dos Apóstolos, rogai por nós! “Nos sintamos juntos cooperadores da verdade, a qual, sab! emos, uma e ‘sinfônica’, e reclama de cada um de nós e de nossa comunidade o empenho constante de conversão ao único Senhor na graça do único Espírito”.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Bento XVI: Devemos pedir a Deus uma fé cada vez mais firme

    VATICANO, 02 Jul. 12 (ACI) .- O Papa Bento XVI pediu neste domingo na praça de São  Pedro que os fiéis superem a visão horizontal e materialista da vida, e peçam com insistência uma fé firme, “para que o Senhor renove nossa vida”.

    Em suas palavras prévias à oração do Ângelus, diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Santo Padre assinalou que “a Deus nós pedimos tantas curas de problemas, de necessidades concretas, e isto é justo, mas o que devemos pedir-lhe com insistência é uma fé cada vez mais firme”.

    Bento XVI se referiu às duas curas apresentadas pelo evangelista Marcos da liturgia dominical que em Roma correspondiam às leituras do 13º domingo do Tempo Ordinário, e indicou que nos dois episódios estão presentes dois níveis de leitura; “o puramente físico: Jesus se inclina sobre o sofrimento humano e cura o corpo; e o espiritual: Jesus veio curar o coração do homem, a dar a salvação e pede a fé nele”.

    O Papa explicou que, nas curas de Jesus, “o milagre se realiza em duas fases: primeiro se produz a cura física, mas esta está estreitamente ligada à cura mais profunda, à que doa a graça de Deus a todo aquele que se abre a Ele com fé”.

    “Jesus se faz atento ao sofrimento humano e nos faz pensar também em todos aqueles que ajudam os doentes a levarem sua cruz, em particular os médicos, os agentes de saúde e quantos asseguram a assistência religiosa nos hospitais e clínicas. Eles são ‘reservas de amor’, que levam serenidade e esperança aos que sofrem”.

    O Santo Padre indicou que uma primeira e fundamental necessidade é a competência profissional dos médicos e agentes sanitários para com os doentes, “mas esta só não basta. trata-se, com efeito, de seres humanos, que têm necessidade de humanidade e da atenção do coração”.

    “Peçamos à Virgem Maria que acompanhe nosso caminho de fé e nosso empenho de amor concreto, especialmente para os necessitados, enquanto invocamos sua materna intercessão por nossos irmãos que vivem um sofrimento no corpo ou no espírito”, concluiu.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    São Pedro e São Paulo são os pilares da Igreja nascente, afirmou Bento XVI

    VATICANO, 30 Jun. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Em suas palavras prévias à oração do Ângelus ontem, 29 de junho, na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI assinalou que São Pedro e São Paulo, pilares da Igreja nascente  foram “testemunhas distintas da fé”. “Eles expandiram o Reino de Deus com seus diversos dons e, no exemplo do Mestre divino, selaram com sangue sua pregação evangélica”, destacou.

    O Santo Padre sublinhou que o martírio de ambos os Santos “sinal de unidade da Igreja, como disse Santo Agostinho: “Um só dia é consagrado à festa dos dois apóstolos. Mas também eles eram uma coisa só. Embora tenham sido martirizados em dias diferentes, eram uma coisa só. Pedro precede, Paulo segue”.

    “Do sacrifício de Pedro são sinais eloquentes a Basílica Vaticana e esta Praça, tão importantes para o cristianismo. Também do martírio de Paulo restam traços significativos na nossa cidade, especialmente a Basílica a ele dedicada na Via Óstia. Roma traz escrito na sua história os sinais da vida e da morte gloriosa do humilde pescador da Galiléia e do apóstolo dos povos, que justamente os escolheram como Protetores”.

    Para Bento XVI ao recordar o “luminoso testemunho deles, nós recordamos o início venerável da Igreja que em Roma crê e prega o anúncio de Cristo Redentor. Mas os Santos Pedro e Paulo brilham não só no céu de Roma, mas no coração de todos os que creem e que, iluminados pelos seus ensinamentos e exemplos, em cada parte do mundo, andam sobre o caminho da fé, da esperança e da caridade”.

    “Neste caminho de salvação, a comunidade cristã, sustentada pela presença do Espírito do Deus vivo, sente-se encorajada a prosseguir forte e serena sobre a estrada da fidelidade a Cristo e do anúncio do Seu Evangelho aos homens de cada tempo”.

    O Papa também recordou a cerimônia de imposição dos pálios aos novos arcebispos realizada horas antes, e a qualificou como “Um rito sempre eloquente que põe em destaque a íntima comunhão dos Pastores com o Sucessor de Pedro e o profundo vínculo que nos liga à tradição apostólica. Trata-se de um duplo tesouro de santidade, no qual se fundam juntamente a unidade e a catolicidade da Igreja: um tesouro precioso a se redescobrir e se viver com renovado entusiasmo e constante empenho”.

    O Papa dirigiu uma saudação especial para os 7 Arcebispos do Brasil (e 1 da Angola) “que acabaram de receber o pálio e também para os familiares e amigos que os acompanham: À Virgem Maria confio vossas vidas, famílias e dioceses, para todos implorando o dom do amor e da unidade sobre a rocha de Pedro.”

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Bento XVI nomeia prelado alemão como novo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé

    VATICANO, 02 Jul. 12 (ACI) .- Nesta segunda-feira, 2 de julho, Bento XVI nomeou o bispo de Regensburg (Ratisbona), na Alemanha, Dom Gerhard Ludwig Müller, de 64 anos, como novo prefeito para a Congregação para a Doutrina da Fé, aceitando também o pedido de renúncia apresentado há um ano pelo atual prefeito da Congregação, o Cardeal William Joseph Levada, após atingir o limite de idade de 75 anos estabelecido pelo código de direito canônico.

    O bispo será elevado à dignidade de Arcebispo e além do cargo de Prefeito da Congregação será Presidente da Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei” (que estuda o caso dos Lefebvristas e o processo de uma possível reconciliação destas comunidades com Roma), da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional, informou em nota a Rádio Vaticano

    O Cardeal Joseph Levada, então arcebispo de San Francisco nos Estados Unidos, ocupou a direção da Congregação para a Doutrina da Fé por um período de 7 anos, desde que seu predecessor, Joseph Ratzinger, foi eleito Papa após 24 anos à frente do dicasterio.

    Dom Gerhard Ludwig Müller foi o prelado responsável pela visita de Bento XVI a Ratisbona em 2006 e a Berlim, Friburgo e outras localidade da Alemanha, em setembro do ano passado.
    A agência Ecclesia do episcopado português recorda que o novo prefeito era bispo de Ratisbona desde 2002.

    Segundo recorda a agência portuguesa, a Constituição Apostólica ‘Pastor bonus’, de João Paulo II, define que a Congregação para a Doutrina da Fé deve “promover e tutelar a doutrina sobre a fé e os costumes em todo o mundo católico”.

    Já a comissão ‘Ecclesia Dei’ instituída pelo Beato João Paulo II em 1988 com a tarefa de “facilitar a plena comunhão eclesial” com todos os que se encontram ligados à associação fundada pelo falecido arcebispo Marcel Lefèbvre, conhecida como Fraternidade Sacerdotal São Pio X. O diálogo entre a Santa Sé e os membros desta comunidade tem sido constante nos últimos meses em que a Santa Sé entregou aos membros da FSSPX um preâmbulo doutrinal estipulando condições mínimas para que entrem em comunhão com a Sé Apostólica, oferecendo também a oportunidade de que a Sociedade se converta em uma Prelatura Pessoal. Até agora não houve uma resposta oficial da Fraternidade, mas fontes indicam que a proposta teria sido rejeitada pelas autoridades do grupo com sede na Suíça.

    Bento XVI atualizou a estrutura da mencionada comissão, em 2009, após a levantar a excomunhão (em 21 de janeiro de 2009) dos quatro bispos consagrados por monsenhor Lefèbvre: o suíço Bernard Fellay (atual superior da FSSPX), o francês Bernard Tissier de Mallerais, o espanhol Alfonso de Galarreta e o inglês Richard Williamson.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    AMéRICA


    Núncio nos EUA: Ataques à liberdade religiosa são uma oportunidade para unidade da Igreja

    WASHINGTON DC, 02 Jul. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Núncio Apostólico nos Estados Unidos, Dom Carlo Maria Viganò, disse aos bispos locais que as dificuldades que enfrenta a Igreja devem ser vista como uma oportunidade para unir-se em defesa da fé.

    Em seu discurso ao início da Assembléia Geral da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), no dia 13 de junho, Dom Viganò assinalou que os atuais desafios para os fiéis podem ser considerados "providencialmente, um convite para toda a Igreja nos Estados Unidos" a assumir "uma atitude de profunda comunhão com o Bispo local, em obediência filial ao Sucessor de Pedro".

    O Prelado indicou que "é preciso dizer que a Igreja Católica nos Estados Unidos está vivendo um período particularmente difícil de sua história", no que se refere aos temas de liberdade religiosa e de consciência à raiz do mandato da administração Obama que obrigará até mesmo organizações católicas a oferecerem planos de saúde que cubram o aborto e a anticoncepção.

    Dom Viganò disse que estes temas estão "perto do coração do povo americano" e requerem "o indispensável papel do Bispo como Pastor Chefe em sua diocese".

    O Núncio agradeceu aos bispos pelo seu trabalho em defesa da liberdade religiosa, pois "a Igreja deve falar com uma só voz" e não cair na tentação do inimigo, cuja tática fundamental levar a acreditar que a Igreja está dividida.

    Parte desta resposta unificada dos bispos a campanha "Fortnight for freedom" (Duas semanas pela Liberdade), que culminará na emblemática data de 4 de julho, dia da Independência dos Estados Unidos.

    Dom Viganò disse que se trata de uma "iniciativa digna de elogio" e assegurou que participará dela "localmente na Arquidiocese de Washington".

    Nesse sentido, Dom Viganò recordou as palavras do Papa Bento XVI, que descreveu o momento atual como um chamado aos bispos "a exercerem a dimensão profética" de seu ministério episcopal, ao “defender a verdade e oferecer palavras de esperança".

    Estas palavras, indicou o Núncio, oferecem "claridade e sabedoria" para o futuro, e os bispos devem procurar nelas um "mapa" para promover "a verdade do Evangelho e a Nova Evangelização".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    BRASIL


    No dia do Papa: ACI Digital apresenta novo formato preparando-se para a próxima JMJ Rio 2013

    REDAÇÃO CENTRAL, 29 Jun. 12 (ACI) .- ACI Digital, o serviço de notícias do grupo ACI em português, lançou hoje, 29 de junho, Dia do Papa, um novo desenho, para brindar um melhor acesso às notícias e novidades tanto a partir de computadores como de tablets e celulares. Um dos objetivos do novo site será difundir material e notícias sobre a próxima JMJ Rio 2013.

    Assim informou Rafael Tavares, editor da ACI Digital, que assinalou que "lançar o novo formato em uma data como o Dia do Papa é muito significativo para o projeto, pois um de nossos principais compromissos com os leitores é mantê-los informados sobre o que acontece no Vaticano e o que comunica o Santo Padre Bento XVI, que dentro de pouco mais de um ano virá ao Brasil para a próxima JMJ".

    É também "um gesto de comunhão com o Romano Pontífice que nos alegra profundamente. Nossa equipe está contente pela data escolhida, esperamos que a intercessão de São Pedro e de São Paulo acompanhe sempre nosso trabalho evangelizador no Brasil e nosso serviço à Igreja", assinalou Rafael.

    O editor e membro do grupo ACI assinalou também que com este novo desenho "inicia-se uma fase do trabalho com novas e interessantíssimas oportunidades de servir a Igreja no mundo lusófono, com um foco particular na realidade brasileira".

    Tavares destacou ainda importância de lhe brindar um formato ágil aos leitores, assim como a interconexão com as redes sociais como Facebook e Twitter, especialmente preparando-se para a cobertura jornalística da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que será celebrada em julho de 2013 no Rio de Janeiro.

    "Em breve ACI Digital terá uma seção toda dedicada à JMJ em nosso portal, com notícias enviadas de distintos setores do Comitê Organizador Local (COL) no Rio de Janeiro, com quem trabalhamos de maneira muito próxima", assinalou.

    “Contamos também com uma ampla seção de recursos e notícias pró-vida para ajudar a todos aqueles que defendem a vida, especialmente no Brasil onde ultimamente presenciamos grandes esforços por legalizar o aborto”, recordou Rafael Tavares.

    O editor sublinhou que o Brasil o é país com mais católicos no mundo, mais de 120 milhões, e um dos episcopados maiores da Igreja, com mais de 250 bispos.

    "A Igreja no Brasil e no mundo de língua portuguesa em geral, experimenta uma crescente necessidade de penetrar no campo das comunicações, para promover suas iniciativas, incrementar seu alcance e assim levar a mensagem de Cristo aos fiéis nos diversos meios de comunicação, particularmente, na internet".

    Tavares indicou que "ACI Digital vem a ser precisamente uma iniciativa que busca servir a Igreja que fala português levando, através da rede mundial, notícias e conteúdo católico aos fiéis neste idioma".

    Para ver o portal renovado da ACI Digital, visite: www.acidigital.com

    A Página da ACI Digital no Facebook pode ser vista em: www.facebook.com/acidigitalport

    No Twitter as notícias da ACI Digital podem ser seguidas em: https://twitter.com/acidigital e as notícias do Papa e do Vaticano em: https://twitter.com/ssbentoxvi

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo