Enviado via iPhone
Início da mensagem encaminhada
De: <nascimentoja@shaw.ca>
Data: 20 de fevereiro de 2013 21:23:33 BRT
Para: <Undisclosed-Recipient:;>
Assunto: [catolicos_respondem] ANDAM BALÕES NO AR (12) IMAGENS DO MATRIMÓNIO Som !
Responder A: catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br
ANDAM BALÕES NO AR
(12).-IMAGENS DO MATRIMÓNIO !
O Livro do Génesis diz-nos que Deus deu ao primeiro homem, a mulher, para companheira, com a mesma obrigação de cuidarem do Jardim do Paraíso.
Como um sinal de Deus, da proposta de um Matrimónio, o Génesis diz-nos que eles se tornaram "um só corpo" :
-"Por esse motivo, o homem deixará o pai e a mãe para se unir à sua mulher, e os dois serão uma só carne".(Gn.2,24)
Uma imagem que revela o coração da Aliança do Matrimónio entre o marido e a sua esposa.
Quando duas pessoas, na presença do sacerdote fazem o seu juramento de fidelidade mútua, elas iniciam um novo e firme caminho de uma nova vida..
Elas prometem viver em boa união, em perfeita unidade.
Elas prometem amor, serviço, dedicação, intimidade e carinho, e tudo isto numa dimensão de mútua convivência e entrega de um ao outro e para o resto das suas vidas.
Mas o dia do Casamento, por mais maravilhoso que ele seja, é apenas o princípio.
Os votos e os sentimentos que estas duas pessoas trocam entre si, deverão ser vividos dia após dia, em todas as circunstâncias boas ou más que possam surgir, como um desafio.
S. Paulo dirigiu este desafio, quando disse aos maridos e às esposas que se "deveriam subordinar um ao outro em reverência a Cristo :
-"Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo"(Ef.5,21).
Cada esposo – escreveu S. Paulo – deve ter um amor incondicional ao outro, porque só assim o seu amor será santo e sem desfalecimento, porque ambos são membros do mesmo corpo.
Mas, evidentemente, nem sempre isto é fácil, mas é nos momentos difíceis que melhor se revela o amor e se torna mais profundo.
S. Paulo, ao servir-se desta imagem do Matrimónio – seja lá qual for o seu estado – aplica-a a Jesus nas suas relações com a sua Igreja, que somos nós todos, acrescentando que Jesus é o mais perfeito esposo que nunca deixa de nos amar.
Jesus, como perfeito esposo e cabeça da sua Igreja, dá-nos a sua vida que nos torna puros e santos na intimidade e nas relações da nossa família.
Esta imagem do Matrimónio mostra-nos como Jesus ama profundamente a sua Igreja – cada um de nós individualmente e todos nós como uma comunidade.
Apesar das nossas fraquezas e das nossas falhas, Jesus ama-nos com um perfeito e sincero amor em virtude da Aliança que Deus fez com o seu povo que somos nós.
Casamento e Família são os dois mais importantes relacionamentos que alguém pode ter.
Ambos envolvem intimidade, compromissos e fidelidade, e ambos estão ameaçados por muitas práticas absolutamente destruidoras da união sagrada que Deus, logo no princípio abençoou:
"-Deus criou o homem à Sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher. Abencoando-os, Deus disse-lhes : Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra".(Gn.1,27-28).
Uma verdade eterna contra a qual ninguém tem qualquer poder ou autoridade constitucional para modificar ou abolir.
Todavia, hoje em dia são estas, entre outras, as práticas que ameaçam gravemente o Matrimónio e a Família :
Aborto. Adultério. Casamento Civil. Concubinato. Contracepção. Divórcio. Esterilização. Fertilização in vitro. Fornicação. Homossexualidade. Incesto. Lesbianismo. Poligamia. Promiscuidade. Prostituição. Sexo pré-marital. Transexualismo. Travestismo. União livre.
E todas estas práticas são manobras que atiram com a realidade do Matrimónio e da Família para o Balões que andam no ar com todos os riscos e responsabilidades em ordem à vida eterna.
Vamos ainda falar em Família e Casamento; e Casamento e Fidelidade conjugal..
Nascimento
__._,_.___
Nenhum comentário:
Postar um comentário