Ministério da Saúde
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Portal sobre aids, doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais
A-A+
AIDS
DST
Hepatites Virais
Previna-se
Menu
Outras opções
O Departamento
Serviços de Saúde
Notícias e mídias
Dados e Pesquisas
Publicações
Leis e normas
Gestores
Organizações da sociedade civil
Profissionais de saúde
Editais e licitações
Transparência
Início › Recife e Salvador realizam mais de oito mil testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais
fevereiro 15, 2013 - 16:52
ImprimirSend to
Recife e Salvador realizam mais de oito mil testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais
Ação voltada ao diagnóstico precoce aconteceu nas duas capitais durante o Carnaval e contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha
Conteúdo extra:
Mais de oito mil testes de HIV, sífilis, hepatites B e C. Esse foi o saldo do Fique Sabendo – ação de mobilização direcionada à ampliação do diagnóstico precoce dessas doenças – em Salvador e no Recife, durante os quatro dias de Carnaval.
Na capital baiana, o Fique Sabendo funcionou em três pontos. No bairro da Barra, foram realizados 2.012 testes para os quatro agravos. No Pelourinho, 1.888 exames e na Liberdade, outros 1.380, totalizando 5.280. Foram diagnosticados 16 casos de HIV, 84 de sífilis, sete de hepatite B e 14 de hepatite C.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de DST e Aids de Salvador, Maria do Socorro Chaves, além da testagem rápida, foram distribuídos 1.458.984 preservativos nas 11 equipes móveis nos três circuitos da folia em Salvador.
Nos três pontos do Fique Sabendo em Recife – Arsenal, Jardim São Paulo e Ibura – foram realizados 3.527 testes. Vinte pessoas tiveram resultado positivo para HIV, 60 para sífilis, duas para hepatite B e quatro para hepatite C.
“Foram mais de 50 profissionais envolvidos na testagem. E, pela primeira vez no Carnaval do Recife, realizamos os quatro testes rápidos ao mesmo tempo. Toda a equipe está de parabéns”, comemorou o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids do Recife, Acioli Neto.
Segundo ele, também foram distribuídos cerca de 800 mil preservativos masculinos, 50 mil porta-camisinhas e 30 mil bandanas. Na capital pernambucana houve 60 apresentações teatrais sobre prevenção às DST/aids em vários pontos da cidade durante o Carnaval.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou das ações do Fique Sabendo, para realizar a testagem e prestigiar o envolvimento dos profissionais de saúde, que trabalharam durante todos os dias da festa. Além de visitar a ação de mobilização em Recife e em Salvador, Padilha esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde também participou das atividades desenvolvidas pelos estados voltadas à prevenção e à realização dos testes rápidos.
O governo federal trabalha com a política de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce já há um bom tempo. E tem pressa, de acordo com o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco. “Nosso objetivo é diagnosticar as cerca de 150 mil pessoas no Brasil que têm HIV e ainda não sabem disso. O diagnóstico precoce seguido do acesso à terapia antirretroviral e do acompanhamento clínico adequado são os grandes responsáveis por aumentar a qualidade de vida dos portadores do vírus”, afirmou.
Com a mesma confiabilidade do tradicional, o teste rápido é 100% nacional desde 2008, produzido pela Biomanguinhos/Fiocruz e pela Universidade Federal do Espírito Santo. Está disponível nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e nas ações do Fique Sabendo. O exame é realizado com apenas uma gota de sangue e o resultado sai em até 30 minutos. Caso seja positivo, a pessoa é encaminhada para tratamento nos serviços de referência.
Tags: Notícias do Dep. de DST, Aids e Hepatites Virais
ImprimirSend to
Share:TwitterFacebookOrkut
Aids
DST
Hepatites virais
Previna-se
O Departamento
Serviços de Saúde
Notícias e mídias
Dados e pesquisas
Publicações
Leis e normas
Gestores
Organizações da Sociedade Civil
Profissionais de saúde
Editais e licitações
Contato
Nenhum comentário:
Postar um comentário